Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.444
Total de tópicos
26.914
  • Valongo ( Tardo )
    Iniciado por Wahza
    Lido 17.248 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Segundo reza a lenda aqui em Valongo, o tardo é conhecido por ser uma figura demoníaca que toma a forma do primeiro animal que encontra, sempre ouvi historias sobre esse suposto demonio, mas nunca me acreditei muito, ate porque sou muito realista em relação a estas coisas e tento ao máximo desvendar os misterios, eu como trabalho muitas vezes ate as tantas da madrugada, e moro perto do local de emprego, faço muitas vezes o caminho casa trabalho durante a noite, certo dia estava eu  a entrar em casa, mal bato a porta ouvi um cavalo a passar , ate aqui ate parece algo normal, tirando o facto de a minha rua ser de paralelo, e entre a minha casa e as duas extremidades da rua ainda vao uns bons 500 metros, acreditem que eu ouviria muito antes de entrar em casa, e não ouvi nada, so depois de bater a porta, e o mais arrepiante nisto tudo, eh que a minha avo estava apavorada, eu disse que ia ver o que era ela disse para ficar no quarto, ainda pensei que um dos vizinhos fosse ver o que era, mas a unica coisa que ouvi foram estores a bater....
Verdade ou nao eu ouvi, nao vi mas ouvi, e acreditem fiquei bastante convencido!


Cumps Wahza!

Esse demónio que falas, Tardo, é algo assustador. Se foi uma aparição/contacto dele ou não, é bastante estranho esse acontecimento.
A mim já me aconteceu vir do trabalho, por vezes á noite, a conduzir e sentir que alguém vem comigo. Olho para trás e nada. Qundo saiu do carro, já na rua onde moro, por vezes sinto algo/alguém passar rente a mim. Oiço um barulho, o mesmo que se ouve quando alguém passa por nós a correr, e não vejo nada.
Acredito que foi algo paranormal que ouviste.

Moon*
Citação de: ZéTubarão em 01 fevereiro, 2010, 15:44
Esse demónio que falas, Tardo, é algo assustador. Se foi uma aparição/contacto dele ou não, é bastante estranho esse acontecimento.
A mim já me aconteceu vir do trabalho, por vezes á noite, a conduzir e sentir que alguém vem comigo. Olho para trás e nada. Qundo saiu do carro, já na rua onde moro, por vezes sinto algo/alguém passar rente a mim. Oiço um barulho, o mesmo que se ouve quando alguém passa por nós a correr, e não vejo nada.
Acredito que foi algo paranormal que ouviste.

Olá,
Já pensaste analisar quando é que começaste a ter essas sensações? Algo marcante? Separação de alguém? Morte de alguém?
Já analisaste quando é que as tens e as horas mais frequentes? E quais os locais?

Em relação ao Tardo nunca ouvi falar.

Citação de: Moon* em 01 fevereiro, 2010, 15:57
Olá,
Já pensaste analisar quando é que começaste a ter essas sensações? Algo marcante? Separação de alguém? Morte de alguém?
Já analisaste quando é que as tens e as horas mais frequentes? E quais os locais?

Em relação ao Tardo nunca ouvi falar.

Só me aconteceu uma vez, e nao foi sensação foi marcante e foi real, fora isso, nao morreu ninguem nem vizinhos, nem algo de anormal, pelo menos que eu saiba, foi apenas daquelas coisas inexplicaveis que espero que nao se repita :/

Moon*
Citação de: Wahza em 01 fevereiro, 2010, 16:54
Só me aconteceu uma vez, e nao foi sensação foi marcante e foi real, fora isso, nao morreu ninguem nem vizinhos, nem algo de anormal, pelo menos que eu saiba, foi apenas daquelas coisas inexplicaveis que espero que nao se repita :/


Essas questões eram para o ZéTubarão, mas também podiam ser aplicáveis a ti.  ;)

A única coisa que me recordo de estranho é ouvir falar que havia num aldeia do norte um homem que tinha ou bebés que foram dados a luz por uma mulher e que esses bebés tinham formato de cães, ou eram cães com rosto humano, e parece que aquilo era uma espécie de aberração e há quem os tenha visto.

Oi!
Essas histórias não são assim tão fora de normal  >:D
Mas normalmente esse tal de Tardo é alguém que está a "correr o fardo". Desse modo, seria útil tentar encontrar o dito animal e tentar pica-lo para que ele sangre ou então, nas horas que ele for correr o fado, tentar encontrar a roupa da pessoa que neste momento está a padecer de tal problema.
Mas isto é uma questão difícil  :-[

PS: Picar não é matar! Uma coisa leve, porque se fôr uma pessoa a correr o fado, então essa pessoa ficará com a marca e assim pode-se identificar quem é e tentar ajudar.  :angel:

"Há pensamentos que são orações. Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma está de joelho."

AndreiaLi
Uau nao conhecia lendas da nossa terra.... se souberes de mais diz por favor, fiquei curiosa! e de ermesinde e alfena, sabes alguma?  :D

Lendas de "correr o fado" existem um pouco por todo o norte do país. Talvez com outro nome. Na zona do porto existem várias historias desse genero. De ermesinde e alfena não conheço nenhum caso em concreto. Mas se pesquisares, decerto irás encontrar alguma historia antiga.
Nestes casos (correr o fado) a pessoa pode transformar-se em varios tipos de animais...desde cavalos, lobos, cães, vacas, burros...mas a forma de terminar com a "maldição" é picando-a, tal como disse a Lilicas.

Cumprimentos


Aos seis anos fiquei sem o meu avô materno. Aos doze anos, cerca de um ano depois do meu avô paterno ter morrido, avistei/vi os meus avôs no meu quarto, quando morava em Arruda dos Vinhos. Desde aí que tenho essa sensação de ser seguido. Não sempre mas, algumas vezes.
Á quase dois anos que o meu pai morreu e agora, mais vezes ainda, sinto o mesmo. Especialmente quando vou a conduzir sózinho. Trabalhei num parque de campismo na Costa da Caparica e, por vezes saí ás 5 da manhã. O caminho para casa era por uma estrada que tem a alcunha de "caminho das vacas". Aquilo é bué escuro e senti muitas vezes a presença de alguém no banco de trás do carro. Ultimamente não tenho sentido nada.

Moon*
Citação de: ZéTubarão em 05 fevereiro, 2010, 15:57
Aos seis anos fiquei sem o meu avô materno. Aos doze anos, cerca de um ano depois do meu avô paterno ter morrido, avistei/vi os meus avôs no meu quarto, quando morava em Arruda dos Vinhos. Desde aí que tenho essa sensação de ser seguido. Não sempre mas, algumas vezes.
Á quase dois anos que o meu pai morreu e agora, mais vezes ainda, sinto o mesmo. Especialmente quando vou a conduzir sózinho. Trabalhei num parque de campismo na Costa da Caparica e, por vezes saí ás 5 da manhã. O caminho para casa era por uma estrada que tem a alcunha de "caminho das vacas". Aquilo é bué escuro e senti muitas vezes a presença de alguém no banco de trás do carro. Ultimamente não tenho sentido nada.

Provavelmente alguém para olhar por ti para que nada te aconteça, já pensaste nisso?

Já, mas a sensação ás vezes é que estão mesmo em cima de mim.

Citação de: Lilicas em 01 fevereiro, 2010, 20:31
Oi!
Essas histórias não são assim tão fora de normal  >:D
Mas normalmente esse tal de Tardo é alguém que está a "correr o fardo". Desse modo, seria útil tentar encontrar o dito animal e tentar pica-lo para que ele sangre ou então, nas horas que ele for correr o fado, tentar encontrar a roupa da pessoa que neste momento está a padecer de tal problema.
Mas isto é uma questão difícil  :-[

PS: Picar não é matar! Uma coisa leve, porque se fôr uma pessoa a correr o fado, então essa pessoa ficará com a marca e assim pode-se identificar quem é e tentar ajudar.  :angel:





isso que falas lembra-me um relato que um camara de tropa me contou, que na aldeia dele (no norte, n me lembro do nome) um amigo desapareceu por dias e quando apareceu vinha nu, a cambalear, e n se lembra do que aconteceu, e o meu camarada diz que ha uma história que se conta por aquelas bandas que geralmente tem a ver com a transformaçao de alguem em animal, ele falou em cavalo, e usou o mm termo "correr o fado", termo esse que usaram aqui no tópico que me fez recordar o que ele me contou.

Citação de: gabrielcron em 01 fevereiro, 2010, 23:57
Lendas de "correr o fado" existem um pouco por todo o norte do país. Talvez com outro nome. Na zona do porto existem várias historias desse genero. De ermesinde e alfena não conheço nenhum caso em concreto. Mas se pesquisares, decerto irás encontrar alguma historia antiga.
Nestes casos (correr o fado) a pessoa pode transformar-se em varios tipos de animais...desde cavalos, lobos, cães, vacas, burros...mas a forma de terminar com a "maldição" é picando-a, tal como disse a Lilicas.


Cumprimentos

Onde vivo, ouço falar muito de "correr o fado" mas isso tem a haver com pessoas ligadas a bruxaria ...


Citação de: Jo Beatriz em 07 abril, 2010, 19:05
Onde vivo, ouço falar muito de "correr o fado" mas isso tem a haver com pessoas ligadas a bruxaria ...

Jo Beatriz, viva, em que sitio vives? Tive a averiguar e existe um pouco por toda a parte, ate termos que se usam que provêm dai desse mito, como por exemplo ouvi no outro dia uma pessoa conhecida que se enganou no caminho e andava de um lado para o outro e designou essa acção como: "andei para ali naquele fado...".
Não deixa de ser curioso, esses pequenos aspectos que aguçam a curiosidade.

Nunca ouvi falar desse tal Tardo, mas acredito que realmente tenhas ouvido algo paranormal.