Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.445
Total de tópicos
26.915
  • Paralisado durante o sonho
    Iniciado por ZeM
    Lido 5.129 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
ZeM
Boa noite a todos,
Isto aconteceu esta madrugada. Eu estava ainda deitado, e provávelmente acordado, pois até acho que me ergui um pouco para ver as horas. Eu tinha a percepção de estar acordado (aquele estado básico entre o lá e o cá, pronto acho que percebem) e de estar na minha cama. Eu já estava ouvindo a minha mãe acordada, na cozinha ao lado com a televisão ligada ou de volta das coisas dela, quando num momento seguinte sinto como que uma forte presença sobre mim (ou comigo no meu quarto)... senti bastante receio não sei porquê, e tive vontade de gritar alto e de me levantar e sair do quarto, mas não consegui... tentei gritar pela minha mãe, mas não consegui... estava como que paralisado. Depois num momento seguinte sinto-me novamente calmo, embora assustadiço, e consigo me levantar calmamente da cama e seguir naturalmente o meu dia...

O que eu não consegui de facto depois perceber, é se o que senti teria sido real, ou um mero sonho...
Que acham?

Talvez não acredites em mim, mas já tive um sonho semelhante. Costumo adormecer no sofá ao ver televisão e, numa dessas noites adormeci mesmo com os óculos postos. Depois só me recordo de estar a ver-me deitada e de boca aberta. Por vezes durmo de boca aberta, talvez por não repirar bem a dormir. Quando voltei ao meu corpo, vi a televisão acesa e ao conrário. Mesmo sabendo que a televisão estava ligada, não conseguia ver o que lá estava a dar, pois parecia estar muito longe. Tenho uma poltrona à frente da televisão e à direita do sofá onde estava deitada. Contudo, ao olhar em volta, notei que a poltrona estava mesmo ao meu lado. Ouvi uns passos estranhos aproximarem-se, mas nunca cheguei a descobrir quem era. Estava assustada e queria saber quem era, pois àquela hora todos os que estavam em casa dormiam. Quis chamar a minha mãe, mas a voz não me saía nem consegui mexer-me. Lembro-me de sentir uma angústia e impotência terríveis. Nunca tinha sonhado com nada parecido.

O post do ZeM dá a entender que teve uma paralisia do sono.
sobre esta situação:
"na verdade irei dar duas explicações a cientista e a espírita depois tu escolhes a melhor:

Existe uma situação que é de "quase viagem astral". Trata-se da paralisia do sono, ou como é conhecida pelos pesquisadores modernos das EFC´s, da catalepsia - ou como deveria ser denominada, narcolepsia - projetiva (1).

A paralisia do sono é considerada como a ocorrência de alucinações próximas ao adormecer. Acredita-se que ocorram quando a pessoa atinge o sono REM (2) imediatamente ou muito rapidamente, sem passar pelos outros estágios do sono. Esta situação também ocorre em pessoas normais e privadas de sono. Essa experiência, descrita como assustadora, ocorre no início do sono ou ao despertar. A pessoa não consegue se mexer ou falar - apesar do esforço mental para que isso ocorra - e de alucinações auditivas, visuais e cinestésicas (percepção de sons, de imagens, ou de movimentos corporais que só são sentidas pela pessoa. Estas alucinações ocorrem associadas aos episódios de paralisia do sono.

Esses quatro sintomas são denominados a "tétrade da narcolepsia". Exames polissonográficos indicam que, nestes pacientes, o sono REM ocorria precocemente. Um facto relevante, somente observado durante o exame polissonográfico, é a interrupção ou fragmentação do sono por despertares, que, às vezes, são acompanhados por sonhos apavorantes – alguns autores denominam esses despertares como o quinto sintoma da narcolepsia.

Os pesquisadores das EFC´s têm uma outra explicação para o fenômeno, explicação esta que não exclui a abordagem neurológica, esboçada nos dois parágrafos anteriores.

Para estes, a narcolepsia projetiva se deveria a uma projecção astral parcial, onde um corpo astral ficaria meio desencaixado, como uma gaveta que saísse do seu trilho e não fechasse completamente.

Mas o que fazer numa situação como esta? Normalmente a coisa assusta bastante, a pessoa tenta gritar ou se mexer, mas se sente paralisada. Escuta sons ou vozes que assustam mais ainda. Normalmente dura poucos segundos, mas pode durar intermináveis e apavorantes minutos.

Wagner Borges, pesquisador carioca, recomenda: - Relaxe, pense em flutuar como uma bolha de sabão. Você viverá uma experiência maravilhosa.

Mas, acrescenta: - Se você não quiser saber de viagens astrais, faça então o seguinte, procure se concentrar num dedinho. O dedo mindinho, por exemplo. Tente mexer o dedinho, assim que ele começar a se mexer, você recuperará o controle do seu braço, e à seguir, de todo seu corpo.

Uma coisa é certa, quando você passar por uma experiência destas, não se apavore, você não está morrendo, está apenas vivenciando uma saída consciente do seu corpo físico, uma experiência que muitos lutam por décadas para conseguir. Não desperdice a oportunidade. Mas se o medo for muito grande, já sabe, pense no dedinho."

O problema n é a viagem astral, mas sim o facto d n s conseguir agir nesse estado de inconsciência.

Citação de: Nightshade em 21 fevereiro, 2010, 03:10
O problema n é a viagem astral, mas sim o facto d n s conseguir agir nesse estado de inconsciência.
não se conseguir agir é um sintoma da paralisia do sono. ;)