Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • Praga, República Checa - Uma das cidades mais assombradas do mundo?
    Iniciado por Zanahoria
    Lido 22.300 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá! Estou a criar este tópico porque no ano passado fui a Praga, berço de muitas histórias macabras, e fiquei bastante surpreendida com o número de lendas e histórias paranormais que ouvi e que se relacionam com a cidade e os seus diversos monumentos e famosos ex-habitantes... Ouvi dizer, inclusive, que é consensualmente uma das cidades mais assombradas do mundo inteiro e a mais assombrada da Europa.
Não vi nenhum fantasma na minha estadia, mas escusado será dizer que fiquei muito curiosa. :D

Vou partilhar algumas lendas que encontrei (e vou tentar ilustrar ao máximo com fotos da  minha autoria ;) ):

Charles Bridge

A história da ponte é macabra: existem 27 estátuas ao longo da ponte, estátuas de líderes Checos, hoje santos. As estátuas foram construídas no local exacto onde esses líderes foram executados brutalmente, por Jan Mydlar: 24 decapitações e 3 enforcamentos.

Um dos locais mais famosos de Praga, Charles Bridge é normalmente a primeira parada para muitos visitantes. A ponte está alinhada com as estátuas de pedra dos santos, dando aos visitantes a sensação de que eles estão sendo observados enquanto fazem seu caminho para o outro lado. No entanto, a lenda que um desses santos não foi morto exactamente no momento em que foi transformada em uma estátua.

O conto diz que no século 14, São João Nepomuceno tinha acabado de tomar a confissão da rainha Joana, esposa do rei Venceslau IV. Quando o santo recusou-se a dizer ao rei, precisamente o que foi confessado, o rei mandou o padre torturado antes de ser jogado fora da ponte e deixaram para morrer. Seu fantasma andou a ponte de 300 anos, até o século 17, quando foi congelada e colocada em uma estátua. Tocando a estátua é suposto para manter qualquer segredo seguro e garantir que ele é descoberto por ninguém.

Apesar de São João já não assombra a ponte, não é aconselhável para cruzar a área da meia-noite. Isto é quando os fantasmas dos dez senhores, executados na Idade Média, aparecem cantando canções tristes, com a intenção de assustar alguém atravessando a ponte durante a hora das bruxas.
A lenda também diz que esta ponte jamais cairá, porque à sua argamassa foram incorporados ovos e vinho.

(esta foto não é minha)
(este é a estátua do tal São João Nepomuceno, também executado nesta ponte)


Josefov

Josefov foi a primeira área do gueto judeu de Praga, e é aqui que os famosos fantasmas do rabino Loew e do Golem de Praga ainda andar. No início do século 16, quando os judeus foram acusados de assassinar crianças cristãs, o rabino Loew criou o Golem, uma figura moldada do barro do rio Vltava para ajudar a salvar a população judaica. Rabino Loew comprou a figura à vida por recitar encantamentos hebraico e, em seguida, o valor liberado para a comunidade. O Golem cresceu cada vez maiores até que o Imperador pediu ao rabino para destruí-lo. No entanto, o rabino estava relutante em destruir a figura que salvou os judeus de muitos ataques, assim que colocou a estatueta no sótão do Novo Mundo Sinagoga onde está até hoje. Loew ordenou que ninguém deveria jamais entrar no sótão e até mesmo os nazis eram incapazes de penetrar esta área da Sinagoga.




Mosteiro de Strahov

O belo Mosteiro de Strahov tem duas impressionantes torres góticas que dominam o horizonte da cidade. O conto fala de uma pobre mulher que viveu durante o tempo da praga. Como seus filhos estavam derrubou um a um pela peste, ela usou o pouco que tinha moedas para tocar os sinos da capela. Quando ela morreu, os sinos continuam a circular e em noites de lua um hino a Maria é ouvido depois de todos terem saído da capela.

Outra lenda muito conhecida é a lenda do cavaleiro sem-cabeça. Durante a noite, à 1:00 certa da manhã, é possível ver um cavaleiro sem cabeça sair a galopar a toda a velocidade do mosteiro. O cavaleiro leva a cabeça pendurada na mão.
A lenda diz-nos que este cavaleiro é um padre que se recusou a ajudar um moribundo. Quando o vieram procurar, ele estava a jogar às cartas, e disse que só iria ajudar o moribundo no final do jogo. Quando, mais tarde, montou no cavalo, o cavalo deu-lhe um coice que lhe arrancou a cabeça.
Quando é avistado, o cavaleiro nunca repara na audiência e continua a galopar como se não desse por nada.

Também se diz que nos arredores do mosteiro, durante a noite, se ouve um sino misterioso. Diz-se que o sino veio de Jerusalém e está escondido, ninguém sabendo o local.

Por ultimo, a livraria do mosteiro possui diversos livros com conteúdo místico e secreto. Estes livros não estão acessíveis ao publico, pois diz-se que contêm material que o mundo ainda não está pronto para conhecer. Diversos historiadores confirmaram a existência destes livros secretos que nunca foram lidos.





Tyn Court

Diz-se que o fantasma de um jovem guarda turco aparece no Tyn Court nas noites de lua cheia.
No século XVI, um jovem turco apaixonou-se por uma beldade de cabelos loiros quando a viu pela primeira vez às portas do Tyn Court.
Devoto, o turco regressou à sua terra nativa para receber as bênções muçulmanas que lhe permitiriam casar-se com a jovem. Ele tinha-lhe pedido a ela para esperar por ele, e ela assim o fez. No entanto, passado meses (há quem diga que foram mesmo anos), a rapariga apaixonada começou a hesitar. Cheia de ciúmes, a jovem começou a suspeitar que o seu amado se tinha apaixonado por outra pessoa.
E assim, na mesma noite em que o jovem turco regressou, a rapariga casou-se. Num ataque de fúria, ele puxou-lhe pelas longas madeixas loiras e decapitou-a. No entanto, ainda apaixonado, arrependeu-se no momento.
Há quem tenha visto o fantasma do rapaz a vaguear à procura do corpo da sua amada para lhe devolver a cabeça.





Mosteiro Emauzy

O culpado desta assombração é o chamado "Diabo Emauz". Diz-se que foi enviado para o Mosteiro um cozinheiro do Inferno para testar a devoção dos monges beneditinos eram, conhecidos por serem muito devotos.
O cozinheiro preparou refeições tão deliciosas e com tanta mestria que em pouco tempo os monges sucumbiram ao pecado da gula e depressa esqueceram a devoção, com a ajuda de pratos saborosos e dos melhores vinhos.
Um dia, no entanto, o plano do cozinheiro foi descoberto, e este foi transformado num galo preto. Depressa os monges regressaram aos seus hábitos virtuosos.


(esta fotografia não é minha, encontrei na internet)


Relógio Astronómico de Praga

O relógio astronómico é uma das principais atracções. No início de cada hora, aparece a estátua de um esqueleto que toca o sino, simbolizando a chegada da morte. No entanto, no final deste acto, aparece um galo e canta, simbolizando o início de um novo dia e afastando a morte.

O criador do relógio, Mikulas de Kadan, perdeu a visão durante a construção do relógio. A lenda diz que os vereadores da Câmara mandaram cegar o mestre que tinha construído o relógio, com uma espada incandescente, para que ele não pudesse construir uma cópia do relógio em outras cidades. Quando o relógio foi remodelado pela primeira vez, em 1490, pelo Mestre Hanus, os olhos do relojoeiro foram removidos.

Segundo a lenda, quem tenta remodelar o relógio, fica cego.




O Fantasma de Franz Kafka

A casa onde Franz Kafka morou, em Praga, é hoje uma livraria. No entanto, não é possível encontrar livros do famoso escritor na montra, nem dentro da loja, nem em qualquer sítio da cidade.
A escrita de Kafka, conhecida pelo seu elemento grotesco e perturbador, foi altamente influenciada pelos segredos da cidade.
De acordo com várias testemunhas, o fantasma do Kafka ainda hoje assombra a cidade de Praga, vagueando pela "old town".


Golden Lane

Há diversas histórias sobre a famosa Golden Lane. Diz-se que havia um tesouro escondido algures no poço da casa "Golden Well", que era um poço que emitia luz dourada. Um dia, uma criada curiosa caiu ao poço e afogou-se, enquanto procurava o tesouro. Um dia, o poço foi revistado e um tesouro foi, de facto, encontrado por detrás de uma pedra. O fantasma da criada pode ser visto a vaguear e a gemer pela casa.

Outra história diz-nos que um guerreiro e a sua esposa foram mortos nessa casa, e que os seus cadáveres sem cabeça assombraram a casa durante anos, até os seus corpos serem encontrados e cremados.

O fantasma de um homem em chamas, alegadamente, vagueia ao longo da Golden Lane durante a noite. Este fantasma toma inicialmente a forma de um homem que vem pedir às pessoas ajuda para carregar um saco cheio de dinheiro, e diz que só pode ser salvo se o ajudarem a levar o saco da Golden Lane à Old Town Square. Contudo, quando alguém aceita ajudar o homem, este começa a arder imediatamente, o que faz com que as pessoas fujam espavoridas.


(penso eu que será o poço do tesouro? não me lembro de ver mais nenhum)





Karolinum

Neste gabinete de medicina, podemos hoje em dia ouvir o ranger dos ossos de um pobre homem cujo esqueleto foi comprado há bastante tempo por um dos professores da Universidade de Charles que queria adicionar o seu esqueleto raro (o homem tinha mais de dois metros de altura) à sua colecção. Julgando que ia viver durante mais anos que o professor (que era 40 anos mais velho), o homem vendeu o seu esqueleto ao médico por 30 coroas checas, gastando todo o dinheiro numa noite de bebedeira.
No entanto, nessa noite, pouco depois da meia-noite, o estudante foi assassinado e o esqueleto foi adicionado à colecção do professor.
Ainda hoje a silhueta alta e ossuda do esqueleto aparece nos arredores do Karolinum, pedindo dinheiro às pessoas para o ajudarem a comprar de volta o seu esqueleto.

(esta foto não é minha)


Castelo de Praga

É reconhecido pelo Guiness como o maior castelo do mundo. Foi também um local de grandes confrontos políticos e espiritualidade.

Diz-se que qualquer usurpador que coloque a coroa do Santo Venceslau na sua própria cabeça, morrerá no espaço de um ano.
Durante a ocupação Nazi, Reinhard Heydrich habitou o castelo. Diz-se que colocou a coroa na sua cabeça e foi assassinado um ano depois.

A Golden Lane e a câmara de tortura do castelo são os locais mais assombrados.





Monte Petrin

Este monte sempre foi conhecido pelos inúmeros rituais pagãos nele praticados.
Todo o tipo de rituais, desde rituais de adivinhação e vidência eram praticados. É considerado um sítio de culto que se manteve até ao século XVIII.

Existiu uma cascata em Perim que se diz ter sido guardada por fadas e espíritos aquáticos. Diz-se que um dia, um turista furioso atirou uma mão cheia de terra para a água, e que nesse mesmo instante o turista foi desfeito em pedaços pelos guardiões da cascata.

Mesmo no topo da montanha costumava existir uma grande pedra lisa. Qualquer pessoa que se deitasse na pedra e dormisse, teria sonhos premonitórios e visões do futuro. Os cristãos destruíram esta pedra.

Diz-se que qualquer pessoa que reze em todas as capelas de Petrin, não sofrerá fome durante um ano inteiro.



*****************************************************

ATENÇÃO que estas são algumas das lendas que encontrei. Há muitas mais. Praga é um sítio fantástico e misterioso, quando eu fui havia sempre um nevoeirozinho constante a pairar no ar... Muito místico e arrepiante.

Fiquei, também, bastante surpreendida com o número de visitas guiadas e actividades nocturnas que eram oferecidas... Para "procurar fantasmas", diziam eles. :)

Este foi um mini souvenir que veio comigo na mala, um panfleto a promover uma dessas tours.


Infelizmente não tive a oportunidade de participar em nenhuma visita, porque fui com um grupo de amigas que não se interessam por estas coisas. :/
Mas investiguei o que pude! Teve que ser foi de dia. :(

(Espero que tenham gostado. ;) )



Grande tópico!!!Adorei!As tuas fotos estão óptimas,parabéns!!! ;D

Muito obrigada Nita. :-*
É só uma contribuição minha para este fórum, que para mim é a melhor enciclopédia dos assuntos do paranormal...  ;D

Boa noite.

Parabens pelo topico.
excelentes fotos.

de facto deixou-me com "água na boca"...
belo mote para angariar turistas para a cidade.

Hei-de ir la um dia.
:)
cumprimentos


Moon*
Olá,

Gostei bastante do teu tópico e fiquei curiosa sobre os livros com informação que o mundo ainda não está pronto para descobrir, e de facto também pelas outras coisas todas que fazem sempre puxar pela imaginação.

Citação de: Moon* em 01 fevereiro, 2010, 22:53
Gostei bastante do teu tópico e fiquei curiosa sobre os livros com informação que o mundo ainda não está pronto para descobrir, e de facto também pelas outras coisas todas que fazem sempre puxar pela imaginação.
Obrigada, Moon. :)

Só soube da livraria quando regressei, apesar de ter estado no Mosteiro. Estou a pensar voltar a Praga em Março/Abril para investigar melhor estas coisas (fica surpreendentemente barato ir a Praga, eu gastei 65 euros nas viagens+alojamento para 3 dias), e vou tentar investigar esses livros, perguntar às pessoas que trabalham lá, etc, a ver se não passa tudo de lendas. ;D

Excelente tópico! Adorei ler  :)

Fiquei muito curioso com os livros com material que o mundo ainda não está preparado para conhecer  ;D
"Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinal" A.Einstein

Olá menina linda

antes demais parabéns pelo post, que está muito bom, completo e objectivo.

Deves ter tido uma experiencia e tanto, mas o facto de não poderes explorar mais sobre os assuntos em questão, poderás um dia mais tarde fazer isso, apenas tens de ir preparando os materiais e a tua curiosidade para quando chegar esse momento estares preparada.

Eu tenho tanto lugar onde quero ir, ainda não pude, mas ninguém me demove se conseguir lá ir... eheheheheh

Entretanto, este teu post está fabuloso! Muito bom mesmo!

Margarida
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

Eheh, muito obrigada! ^^ ;D

De facto, foi uma pena eu não ter "investigado" muito, mas quando lá voltar, de certeza que venho carregadinha de fotos e outro material... :laugh:

Também gostei particularmente da lenda da livraria porque me lembra o "Cemitério dos Livros Esquecidos", um sítio que aparece nos livros do Carlos Ruiz Zafón, que é o meu escritor favorito.

Quando lá fui gostei da neblina (fui no inverno) que envolvia o cemitério no Bairro Judeu

Citação de: Ingwe em 02 fevereiro, 2010, 16:00
Quando lá fui gostei da neblina (fui no inverno) que envolvia o cemitério no Bairro Judeu
Siiim... Quando eu fui esteve sempre imensa neblina durante os 4 dias que lá estive... Às vezes chateava porque uma pessoa queria tirar fotos e saíam todas brancas... :P
Gostei muito do Bairro Judeu. :)

As poucas fotos que tirei (cerca de 200 contra uma média de 600) ficaram todas boas, felizmente

O Bairro Judeu é impressionante pelos números de mortos que nos mostram, só de judeus polacos foram cerca de 3,5 milhões