Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • O meu filho pegou no meu telemóvel e tirou umas fotos em minha casa
    Iniciado por sofia
    Lido 20.781 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
#30
O ecrã da tv preta está a reflectir a janela à sua esquerda e aquilo que estiver lá fora. O reflexo cria por pareidolia uma imagem aleatória que o nosso cérebro transforma num padrão reconhecível. Isto está sempre a acontecer (então aqui...).

Citação de: joaocam em 25 janeiro, 2010, 23:16
Não tenho a menor duvida. Vejo um homem de 38 anos a segurar pela mão uma criança de 6. Pelo joelho esfolado dá para perceber que a criança caiu a caminho da escola. A única coisa que não consigo ver bem é se o leite que ele tomou de manhã estava quente ou morno. Se alguém conseguir ver, por favor avisem. Preocupa-me o homem ainda não ter recebido o ordenado, pois dá para ver perfeitamente que a mulher não tem dinheiro suficiente para pagar todas aquelas compras no supermercado. Mas também com a crise que   se nota na fotografia ainda compraram aquela casa horrível no Algarve. Assim rapidamente á primeira vista não consigo ver mais nada na foto. Se alguém conseguir ver mais alguma coisa, por favor informe.

LOL  :D Excelente sátira  >:D



Esta mensagem foi editada.
Não é permitida a colocação de mensagens seguidas no mesmo tópico, em vez disso deve editar-se a anterior. Ver também Regras Gerais do Fórum, alínea 20. Obrigado.


O equilíbrio perfeito entre espírito aberto e cepticismo - procura-se.

quando li isso também pensei mas o pc ta a baralhar os tópicos isto nao pertence aqui? ou eu to cego ou alguém ta a ver a mais.....

Citação de: joaocam em 25 janeiro, 2010, 23:16
Não tenho a menor duvida. Vejo um homem de 38 anos a segurar pela mão uma criança de 6. Pelo joelho esfolado dá para perceber que a criança caiu a caminho da escola. A única coisa que não consigo ver bem é se o leite que ele tomou de manhã estava quente ou morno. Se alguém conseguir ver, por favor avisem. Preocupa-me o homem ainda não ter recebido o ordenado, pois dá para ver perfeitamente que a mulher não tem dinheiro suficiente para pagar todas aquelas compras no supermercado. Mas também com a crise que   se nota na fotografia ainda compraram aquela casa horrível no Algarve. Assim rapidamente á primeira vista não consigo ver mais nada na foto. Se alguém conseguir ver mais alguma coisa, por favor informe.

Heheh! Desculpem, mas tem a sua piada.

Não vejo nada que me possa gritar "paranormal". Mas isto sou só eu...

Citação de: Alex em 25 maio, 2010, 15:49
O ecrã da tv preta está a reflectir a janela à sua esquerda e aquilo que estiver lá fora. O reflexo cria por pareidolia uma imagem aleatória que o nosso cérebro transforma num padrão reconhecível. Isto está sempre a acontecer (então aqui...).

Desculpem a ignorância mas o que é uma pareidolia?

AndreiaLi
#34
Pareidolia

O termo pareidolia descreve um fenómeno psicológico que envolve um vago e aleatório estímulo (em geral uma imagem ou som) sendo percebido como algo distinto e significativo. Exemplos comuns incluem imagens de animais ou faces em nuvens, em janelas de vidro e em mensagens ocultas em músicas executadas do contrário. A palavra vêm do grego para – junto de, ao lado de – e eidolon – imagem, figura, forma. Pareidolia é um tipo de apofenia.

Em situações simples e ordinárias, este fenómeno fornece explicações psicológicas para muitas ilusões da mente como, por exemplo, as visões de OVNI alienígenas, mensagens gravadas ao contrário em músicas, Monstro do Lago Ness, Pé- Grande e a face de Jesus em Marte. O fenómeno psíquico, diante de uma figura com dados aleatórios, pode variar segundo o ângulo do observador. Para uma criança, por exemplo, uma figura notada talvez possua formas que tragam à lembrança animais de estimação, personagens de desenhos animados ou qualquer outra coisa condizente com a faixa etária de compreensão sobre coisas. Para uma pessoa com uma faixa etária superior, a mesma figura assume formas diferentes conforme a capacidade criativa de associação de formas.

Dependendo das figuras observadas, podem assumir um aspecto muito subjectivo que varia de observador para observador ao passo que outras mais claramente nítidas, possuem uma mesma interpretação óptica em comum entre vários observadores. Portanto, muito tem que ver com a condição psicológica de cada observador, do que se passa em sua mente.

O físico Carl Sagan aventou uma explicação no livro O Mundo Assombrado pelos Demônios:
"    Os humanos, como outros primatas, são um bando gregário. Gostamos da companhia uns dos outros. Somos mamíferos, e o cuidado dos pais com o filho é essencial para a continuação das linhas hereditárias. Os pais sorriem para a criança, a criança retribui o sorriso, e com isso se forja ou se fortalece um laço. Assim que o bebé consegue ver, ele reconhece faces, e sabemos agora que essa habilidade está instalada permanentemente em nossos cérebros. Os bebés que há 1 milhão de anos eram incapazes de reconhecer um rosto retribuíam menos sorrisos, eram menos inclinados a conquistar o coração dos pais e tinham menos chance de sobreviver. Nos dias de hoje, quase todos os bebés identificam rapidamente uma face humana e respondem com um sorriso bobo.

Como um efeito colateral inadvertido, o mecanismo de reconhecimento de padrões em nossos cérebros é tão eficiente em descobrir uma face em meio a muitos outros pormenores que às vezes vemos faces onde não existe alguma. Reunimos pedaços desconectados de luz e sombra, e inconscientemente tentamos ver uma face.

Muitos concordam com Sagan quanto a tendência de reconhecer faces, mas muitos discordam quanto às alegadas vantagens evolutivas para a sobrevivência da criança.

A pareidolia não representa somente fenómenos visuais mas também auditivos onde pessoas executam músicas no sentido contrário e ouvem palavras ou até mesmo sentenças inteiras. Apesar de existir uma técnica sonora de mascarar mensagens sobre uma gravação (conhecida como Backmasking), é comum muitos entenderem frases ou palavras onde só há um ruído incoerente.


Mensagens subliminares são facilmente confundidas com a Pareidolia, e também são confundidas como formas de expressão. As MS ("Mensagens Subliminares") são ordens colocadas de forma subliminar ("Não perceptível") em nossas mentes, nos induzindo a fazer algo. Forma de expressão são apenas jeitos diferentes da arte de nos impressionar. Pareidolia é nossa mente criando, a partir de formas ("e etc") não definidas, que junto com nossa imaginação forma frases, rostos ou até fantasmas.
[editar] Religião

A pareidolia está em muitos casos de percepções de temas e imaginário religioso, especialmente faces de personagens religiosos, em fenómenos mundanos como, por exemplo, em vidros de janelas, em fotos de fogueira ou em alimentos.


fonte: wikipedia

Obrigado AndreiaLi, por postares uma explicação.

Na minha (e apenas minha) opinião, pareidolia tem sido a explicação para 99% das fotos suspeitas de paranormalidade que aqui tenho visto.

Peço desculpa por ter outra vez postado duas mensagens seguidas...

Alex
O equilíbrio perfeito entre espírito aberto e cepticismo - procura-se.

Penso que nada existe de paranormal na foto. No entanto, quando pretendemos encontrar algo, a nossa imaginação pode fazer da sombra projectada dum simples mosquito, um monstro saído das entranhas da Terra.

É comum o ser humano, quando é ainda criança, conseguir ter melhor percepção do que a rodeia e ser mais sensível a este tipo de coisas, a inocência da mesma faz com que ache completamente normal aquilo que vê, penso que todos nascemos assim e conforme vamos crescendo, perdemos simplesmente esta sensibilidade devido a tanta "poluição" visual e sonora que outros criam à nossa volta.
É também comum familiares e ente-queridos que já não se encontram neste plano, visitarem, protegerem e até mesmo simplesmente brincarem com os novos pequenos membros da família.
Apesar de não me parecer o caso, espero que mesmo assim isto a ajude a sentir-se mais calma.
Quando à imagem existe realmente espaço para muita dúvida, pois para além da distorção ou efeito "fantasma", existe também demasiada luz interior e exterior no espaço, pelo que pode ter ajudado a criar o que parece ser uma imagem 3D. Com algum tratamento de imagem pode inclusive parecer que se consegue ver um olho (e íris inclusive) feminino, mas isto claro está, pode ser muito bem o meu cérebro a imaginar coisas   ::)

Citação de: Badah em 26 maio, 2010, 11:46
É comum o ser humano, quando é ainda criança, conseguir ter melhor percepção do que a rodeia e ser mais sensível a este tipo de coisas, a inocência da mesma faz com que ache completamente normal aquilo que vê, penso que todos nascemos assim e conforme vamos crescendo, perdemos simplesmente esta sensibilidade devido a tanta "poluição" visual e sonora que outros criam à nossa volta.
É também comum familiares e ente-queridos que já não se encontram neste plano, visitarem, protegerem e até mesmo simplesmente brincarem com os novos pequenos membros da família.
Apesar de não me parecer o caso, espero que mesmo assim isto a ajude a sentir-se mais calma.
Quando à imagem existe realmente espaço para muita dúvida, pois para além da distorção ou efeito "fantasma", existe também demasiada luz interior e exterior no espaço, pelo que pode ter ajudado a criar o que parece ser uma imagem 3D. Com algum tratamento de imagem pode inclusive parecer que se consegue ver um olho (e íris inclusive) feminino, mas isto claro está, pode ser muito bem o meu cérebro a imaginar coisas   ::)

será que as tuas primeiras frases explicam também um caso meu em que sempre que to próximo de crianças elas elas procuram me? mesmo estando ao colo dos pais estão sempre a procurar encontrar me e ficam a olhar para mim ou ate mesmo um pouco maiores tem tendência sempre a meter-se comigo e eu não tenho o mínimo jeito para crianças :( nunca percebi isto ......é possível que elas vejam algo em mim que outros não vejam?

Citação de: canidger em 26 maio, 2010, 13:55
será que as tuas primeiras frases explicam também um caso meu em que sempre que to próximo de crianças elas elas procuram me? mesmo estando ao colo dos pais estão sempre a procurar encontrar me e ficam a olhar para mim ou ate mesmo um pouco maiores tem tendência sempre a meter-se comigo e eu não tenho o mínimo jeito para crianças :( nunca percebi isto ......é possível que elas vejam algo em mim que outros não vejam?
se calhar tens um ar simpático...os miúdos reparam nisso ;)


podes ter ar de comestivel e a canalha anda sempre com fome...

gabriellus
As camaras dos telemoveis nao sao muito boas para isto, a propósito já tiveram alguma reaçao menos normal aí em casa ou qualquer tipo de actividade??


Pode nao ter nada a ver com a casa ser nova, mas sim o que se ja passou no terreno, tente descobrir o  que ja aconteceu perto dela
Vivemos num mundo obscuro