Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Alguém conhece a faculdade de sentir sabores?
    Iniciado por Moon*
    Lido 10.621 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Moon*
Olá,

Alguém aqui tem o conhecimento de como se chama a faculdade de sentir sabores (paladar) que não está associado a um plano físico? Ou seja, sentir sabores dos quais não se está a comer na altura e que aparecem subitamente?


O meu interesse por esse aspecto é que recentemente ando de vez enquanto, e mais a noite, a sentir paladares, que por vezes advém das pessoas que estou a falar e que estão fisicamente longe, por vezes sem estar a falar com ninguém.

Caso tenham conhecimento do nome dado e tenham experiências deste género, respondam ao tópico. Ando a investigar mas de momento não consigo encontrar nada que fale sobre isto.

Moon*
Exemplo de hoje e o mais recente.

Às 3h da manhã por segundos fiquei com sabor a polvo. Hoje ao acordar e ao ir a cozinha cheirou-me a polvo, e perguntei se seria o almoço arroz de polvo, do qual responderam-me que sim, sendo que perguntei logo quando é que tinham comprado o polvo, e responderam-me que tinha sido hoje de manhã.


AndreiaLi

Moon*
Citação de: AndreiaLi em 21 janeiro, 2010, 22:15
Isso é mesmo estranho...

Também posso contar que subitamente surgiu-me um sabor a pastilha de mentol, e quando contei a quem estava a falar sobre isso, a pessoa respondeu que estava a mascar uma pastilha de hortelã.

Por vezes é algo que surge de forma instantânea, outras algo mais para o futuro.

também acho...existe uma coisa muito parecida com isso...que é estarmos a comer alguma coisa que nos recorda a infância...um cheiro,um sabor familiar...  ;)
agora assim...nunca tinha lido sobre isso... :)

Moon*
Citação de: Nita em 21 janeiro, 2010, 22:30
também acho...existe uma coisa muito parecida com isso...que é estarmos a comer alguma coisa que nos recorda a infância...um cheiro,um sabor familiar...  ;)
agora assim...nunca tinha lido sobre isso... :)

Eu penso que estarmos a passear e sentirmos um cheiro que nos recorda a infância, ou comermos algo e recordamo-nos de algo já passado a um tempo, acho que é diferente, a meu ver são mecanismo no cérebro que despertam memorias e estas voltam a se tornar por minutos conscientes.

No caso dos sabores, de facto nunca li sobre isso.

#6
Não poderá ser sinestesia?
Isto é, na tua mente, relacionas certos acontecimentos, locais ou pessoas com um sabor, e depois quando relembras certo acontecimento ou vês certa pessoa, por exemplo, sentes um sabor.

Eu sou sinestética, mas de uma forma completamente diferente. Eu associo cores a tudo: objectos, pessoas, palavras, números, e quando penso/leio ou vejo certo número, por exemplo, vejo uma cor (por exemplo, o 1=branco, 2=azul marinho, 3=verde, etc).

Sei que são casos muito diferentes, mas pode ser algo do género. ;)

É um caso muito interessante!

Moon*
Citação de: Zanahoria em 22 janeiro, 2010, 19:32
Não poderá ser sinestesia?
Isto é, na tua mente, relacionas certos acontecimentos, locais ou pessoas com um sabor, e depois quando relembras certo acontecimento ou vês certa pessoa, por exemplo, sentes um sabor.

Eu sou sinestética, mas de uma forma completamente diferente. Eu associo cores a tudo: objectos, pessoas, palavras, números, e quando penso/leio ou vejo certo número, por exemplo, vejo uma cor (por exemplo, o 1=branco, 2=azul marinho, 3=verde, etc).

Sei que são casos muito diferentes, mas pode ser algo do género. ;)

É um caso muito interessante!

Não é sinestesia, eu não associo duas coisas, as vezes é algo que esta a acontecer na altura, outra que acontecerá.

Citação de: Zanahoria em 22 janeiro, 2010, 19:32
Eu sou sinestética, mas de uma forma completamente diferente. Eu associo cores a tudo: objectos, pessoas, palavras, números, e quando penso/leio ou vejo certo número, por exemplo, vejo uma cor (por exemplo, o 1=branco, 2=azul marinho, 3=verde, etc).

eu sou assim também, mas com as letras, principalmente as vogais. chego a dizer que não gosto de determinado nome porque é muito escuro ou muito amarelo.  ;D é muito engraçado.

Moon*, também me acontece isso, mas segundo soube pode dever-se (segundo cientistas) a um erro do cerebro que nos activa a memoria sensorial em determinadas alturas, de forma involuntária. nao sei se os cientistas estão certos ou não, mas cheiro coisas que ninguem da conta ou so dão conta muito mais tarde (já salvei um grupo de 4 amigos de uma fuga de gaz valente, que podia ter levado a coisas mais sérias, à custa de ter um olfacto apuradissimo. todos eles me diziam que não sentiam cheiro nenhum). E os sabores na boca também me acontece frequentemente.
mas não faço ideia sobre a causa.
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

Moon*
Olá,

De facto compreendi o que disseste mas de facto é muito estranho, pois por exemplo o caso do polvo, não tinha polvo em casa foi comprado 6horas depois de ter sentido o sabor.

Já me aconteceu sentir o sabor de algo, no caso uma pastilha, que a pessoa estava a mascara, e essa pessoa estava a 400Km de mim, e não se falou em nada sobre comida nem sabores. O que de facto é estranho.

Citação de: Zanahoria em 22 janeiro, 2010, 19:32
Não poderá ser sinestesia?
Isto é, na tua mente, relacionas certos acontecimentos, locais ou pessoas com um sabor, e depois quando relembras certo acontecimento ou vês certa pessoa, por exemplo, sentes um sabor.

Eu sou sinestética, mas de uma forma completamente diferente. Eu associo cores a tudo: objectos, pessoas, palavras, números, e quando penso/leio ou vejo certo número, por exemplo, vejo uma cor (por exemplo, o 1=branco, 2=azul marinho, 3=verde, etc).

Sei que são casos muito diferentes, mas pode ser algo do género. ;)

É um caso muito interessante!

Ora aí está uma coisa que eu sou desde criança e nunca soube o nome!
Sempre associei cores a coisas, principalmente dias da semana e números...

segunda: amarelo claro | terça: laranja | quarta: roxo | quinta : amarelo  | sexta: azul claro | sábado: azul escuro | domingo: dourado


Hehehe, obrigado pela informação! :D



Quanto ao teu "dom" Moon* é mesmo estranho... vai registando todos os casos num caderno, pode ser que se vão formando padrões.
"Extraordinary claims require extraordinary evidence" - Carl Sagan

"Just 'cause you feel it doesn't mean its there." - Radiohead

Moon*
#11
A única coisa sinestésica que devo ter é associar as cores dos quadros do Kandinsky, principalmente o cor de rosa, a cor pastilha, e as outras cores a algo doce.

Sobre o registar, acho que vou começar a fazer isso sim.



Alguém aqui tem o conhecimento de como se chama a faculdade de sentir sabores (paladar) que não está associado a um plano físico? Ou seja, sentir sabores dos quais não se está a comer na altura e que aparecem subitamente?


O meu interesse por esse aspecto é que recentemente ando de vez enquanto, e mais a noite, a sentir paladares, que por vezes advém das pessoas que estou a falar e que estão fisicamente longe, por vezes sem estar a falar com ninguém.

Caso tenham conhecimento do nome dado e tenham experiências deste género, respondam ao tópico. Ando a investigar mas de momento não consigo encontrar nada que fale sobre isto.

[/quote]

Olá!

Tentando responder á tua questão.

A essa tua faculdade pode-se dar o nome de "Fenómeno anímico", tens um dote sensitivo activo, ou seja a tua energia biopsíquica está em processo de evolução espiritual. Se praticas algum método de meditação, como a abertura e re'equilibrio dos chakras, estarás a activar no teu caso o chakra da garganta, incluindo as papilas gustativas. Nessa tua percepção extra-sensorial, desenvolves fenômenos de telepatia daí dizeres que sentes o sabor de pessoas que estão longe fisicamente, mas que num determinado momento, conversa, estão ligados a ti.

No meu caso, não são os paladares, mas os odores e sons. Deixei algures um tópico sobre premonições, onde relatava o caso de uma míuda. Da qual o seu cheiro quase nauseabundo ao qual lhe atribuia uma cor acastanhada,me perturbava. O que mais tarde cientificamente revelou-se-lhe uma leucemia em estado avançado.

Por vezes acordo surpresa, com o meu quarto a cheirar fortemente a jasmim. Já dei por mim a revirar todos os meus frascos de perfume e incensos, mas de jasmim...não tenho nada. (Se algém souber o significado, agradeço)

Ou então por ruas, de mercados árabes e indianos, com aquela sinfonia toda de aromas das especiarias, consigo sentir cheiros de esgotos ou de pessoas que possam estar longe de mim.

Relativamente aos sons, sou demasiado sensível, ou apurada. Onde vivia em Portugal, tinhamos habito de fazer patuscadas no terraço, podia haver muito basqueiro, muita música e eu ainda conseguia ouvir a água do rio a bater nas pedras, mesmo que o rio esteja a 10 minutos de minha casa. Entre outros que por enquanto, não quero relatar.

Se temos estas faculdades será para contribuir em algo para com os outros. O quê, ainda não sei, mas medito sobre isso.
Espero ter ajudado um pouquito;)


Desejo-te boas descobertas;)  :-*
"não é porque as coisas são dificéis que não ousamos, é por não ousarmos que as coisas são dificéis"

Moon*
Citação de: anandamurti em 25 janeiro, 2010, 12:09

A essa tua faculdade pode-se dar o nome de "Fenómeno anímico", tens um dote sensitivo activo, ou seja a tua energia biopsíquica está em processo de evolução espiritual. Se praticas algum método de meditação, como a abertura e re'equilibrio dos chakras, estarás a activar no teu caso o chakra da garganta, incluindo as papilas gustativas. Nessa tua percepção extra-sensorial, desenvolves fenômenos de telepatia daí dizeres que sentes o sabor de pessoas que estão longe fisicamente, mas que num determinado momento, conversa, estão ligados a ti.



Olá, obrigada pela tua resposta.  ;)
De facto ajudaste porque é algo que anda a acontecer relativamente a pouco tempo. De facto o que disseste faz-me algum sentido a nivel de meditação e também de activar o chakra e potencialmente outros. Tentarei pesquisar mais sobre os "fenómenos anímicos" .  ;)

Indigo
Weip, então nao conheço? Acho que a maior parte dos comuns mortais conhece. Digo-te mais, ainda bem que a conheces também, senão era mau sinal...algo de errado se passaria com as tuas papilas gustativas. Por isso dá graças a Deus nosso Senhor, que te deu umas papilas, em bom estado.   ::)