Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.439
Total de tópicos
26.913
  • A alma e o espirito...
    Iniciado por Margarida
    Lido 9.568 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Alma é um termo que deriva do latim anǐma, este refere-se ao princípio que dá movimento ao que é vivo, o que é animado ou o que faz mover. De anǐma, derivam diversas palavras tais como: animal (em latim, animalia), animador, ...

Religiosamente definida como um ser independente da matéria e que sobrevive à morte do corpo, que se julga continuar viva após a morte do corpo, podendo o seu destino ser a beatitude celestial ou o tormento eterno.

Segundo este ponto de vista, a morte é considerada como a passagem da alma para a vida eterna, no domínio espiritual.

A grande maioria das religiões, cristãs e não-cristãs, concorda em linhas gerais com esta definição. O conceito de uma alma imortal é muito antigo. De facto, as suas raízes remontam ao princípio da história humana.

De uma forma geral, a ciência moderna estuda o homem sem fazer referências a uma alma imaterial, uma vez que, se existe, não pode ser observada nem medida. Apesar disso, alguns cientistas têm tentado encontrar evidências da existência e da natureza da alma humana. Muitas das pesquisas científicas nesse assunto vão em direção das experiências de quase-morte, porém até o momento não existem provas conclusivas de que realmente os pacientes saíram do próprio corpo ou se sofreram de alucinações. Há também alguns cientistas como Ian Stevenson e Brian Weiss que conduziram estudos de caso sobre crianças narrando experiências anteriores ao nascimento, e que poderiam sugerir uma possibilidade de reencarnação (portanto, existência da alma), embora não tenham demonstrado o processo pelo qual isto poderia ocorrer.Tampouco descartavam hipóteses lógicas como as narrativas serem fruto da imaginação.




Espirito

A palavra espírito tem sua raiz etimológica do Latim "spiritus", significando "respiração" ou "sopro", mas também pode estar se referindo a "alma", "coragem", "vigor" e finalmente, fazer referência a sua raiz no idioma PIE *(s)peis- ("soprar"). Na Vulgata, a palavra em Latim é traduzida a partir do grego "pneuma" (πνευμα), (em Hebreu (רוח) ruah), e está em oposição ao termo anima, traduzido por "psykhē".

A distinção entre a alma e o espírito somente ocorreu com a atual terminologia judaico-cristã (ex. Grego. "psykhe" vs. "pneuma", Latim "anima" vs. "spiritus", Hebreu "ruach" vs. "neshama", "nephesh" ou ainda "neshama" da raíz "NSHM", respiração.)

A palavra espírito costuma ser usada em dois contextos, um metafísico e outro metafórico.

Em diferentes culturas, o espírito vivifica o ser no mundo. O espírito também permitiria ao ser perceber o elo entre o corpo e a alma. Entretanto, muitas vezes espírito é identificado com alma e vice-versa, sendo utilizados de forma equivalente para expressar a mesma coisa.

Segundo a teoria dualista de Descartes, o corpo e o espírito são duas substâncias imiscíveis, cada qual com uma natureza diferente: o espírito pertenceria ao mundo da racionalidade (res cogitans), enquanto o corpo às coisas do mundo com extensão (res extensa), i.e., ao mundo das coisas mensuráveis. Descartes acreditava que a função da glândula pineal seria unir a alma/espírito ao corpo. Sua visão do ser humano era mecanicista. O corpo era tratado como uma máquina de grande complexidade. Pensava em partes separadas, no que ligaria o que com o que, qual seria a função de cada parte, em suas relações etc.

Para algumas tradições religiosas, a morte separa o espírito do corpo físico, e a partir daí, o espírito passa a ser somente da esfera espiritual. Para estas, a morte parece não encerrar a existência de cada ser particular.

De acordo com a espiritologia (ou "psicologia espiritual"), o espírito é o corpo psíquico, que entra em contato com a quarta dimensão (ou Mundo Astral), local onde não existem problemas de espaço (distâncias) ou de tempo. Segundo esta corrente, o ser humano pode entrar em contacto com outros lugares ou até outras épocas, sendo que, alguns pesquisadores, como o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, acreditavam que os problemas do mundo contemporâneo, não eram regidos apenas pelas pessoas fisicamente, mas também psiquicamente, utilizando o mundo astral como meio de intervir no Mundo Terrestre.



Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

Atman ou Atma é uma palavra em Sânscrito que significa alma ou sopro vital. Na teosofia representa a Mônada, o 7º princípio na constituição setenária do Homem, o mais elevado princípio do ser humano.

Para a teosofia, cada ser humano possui Atman, ou espírito indivídual, que é um reflexo da Alma Universal. O Atman é a idéia abstrata de "eu próprio". Ele não difere de tudo o que está no cosmos, exceto pela auto-consciência.

No Hinduísmo, Atman é o mais elevado princípio humano, a Essência divina, sem forma e indivisível. A expressão também é utilizado no Hinduísmo para expressar Brahman ou Paramatman.

Na filosofia esotérica é considerado uma ligação do ser humano com a hierarquia cósmica.

No Budismo o conceito de Atman é explicitamente negado pelo conceito básico budista de Anatta (em Pali; em Sânscrito, Anatman). Apesar disso o conceito é por vezes usado, geralmente sendo descrito como um obscurecimento ou obstáculo mental.

O Atma ou Atman (sânscrito: आत्म ) é um termo filosófico do hinduísmo, especificamente do Vedanta e usado para identificar a alma individual, ou "verdadeiro eu," traduzido como "Eu" em maiúsculo, para dar um caráter divino à alma individual, pois segundo o Advaita Vedanta o atma é idêntico ao Absoluto, ou Brahman e está além da identificação com a realidade fenomenal da existência mundana.

Essa é a tese defendida por Shankara, o pai do vedanta moderno e fundamentada no conceito védico ancestral, não existindo difenrença qualitativa entre o atma e o Brahman, uma que o aforismo dos upanishads diz: "o Brahman é tudo o que existe e não há nada além do Brahman."

O budismo e o jainismo praticamente defendem a mesma tese de Shankara, com pequenas modificações.

Segundo a tese do Dvaita Vedanta, a escola dualista de Madhva, a alma individual é sempre qualitativamente diferente do Brahman, por ele denominado Parabrahman. Essa versão é mais próxima do conceito teísta de alma defendido pelas seitas semíticas.

Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

Legan
belas definicoes margarida;)

Obrigado...

Há quem chame de alma ao Espirito e Espirito à alma, daí uma informaçãozita prá malta...

Obrigado por teres lido o tópico

Margarida
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

muito interessante,Margarida ;)

Nitinha linda

Obrigado kida, até já me tinha esquecido que tinha postado este tópico, já tem mais de um mês... ehehehehehhe
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

Oi Margarida, eu também não tinha avistado esse tópico. Está muito bom!!
Realmente as pessoas costumam confundir espíritos com almas, sua explicação está fantástica  :-* :-* ;)
"A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível."
"Senhor dá-me serenidade para aceitar tudo aquilo que não pode e não deve ser mudado. Dá-me força para mudar tudo o que pode e deve ser mudado. Mas, acima de tudo, dá-me sabedoria para distinguir uma coisa da outra."

Greici, obrigado minha querida.

Depois de ter verificado algumas confusões nos comentários, resolvi investigar as diferenças e colocá-las aqui para informação.

Margarida
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

OGAN
margarida,estaria certo pensar, que o complemento do ser humano está, quando ele consegue harmonizar, primeiro o seu espirito ao seu corpo, e depois a sua alma ao seu espirito, fazendo assim uma trindade. corpo, espírito e alma.

Ogan, para se ter uma trindade temos que ter uma outra forma de divisão:  CORPO - ESPÍRITO - PERISPÍRITO 
Quando encarnado, o homem constitui-se de:

CORPO FÍSICO- Componente material análogo ao dos animais.

É, ao mesmo tempo, invólucro e instrumento de que se serve o Espírito.
De vida efêmera, sujeita-se às transformações da matéria.
À medida que o Espírito adquire novas aptidões, pelas reencarnações, utiliza-se de corpos físicos mais aperfeiçoados, condizentes com suas novas necessidades.

ESPÍRITO- Alma ou componente imaterial.

O progresso é a sua condição normal e a perfeição a meta a que se destina.
Imortal, preexiste e subsiste ao corpo físico que lhe serve de instrumento.
Retornando ao Plano Espiritual, após o desencarne, conserva a sua individualidade, preparando-se para novas metas em sua ascensão evolutiva.

PERISPÍRITO- Envoltório fluídico de que se serve o Espírito em suas manifestações extra-físicas.

Semi-material, participa ao mesmo tempo da matéria pela sua origem e da espiritualidade pela sua natureza etérea.
Corpo espiritual que durante a reencarnação serve de elo entre o corpo físico e o Espírito.
A realmente uma diferença de espirito com alma como disse nossa amiga , mas para a divisão da trindade como vc mencionou já é diferente. Eu sei que é complicado entender assim  só se aprofundando mesmos no assunto é que compreendemos . bjs :-* :-* :-* :-*
"A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível."
"Senhor dá-me serenidade para aceitar tudo aquilo que não pode e não deve ser mudado. Dá-me força para mudar tudo o que pode e deve ser mudado. Mas, acima de tudo, dá-me sabedoria para distinguir uma coisa da outra."

OGAN
agradeço o esclarecimento. mas ainda continua uma dúvida. ex: tirando o corpo fisico..um espírito sem o corpo fisico, ele poderia perder a sua alma. ou seja mudar, enfraquecer, transformar-se.
parto do princípio de suposições, pois realmente não tenho nenhuma certeza. imagino que a alma seja o fator enérgetico do espirito. ou seja a parte emocional. nos casos de suicídios, é bem visível que o desespero, o medo, o desamor, a vergonha..etc. tomou conta da pessoa ou seja as emoções. eu só queria entender se nesses casos, ou em outros,  se a decisão é tomada pelo espiríto mesmo, ou se por ventura é tomada pela alma....partindo do principio que ele é intemporal, ele pode saber que sempre existirá, mas será que ele permanecerá igual ou ele poderá receber uma outra alma com pensamentos e comportamentos diferentes, buscando assim a sua perfeição.... não sei se me fiz entender, só gostaria de alguma luz sobre esse assunto, e não me refiro aos casos de suicidios somentes, mas sim aos casos aondes as pessoas, entregaram-se de tal forma a sua propria desgraça..que parece que nada as podem ajudar. mas o espírito esta lá sempre estará,,,é aonde eu penso que a alma abandonou completamente aquele espirírito.  e nos casos de corpo fisicos, nada mas resta a esse espirito a não ser esperar, que o corpo se acabe, para ele se sentir livre e quem sabe ter uma nova esperança com outra alma..quiça em outro corpo. mas é o que eu penso... desculpa se não soube me explicar bem..mas mesmo assim valeu pelo esclarecimento.

A alma só abandona o corpo e o espírito por completo quando ocorre a morte vital de nosso corpo. Quando acontece de por algum acaso um tipo de doença como o coma a nossa alma sai provisóriamente , voltando se não ocorrer a morte do corpo.
O nosso espirito serve-nos campo de evolução, aprendizado para nossa alma que é eterna.   O suicídio é o resultado do nosso desequilíbrio espiritual. Quando o cidadão perde o controle das suas forças psíquicas, torna-se alvo das trevas, ( dos maus espíritos), e acaba caindo no tremendo calabouço do suicídio. Há pessoas que chegam às portas do suicídio levadas pela ignorância das leis naturais da causa e do efeito. Espírito deverá retornar para reaprender aquela experiência interrompida, ou seja, precisará voltar em outra existência e passar de novo pela mesma provação ou algo similar. A provação pode não ser tão extremada como a que experimentou na existência anterior, porque parte dela já foi vivenciada, entretanto, o Espírito precisará resgatar, até o último ceitil, as provas que se lhe antolham e que foram ocasionadas pelo suicídio. As leis da ação e da reação funcionam como um sistema de pesos e medidas. Espero ter tirado sua dúvida . bjss :)
"A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível."
"Senhor dá-me serenidade para aceitar tudo aquilo que não pode e não deve ser mudado. Dá-me força para mudar tudo o que pode e deve ser mudado. Mas, acima de tudo, dá-me sabedoria para distinguir uma coisa da outra."

"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

Citação de: Greici em 28 fevereiro, 2010, 22:32
A alma só abandona o corpo e o espírito por completo quando ocorre a morte vital de nosso corpo. Quando acontece de por algum acaso um tipo de doença como o coma a nossa alma sai provisóriamente , voltando se não ocorrer a morte do corpo.
O nosso espirito serve-nos campo de evolução, aprendizado para nossa alma que é eterna.   O suicídio é o resultado do nosso desequilíbrio espiritual. Quando o cidadão perde o controle das suas forças psíquicas, torna-se alvo das trevas, ( dos maus espíritos), e acaba caindo no tremendo calabouço do suicídio. Há pessoas que chegam às portas do suicídio levadas pela ignorância das leis naturais da causa e do efeito. Espírito deverá retornar para reaprender aquela experiência interrompida, ou seja, precisará voltar em outra existência e passar de novo pela mesma provação ou algo similar. A provação pode não ser tão extremada como a que experimentou na existência anterior, porque parte dela já foi vivenciada, entretanto, o Espírito precisará resgatar, até o último ceitil, as provas que se lhe antolham e que foram ocasionadas pelo suicídio. As leis da ação e da reação funcionam como um sistema de pesos e medidas. Espero ter tirado sua dúvida . bjss :)

Greici

Obrigado por responderes por mim, tenho andado ausente, mas volto sempre que posso.

quando coloquei o post e ninguém lhe respondeu, achei que ou não teria muito interesse ou se calhar já haveria algo parecido.
Deve ter sido colocado a uma hora mais tardia se calhar, mas agora está a ter respostas interessantes e tu pareces entender bem do assunto por isso te agradeço por teres respondido ao OGAN,

Jinhos com carinho

Margarida
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

Margarida, conte comigo sempre que precisar, o que eu puder fazer para ajudar tentarei com muito gosto e carinho  pois vcs todos aqui são pessoas muito bacanas. Tive sorte de encontrar pessoas como vc lindas de coração e inteligentes. Gosto de gente que além de serem esclarecidas gostam de passar os seus aprendizados as outros que precisam. bjs linda :-*
"A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível."
"Senhor dá-me serenidade para aceitar tudo aquilo que não pode e não deve ser mudado. Dá-me força para mudar tudo o que pode e deve ser mudado. Mas, acima de tudo, dá-me sabedoria para distinguir uma coisa da outra."