Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Resumo da Doutrina Espírita de Allan Kardec
    Iniciado por IceBurn
    Lido 11.377 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Deus
Deus é eterno, imutável, imaterial, único, omnipotente, soberanamente justo e bom. Criou o Universo, que abrange todos os seres animados e inanimados, materiais e imateriais. Os seres materiais constituem o mundo visível ou corpóreo, e os seres imateriais, o mundo invisível ou espírita, isto é, dos Espíritos. O mundo espírita é o mundo normal, primitivo, eterno, preexistente e sobrevivente a tudo. O mundo corporal é secundário; poderia deixar de existir, ou não ter jamais existido, sem que por isso se alterasse a essência do mundo espírita.

Os Espíritos
Os Espíritos revestem temporariamente um invólucro material perecível, cuja destruição pela morte lhes restitui a liberdade. Entre as diferentes espécies de seres corpóreo, Deus escolheu a espécie humana para a encarnação dos Espíritos que chegaram a certo grau de desenvolvimento, dando-lhe superioridade moral e intelectual sobre as outras. A alma é um Espírito encarnado, sendo o corpo apenas o seu envoltório.

Homem
Há no homem três coisas: 1º, o corpo ou ser material análogo aos animais e animado pelo mesmo princípio vital; 2º, a alma ou ser imaterial, Espírito encarnado no corpo; 3º, o laço que prende a alma ao corpo, princípio intermediário entre a matéria e o Espírito.

Tem assim o homem duas naturezas: pelo corpo, participa da natureza dos animais, cujos instintos lhe são comuns; pela alma, participa da natureza dos Espíritos. O laço ou perispírito, que prende ao corpo o Espírito, é uma espécie de envoltório semi-material. A morte é a destruição do invólucro mais grosseiro. O Espírito conserva o segundo, que lhe constitui um corpo etéreo, invisível para nós no estado normal, porém que pode tornar-se acidentalmente visível e mesmo tangível, como sucede no fenómeno das "aparições".

Espírito, Um Ser Real
O Espírito não é, pois, um ser abstracto, indefinido, só possível de conceber-se pelo pensamento . É um ser real, circunscrito, que, em certos casos, se torna apreciável pela vista, pelo ouvido e pelo tacto. Os Espíritos pertencem a diferentes classes e não são iguais, nem em poder, nem em inteligência , nem em saber, nem em moralidade. Os da primeira ordem são os Espíritos superiores, que se distinguem dos outros pela sua perfeição, seus conhecimentos, sua proximidade de Deus, pela pureza de seus sentimentos e por seu amor do bem: são os anjos ou puros Espíritos. Os das outras classes se acham cada vez mais distanciados dessa perfeição, mostrando-se os das categorias inferiores, na sua maioria eivados das nossas paixões: o ódio, a inveja, o ciúme, o orgulho, etc.

Reencarnações
Todos se melhoram passando pelos diferentes graus da hierarquia espírita. Esta melhora se efectua por meio da encarnação, que é imposta a uns como expiação, a outros como missão. A vida material é uma prova que lhes cumpre sofrer repetidamente, até que hajam atingido a absoluta perfeição moral. Deixando o corpo, a alma volve ao mundo dos Espíritos, donde saíra, para passar por nova existência material, após um lapso de tempo mais ou menos longo, durante o qual permanece em estado de Espírito errante.

Tendo o Espírito que passar por muitas encarnações, segue-se que todos nós temos tido muitas existências e que teremos ainda outras, mais ou menos aperfeiçoadas, quer na Terra, quer em outros mundos. A encarnação dos Espíritos se dá sempre na espécie humana; seria erro acreditar-se que a alma ou Espírito possa encarnar no corpo de um animal. As diferentes existências corpóreas do Espírito são sempre progressivas e nunca regressivas; mas, a rapidez do seu progresso depende dos esforços que faça para chegar à perfeição.

Qualidades
As qualidades da alma são as que trazemos do Mundo Espiritual; assim, o homem de bem é a encarnação de um bom Espírito, o homem perverso a de um Espírito impuro. A alma possuía sua individualidade antes de encarnar; conserva-a depois de se haver separado do corpo. Na sua volta ao mundo dos Espíritos, encontra ela todos aqueles que conhecera na Terra, e todas as suas existências anteriores se lhe desenham na memória, com a lembrança de todo bem e de todo mal que fez.


paulodecarvalho
Infelizmente, a "doutrina" espírita é um mau exemplo do rumo que uma investigação pode tomar.

Eu não ponho em causa as intenções originais do sr. Hippolyte Rivail, mas o espiritismo tem uma série de erros crassos.

O primeiro foi a forma de recolher os dados - recorrendo a médiuns, cuja fiabilidade não foi verificada.
"Allan Kardec" devia ter testado os médiuns, por exemplo, punha uma imagem aleatória fora do alcance da visão do dito médium e pedia-lhe que, através da "comunicação com os espíritos", identificasse a tal imagem.


Depois foi o facto de como uma coisa que supostamente se devia guiar pela razão e pelo espírito crítico acabou por se tornar numa seita. Porque é disto que se trata, infelizmente. Não que sejam daquelas que roubam os crentes, mas por outro lado são eles próprios que se chamam de "doutrina".

Assim, sacrificando a razão, o espiritismo acabou por se deixar engolir pela religião cristã, pela superstição e pelo dogmatismo (para algumas pessoas, parece que esse "Livro dos Espíritos" é uma autêntica biblía, quando, mesmo na remota hipótese de os médiuns que o ajudaram a escrever não serem aldrabões e que as respostas eram de "espíritos de mortos", isso não quer dizer que esses mortos estivessem a dizer a verdade - se perguntarem a uma beata se Deus existe, ela vai dizer que sim, mas isso não quer dizer que seja verdade).

S.Cipriano
Acho que o espiritismo é uma coisa muito complexa...acho que nenhuma definição é a melhor...

Paulodecarvalho, antes de dizeres ou escreveres alguma coisa devias de ter pelo menos uma pequena ideia daquilo que dizes e não disparatar opiniões sem fundamento ou razão. Allan Kardec foi como o escolhido para passar a palavra da natureza no qual o homem vive segundo o espiritismo, Allan Kardec não descobriu os médiuns, nem os espirítos nem a natureza das coisas, ele apenas foi encaminhado como que para um processo de descodificar o espiritismo para todos os olhos e todas as cabeças do ser humano. Tudo começou com o fénomeno das mesas e das cadeiras voadoras que ocorria com frequência em meados de 1800, Allan Kardec viu que o fenómeno se expandia e aparecia cada vez com mais frequência e investigou, fez várias tentativas para saber a natureza daquilo que estava a fazer as mesas e as cadeiras voarem no ar. Depois obteu os primeiros contactos, nem foi através de médiuns, mas sim de toques na parede(algo como o código Morse) a segunda maneira foi através de cabazes com canetas atadas em cordas na qual o espírito superior escrevia num papel, e a partir daí é que lhe foi feita a revelação da existência de médiuns. Nada daquilo que disseste faz sentido e Allan Kardec(que nem é o seu verdadeiro nome) não é o Deus mas sim um dos mensageiros, ele não tem que provar nada a nimguém com testes a médiuns. Isto está tudo muito resumido mas acho que chega para te dar uma ideia.
Como dizem aqui também o espiritismo é uma coisa MUITO mas mesmo MUITO complexa não está ao alcance de todos os que o queiram compreender, incluindo eu que sou apenas um seguidor e estudante da doutrína.
Não existe nada como o sobrenatural, existe sim, a nossa natureza desconhecida.

concordo com o dreamz!!!!
sei que depois de ler livros sobre a doutrina  espirita, fiquei como esclarecida, como se encontrasse respostas que nunca tinha tido antes!!!
don't be afraid!!!i'm here to protect you from the ghosts!

nao acredito muito nos livros do Kardec, admito que possa acertar em algumas questoes mas......

tenho de admitir que ele tinha uma teoria elaborada, ele estudou com alguns dos melhores ocultistas na epoca

ainda estive com ele no mes passado, bem visitei o cemiterio Pere Lachaise (o famoso) na zona este de Paris, e realmente o tumulo dele nunca esta sozinho, há sempre muita gente ao redor, nao deixa de ser uma visita impressionante

depois disso li alguma coisa dele mas nao me convenceu



Boas ;)

Também gosto dos livros de Allen Kardec e foram, sem dúvida, a "base de lançamento" para a doutrina Espirita mas ele afirmar que não existem animaizinhos no ceu... epá não me convence!!  :P

Citação de: Gasparzinha em 15 novembro, 2011, 08:36
Boas ;)

Também gosto dos livros de Allen Kardec e foram, sem dúvida, a "base de lançamento" para a doutrina Espirita mas ele afirmar que não existem animaizinhos no ceu... epá não me convence!!  :P

Sim, sem duvida que é uma boa base, mas não passa muito disso, ha coisas que não fazem sentido nem de todo estão certas como a que acabaste de referir...
Não haver animais no "céu"??? Absurdo...
No entanto para quem estiver a estudar espiritismo, é aconselhavel começar por ele.

Cumps ;)

J.M. eu acho que faltou-lhe alí uma técnica qualquer para filtrar os espíritos que lhe passavam as mensagens ;D
Alguns tinham umas respostas manhosas pareciam mais devils do que espíritos superiores >:D

Mas aquelas mesas giratórias eram dignas de uma boa investigação!!!  ;D ;D ;D

Citação de: Gasparzinha em 15 novembro, 2011, 20:46
J.M. eu acho que faltou-lhe alí uma técnica qualquer para filtrar os espíritos que lhe passavam as mensagens ;D
Alguns tinham umas respostas manhosas pareciam mais devils do que espíritos superiores >:D

Mas aquelas mesas giratórias eram dignas de uma boa investigação!!!  ;D ;D ;D

Sim sim, e a cena é que certos demonios e espiritos de baixa frequencia energética fazem-se passar por espiritos superiores, mas topa-se logo na cantiga! ;D
As mesas giratórias eram fixes, mas além de ser um complexo sistema, não são lá muito faceis de encontrar :O


É bom ler outras fontes da mesma área... depois de ler Allan Kardec, li sobre a Apometria... a Apometria é uma técnica mais recente que passa pela física quantica... pelo que li, tem métodos bem mais seguros aquando no contacto com o mundo espiritual... leiam e tirem as vossas conclusões.

http://www.apometria.com/LivrosApometria.htm

Existem alguns PDFs free se procurarem pelos nomes dos livros no google.
[b]Ressonância[/b]: "...Nessas frequências, até mesmo forças periódicas pequenas podem produzir vibrações de grande amplitude, pois [b]o sistema armazena energia vibracional[/b]."

#13
Citação de: taviroquai em 15 novembro, 2011, 22:06
É bom ler outras fontes da mesma área... depois de ler Allan Kardec, li sobre a Apometria... a Apometria é uma técnica mais recente que passa pela física quantica... pelo que li, tem métodos bem mais seguros aquando no contacto com o mundo espiritual... leiam e tirem as vossas conclusões.

http://www.apometria.com/LivrosApometria.htm

Existem alguns PDFs free se procurarem pelos nomes dos livros no google.



pesquisei sobre a Apometria no google e sinceramente nao me convenceu (opiniao minha) e sobre o espiritismo também pouco me convence

admito que possa (e mesmo provavelmente) existir vida depois da morte e que até possa haver comunicaçao com os mortos (em sonhos ou por vontade destes) mas estas teorias (espiritismo e apometria) nao me convencem

Godsdog, Ohhh... então se acreditas na existência dos espiritos e nas suas comunicações com o mundo visivel és espirita!!  :laugh: