Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.438
Total de tópicos
26.912
  • Iniciante inseguro...
    Iniciado por Jack Gordon
    Lido 8.470 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
#30
Jack, isto é o que eu acho (e baseado unicamente em crenças pessoais)

Duvido que os pagãos e neo-pagãos concordem contigo quando dizes que o sabbat seja para invocar Satanás, uma figura na qual não acreditamos que exista, a imagem de sabbats medievais onde se invocaria Satanás foi algo criado pela Igreja Católica de modo a poder executar todas as mulheres e homens que ainda resistiam e cultuavam as entidades pagãs.

ahhh ok, atão era só na idade média... Tass, pensei que era em qqer era, bgado (tou com trauma das descriçoes de tortura geócias...=/  )

- Para diversas crenças sabbat é o dia de descanso semanal ou até de adoração;
- Segundo a vertente pagã, os 8 grandes sabbats cultuavam os solstícios e equinócios presentes ao longo do ano, sendo eles o Samhain, Yule, Imbolc, Ostara, BEltane, Litha, Lammas e Mabon;
- De lembrar também que segundo os Dez Mandamentos (na tradição original judaica, a cristã ortodoxa e na maioria das tradições protestantes, o terceiro nas tradições católica e luterana) o sabbat seria um dia de observância e lembrança "...e descansou ao sétimo dia" (livro do Génesis, não me lembro do versículo)

Obrigado pela informação


Quanto à cor da magia, realmente a Moon* tem razão quando diz que não existe cor na magia, pois o que dá o "sentido" à magia é a intenção com que a fazes, nós wiccan enquanto praticantes de magia não praticamos por essência a dita magia "negra" por acreditarmos na Lei do Retorno qualquer "magia negra" que efectuássemos iria retornar para nós.

Em relação ao facto de já não existirem feiticeiros de magia branca, discordo de ti (ver ponto anterior); mas se analisar de uma outra perspectiva nenhum praticante de wicca se auto denomina "feiticeiro" mas sim de "bruxo" e nenhum verdadeiro wiccan venera anjos pois trata-se de uma entidade pertencente ao mundo judaico-cristão no qual não acreditamos.

n sabia dessa diferença de feiticeiro e bruxo, qual é a diferença em termos de estatuto ou função?
eu de facto pos coisas de wicca misturada com coisas medieivais, n é que tenha querido dizer que uma coisa tenha haver com a outra, fo só demonstrar o que tinha pesquisado, e se estou a tirar dúvidas é pq ando a estudar a lição!  ;)


No que concerne ao significado das cores não percebi o que querias dizer, cores do quê? Chakras? Velas? Cristais? Poderias ser mais específico?

vi lá uma tabela de cores, acho que me esqueci de ver o que era, mas vi num livro de wicca


Não é que dê mta crença a magia branca ou negra, descobri pronto, mas já que ando a ver etnias:

Eu só tive a ver etnias de magias, n estou a aqui a dizer que magia branca tem algo haver com wicca, só estive a constar o que pesquisei, mas para quem acredita na magia negra e branca, gostava que me explicasse sobre um padre que se dedica à magia teurgorn, que o  diabo precisa SEMPRE da permissão de Deus para ter algum poder (pedir "semanada") ou trzer para cá demónios, contudo se já não é possível haver os teurgorns, o mundo vai acabar com Satanás?
Não me indentifico com isto, mas é possível que o mundo acabe com isto?



P.S: descobri os Theurgnor, geócios, wicca, vudu, mas que outros tipos de crenças existem?
Só assim para ter uma ideia em leque?

#31
Parece-me que estas a confundir as coisas. Se procuras fazer rituais de magia esquece a wicca e o vodou porque isso são religiões. E tu não entras assim sem mais nem menos numa religião, tens que crer mesmo nisso e ter fé. Não é escolher como quem escolhe um peixe na lota.
O que tu queres é magia de supermecado, compra um grimoire qualquer que ficas bem servido.

Bem haja.

#32
Citação de: Ingwe em 04 fevereiro, 2010, 15:58

Quanto à cor da magia, realmente a Moon* tem razão quando diz que não existe cor na magia, pois o que dá o "sentido" à magia é a intenção com que a fazes, nós wiccan enquanto praticantes de magia não praticamos por essência a dita magia "negra" por acreditarmos na Lei do Retorno qualquer "magia negra" que efectuássemos iria retornar para nós.

Em relação ao facto de já não existirem feiticeiros de magia branca, discordo de ti (ver ponto anterior); mas se analisar de uma outra perspectiva nenhum praticante de wicca se auto denomina "feiticeiro" mas sim de "bruxo" e nenhum verdadeiro wiccan venera anjos pois trata-se de uma entidade pertencente ao mundo judaico-cristão no qual não acreditamos.

A confundir? Daquilo que eu vi num livro da biblioteca que era só sobre wicca, tinha lá sobre o pentagrama, ervas para queimar, etc. O que queres dizer é não pratica feitiçaria (anjos/demónios, bem/mal=só a Lei do Retorno) só bruxaria? É que eles não têm só religião. Se calhar até o que li sobre o altar, o pentagrama, não sejão coisas do mundo de feitiçaria, é possível que tenha conceitos a separar e alterar só isso... Se tenho problemas de conceito base vou questionar nem que sejam mais cem vezes até ter ideias claras, depois logo penso na fé ou que caminho seguir...  

Primeiro analiso, depois vejo com o que é que me enquadro e de seguida pratico para saber se estou apto ou não.

Pelo que me dizes a fé não surge de qualquer maneira ou eito, então ou seja é do tipo como o amor? Acontece e vai aumentando?

O que vês na wicca destina-se à pratica religiosa e acredita que nos livros não vem tudo. São auxiliares de oração e devoção não te podes apropriar assim de constituintes de uma religião para servir os teus interesses. Até porque a cada ritual mágico tens que consagrar o que fazes às divindades e adoptar as divindades por adoptar só porque servem os teus propósitos não é magia é teatro. Caso não percebas pratica ritual e religião em si estão interligadas e nao podes separar uma da outra só porque te apetece.
Para pessoas que querem apenas fazer magia por realização pessoal/whatever têm grimoires, com indicações para fazer de tudo e mais alguma coisa. Não pressupõem uma base religiosa e são generalistas.

Bem haja.

#34
Ahhh interligadas ok, tb és wicca?

Bem, vou "meditar" sobre a vocação, mas já agora pqq afirmas que eu não tenho fé? Olha um parte do tópico acho que não tive muita facilidade em me explicitar (acontece-me frequentemente a sério), mas se dúvidas, vai ao citar para eu ver o que é que te põe duvidoso da minha vocação, gostava de saber o que eu terei dito de errado se não te for muito incómodo sff...

Isoladamente, talvez não faça muita. A magia foi 'concebida' como pratica de comunhão com os deuses, separar magia deles não me parece ser algo viável. Todas as religiões pressupõem um sistema mágico umas em maior ou menor grau que outras, até o cristianismo tem. Quem diz que a força das orações e as preces invocatórias aos santos são menos eficazes que outro sistema qualquer?
Sou da opinião de que com fés e crenças nao se brinca e nesse aspecto, sempre é melhor alguem adoptar um grimoire do que isso.

Bem haja.

#36
Citação de: Lurdissima em 06 fevereiro, 2010, 00:36
O que te posso dizer para já é que tens muito que ler, aprender, ser receptivo e observador.
Nota que toda a pratica tem uma evolução e pouco ou nada te serve decorar mil "receitinhas" de livros ou adquirir não sei quantos objectos.
Há coisas que vem (ou não) de dentro de nós o que não quer dizer que não nos possamos educar. Porém acredito que muito da tua postura perante o assunto teria de ser mudada.
Com o tempo e pesquisa ás de te aperceber disso (caso estejas disposto a tal, claro)

E já agora, o que esperas obter com essa pratica? (caso queiras responder claro)

Não acredito que sejam só receitas e objectos, mas há muitas pessoas que questionam a minha postura, o que tem ela? Não te consigo explicar por palavras que tenho uma certa tendência e já tive várias vezes uma senti um certo tipo de relações com sol, lua e natureza, que só com o meu longo caminho te conseguirei explicar.

Acho que tenho que me educar e posturar, seja qual longo for o longo caminho, diz-me só assim sucintamente o que é que tem a minha postura? Para que eu me possa corrigir sff.

Percebi claro. Foste explicita. O problema é que começou-se a criar um mediatismo enorme à volta da magia com filmes séries, lembro-me tambem dos desenhos animados antigos de quando era miudo (que muito me fascinavam). Agora o pessoal anda todo fascinado com wicca, lêm doi livros e ja se acham grandes feiticeiros e coisas do géneros. Pessoalmente considero-me um pagão de influências célticas, se faço magia ou algo do género? Não faço e não preciso, nunca me iniciei porque não achava que estava preparado e não estou. Estudo o paganismo celtico há mais de 9 anos e ainda considero que pouco sei.

Bem haja.

Citação de: Lurdissima em 06 fevereiro, 2010, 01:39
Jack Gordon, quando disseste por exemplo (entre outras coisas) "Poderiam-me indicar umas bibliografias indicadas para quem quer começar magia sff?" logo tive a ideia de que o que querias era receitas ou um resultado para algum fim especifico (desculpa se estou em erro).

De certa forma sim, como na altura não sabia o que era Wicca, vudu, enfim tinha tudo muito generalizado, e por isso queria os livros, queria perceber o que era cada etnia, em que consiste, queria que esses livros me ensinassem o que é fé, o que é educar, etc. Eu não quero só objectos, só estava a pedir livros para estudar, questionar e receber concelhos, foi só esta a minha postura.


[/quote]Na minha opinião a "magia" vem com a fé. Essa fé tem de ser algo verdadeiro e não fabricado (se é que me entendes)
Como podes tu querer uma coisa que não sabes o que é? (não me interpretes mal) Será que o que tu queres não é antes um resultado para um/s objectivo/s teu pessoal? Porque se for pensa bem que pode haver outras formas bem mais simples...[/quote]

Entendi que é preciso fé, quero trabalhar para isso pois não só um talismã, mas se me perguntarem o que é que me faz essa fé, vou me isolar por uns tempos para por as coisas em dia, meditar ao fundo que me chama, para que possa definitivamente dizer algo...

[/quote]Pode ocorrer que durante as tuas pesquisas te vás sentindo mais familiarizado e a fé vá crescendo naturalmente (não desanimes) como também pode acontecer o contrario. O que eu vejo é que é muito, mas muito cedo mesmo para começares a "fazer magia"[/quote]

Por acaso até vou, e mto, ontem fui-me sentido bem...


#39
Olhem não sei se isto é coisa que se opine, mas acho que seria fixe alguém expere por exemplo em wicca fize-se um tópico para ser inamovivel, assim como cada etnia, acho que assim se evitariam muitos tópicos "iniciantes inseguros", assim pelo menos sussintamente digamos (inamoviveis menos para os geócias!  ;D)

Não é que isto sejam temas que se abordem a eito, mas era bom para uma pessoa qdo cá viesse pudesse logo consultar para não começar no confuso com ideias generalizadas como me aconteceu, pesquisar é fixe, mas ter um acesso rápido ainda é melhor!

Fica a sugestão... ;)