Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.444
Total de tópicos
26.914
  • Saber, sentir e agir, o que é isto?
    Iniciado por CientificaMente
    Lido 8.854 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: lucas147 em 03 janeiro, 2010, 17:52
empatia como ???


O estado de empatia, ou de entendimento empático, consiste em perceber corretamente o marco de referência interno do outro com os significados e componentes emocionais que contém, como se fosse a outra pessoa, porém sem perder nunca essa condição de "como se". A empatia implica, por exemplo, sentir a dor ou o prazer do outro como ele o sente e perceber as suas causas como ele a percebe, porém sem perder nunca de vista que se trata da dor ou do prazer do outro.
(wikipedia)
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

nao é só de quem eu gosto.
tambem sinto isso com pessoas estranhas.
''A tradição é a personalidade dos imbecis"

Citação de: Susy em 03 janeiro, 2010, 18:11
O estado de empatia, ou de entendimento empático, consiste em perceber corretamente o marco de referência interno do outro com os significados e componentes emocionais que contém, como se fosse a outra pessoa, porém sem perder nunca essa condição de "como se". A empatia implica, por exemplo, sentir a dor ou o prazer do outro como ele o sente e perceber as suas causas como ele a percebe, porém sem perder nunca de vista que se trata da dor ou do prazer do outro.
(wikipedia)

as vezes tambem só capaz de sentir a dor de alguem,
nao sei por que sinto, é muito estranho ...

CientificaMente voce tambem sente isso???
''A tradição é a personalidade dos imbecis"

''A tradição é a personalidade dos imbecis"

Citação de: Susy em 03 janeiro, 2010, 18:11
O estado de empatia (...)
(wikipedia)

Olá amiga! O conceito de Empatia é muito usado nas ciências sociais particularmente na Psicologia, vários autores o abordam um é Carl Rogers, psicólogo e criador da linha teórica conhecida como Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), defende três condições básicas e simultâneas como facilitadoras, no relacionamento entre psicoterapeuta e cliente, são elas: a consideração positiva incondicional; a empatia e a congruência. A empatia, consiste na capacidade de se colocar no lugar do outro, ver o mundo através dos olhos dele e procurar sentir como ele sente. "A compreensão empática trata-se de sentir o mundo privado do cliente como se fosse seu, mas sem perder a qualidade do 'como se' " In; Terapia Centrada na Pessoa: Um paradigma Revolucionário de Jerold Bozarth (pág 11). Segundo R.Portner significa "pensar com os pés dos sapatos do outro". A empatia por ti citada, é uma resposta afectiva apropriada à situação de outra pessoa, e voluntária. Requer procedimentos específicos, que são usadas conscientemente, e fazem parte de uma relação. . Nenhum dos casos aqui citados pertencem a esta designação. Nas palavras as linhas por vezes parece demasiado ténues para definir conceitos e experiências tão dispares e diferentes.

CitaçãoA empatia por ti citada, é uma resposta afectiva apropriada à situação de outra pessoa, e voluntária. Requer procedimentos específicos, que são usadas conscientemente, e fazem parte de uma relação. . Nenhum dos casos aqui citados pertencem a esta designação. Nas palavras as linhas por vezes parece demasiado ténues para definir conceitos e experiências tão dispares e diferentes.

sim acho que nao é empatia :-X
''A tradição é a personalidade dos imbecis"

CientificaMente voce tambem sente isso???
[/quote]

Caro amigo de momento não sinto isso. Todas estas situações podem ser pontuais, intermitentes.. etc Pelo que parece não podemos manipula-las a nosso belo prazer! Gostaria de te responder com precisão, mas a única pergunta que me vem à mente é como sentes isso? ou seja de que forma e em que circunstâncias :) de outra maneira é difícil precisar o que possa estar a acontecer contigo. Abraço!

CitaçãoPelo que parece não podemos manipula-las a nosso belo prazer! Gostaria de te responder com precisão, mas a única pergunta que me vem à mente é como sentes isso?

é mesmo nao podemos manipular a nosso prazer.  :-\
se podesse seria muito bom.
bom eu sinto uma espece de dor,calafriu,em mim e sinto como se estavesse na pessoa
sinto um pouco da sensacao fora de mim...
é dificil de explicar :-X
pensei que isso era normal  e que todos tinham issos :angel:
''A tradição é a personalidade dos imbecis"

Citação de: lucas147 em 03 janeiro, 2010, 20:31
é mesmo nao podemos manipular a nosso prazer.  :-\
se podesse seria muito bom.
bom eu sinto uma espece de dor,calafriu,em mim e sinto como se estavesse na pessoa
sinto um pouco da sensacao fora de mim...
é dificil de explicar :-X
pensei que isso era normal  e que todos tinham issos :angel:

:) Não sei se alguém pode clarificar-te quanto ao que sentes, eu da minha parte, não tenho informação suficiente para me pronunciar, mas não é o mesmo que eu  8). Partilha sempre que queiras. Tens sempre a possibilidade de apresentar situações específicas e tentares descrever melhor as tuas experiências e sentimentos. Abraço

Citação de: CientificaMente em 03 janeiro, 2010, 20:15
Olá amiga! O conceito de Empatia é muito usado nas ciências sociais particularmente na Psicologia, vários autores o abordam um é Carl Rogers, psicólogo e criador da linha teórica conhecida como Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), defende três condições básicas e simultâneas como facilitadoras, no relacionamento entre psicoterapeuta e cliente, são elas: a consideração positiva incondicional; a empatia e a congruência. A empatia, consiste na capacidade de se colocar no lugar do outro, ver o mundo através dos olhos dele e procurar sentir como ele sente. "A compreensão empática trata-se de sentir o mundo privado do cliente como se fosse seu, mas sem perder a qualidade do 'como se' " In; Terapia Centrada na Pessoa: Um paradigma Revolucionário de Jerold Bozarth (pág 11). Segundo R.Portner significa "pensar com os pés dos sapatos do outro". A empatia por ti citada, é uma resposta afectiva apropriada à situação de outra pessoa, e voluntária. Requer procedimentos específicos, que são usadas conscientemente, e fazem parte de uma relação. . Nenhum dos casos aqui citados pertencem a esta designação. Nas palavras as linhas por vezes parece demasiado ténues para definir conceitos e experiências tão dispares e diferentes.

Sim, empatia pode ser explicada desta forma, mas há capacidades inatas que ultrapassam qualquer pratica cientifica. Expliquei com essa frase porque acredito que explica o básico da empatia, mas não a remeto a uma simples estratégia cientifica.
O que quero dizer é que muitos psicologos não têm a dita empatia, por muito que treinem, embora isso faça parte dos seus objectivos profissionais.
A capacidade de sermos empaticos com os outros vem principalmente de dentro de nós. Apenas esta capacidade foi aproveitada positivamente pela psicologia, mas não foi criada pela mesma.
A empatia já existe desde que a civilização existe, tal como a sensibilidade em captar sensações, emoções e pensamentos dos outros à nossa volta.
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

ate o ponto de sintir a dor do outro ??? ???
''A tradição é a personalidade dos imbecis"

Citação de: CientificaMente em 03 janeiro, 2010, 02:41
Olá amiga Templa  ;) eu nunca soube para que é "isto" servia... nem mesmo lhe tinha dado um nome até ao momento!!! Só com a vossa ajuda! Mas pensando bem, acho que tens razão, quando dizes "Deus te ajude a ajudar", já que ainda que eu sentisse tudo isso agora, que não sinto, não poderia ajudar quem quero... visto que não tenho qualquer voto quanto ao que sei ou a quem posso ajudar. Pode haver até quem precise muito de ajuda e eu não poder ser útil. Mas, já agora quero deixar claro que  sou uma pessoa completamente normal, e nunca usei isto para rigorosamente nada  :D 8)

Claro que eu sei que você não poderá ajudar quem precise,  mas quem tem de ser ajudado. Tem de ser assim,  porque eu sei que a sua vontade, nestes casos, é nula ou é anulada,  em função do que tiver se ser feito,  segundo orientação do astral, seja lá o que isso for. Mas eu continuo a dizer que gostava de saber naquele caso que citei. Contudo, não entenda isto como um pedido seja para o que for da sua parte, porque não é mesmo. É um mero desejo, mais nada.
Eu só tenho sobrinhos, mas sou tia leoa, mais até do que coruja.
E digo o mesmo, Deus te ajude a ajudar. Porque ajudar, julgo eu, deve ser a sua missão.

Beijinho
Templa - Membro nº 708

Citação de: Susy em 03 janeiro, 2010, 22:03
(...)
O que quero dizer é que muitos psicologos não têm a dita empatia, por muito que treinem, embora isso faça parte dos seus objectivos profissionais.
A capacidade de sermos empaticos com os outros vem principalmente de dentro de nós.

Caríssima amiga, não posso concordar consigo. Um psicólogo, como bom profissional cria acima de tudo empatia pela técnica, mais do que por características inatas. 

Um abraço

Citação de: CientificaMente em 04 janeiro, 2010, 07:06
Caríssima amiga, não posso concordar consigo. Um psicólogo, como bom profissional cria acima de tudo empatia pela técnica, mais do que por características inatas. 

Um abraço


concordo contigo, mas também é verdade que mesmo aprendendo a tecnica, se não tiver já uma sensibilidade apurada na sua personalidade, não consegue ter uma empatia maior do que o básico. Um bom psicologo é aquele que usa a tecnica para aperfeicoar o que já tem, não para criar o que nunca teve. Digo-te isso porque conheço muitos amigos psicologos, e muitos têm dificuldades nessa area porque nunca tiveram nas suas vidas uma capacidade empatica. Ao passo que outros, já não têm dificuldades nenhumas, porque sempre foram assim, desde que se lembram.
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

#29
Citação de: Susy em 04 janeiro, 2010, 18:37
concordo contigo, mas também é verdade que mesmo aprendendo a tecnica, se não tiver já uma sensibilidade apurada na sua personalidade, não consegue ter uma empatia maior do que o básico. Um bom psicologo é aquele que usa a tecnica para aperfeicoar o que já tem, não para criar o que nunca teve. Digo-te isso porque conheço muitos amigos psicologos, e muitos têm dificuldades nessa area porque nunca tiveram nas suas vidas uma capacidade empatica. Ao passo que outros, já não têm dificuldades nenhumas, porque sempre foram assim, desde que se lembram.

a mais pura verdade
''A tradição é a personalidade dos imbecis"