Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.445
Total de tópicos
26.915
  • Antigo Sanatório dos Caminhos-de-ferro nas Penhas da Saúde
    Iniciado por IceBurn
    Lido 61.976 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Já anteriormente falámos aqui no fórum sobre este fantástico edifício!



Projectado pelo arquitecto Cottinelli Telmo nos anos 20,foi mandado construir pelos Caminhos de Ferro para tratamento de Tuberculose dos seus funcionários, visto poderem beneficiar da localização em sitio calmo e dos ares da Serra, fazendo parte da rede de 11 sanatórios, existentes no inicio do século XX.


Arq. Cottinelli Telmo

Demorou 8 anos a ser construído (1928-1936) e permaneceu fechado durante outros tantos anos, devido a circunstâncias diversas e estranhas à CP. Depois viria a ser arrendado à Sociedade Portuguesa de Sanatórios, com a condição de receber todos os doentes necessitados de tratamento de altitude, tendo cinquenta camas à disposição da Assistência Nacional aos Tuberculosos.



O edifício acolheu, ao longo de mais de 40 anos, muitos milhares de tuberculosos, provenientes de todo o país, que procuravam recuperar da Tuberculose nos bons ares da Serra da Estrela.

Apesar de acolher doentes de todas as classes sociais, os doentes menos favorecidos não tinham acesso a todas as alas, algumas destinadas apenas às classes altas, que ali encontravam todo o conforto que o dinheiro podia comprar.

Oito anos após a cedência, o edifício passou para as mãos do Estado, tomando conta dele o Instituto de Assistência Nacional de Tuberculose (IANT), passando também a partir de 1953, a ser internados doentes pobres.



O recurso à quimioterapia antituberculose, levou ao encerramento dos sanatórios afastados dos centros urbanos e pouco rentáveis. E o Sanatório das Penhas da Saúde não mereceu diferente sorte, fechando as portas em Junho de 1969.

Em 1969, por ordem do Ministério de Saúde e Assistência seria dada ordem de encerramento. O seu ultimo director Dr. Carlos Coelho, licenciado em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, acabou por ser o ultimo testemunho do encerramentodo Sanatório.



Palco de grandes historias humanas, umas com sucesso, outras dramáticas, devido as carências na época. Portugal entrava em guerra com algumas colónias em África, que originou uma época de grande crise, pobreza e miséria,

Nos anos seguintes, houve a tentativa de aproveitar a estrutura, chamando-se Abrigo dos Hermínios com a finalidade de servir de albergue, estrutura de apoio ao alojamento na Serra da Estrela, tendo sido mesmo mudadas todas as camas do edifício.Após o 25 de Abril, e devido à falta de alojamento, serviu de residência temporária aos retornados e refugiados das antigas colónias.

Desde os anos 80 que foi deixado a um abandono profundo, que tem originado o seu estado de degradação até aos nossos dias.



Avaliada entre cem e cento e cinquenta milhões de euros, a reconstrução do Sanatório ultrapassa as possibilidades da Turistrela, o que obrigou à cedência em favor da Enatur.

A 28 de Novembro de 1998, o Sanatório é vendido pela Turistrela à Enatur, pela simbólica quantia de 1 escudo. Em troca, entre outras contrapartidas, a Enatur compromete-se a reconstruir o edifício e transformá-lo numa Pousada Regional de grande qualidade.









Localização no Google Maps: http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=en&geocode=&q=Sanat%C3%B3rio+Penhas+da+Sa%C3%BAde&sll=39.639538,-7.849731&sspn=11.634989,19.753418&ie=UTF8&ll=40.291778,-7.533676&spn=0.002815,0.004823&t=h&z=18

Constou-me que o edifício estaria prestes a ser demolido, alguém consegue confirmar se isto é verídico?
O possível faz-se, o impossível demora mais um bocado.

#2
Citação de: Alekhine em 22 maio, 2009, 10:58
Constou-me que o edifício estaria prestes a ser demolido, alguém consegue confirmar se isto é verídico?

Espero bem que não, isso não fazia o mínimo sentido.

As fotos tão muito fxs e a história toda do edifício também, bom trabalho. Mas onde tá a parte sobre um espírito qualquer k anda pra lá ou kk coisa do género? lol n há nenhuma lenda ou assim sobre o local?

Citação de: InfernalSoul em 30 maio, 2009, 00:47
As fotos tão muito fxs e a história toda do edifício também, bom trabalho. Mas onde tá a parte sobre um espírito qualquer k anda pra lá ou kk coisa do género? lol n há nenhuma lenda ou assim sobre o local?

Não tenho conhecimento que alguma investigação paranormal tenha sido já levada a cabo lá. Tambem não conheço nenhuma lenda sobre o local.

Mas uma coisa eu sei, locais como estes estão repletos de espíritos e este de certeza que não é exepcção.

os locais como este (sanatorios) e outros do genero - hospitais, clinicas, hospicios e ate outros nao relacionados com tratamento de doenças - cadeias, teatros - devido ao facto de serem frequantados por muitas pessoas originam um acumular de energias, que com o passar do tempo levam a que ocorram actos "inexplicaveis". Se se juntar a isso, o facto de em alguns desses locais falecerem pessoas...temos então dois factos importantes para que isso ocorra...
na minha opinião...os hospitais...e os cemiterios...são onde mais facilmente qualquer pessoa (mesmo a mais ceptica) consegue "sentir" coisas "anormais"... O facto de serem locais que de uma forma ou de outra mexem com os sentimentos das pessoas...levam às vezes a que nós mesmo duvidemos do que estamos a sentir..."será impressão minha?" ...e depois...tentar racionalizar...e arranjar justificações para explicar os "arrepios"...os "sons"...ou até aqueles vultos que costumamos ver de relanço...pelo canto do olho...

Cumprimentos

mokachocolate
#6
Já estive lá uma ou duas vezes com a minha irmã e amigas =) é um tanto assustador mas não sentimos nada de estranho nem presenciamos nenhum evento inexplicável. Apenas cheguei a ouvir passos, e éramos as únicas lá, mas podiam ser várias coisas, alguma pedrita ou lixo arrastada pelo vento ou a cair.
Aquilo está extremamente degradado, andamos só pelo r/c, 1º andar e penso que também pelo segundo, elas queriam subir mas não as deixei  :-\ estávamos no meio de nenhures, se acontece-se alguma coisa ía ser muito complicado. Aconselho a quem for lá a não se aventurar muito pelos restantes andares e cave (outra vez, a minha irmã bem tentou ir mas não a deixei :P)
Tiramos algumas fotos, numa ou duas parecem ter orbs (tenho de pedir as fotos á minha amiga), o que torna toda esta mini investigação mais excitante. Mas infelizmente não há mais nada a relatar além de brincadeiras um tanto parvas (típico de nós ;D)

Da próxima vez gostaria de levar um gravador e a minha polaroid para ver se apanhamos realmente alguma coisa, pesquisar um pouco mais, principalmente os locais que sentimos serem mais pesados. Se lá voltarmos voltarei aqui para relatar tudo =) Assim que conseguir as fotos posto-as aqui =D

#7
Boas

Estou-me a estrear por aqui.

Aproveito e apresento-me já aqui (vou já fazer no devido sítio igualmente): chamo-me Hugo, sou estudante e bombeiro, tenho 21 anos.

Bem, posso dizer que estive no Sanatório em Março, e por acaso não presenciei nada de anormal.

Mas houve um amigo meu que passou lá uma noite, e tirou fotos a todos os sítios do Sanatório excepto à cave, visto que lá o flash da máquina não funcionou de maneira nenhuma. Tirando isso e alguns barulhos, acho que não houve mais nada.

Eu próprio tirei umas fotos que poderei metê-las aqui amanhã :)

Cumps


txori
Olá companheiros!

Estou a organizar uma expedição ao sanatório. A ideia é passar lá um dia e uma noite, com sete quilos de câmeras de todos os tipos.

Irei postando aqui os avanços na organização bem como a progressão nas inscrições.

Façam perguntas.

Boas

Eu daqui a um pouco vou por as fotos, tive um imprevisto hoje e tive que ir trabalhar do nada. Peço desculpa.

Mais daqui a um bocado meto aqui algumas fotos :)

Cumps

Brutal!!
É pena é ja não haver respeito por locais antigos.Tudo cheio de grafitis...  >:(
Believe to see...

Completamente de acordo Zuhl ... gostava mesmo de apanhar assim um a geito ... eu que até ando a precisar de descarregar o stress e a carga negativa com que ando ... ouve nem te conto ... acho que o obrigava a engolir as latas ... cada vez que o gajo desse um pum havia de pintar as cuecas!  >:( ;D ;D ;D ;D
Kyo Dake Wa,
Ikaru Na ...

É bem verdade...

A mim pareceu-me que o local também andou a servir para a prática de paintball, visto que é só marcas de bolas na parede  ::)

Enfim, hoje em dia já não há respeito por nada...

Anyway...

Como eu disse, não consegui tirar fotos à cave, o flash lá não funcionou

#14
Citação de: kerbheros em 16 junho, 2009, 17:58
Completamente de acordo Zuhl ... gostava mesmo de apanhar assim um a geito ... eu que até ando a precisar de descarregar o stress e a carga negativa com que ando ... ouve nem te conto ... acho que o obrigava a engolir as latas ... cada vez que o gajo desse um pum havia de pintar as cuecas!  >:( ;D ;D ;D ;D

Mesmo a serio lol.
Não sou contra grafitis,desde que sejam nos sitios adequados.
É pena é que nunca são...  :-X

Citação de: forbid em 16 junho, 2009, 18:06
É bem verdade...

A mim pareceu-me que o local também andou a servir para a prática de paintball, visto que é só marcas de bolas na parede  ::)

Enfim, hoje em dia já não há respeito por nada...

Anyway...

Como eu disse, não consegui tirar fotos à cave, o flash lá não funcionou

Não funcionou?
Entao talvez seja a cave o melhor sitio pra tirar fotos  :)
Believe to see...