Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.439
Total de tópicos
26.913
  • Sou muito nervoso e preciso de ideias para ficar calmo
    Iniciado por godsdog
    Lido 31.151 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação

Eu quando estou nervosa por qualquer razão, dá me vontade de vomitar 
Kitkat como eu te compreendo... A mim acontece-me a mesma coisa. E por vezes torna-se impossivel de controlar. O meu médico receitou-me uns comprimidos para tomar em alturas mais complicadas. Tento recorrer a eles o mínimo possivel mas por vezes não tenho outra solução. Aparento ser uma pessoa calma, mas por vezes cá dentro vai um turbilhão de pensamentos engalfinhados uns nos outros. Pelo menos continuo a não sofrer de insónias e isso já é uma grande ajuda.

" (...)Porque as pessoas loucas o bastante para acreditar que podem mudar o mundo, são as que o mudam."
-Jack Kerouac

Boas,

Desculpem por estar a ressuscitar este tópico mas eu também sou muito nervoso. Fico nervoso com tudo e com coisas mínimas. Eu costumava fumar muito e na minha cabeça fazia-me bem (ilusão). Depois tentei encontrar alguma coisa que me acalmasse e era a música. Eu adoro guitarra e quando chegava a casa nervoso ligava o amplificador, colocava num volume bem alto e tocava com uma distorção bem alta (gosto de metal). Todas as minha energias negativas passavam para os dedos e dos dedos para a guitarra. Isto acalmava-me muito... Ou então ouvir música também resulta..
Tinha de partilhar.

Cumps

Saudações Mikalei,
infelizmente a ansiedade está na grande maioria das vezes relacionada com preocupação. A ansiedade materializa-se numa ocupação antecipatória dos recursos da mente sobre algo que acontecerá ou que se receia que aconteça no futuro.

Para os mais preocupados, os pensamentos ansiosos são alimentados pelas crenças, ambas, positivas e negativa, que mantêm a inclinação mental desadequada. Do lado negativo, pode acreditar que a sua preocupação constante é prejudicial, que vai deixá-lo louco ou afetar a sua saúde. Ou que irá perder o controlo sobre os seus pensamentos, e nunca mais conseguirá controlar a preocupação. No lado positivo, poderá acreditar que a sua preocupação ajuda a evitar as coisas ruins, evita problemas, e que o prepara para o pior, ou que conduz a soluções.

Crenças negativas, ou preocupar-se com a sua preocupação, faz disparar ainda mais a ansiedade e o ciclo de pensamentos preocupantes irão manter-se. Mas crenças positivas sobre a preocupação podem ser ainda mais prejudiciais. É difícil quebrar o hábito preocupação se acreditar que a sua preocupação o protege. Para parar a preocupação excessiva e a ansiedade, deverá abandonar a sua crença de que a preocupação serve um propósito positivo. Depois de perceber que a preocupação é o próprio problema, não a solução, pode recuperar o equilíbrio emocional e reestruturar os padrões mentais para uma forma mais positiva e otimista de ver a vida.

1 - Aceite a incerteza

Desafiar a intolerância de incerteza: A chave para o alívio da ansiedade

Pergunte a si mesmo as seguintes perguntas e anote as suas respostas. Veja se consegue chegar a um entendimento das desvantagens e problemas de ser intolerante com a incerteza.

É possível ter certeza sobre tudo na vida?
Quais são as vantagens de querer ter a certeza de todas as coisas, versus as desvantagens? Ou, como é que a necessidade de ter a certeza é algo útil ou prejudicial na vida?
Você tende a prever que algumas coisas ruins possam acontecer apenas porque são incertas?
Isso é uma coisa razoável a fazer?
Qual é a probabilidade de resultados positivos ou neutros acontecerem?
É possível viver com uma chance pequena de que algo de negativo pode acontecer, dado que o seu risco é muito baixo?

2 - Crie um período de tempo para preocupação

Aprenda a adiar a preocupação:

Criar um "período para a sua preocupação".

Escolha um horário definido e um lugar para se preocupar. Deve ser o mesmo todos os dias (por exemplo, na sala de estar entre  17:00 – 17:20), tente que seja suficientemente distante da hora de ir dormir para que a ansiedade não lhe prejudique o sono. Durante o seu período de preocupação, você está autorizado a preocupar-se com o que lhe atormenta a mente. O resto do dia, porém, é uma zona livre de preocupações.

Adiar a sua preocupação.

Se um pensamento ansioso ou preocupação emergir na sua mente durante o dia, faça uma breve nota num bloco de papel e adie o processamento de informação para o seu período de preocupação. Lembre-se que você vai ter tempo para pensar nisso mais tarde, então não há necessidade de se preocupar com isso agora. Guarde-a para mais tarde e continue com as suas atividades.

Verifique a sua "lista de preocupações", durante o período para se preocupar.

Reflita sobre as preocupações que você escreveu no bloco de papel durante o dia. Se os pensamentos ainda o estão a incomodar, permita preocupar-se com eles, mas apenas para a quantidade de tempo que você especificou para o período de se preocupar. Com esta estratégia provavelmente as suas preocupações não lhe irão parecer mais importantes, desta forma pode reduzir ou eliminar o seu período para a sua preocupação e aproveitar o resto do seu dia.

A reter:Adiar a preocupação é eficaz porque permite quebrar o hábito de se deter sobre as preocupações no momento presente. Assim que você desenvolva a capacidade de adiar os seus pensamentos ansiosos, você vai experimentar um maior alívio da ansiedade,  da preocupação e aumentar a sensação de controlo.

3 -Desafie os pensamentos negativos.

Se sofre de ansiedade e preocupações crónicas , é provável que você olhe para o mundo de maneiras que parecem torná-lo mais perigoso do que realmente é. Por exemplo, você pode superestimar a possibilidade de que as coisas vão sair mal, saltar imediatamente para cenários catastróficos, ou tratar cada pensamento negativo, como se fosse um facto real. Você também pode desacreditar a sua própria capacidade para lidar com os problemas da vida, assumindo que tudo irá correr mal ao primeiro sinal de dificuldade. Estes pensamento irracionais e atitudes pessimistas são conhecidas como distorções cognitivas.

Pare de se preocupar, questionando o pensamento que o preocupa:

Qual é a evidência de que o pensamento é verdadeiro? Isso não é verdade?
Existe uma forma mais positiva, realista de encarar a situação?
Qual é a probabilidade de que o que eu tenho medo realmente aconteça?
Se a probabilidade é baixa, quais serão alguns dos resultados mais prováveis?
É o pensamento útil? Como é que preocupar-me com isso me ajudará ou me prejudicará?
O que eu diria a um amigo que tenha esta preocupação?
Distorções cognitivas que conduzem à ansiedade e preocupação:

Pensamentos de tudo ou nada

Você olha para as coisas pensando de forma categórica e absolutista, como se as coisas tivessem de ser preto ou branco, sem meio termo." Se eu ficar aquém da perfeição, eu sou um fracasso total".
Hipergeneralização. Você faz generalizações a partir de uma única experiência negativa, esperando que ela se mantenha sempre verdadeira."Eu não serei contratado para o trabalho;. Eu nunca vou conseguir qualquer emprego". O filtro mental focaliza apenas os aspectos negativos, enquanto omite todos os aspectos positivos. Percebendo a única coisa que correu mal, ao invés de todas as coisas que deram certo.
Desvalorização do que é positivo.

Não dá atenção às coisas boas que lhe acontecem. "Eu estive bem na apresentação, mas isso foi apenas pura sorte.")
Tirar conclusões precipitadas e fazer interpretações negativas, sem provas concretas. Você age como alguém que acredita ser capaz de ler  a mente dos outros. "Eu sei que  aquela pessoa me odeia.") Ou como se fosse um cartomante. "Só sei que algo terrível está para acontecer."
Pensamentos catastróficos. Espera o pior cenário possível de acontecer. "O piloto disse que estamos num buraco de turbulência. O avião vai cair!".

Raciocínio emocional.

Acreditando que a maneira que você sente reflete a realidade. "Eu sinto medo agora. Isso deve significar que estou em perigo físico real."
Regras rígidas do tipo: "Eu tenho de..." ou "Eu nunca posso...". Munindo-se de uma lista rigorosa do que você deve e não deve fazer, punindo-se a si mesmo se  quebrar alguma das regras.

Rotulagem.

Rotular-se com base em erros e deficiências percebidas. "Eu sou um fracasso, um idiota, um perdedor".
Personalização.

Assumindo a responsabilidade (inflação da responsabilidade) por coisas que estão fora de seu controlo. "O meu filho teve um acidente, a culpa é minha. Devia ter avisado para ele dirigir com cuidado quando chove".


4 - Aprenda a relaxar

O relaxamento muscular progressivo.

Quando a ansiedade toma conta de si, o relaxamento muscular progressivo pode ajudá-lo a libertar a tensão muscular e reduzir ou afastar as suas preocupações. A técnica envolve sistematicamente contrair e, em seguida, descontrair os grupos musculares diferentes no seu corpo. Como o corpo relaxa, a  sua mente irá focar-se nessa sensação de bem-estar e automaticamente abandonar os pensamentos ansiogénicos.
A respiração profunda.

Quando você está ansioso, respira mais rápido. Essa hiperventilação provoca sintomas como tontura, falta de ar, rigidez, formigueiro nas mãos e pés. Estes sintomas físicos são assustadores, levando a mais ansiedade e pânico. Mas ao respirar profundamente pelo diafragma, você pode reverter esses sintomas e acalmar-se.

Meditação.

Muitos tipos de meditação provaram ser eficazes para reduzir a ansiedade. A meditação mindfulness, em particular, mostra-se como uma técnica muito útil para o alívio da ansiedade. Pesquisas mostram que a meditação mindfulness pode realmente mudar alguns estados do seu cérebro. Com a prática regular, a meditação aumenta a sensação de serenidade e alegria.

5 - Cuide de si mesmo

Procure suporte em amigos, familiares ou ajuda profissional.

A ansiedade e preocupação pioram quando você se sente impotente e sozinho. Empenhe-se em construir um forte sistema de apoio. Quanto mais você estiver ligado a outras pessoas, menos vulnerável você vai sentir-se. Se você começar a sentir-se oprimido com a preocupação, ligue para um familiar ou amigo de confiança. Fale-lhe sobre as suas preocupações, desabafar pode fazer com que os seus problemas pareçam menos ameaçadores.

Adote hábitos alimentares saudáveis.

Comece bem o seu dia tomando o pequeno almoço, e continue com pequenas refeições frequentes ao longo do dia. Ficar muito tempo sem comer leva à redução dos níveis de açúcar no sangue, o que pode fazer você sentir-se ansioso e irritado. Coma hidratos de carbono, como arroz integral, frutas e legumes.

Pratique atividades de lazer.

Procure praticar atividades que lhe tragam satisfação, alegria e o relaxem. Faça atividades que lhe permitam ficar envolvido e emersso, que lhe façam perder a noção de tempo.

Pratique exercício Físico.

Faça algum tipo de actividade física, de preferência de cariz aeróbico, como caminhadas, corridas de baixa intensidade, ou algum tipo de jogo colectivo.
Os teus segredos mantêm-me pacifico, as tuas mentiras mantêm-me seguro, estás satisfeito com a minha ignorância?

Puca
Olá, antes de mais um conselho. em vez de dizeres "Sou muito nervoso", altera esse padrão de pensamento para "Estou muito nervoso". Este simples exercício altera logo o definitivo do "Sou" para outro mais momentâneo "Estou", assim abres a porta para a resolução do problema.
Chá verde não é de todo apropriado, nem qualquer tipo de chá pois têm um efeito excitante, tal como o café. Bebe uma infusão de ervas com propriedades calmantes, por exemplo: Camomila, cidreira, Lucia Lima, etc.

Procura uma alimentação baixa em gorduras, evita fritos e carnes vermelhas (porco é o pior). Uma das razões do stress mental tem a ver com uma mente dispersa, ou seja que está a pensar em milhões de coisas ao mesmo tempo, podes tentar controlar com exercício de concentração, um exemplo concentrar no acto de respirar, sentir o ar fresco e renovado a entrar nos pulmões e o ar quente saturado de tensões, preocupações a sair, tenta que a expiração (saída do ar) seja muito lenta, o dobro do tempo da inspiração. Ao mesmo tempo podes ouvir uma musica muito tranquila e por exemplo fixar o olhar na chama de uma vela. São exercícios simples que se praticados diariamente têm um óptimo resultado nestas situações.

Espero ter ajudado. :)

sofiagov
Citação de: Puca em 05 dezembro, 2014, 02:19
Olá, antes de mais um conselho. em vez de dizeres "Sou muito nervoso", altera esse padrão de pensamento para "Estou muito nervoso". Este simples exercício altera logo o definitivo do "Sou" para outro mais momentâneo "Estou", assim abres a porta para a resolução do problema.
Chá verde não é de todo apropriado, nem qualquer tipo de chá pois têm um efeito excitante, tal como o café. Bebe uma infusão de ervas com propriedades calmantes, por exemplo: Camomila, cidreira, Lucia Lima, etc.

Procura uma alimentação baixa em gorduras, evita fritos e carnes vermelhas (porco é o pior). Uma das razões do stress mental tem a ver com uma mente dispersa, ou seja que está a pensar em milhões de coisas ao mesmo tempo, podes tentar controlar com exercício de concentração, um exemplo concentrar no acto de respirar, sentir o ar fresco e renovado a entrar nos pulmões e o ar quente saturado de tensões, preocupações a sair, tenta que a expiração (saída do ar) seja muito lenta, o dobro do tempo da inspiração. Ao mesmo tempo podes ouvir uma musica muito tranquila e por exemplo fixar o olhar na chama de uma vela. São exercícios simples que se praticados diariamente têm um óptimo resultado nestas situações.

Espero ter ajudado. :)


A Puca deixa sempre bons comentários....muito bom. ;)