Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • O estranho caso da mulher com um braço fantasma
    Iniciado por MissTiny
    Lido 3.338 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Depois de ter perdido a mobilidade no braço esquerdo devido a um AVC, uma paciente suíça de 64 anos assegura ver e movimentar um terceiro membro. A culpa, dizem os especialistas, é do seu cérebro.

A história parece saída de um filme, mas este é um daqueles casos em que a realidade supera a ficção. Uma equipa de médicos suíços comprovou a existência de um "braço fantasma" numa mulher que havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC).

A paciente, de 64 anos, perdeu a mobilidade no lado esquerdo do seu corpo após o AVC, mas, poucos dias depois, detectou um terceiro membro, de um branco quase translúcido, que acreditava usar para tocar objectos e até coçar a cabeça.

O fenómeno foi estudado por uma equipa de investigadores do Hospital Universitário de Genebra , que recorreram a imagens de ressonância magnética para analisar a actividade cerebral da paciente quando esta movia o seu braço direito, tentava mover o esquerdo ou usava o "membro fantasma".

Os resultados, publicados na revista científica " Annals of Neurology ", mostram que, quando a paciente foi orientada para coçar a face com o "braço fantasma", o gesto provocou uma activação das áreas cerebrais relacionadas com o movimento e a visão, sinal que ela não só sentia o membro imaginário, como era capaz de o ver e movimentar. O fenómeno parece ficar a dever-se, segundo os autores, a uma "padrão de comunicação subitamente aberrante entre o cérebro e o membro paralisado".

Os membros fantasma são normalmente descritos por pessoas que sofreram uma amputação, embora também sejam sentidos como um membro extra em pacientes com paralisia em consequência de um AVC. Geralmente os pacientes conseguem sentir a presença destes membros, mas a sua visualização ou sensação de movimento é muito mais rara.

Fonte:Expresso

é verdade. já tive doentes que se queixavam com dores dos membros amputados.

''A tradição é a personalidade dos imbecis"

loira fatal
tambem ja ouvi muito sobre membros fantamas em pessoas amputadas,inclusive um amigo meu dizia q sentia coceira no polegar da mao de um braço amputado ate acima do cotovelo.mas sobre o braço fantasma, lembro-me q minha avo materna apos ter sofrido um avc, reclamava de um bebÊ, em cima do seu colo, e dizia q ele era pesado e pedia insistentemente q retirassemos de cima dela. ,era de cortar o coraçao,ninguem via mas ela dizia q estava la...interessante materia :)

A existência de "membros fantasma" é clinicamente reconhecida. Todavia, não entendi (talvez porque estamos perante uma tradução e não perante o documento original) se o terceiro membro se deve a uma formação ectoplasmica.

#5
A minha bisavo foi amputada a uma perna com 14 anos e dizia pelo que me contam que eu nunca a conheci que ela se queixava com dores no pé e foi amputada ate a zona da rotula e um vizinho meu também não tem um braço e ele diz que lhe doí
Depois da morte não há nada e a morte também não é nada
não tou bem certo mas pronto

gabriellus
#6
Citação de: Lena em 18 dezembro, 2009, 22:45
é verdade. já tive doentes que se queixavam com dores dos membros amputados.
Podes crer, conheço pessoal que coça a a protese e cenas assim.... :P
Bom post nita, este tipo de artigo servem para elucidar que o cerebro ás vezes prega-nos partidas...
Principalmente quando vemos coisas que nao sao.

Oi amiga Nita :)
Agora que vi este tópico, lembrei me de um tio meu.
O meu tio já com os seus 50 e poucos anos, devido a uma doença, teve de amputar uma das pernas, o mais estranho, mas pelos vistos muito comum em quem perde membros é que muitos dizem, tal como o meu tio, que ainda sente a perna, e ele sente a perna a bater em alguma coisa quando supostamente é impossível.
Quando ele me disse aquilo fiquei um pouco confuso. Acho que o nosso cérebro depois de se acostumar tanto a uma coisa, mesmo depois de a perder, continua a acreditar que ela ainda existe, ou seja, ele ficou sem uma perna, no entanto se alguém tocar no local onde a perna não existe mais, ele consegue sentir..
Um facto super interessante e estranho.. mas acredito me no que ele diz.

Agora, ele não vê, simplesmente sente.

Cumprimentos :)
Ghost Hunter PT
www.ghost-hunters.webnode.com.pt