Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.400
Total de tópicos
26.900
  • A Personalidade de cada um
    Iniciado por F.Leite
    Lido 1.726 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
     Significado de personalidade: Personalidade é o conjunto das características marcantes de uma pessoa, é a força ativa que ajuda a determinar o relacionamento das pessoa baseado em seu padrão de individualidade pessoal e social, referente ao pensar, sentir e agir.

     A personalidade é portanto o que define e diferencia um individuo. No entanto há alguns aspetos que sobressaem e que permitiam dividir as pessoas por grupos.

    Os indivíduos que nasceram para mandar pois parece que lhes é nata essa característica. São indivíduos que desde cedo procuram assumir o comando das tarefas que fazem em grupo acabando por ser aceites pelos demais como chefe. A sua forma de agir e mesmo a forma de falar faz muitas vezes os outros sentirem-se confiantes no que eles dizem ou sugerem. Parece que nasceram para mandar e controlar os outros.

     Os indivíduos que são agressivos e belicistas como se tivessem nascido para ser guerreiros. São indivíduos que desde cedo mostram que só se sentem bem a provocar os outros na esperança de uma briga. Qualquer problema é resolvido na violência, notando-se essa violência até na forma de falar durante uma discussão normal. Normalmente após agredirem terceiros arranjam sempre motivo que os prive da culpa e não se preocupam com o sofrimento físico que causaram a terceiros. Parece que nasceram para serem soldados.

     Os indivíduos que nasceram para trabalhar e que ocupam todas as suas horas a fazê-lo. São indivíduos que nasceram com o bicho carpinteiro e não param quietos pois arranjam sempre alguma coisa para fazer. O seu prazer é o trabalho e o seu passatempo também. Parece que nasceram para serem trabalhadores obreiros.

     Os indivíduos que nasceram para obedecer como se fossem impulsionados a cumprir as ordens que lhes dão. São indivíduos que fazem o que lhes mandam e da maneira que lhes mandam fazer. Mesmo sabendo que poderia ser feito de outra forma, obedecem às ordens que lhes dão. Parece que nascem resignados a essa postura e não se esforçam por ocupar um lugar em que tenham de orientar outros ou de mandar. Parece que nasceram para obedecer.

     Os indivíduos aventureiros e que desafiam o perigo pondo em risco a própria vida como se tivessem nascido desprovidos de medo. São indivíduos que vivem de adrenalina e a quem tudo o que é perigoso excita. Tudo o que o medo impede os outros de fazer a estes dá prazer e buscam constantemente situações de perigo. Parece que nasceram para fazerem tudo o que é difícil e perigoso.

     Haveria mais, mas estes já chegam para exemplificar que "não parece que nascemos para...", como eu escrevi em cima, mas que "nascemos mesmo" para ser como somos.

     O Leão é um animal feroz e assassino por natureza. Os seus genes assim o fazem ser, da mesma forma que o Cordeiro é um animal manso e dócil. Estão no ADN de ambos os genes que os fazem ser assim tão diferentes. A natureza assim os criou.

     Em nós, humanos, não é diferente pois no nosso ADN estão as características que nos diferenciam uns dos outros, até na personalidade. Até parece que fomos criados por grupos para que cada grupo executasse uma tarefa especifica e portanto nascemos com aptidões especiais para essa tarefa.

     Da mesma forma que não se pode fazer de um Leão um animal manso e dócil, nem de um cordeiro um animal feroz, como será possível a um espírito mudar a personalidade de um corpo e de uma mente se já nasceram para ser da maneira que são?

#1
Citação de: F.Leite em 11 janeiro, 2018, 23:18
    Da mesma forma que não se pode fazer de um Leão um animal manso e dócil, nem de um cordeiro um animal feroz, como será possível a um espírito mudar a personalidade de um corpo e de uma mente se já nasceram para ser da maneira que são?
Há um ou outro leão cuja vida os levou a comportarem-se com os humanos como se fossem gatos e já vi ovelhas bastante agressivas.

Leões não tenho, mas tenho gatos. Todos diferentes. Sim, são caçadores, mas isso não tem a ver com o carácter mas com as determinantes biológicas derivadas de o gato caçar para comer. É como ter ou não caninos, olhos à frente do focinho, musculatura estruturada para correr, etc.
Há gatos muito ariscos - que os humanos apelidam de agressivos - há gatos que vêem um rato e não atacam.

Se encontramos estas "anormalidades" no comportamento típico dos animais, que dizer dos humanos, "animais" que ainda não se percebeu bem onde é que encaixam.

Todas as pessoas nascem com "predisposições", digamos assim, mas não creio que sejam deterministas. As pessoas mudam. Estou à vontade para fazer esta afirmação porque aconteceu comigo. Eu fui uma criança assim, uma adolescente assado e algures no percurso adulto percebi que a minha maneira de ser não correspondia à pessoa que realmente era. Olhei para trás e perguntei-me como é que tinha ido parar ali, como é que me tinha tornado naquela pessoa. E sim, encontrei as fases, os momentos em que a vida moldou a minha personalidade para uma coisa que ela não era.

Há muitas formas de estar e de ser que são aprendidas, assimiladas e tornam-se tão naturais que parecem mesmo ser uma coisa nossa, que nasceu connosco.

Todos nós conhecemos outras pessoas que se tornaram muito diferentes, que revelaram facetas que ninguém (nem os próprios) suspeitava que elas tivessem. Todos nós já ouvimos falar de casos em que perante situações extremas - como guerras ou calamidades - pessoas que sempre se mostraram corajosas e fortes se vão abaixo e outras pessoas, que sempre foram frágeis ou medricas, mostraram uma força incrível.
Nem é preciso ir para os extremos, o que não falta por aí são pessoas que são tão seguras de si, tão confiantes, parece que lidam com tudo maravilhosamente. Depois a vida muda e estranhamente estas pessoas não são capazes de lidar com as contrariedades. Elas, que pareciam ter capacidade de levar o mundo à frente.

Ou, remetendo para o exemplo do último parágrafo, homens de guerra que nasceram, cresceram e sempre viveram para a luta, verdadeiros leões, cuja vida de violência e de sangue os levou a um ponto em que puseram tudo em causa e os levaram a mudar radicalmente aquilo que aparentava ser a sua natureza.

Outro exemplo, uma pessoa que tenha muita energia e que não a gaste ao longo do dia, ao acumulá-la torna-se tensa, pode ficar irascível, agressiva. Vê-se isto em muitas crianças hoje em dia, levam o dia todo enfiadas numa sala, sentadas. Depois chegam a casa e é o terror. Os pais chamam-lhes hiperactivas, as outras pessoas dizem que são mal-educadas. Pudessem as crianças libertar toda a energia que têm e a hiperactividade ou má educação desapareciam.

Sim, as predisposições existem. Mas se houver auto-conhecimento suficiente, consciência dessas predisposições, podemos expressá-las de forma diferente ou não expressá-las de todo, caso cheguemos à conclusão que nos são prejudiciais.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Citação de: Cassandra em 12 janeiro, 2018, 11:19
Todas as pessoas nascem com "predisposições", digamos assim, mas não creio que sejam deterministas. As pessoas mudam.

     Esse é o assunto que eu pretendo focar, o porquê de cada um nascer com uma predisposição definida. Ela não é determinista porque estará sujeita às mudanças que uma educação especifica causem no consciente e no subconsciente do individuo. As pessoas só mudam se de alguma forma interiorizarem a mudança, isto é, se a vontade de mudar for tal que mude o que está de antemão gravado no seu subconsciente. Depois temos os traumas que são também causadores de mudanças drásticas no comportamento de quem os vive.

     Eu tento com estes textos chamar a atenção de que muito do que por aqui se diz que é, na verdade pode não ser. Casos aqui se comentam como sendo acção de espíritos e que mais não são que situações condicionadas pela forma como o subconsciente está programado para agir.

     Pessoas há que se queixam de que a vida não passa da cepa torta e de que por muito que se esforcem a vida não muda, que algo faz com fique sempre tudo na mesma ou que piore. Será que são ações estranhas à pessoa que provocam isso, ou será que é a própria pessoa que faz com que a vida não mude para melhor por força dos genes que lhe condicionam a forma de agir e a sua postura na vida?

     Uma pessoa queixasse que tudo lhe corre mal e questiona-se se foi bruxedo que lhe fizeram. Grande parte das vezes não se questiona é a ela mesma sobre o que ela fez que levou a que tudo corresse mal. Há uma ideia, pensamento ou até mesmo um sentimento que nos invade sempre que vamos tomar uma decisão e esse vem cá de dentro do nosso intimo ou subconsciente e ou nos diz com fé que vamos conseguir ou nos deixa logo à partida com duvidas nos resultados que vamos obter. Vou ver se consigo, vou tentar, será que é desta vez, oxalá dê certo, etc, são pensamentos que mostram que intimamente não estamos fadados para ter sucesso, mas sim para viver da sorte que o vento nos traga.

     Foi bruxedo que nos fez pensar assim? Não! Foi condição mental com que nascemos e que não foi prevista por quem nos educou por forma a modificar esse comportamento mental logo na infância e outras vezes essa mesma educação enraizou mais ainda a ideia de que seria mais difícil ainda ser alguém na vida.

     Se a vida como está não corre bem porque é que eu não mudo de vida? Porque é que não mudo de emprego? Porque é que não vou viver para outra localidade? Porque não desisto da relação? Porque não mudo a minha forma de me comportar perante a vida e perante os outros? Simplesmente porque sempre que o pensamos fazer, o nosso subconsciente impõe-nos o programa que tem gravado e desmotiva-nos de mudar. Surge então o medo de que não resulte e de que se se mudar pode-se mudar para pior ainda.

     Naqueles que nasceram para vencer esses pensamentos não surgem, pelo contrário, o que surge é logo uma forma otimista que prevê sucesso na mudança. Quem tem sucesso na vida nunca vê contratempos no que pretende para o futuro pois a sua mente leva-o logo de antemão a visionar os lucros ou o prazer que irá ter com o que pretende alcançar.

     Duas atitudes totalmente diferentes que têm a sua origem nos genes que lhe formaram a mente e na forma como foram depois reforçados ou não durante as experiências que a vida foi proporcionando.

     Há até quem diga que a personalidade tem a ver com a energia que determinados astros libertavam no momento do nosso nascimento e que dessa forma influenciaram a nossa genética. Uma coisa é certa, com força de vontade tudo se pode modificar.

Citação de: F.Leite em 13 janeiro, 2018, 11:49
     Há até quem diga que a personalidade tem a ver com a energia que determinados astros libertavam no momento do nosso nascimento e que dessa forma influenciaram a nossa genética. Uma coisa é certa, com força de vontade tudo se pode modificar.
Como alguém que se interessa por esta área, os mapas astrais realmente "adivinham" a personalidade. Dizem que é dos astros, mas como em muitos outros conhecimentos antigos, não serão os astros propriamente ditos que emanam energias lá onde estão. Os astros são representações simbólicas. Em relação a este assunto preciso de salientar que não há aqui destinos ou fados, a astrologia não trata de carmas ou castigos, ela é um instrumento de auto-conhecimento e revela um caminho.

Mas não é este o assunto. Em relação às predisposições estarem inscritas nos genes, não posso partilhar dessa opinião. A genética determina que tenho olhos castanhos, por exemplo, e não interessa quanto eu possa desejar ou esforçar-me para mudar a cor dos olhos, sejam lá porque meios forem. Eles vão ser castanhos até ao fim da minha vida.

Se estamos a assumir que as tendências podem ser moldadas, adaptadas ou eliminadas, não podem estar inscrita nos genes, pois a informação genética é informação gravada em pedra.
Condicionalismos genéticos seriam tão poderosos quanto as acções repressivas de espíritos maldosos.

Mas, nós temos perspectivas diferentes sobre a vida, a morte, o espírito e aquilo que o oprime ao longo do caminho.

Para lá das teorias, concordamos no essencial: ninguém está fadado para ser infeliz. O modo como cada um reage aos problemas e encara a vida pode ser alterado.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)