Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • Os anjos segundo o Espiritismo
    Iniciado por DeepGirl
    Lido 4.579 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
12. - Que haja seres dotados de todas as qualidades atribuídas aos anjos, não restam dúvidas. A revelação espírita neste ponto confirma a crença de todos os povos, fazendo-nos conhecer ao mesmo tempo a origem e natureza de tais seres.
As almas ou Espíritos são criados simples e ignorantes, isto é, sem conhecimentos nem consciência do bem e do mal, porém, aptos para adquirir o que lhes falta. O trabalho é o meio de aquisição, e o fim - que é a perfeição - é para todos o mesmo. Conseguem-no mais ou menos prontamente em virtude do livre-arbítrio e na razão direta dos seus esforços; todos têm os mesmos degraus a franquear, o mesmo trabalho a concluir. Deus não aquinhoa melhor a uns do que a outros, porquanto é justo, e, visto serem todos seus filhos, não tem predileções. Ele lhes diz: Eis a lei que deve constituir a vossa norma de conduta; ela só pode levar-vos ao fim; tudo que lhe for conforme é o bem; tudo que lhe for contrário é o mal. Tendes inteira liberdade de observar ou infringir esta lei, e assim sereis os árbitros da vossa própria sorte.
Conseguintemente, Deus não criou o mal; todas as suas leis são para o bem, e foi o homem que criou esse mal, divorciando-se dessas leis; se ele as observasse escrupulosamente, jamais se desviaria do bom caminho.
13. - Entretanto, a alma, qual criança, é inexperiente nas primeiras fases da existência, e daí o ser falível. Não lhe dá Deus essa experiência, mas dá-lhe meios de adquiri-la. Assim, um passo em falso na senda do mal é um atraso para a alma, que, sofrendo-lhe as conseqüências, aprende à sua custa o que importa evitar. Deste modo, pouco a pouco, se desenvolve, aperfeiçoa e adianta na hierarquia espiritual até ao estado de puro Espírito ou anjo. Os anjos são, pois, as almas dos homens chegados ao grau de perfeição que a criatura comporta, fruindo em sua plenitude a prometida felicidade. Antes, porém, de atingir o grau supremo, gozam de felicidade relativa ao seu adiantamento, felicidade que consiste, não na ociosidade, mas nas funções que a Deus apraz confiar-lhes, e por cujo desempenho se sentem ditosas, tendo ainda nele um meio de progresso. (Vede 1ª Parte, cap. III, "O céu".)
14. A Humanidade não se limita à Terra; habita inúmeros mundos que no Espaço circulam; já habitou os desaparecidos, e habitará os que se formarem. Tendo-a criado de toda a eternidade, Deus jamais cessa de criá-la. Muito antes que a Terra existisse e por mais remota que a suponhamos, outros mundos havia, nos quais Espíritos encarnados percorreram as mesmas fases que ora percorrem os de mais recente formação, atingindo seu fim antes mesmo que houvéramos saído das mãos do Criador. De toda a eternidade tem havido, pois, puros Espíritos ou anjos; mas, como a sua existência humana se passou num infinito passado, eis que os supomos como se tivessem sido sempre anjos de todos os tempos.
15. Realiza-se assim a grande lei de unidade da Criação; Deus nunca esteve inativo e sempre teve puros Espíritos, experimentados e esclarecidos, para transmissão de suas ordens e direção do Universo, desde o governo dos mundos até os mais ínfimos detalhes. Tampouco teve Deus necessidade de criar seres privilegiados, isentos de obrigações; todos, antigos e novos, adquiriram suas posições na luta e por mérito próprio; todos, enfim, são filhos de suas obras.
E, desse modo, completa-se com igualdade a soberana justiça do Criador.


Fonte: http://www.institutoandreluiz.org/anjos_e_demonios.html
DeepGirl

Citação de: DeepGirl em 06 janeiro, 2018, 08:47
As almas ou Espíritos são criados simples e ignorantes, isto é, sem conhecimentos nem consciência do bem e do mal, porém, aptos para adquirir o que lhes falta. O trabalho é o meio de aquisição, e o fim - que é a perfeição - é para todos o mesmo. Conseguem-no mais ou menos prontamente em virtude do livre-arbítrio e na razão direta dos seus esforços; todos têm os mesmos degraus a franquear, o mesmo trabalho a concluir. Deus não aquinhoa melhor a uns do que a outros, porquanto é justo, e, visto serem todos seus filhos, não tem predileções.
Eis o que me inquieta nestas teorias: falam sempre do meio e do fim, mas esquivam-se aos motivos do princípio.

Deus é justo e não tem predileções? Talvez sim, talvez não, segundo este texto só podemos ter certezas relativamente ao facto de ele estar tremendamente aborrecido lá no lugar em que está.
É por isso que em vez de criar espíritos como deve ser, já com toda a iluminação e perfeição que poderiam ter, prefere investir o seu poder na criação de espíritos "simples e ignorantes", lançá-los no plano material e ficar a ver se eles atingem a perfeição ou não. Pelo caminho, estes pobres espíritos contam com a ajuda de anjos invisiveis que vão dando umas indicações ténues e subtis que só alguns abençoados conseguem entender e/ou pressentir.

Mas podemos dar-nos por satisfeitos, ao menos temos estes seres maravilhosos a ajudar-nos. Podia ser bem pior, podíamos ter de fazer isto tudo sem ajudas, como aconteceu com os primeiros a serem criados - é que se todos os anjos foram espíritos como nós somos, quem é que ajudou os primeiros? Coitados, devem ter levado que tempos a acertar com o caminho!

Paremos uns minutos para reflectir sobre o sentido de tudo isto... o grande Jogo da Glória Cósmico prossegue dentro de momentos.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

#2
Citação de: Cassandra em 07 janeiro, 2018, 13:24
Eis o que me inquieta nestas teorias: falam sempre do meio e do fim, mas esquivam-se aos motivos do princípio.

Deus é justo e não tem predileções? Talvez sim, talvez não, segundo este texto só podemos ter certezas relativamente ao facto de ele estar tremendamente aborrecido lá no lugar em que está.
É por isso que em vez de criar espíritos como deve ser, já com toda a iluminação e perfeição que poderiam ter, prefere investir o seu poder na criação de espíritos "simples e ignorantes", lançá-los no plano material e ficar a ver se eles atingem a perfeição ou não. Pelo caminho, estes pobres espíritos contam com a ajuda de anjos invisiveis que vão dando umas indicações ténues e subtis que só alguns abençoados conseguem entender e/ou pressentir.

Mas podemos dar-nos por satisfeitos, ao menos temos estes seres maravilhosos a ajudar-nos. Podia ser bem pior, podíamos ter de fazer isto tudo sem ajudas, como aconteceu com os primeiros a serem criados - é que se todos os anjos foram espíritos como nós somos, quem é que ajudou os primeiros? Coitados, devem ter levado que tempos a acertar com o caminho!

Paremos uns minutos para reflectir sobre o sentido de tudo isto... o grande Jogo da Glória Cósmico prossegue dentro de momentos.

Obrigada Cassandra.

É exactamente o que me tenho questionado. Por vezes sinto que estou a ser injusta ao duvidar de tudo e todos, mas é isso mesmo. Estou sinceramente farta de teorias.
DeepGirl

Devemos sempre questionar, não devemos aceitar as coisas só porque muitos acreditam que aquilo é a verdade ou só porque a teoria existe há não sei quanto tempo. Temos de ter consciência que as teorias são construções humanas e muitas existem apenas para nos baralhar e controlar.

Muitas teorias têm partes da verdade que estão embrulhadas em mentiras ou meias-verdades. É por isso que sou como a outra e nunca nego à partida uma ciência que desconheço (ou teoria), precisamente porque pode haver algo de verdadeiro nela. A curiosidade é necessária, mas o cuidado e a reflexão também.

A verdade anda por aí, mas encontrá-la dá trabalho, é preciso cavar muito no meio do entulho para encontrar esse tesouro.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Citação de: DeepGirl em 06 janeiro, 2018, 08:47
12. - Que haja seres dotados de todas as qualidades atribuídas aos anjos, não restam dúvidas. A revelação espírita neste ponto confirma a crença de todos os povos, fazendo-nos conhecer ao mesmo tempo a origem e natureza de tais seres.
As almas ou Espíritos são criados simples e ignorantes, isto é, sem conhecimentos nem consciência do bem e do mal, porém, aptos para adquirir o que lhes falta.

Fonte: http://www.institutoandreluiz.org/anjos_e_demonios.html

     A resposta há existência ou não de anjos está nesta frase ditada por André Luíz. Serve para confirmar as crenças dos povos modernos e antigos e dessa forma tornar o espiritismo abrangente aos crentes de todas as religiões. Acontece é que nas crenças mais antigas, os anjos eram seres vindos dos céus, habitantes doutros planetas. Esses também estão incluídos nessa afirmação?

     Não estou com isto a dizer que não me acredito que os ditos anjos existam, pelo contrário. Eles existem, somente não são o que dizem ser nem fazem o que dizem fazer.

     Qual a necessidade de deus ou outro elemento qualquer, criar energias e sujeitá-las ao sofrimento físico e moral para atingirem um valor numa qualquer escala de evolução que ninguém conhece os parâmetros?

     Se nos criou espíritos simples, então criou-nos perfeitos pois a perfeição está na simplicidade, ou não é isso mesmo que se espera de uma alma evoluída, ser simples e liberta dos valores materiais e sentimentos mesquinhos?

     É tanta contradição nestes ensinamentos ou então deus é um tipo sádico e está a fazer um jogo pérfido com os seres que diz que criou. Não entendo é porque é que as pessoas não conseguem ver isto e até têm medo quando começam a duvidar de deus, tal é a forma como têm a mente controlada.

#5
Simples refere-se que no Espírito não há maldade e ignorantes pois nunca antes tiverem uma experiência corpórea. A maldade vem da carne. Não há contradição nenhuma. O Próprio Mestre Jesus afirmou que o Espírito está pronto a carne é que é fraca. Se o Mestre não fosse um Espírito puro jamais faria o que fez e a sua mensagem teria-se perdido no tempo. O mesmo acontece com tudo. Se não houver verdade no Espiritismo por ele próprio acabará. Agora como em tudo, quem dá continuidade a algo como somos muito imperfeitos fazemos a coisa a nossa maneira e distorcemos a mensagem e pior, acreditamo que podemos controlar algo que não está sob o nosso control.

Que justiça haveria se todos nós não podessemos chegar ao grau angélico? Seria justo uns serem criados perfeitos, sem passar pelas provações da carne e outros aqui a sofrer?
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Desculpa lá, mas há contradição sim.
Pegando nas palavas do Mestre, que nessas de facto não se encontram contradições, o espírito está pronto, mas a carne é fraca - que podemos concluir daqui?

Ora, Jesus falava para multidões. Afirmar isto é estar a dizer que o Manel, o Jaquim, a Francisca e a Maria, indendentemente de quem são, de quem foram, do que fizeram, enfim, independentemente dos seus percursos naquela e noutras vidas, têm espíritos que estão prontos.
Então, a conclusão lógica é que o espírito, qualquer um, já é perfeito.

Se o espírito está pronto, se é perfeito, então as teorias das evoluções espirituais cai por terra, mais os carmas e afins. O espírito está pronto, logo, não precisa de mais nada. Só precisa mesmo de se libertar da carne.
Caso contrário, Jesus teria falado de outras questões, mas a verdade é que todas as questões de que ele falou foram, precisamente, questões relacionadas com o libertar da carne, questões ligadas ao desapego do mundo material.

Citação de: misticopt28 em 08 janeiro, 2018, 18:30
Que justiça haveria se todos nós não podessemos chegar ao grau angélico? Seria justo uns serem criados perfeitos, sem passar pelas provações da carne e outros aqui a sofrer?
Mas se o espírito está pronto, todos nós já somos angélicos de natureza, todos os espíritos foram criados perfeitos.

Para que é que servem as provações da carne? O sofrimento?

Se o nosso destino é nos tornarmos espírito angelicais e se somos criados perfeitos... hum... o que é que se passa com esta coisa do mundo material, das provações da carne?

Vocês não querem crer no que vos digo, mas eu digo outra vez: a pergunta para o jackpot é aquela que versa sobre o princípio, sobre o porquê de termos sido postos em corpos.
E a conclusão lógica não pode ser "porque andamos a evoluir", porque concluímos, precisamente, que o nosso espírito já não precisa de evolução, ele está pronto.

Saber a resposta para o "porquê um corpo" é meio caminho andado para perceber uma série de outras coisas, incluindo o caminho para a libertação.

Desliguem-se da teoria do "sofrimento é necessário e imprescindível" e vejam como a vossa perspectiva dá uma grande volta.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Citação de: Cassandra em 08 janeiro, 2018, 20:40
Saber a resposta para o "porquê um corpo" é meio caminho andado para perceber uma série de outras coisas, incluindo o caminho para a libertação.

A Cassandra poderia dar a resposta, por favor?

#8
Citação de: Cassandra em 08 janeiro, 2018, 20:40
Saber a resposta para o "porquê um corpo" é meio caminho andado para perceber uma série de outras coisas, incluindo o caminho para a libertação.

Desliguem-se da teoria do "sofrimento é necessário e imprescindível" e vejam como a vossa perspectiva dá uma grande volta.

    Essa é a pergunta para um milhão de euros e julgo até que merecia que todos se esforçassem um pouco para procurar uma resposta que pudesse justificar razoavelmente o porquê da vida num corpo.

    Eu tenho a minha teoria que vou expôr como resposta.

    A energia transformou-se no Universo, não o criou, simplesmente se transformou nele. As diversas matérias em que se transformou assumiram comportamentos diversos por força das suas densidades e daí se estabeleceram as leis da física e da química. Também essas leis não são uma criação mas sim uma consequência.

    Do equilíbrio dessas matérias e da sua interação química surgiram as primeiras células e no seu núcleo acido, (ADN), ficou gravada a primeira memória do universo, a memória da sua forma material. (Agora vou avançar na explicação se não não saímos daqui).

    Estas primeiras células replicaram-se e ligaram-se entre si dando origem aos primeiros animais e o resultado é o que se vê, biliões de seres vivos. Todos têm ADN, todos têm memória, todos são movidos pela energia da qual originaram.

    Ao longo da evolução de célula até corpo complexo, essa energia foi adquirindo consciência por força das memórias dos diferentes seres em que se foi transformando até que produziu um ser e um cérebro capaz de raciocinar e de ter sentido critico, mas que não se livra de estar sujeito às condições mentais que lhe inculcam a sobrevivência, condições essas que lhe provocam sentimentos, luta pela sobrevivência e necessidade de procriar.

    Embora se tenha tornado um ser dito inteligente, não deixa de ser um animal com inteligência. Nasce como os demais animais, vive como os demais animais e morre como os demais animais. Diferencia-o simplesmente o facto de ter consciência das consequência dos seus actos e da consequência que os atos dos outros têm no decorrer da sua própria vida.

    O ser humano é, quanto a mim, a energia do universo a viver no mundo a que essa mesma energia deu origem.

    Quanto ao sofrimento, o homem sofre como todos os restantes animais, somente o valorizamos mais pelo facto de mais ou menos sabermos que esse sofrimento poderia ser evitado e que tem origem nos nossos actos ou em actos de terceiros.

Citação de: xion em 08 janeiro, 2018, 20:54
A Cassandra poderia dar a resposta, por favor?
Se eu soubesse "A" resposta das duas uma: ou já cá não estava, ou estava, mas seria um ser bem diferente, para melhor.

Não, Xion, eu não sei a resposta certa. Apenas tenho as minhas convicções, sendo que neste caso tenho a convicção que as teorias que nos são apresentadas não só não são a verdade (porque não têm coerência) como só servem para atrapalhar o nosso despertar.

O importante é fazer perguntas. Se calhar torno-me incomodativa e chata, mas paciência. Fazer perguntas é importante por um simples motivo: mesmo que não cheguemos a uma conclusão definitiva, pelo caminho vamos eliminando hipóteses. Penso que é preferível não ter uma teoria a acreditar numa teoria que tem falhas dificeis de ignorar.

E esta pergunta ajuda muito a pôr em perspectiva os ensinamentos de uma determinada teoria: porque é que temos de ter um corpo?
Assim que as explicações começam, as incongruências começam a surgir naturalmente.

De qualquer forma, todos temos uma teoria e eu não sou excepção. O FLeite já tinha feito um tópico sobre este assunto dos corpos e das almas. Deixo o link, caso tenhas curiosidade:
https://portugalparanormal.com/index.php/topic,40588.0.html
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

#10
Cassandra o mal não está em questionar, mas sim quando se questiona com o intuito de afirmar aquilo em que acreditamos desvalorizando a opinião do outro. A evolução se dá de 2 formas: Pelo Amor ou pela dor. Agora estejam atentos aos vossos pensamentos diarios e as vossas acções para com os semelhantes. Não achamos justo que tenhamos que nascer e estar na carne, mas é mais justos uns seres criados perfeitos e sem aflição e outros virem para aqui passar tormentos. Aí é onde está a incoerência e não existe bom senso nisso nem lógica. O homem comk se crê grande e senhor de tudo é muito difícil acreditar que haja um ser superior a ele e ai nega a sua existência. Relativamente as palavras do Mestre ele refere-se na minha opinião que o Espírito é bom por natureza, não foi criado para praticar o mal. Egoísmo, avareza e etc são tudo actos contra o semelhante, quando o objectivo da criação é a ajuda e conforto mútuo entre todos.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Da minha parte, não desvalorizo nada nem ninguém, pois como já disse a verdade está espartilhada e espalhada um pouco por toda a parte, por isso não ouvir outras opiniões é correr o risco de passar ao lado de um bocado da verdade.

Quanto às perguntas mal intencionadas, concordo que isso também não é modo de discutir ideias. Ou bem que as pessoas conversam para trocar argumentos, ou então estamos só num exercício de esgrima de egos que também não leva a lado nenhum.
De qualquer modo, não interessa qual é a teoria, filosofia ou religião de que estejamos a falar, ela deve estar receptiva a todas as questões, venham elas com egos esgrimistas à mistura ou não.
Se há ideias a serem defendidas e apresentadas aos outros como a verdade, a teoria deve aceitar as dúvidas ou questões que esses outros possam colocar. Mesmo que os outros venham de má fé, as intenções deles devem ser secundárias, pois aquilo que é verdadeiro/correcto é sólido e não se desfaz por causa de perguntas mal ou bem intencionadas.

Voltando de novo aos ensinamentos do Mestre, relembremos a forma como ele foi questionado por quase toda a gente - precisamente com o intuito de o desacreditar ou ridicularizar. Funcionou? Não, como ele falava a verdade nada do que lhe podiam perguntar iria abalar os fundamentos daquilo que ele ensinava.


Quanto à evolução pela dor, tenho dificuldades em aceitar isso. Não por causa de ser justo ou injusto, mas porque me parece que não funciona. Por aquilo que se vê no dia-a-dia, os castigos até podem inibir as pessoas de praticar certas acções, mas isso acontece não porque elas aprenderam algo com o castigo, mas porque o receiam. Tal como já disse noutras vezes, isto representa uma mudança? Ou caso a pessoa pudesse fazer o que lhe apetece sem ser castigada, voltaria a fazer as mesmas coisas?

As pessoas receiam tanto o mal que há por aí, quando os piores demónios habitam dentro de nós. Dizes bem, deveríamos dar muita atenção aos nossos pensamentos, comportamentos e sentimentos de uma forma geral. Olhar para eles de longe e tentar perceber o que é que os gerou e o que vão provocar (não só nos outros, mas também em nós), perceber o que é que realmente nos move.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

#12
Eu já vivenciei imensas experiências com Anjos e Arcanjos (Metatron, Rafael, Miguel), e acredito do fundo do coração que eles nos ajudam e que possuem sem dúvida uma inteligência e poder energético acima do meu. O que mais me interpela é todas estas teorias de evolução: uma mais científicas, outra menos; umas mais religiosas, outras menos. Não sei se um dia serei um Anjo ou um Demónio, ou se já fui um dos dois. Apenas sei que esta vida, sempre a dediquei e dedicarei a ajudar os outros, e felizmente, atraio pessoas com um coração puro e com quem posso partilhar esta filosofia de vida (amigos, trabalho, lazer). As outras pessoas vão e vêm de forma natural, tão natural como a psicologia social explica que nos ligámos mais aos indivíduos com os quais temos os mesmos centros de interesse, mesmos valores, etc.

O Bem existe. O Mal existe. Quem criou o quê, quando, como, porquê... Será realmente o mais importante para darmos sentido à vida?

Foi a razão pela qual coloquei este excerto... Leio imensa coisa, oiço imensa coisa, mas no fundo, nada disto tem realmente valor se na nossa forma de agir e de viver não somos felizes ou não seguimos a nossa intuição, os nossos ideais.

O Ser Humano é imensamente complexo a nível cognitivo. Mas cada vez mais, acredito que é ele próprio que cria os seus problemas e cria as suas premissas, para testar as suas reais capacidades de gestão para os acontecimentos que se seguem. Porque o faz? Não acredito que seja regido pelo Bem ou pelo Mal. É intríseco.

Que há energias externas que tentam comunicar? Para mim, existem claramente.

Li o primeiro e o segundo livro de Allan Kardec. Estaria o homem a alucinar? Ou simplesmente os diálogos que ele teve com os espíritos eram de facto reais? Fará realmente sentido o que os espíritos transmitiram? Desde que li estes livros, confesso que a minha forma de ver a vida e as pessoas mudou. Mas isso é porque sempre aconteceream fenómenos inexplicáveis desde a minha infância e na minha família. E eu queria aquelas respostas. E tive-as. Naquele momento. Puro azar? Ou destino?

Tantas perguntas... Tantas respostas... Tantas crises existencias que aqui vão!
DeepGirl

A minha pergunta não foi mal intencionada. Foi intencionalmente  provocatória. A minha intenção foi desafiar a Cassandra a contar-nos o que aparentava saber sobre a criação dos corpos fisicos, quando dissertava sobre este assunto contestando veementemente as teorias de outros membros com abundância de termos e expressões irónicas.

Passo a referir o que para mim faz sentido quanto ao tema em discussão.

Eu não sou um espírito pronto. Sou uma consciência (prefiro dizer assim mas considerem o termo consciência como sinónimo de espírito para o caso) destacada mas ainda muito próxima da inteligência rudimentar da animalidade. Tenho muitos defeitos e poucas virtudes mas trabalho diariamente para inverter a situação e aumentar a minha capacidade de discernimento e lucidez. Percorro lentamente a escala evolutiva da consciência e um dia, ainda que sejam necessários milénios, serei uma inteligência evoluída. Neste longo percurso aumentarei gradualmente a minha compreensão das realidades do Cosmos.

Como tudo começou?  Não sei. Admito que tenha sido aproximadamente como F.Leite explicou. Porém, essa fase da criação ocorreu num tempo longínquo, antes mesmo da formação do planeta Terra. Foi o primeiro episódio de uma história interminável de evolução multiexistencial e multidimensional.

Muitos milénios já passaram. O universo é povoado por seres em dimensões físicas e não físicas e em variadíssimos patamares evolutivos. Muitos seres desenvolveram a inteligência rudimentar com que se manifestavam nos seus primórdios enquanto consciênçulas no reino animal ou equivalente, estando já num patamar superior da escala evolutiva, como inteligências evoluídas. Esse estado, ainda pouco compreensível para nós no nível evolutivo em que nos encontramos é o daqueles que na conscienciologia são referidos como Consciências Livres e nas religiões cristãs como Anjos.



Citação de: misticopt28 em 09 janeiro, 2018, 10:26
Cassandra o mal não está em questionar, mas sim quando se questiona com o intuito de afirmar aquilo em que acreditamos desvalorizando a opinião do outro. A evolução se dá de 2 formas: Pelo Amor ou pela dor. Agora estejam atentos aos vossos pensamentos diarios e as vossas acções para com os semelhantes. Não achamos justo que tenhamos que nascer e estar na carne, mas é mais justos uns seres criados perfeitos e sem aflição e outros virem para aqui passar tormentos. Aí é onde está a incoerência e não existe bom senso nisso nem lógica.

     Nada na natureza se rege pelo amor, mas sim pelo equilíbrio e pela sobrevivência. Tudo vive na dependência dos outros para sobreviver e para se alimentar. Nenhum animal existe que não seja o alimento predileto de outro animal, como se a natureza se tivesse encarregado de criar um para que este fosse alimento do outro e se assim não fosse o menos "apetecido" acabaria por enxame-ar o mundo com os da sua espécie, o que poria fim ao equilíbrio natural, que é o que está a acontecer com os humanos.

     Por força da inteligência os humanos aprenderam a proteger-se dos restantes, mas mesmo assim a natureza com todos os vírus e bactérias que criou, tenta arranjar forma de repôr o equilíbrio. A natureza está-se marimbando para o amor ao próximo seja e ele homem ou animal pois para a natureza o importante é a vida.

     Se a alma existe mesmo, pertence a Natureza pois faz parte do universo e reger-se-á pelas mesmas leis que regulam o restante do universo. Se um deus existe ter-se-há que reger da mesma forma pelas leis do universo pois nada consciente poderá ter surgido do nada visto que tudo no universo é constante evolução. Deus teria que ser alguém que tal como nós evoluiu física e mentalmente e acabou por adquirir inteligência com que aprendeu a "dominar" as leis do universo. Dominar mas não a domar porque a natureza sempre foi e será selvagem.

     Na natureza não existe maldade mas sim necessidade. Os animais matam por necessidade de se alimentarem e de se protegerem e os humanos não são excepção. Se temos alma não vejo como ela esteja obrigada a evoluir com amor ou com dor, pois é contrário às leis da natureza. Temos sim que viver e prezar pelo sustento e devido ao facto de termos consciência e sentimentos mais desenvolvidos, tentar fazê-lo sem prejudicar terceiros. Tudo isto sem obrigações nem contrapartidas evolutivas.

     Se formos a ver a história da humanidade não se consegue divisar essa dita evolução nestes milhares de anos em que habitamos a terra. Parece que deus quer dos homens o impossível.

     Imaginemos que metade da população do mundo estava cá já em estado muito avançado dessa dita evolução moral e que a outra metade se mantinha no estado atual. O que aconteceria? Acontecia que os bons seriam uns coitados às mãos dos restantes que não se coibiriam de se aproveitarem daqueles que por questões morais se negariam a ripostar contra a opressão a que seriam sujeitos.

     De nada serve andar aqui a pregar amor de palavras se não conseguirmos divisar os prós e os contras dessa pregação. Se mesmo a ser meios-maus e malvados já somos espezinhados pelos mais-maus era lindo se a coisa fosse como querem que nos tornemos.

     Tenho pena se estou a desvalorizar a sua opinião ao escrever aquilo que a minha inteligência e mediúnidade me permitem divisar, visto ser bem diferente da sua, mas acontece que é exatamente o que você faz ao escrever as coisas em que acredita apesar de se basear no que espíritos ditaram para ser escrito em livros. Vale a opinião deles tanto como a minha. Eu pelo menos tento sempre basear as minhas opiniões e ideias em factos e acontecimentos do dia a dia, coisas que toda a gente pode constatar pois muitas vezes falo de coisas que também já lhes aconteceram ao longo da vida. Outras vezes falo de coisas que a ciência pode comprovar. E outras ainda que me trouxeram muitos dissabores por a elas ter chegado e as ter difundido.

     Se sei mais que o que devia, tenho pena mas são coisas da vida e de quem não se conforma com o andamento que o mundo está a ter, ou mais precisamente, que está a ser influenciado a ter.