Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.400
Total de tópicos
26.900
  • Pedido de contribuição de historias, superstições e crenças populares portuguesas
    Iniciado por rapozita
    Lido 2.028 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Muito boa tarde a todos os membros do fórum,

Devido a um trabalho que estou a fazer na faculdade com o tema "Superstições e Crenças Populares Portuguesas" (ou algo do género) e também devido ao meu interesse no assunto, vinha aqui solicitar a vossa colaboração na partilha de ideias sobre este tema, nomeadamente sobre as superstições e crenças, etc. mais sentidas no lugar onde se encontram / de onde são (identificando o local), e/ou aquelas que ainda hoje perduram.

Bem sei que pelo fórum há muitos tópicos sobre este tema, mas neste caso é como se tratasse de uma recolha de algumas das mais "importantes" superstições, crenças, histórias, etc. de cada local, dos nossos familiares, etc. ou até as pessoais, aquelas em que cada membro acredita.

Com o avançar da tecnologia, e com o abandono de muitas tradições, é essencial que se preserve a cultura, a sabedoria e até as crenças de um Portugal antigo, mas sobretudo muito interessante, que em certa forma nos define enquanto povo.

Para a pesquisa deste trabalho estou neste momento a consultar algumas fontes etnográficas mas conto também com a vossa colaboração, essencial não só para este trabalho, mas também como forma de partilha.

Desde já, muito obrigada e um 2018 cheio de coisas boas  :) :-* :-* :-*

Olá rapozita,

como disseste e bem, o fórum está cheio de tópicos de lendas e superstições.
Terás apenas de perder um pouco de tempo a procurá-las e a seleccionar as que preferires abordar!

Bom 2018 também para ti :)

C'est dans l'air.


Relato uma  lenda antiga contada por uma senhora de Leca da Palmeira, que ja partiu.

Quando Jesus Cristo andava pelo mundo, disse que este ainda duraria 2000 mil anos, e depois acabaria. Contudo, a Nossa Senhora estava ao lado, e por perto havia um monte de trigo. Apanhou um punhado, atirou ao chao e disse "mais estes". Ou seja, Alem do ano 2000, o mundo ainda duraria mais uns anitos, quantos e que nao se sabe...

Essa mesma senhora contava que se dizia que quando os mouros estiveram em Portugal, havia mouros com grandes poderes magicos. Conseguiam ver num alguidar com agua o que se estava a passar na terra deles, em Marrocos, e durante a noite, viajavam pelos ceus e iam visitar os seus parentes em Marrocos. Quando partiram, como sabiam que os cristaos lhes queriam roubar o ouro, deixaram os tesouros encantados, e so quem conhece a formula em arabe podera desencantar essas fortunas.
C'est dans l'air.