Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Estudo liga ansiedade social à Empatia e Inteligência
    Iniciado por SaraRS
    Lido 720 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
A ansiedade social é uma luta diária. Como seres humanos, temos uma profunda necessidade de conexão pessoal. A ansiedade social inibe fortemente isso. A sua presença pode fazer com que pequenas tarefas se tornem realmente desafiadoras.

Muitos de nós se voltam para a espiritualidade como forma de enfrentar a vida, mas mesmo assim, muitas vezes encontramos desaprovação. Eu sou uma pessoa espiritual que sofre de uma doença mental diagnosticada. De facto, eu muitas vezes agarro-me à minha espiritualidade para fortalecer-me quando a minha ansiedade social está 'acesa'.

Às vezes, a desaprovação da sociedade de pessoas com dificuldades mentais pode agitar a nossa confiança. Isso nos faz pensar se há algo profundamente errado connosco. No entanto, ao examinar este tópico com mais profundidade, vamos perceber que não é esse o caso.

A ansiedade social não é um sinal de que algo está errado com o nosso carácter. Pode, no entanto, ser uma indicação de que algo é maravilhosamente correcto.

Em primeiro lugar, vamos reconhecer a ansiedade pelo que é. A ansiedade é uma estratégia evolutiva destinada a manter-nos - e nossos entes queridos - a salvo do perigo. Na verdade, as pessoas com ansiedade social têm demonstrado ser mais altruísticamente conscientes. Estamos mais vigilantes e rápidos para alertar os outros para uma ameaça. Isso pode explicar porque as mulheres e as mães, especialmente, tendem a experimentar ansiedade em maior número.

Ansiedade social, então, não é uma incapacidade de fazer conexões. Em vez disso, é uma tendência para levar mais a sério essas conexões.


Essa ideia também pode explicar porque as pessoas socialmente ansiosas tendem a ser mais empáticas. Estudos demonstraram que as pessoas que sofrem de ansiedade social são mais sensíveis e simpatizantes dos sentimentos dos outros. Não são apenas os nossos próprios problemas que nos mantêm em alerta máximo. Quando os nossos entes queridos sofrem, também nos magoamos. Os nossos corações estão abertos e eles sentem profundamente.

Não são apenas os nossos corações que são poderosos. Uma mente socialmente ansiosa pode ser um presente disfarçado. Estudos de pesquisa da Universidade Lakehead e do Centro Médico SUNY Downstate mostraram uma forte correlação entre ansiedade social e alta inteligência. Isso não é surpreendente, uma vez que a própria ansiedade é um exercício na função cerebral. Pessoas ansiosas estão constantemente analisando, criando ideias e processando informações. Seja como for, fazemos essas coisas com uma taxa mais rápida do que uma pessoa típica. Assim, quando se trata de resolver um problema real, os nossos cérebros estão treinados e prontos para a acção.

Se você sofre de ansiedade social, é importante aprender a geri-la. Terapia, medicação, respiração profunda, exercício, atenção plena, óleos essenciais e milhões de outras ferramentas podem ser eficazes. A maioria das pessoas exige uma mistura de várias estratégias. No entanto, não perca de vista quem você é. A sua ansiedade social é um fardo doloroso, mas vem junto com alguns presentes valiosos. Aprenda a dominar a sua ansiedade. Aprenda a aproveitar sua alta capacidade de empatia e inteligência. Em breve, você será uma força absolutamente imparável.


ROBYN REISCH

fonte: http://iheartintelligence.com/

Clodagh
Há um estudo que vi na National Geographic que liga o stress social à secreção de hormonas, como a adrenalina, e o impacto que essa química alterada tem no nosso sistema nervoso. É incrível o efeito que a ansiedade cria nos seres humanos, leva a perdas de memória, perda de conexão entre neuronios, acumulação de gordura abdominal, aumento do risco de AVC e aterosclerose, desenvolvimento de doenças mentais em fetos e envelhecimento precoce.

Eu trabalho num local onde o stress social é moeda de troca comum, passei um mau bocado por não saber lidar com isso...curiosamente foi no mesmo sítio que achei algo que ajuda. Um dia surgiu a hipótese de fazer trabalho humanitário, decidi tentar e sinto-me muito mas mesmo muito melhor.

Curiosamente também, esse estudo da National Geographic diz que o apoio e suporte de quem nos rodeia, em especial com experiências semelhantes às nossas, ajuda a reverter os efeitos físicos da ansiedade e stress.