Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • Químicos perigosos encontrados em várias comidas para bebés
    Iniciado por Paraphenomenal
    Lido 1.079 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


Em quase 80% das amostras de leite adaptado foi encontrado arsénio; 58% da comida para bebés tinha níveis detetáveis de cádmio; 60% dos produtos que se dizem livres de BPA não passaram no teste de deteção da substância cancerígena. Estes são apenas parte dos resultados de um novo estudo, que analisa os produtos mais comprados nos EUA nos últimos cinco meses

Foram encontrados químicos como arsénico, chumbo, cádmio e acrilamida nos produtos destinados à alimentação dos bebés analisados pelo Clean Label Project, uma organização norte-americana sem fins lucrativos que defende a transparência ao consumidor.

A organização pediu a um "laboratório acreditado" que analisasse cerca de 530 produtos de 60 marcas - entre snacks, cereais, leites em pó, bebidas e comidas enlatadas – que, segundo dados da consultora Nielsen, foram os mais comprados nos últimos cinco meses.

Dos produtos analisados, os investigadores descobriram que 65% contêm arsénico - uma toxina associada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes e cancro (e os certificados como "orgânicos" chegavam a ter duas vezes mais do que os "normais"); 58% contém cádmio - um metal cancerígeno; 36% contém chumbo – um metal tóxico e particularmente danoso para crianças pequenas; e 10% contém acrilamida – um químico produzido durante a confeção dos produtos e associado a danos cerebrais, cancro e dificuldades reprodutoras.

No caso do leite em pó, 80% acusou a presença de arsénico - em alguns casos em doses superiores ao que é considerado "vestígio" - e nas fórmulas à base de soja foram encontrados níveis de cádmio sete vezes superiores aos encontrados noutras fórmulas.

A mesma análise concluiu que 60% dos produtos que afirmavam ser "BPA free", ou seja, que não continham bisfenol A – um químico industrial usado na produção de plásticos e proibido em certos países - acusaram a presença da substância.

fonte: http://www.msn.com/pt-pt/noticias/sociedade/qu%c3%admicos-perigosos-encontrados-em-v%c3%a1rias-comidas-para-beb%c3%a9s/ar-AAu78oa?ocid=ientp
ILYM

Só não percebo é o porquê destes químicos nocivos fazerem parte da confecção de alimentos para crianças?
Quais as suas funções?  :-\

Provavelmente para criar jovens e adultos com problemas de saúde, que posteriormente têm de gastar muito dinheiro em medicação.

Isto foi o meu primeiro pensamento ao ler a tua questão. 

Citação de: Megaira em 30 outubro, 2017, 00:29
Provavelmente para criar jovens e adultos com problemas de saúde, que posteriormente têm de gastar muito dinheiro em medicação.

Isto foi o meu primeiro pensamento ao ler a tua questão. 

É possível mas um pouco conspiratório 😐 acredito que seja mais devido a fatores monetários, sendo essas substâncias "necessárias" para anular outras de modo a tornar o produto mais apetecível e comestível.
Preferem gastar menos dinheiro para ter mais lucro com a consequência de fazerem pior a quem consome :/
ILYM

eu simplesmente pela fonte, não acredito na notícia. Sei que há muitos produtos que deveriam sair do mercado, e que já saíram a alguns anos pela ordem dos médicos, mas vindo do msn notícias não acredito. Isso são notícias de tabelelóide, se assim fosse como é que não estão mortas todas as crianças?

A notícia saiu noutros meios de comunicação, mas concordo que o modo como está escrita é para causar impacto.

Estas substâncias não existem em grandes quantidades nos produtos e por isso não causam a morte imediata, mas isso não quer dizer que o uso prolongado destes produtos não cause danos importantes a nível celular, coisa que pode levar ao desenvolvimento de diversas doenças no futuro.

Quanto aos porquês... há coisas que são usadas para tornar o alimento mais atractivo, como já foi referido, mas há outras fontes de contaminação possíveis. Pode acontecer na própria fábrica, mas pode acontecer nas matérias-primas. Um fabricante pode fazer tudo certinho, mas se compra matérias-primas contaminadas, vai dar ao mesmo.
Desde o modo como os vegetais são cuidados (um pesticida de vez em quando faz aumentar os lucros...) até aos produtos com que se alimenta os animais, a cadeia de produção é longa e há muitas pessoas a ganhar dinheiro pelo caminho, nem sempre com os melhores métodos.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)