Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • Características dos espíritos
    Iniciado por F.Leite
    Lido 2.225 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
     Uma das características dos espíritos que nos aparece relatada várias vezes, é a capacidade que possuem de atravessar paredes. Tanto assim é que aparecem no local em que o médium se encontra mesmo que a casa esteja totalmente fechada.

     Partindo do principio que atravessa as paredes, também atravessa o chão com a mesma facilidade. Temos também a lei da gravidade que sendo produzida pelo movimento de rotação da terra, tudo atrai para o seu centro.

     De tudo isto salta uma pergunta. Se a gravidade tudo atrai, porque não é o espírito atraído e forçado a penetrar no chão como seria normal?

     Poderão dizer que os espíritos não estão sujeitos às leis da física, mas nesse caso também não se aplicaria a lei da inércia que lhes permite acompanhar o movimento de rotação da terra e manterem-se dessa forma no mesmo lugar. Se não se regessem por essas leis teriam que "voar" todo o tempo para se manterem num determinado local.

     Sei que são perguntas fáceis mas de resposta difícil, mas como não é de facilidades que é feita a vida, deixo-vos o desafio de encontrarem uma resposta se a tiverem.

#1
Uma das hipóteses talvez seja a sua imagem neste mundo ser formada apenas na cabeça das pessoas por acção dessas energias supostamente inteligentes e não fisicamente.

Há coisas neste mundo que estando sujeitas às leis da física deste planeta, também atravessam paredes:
CitaçãoUma rede sem fio (também conhecido pelo termo em inglês wireless network) é uma infraestrutura das comunicações sem fio que permite a transmissão de dados e informações sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefónicos, coaxiais ou óticos. Isso é possível graças ao uso, por exemplo, de equipamentos de radiofrequência (comunicações via ondas de rádio), de comunicações via infravermelho (como em dispositivos compatíveis com IrDA) etc.

Essa infraestrutura tecnológica inclui desde o uso de transceptores de rádio (como walkie-talkies) até satélites artificiais no espaço sideral. Seu uso mais comum é em redes de computadores, servindo como meio de acesso à internet através de locais remotos como um escritório, um bar, um aeroporto, um parque, em casa etc.


Pesquisando um pouco, encontram-se possibilidades estranhas vindas da ciência:
CitaçãoSe você ainda não desistiu da mecânica quântica e está se divertindo com aquilo que muitos consideram "absurdos", deve lembrar que alguns momentos atrás descobrimos que eu, você e qualquer outra matéria pode ser descrita como ondas. Se você ainda não caiu da cadeira tempos atrás, certifique-se de que novamente se a cadeira é segura, porque ai vêm outro assunto "irreal".

Imagine em dado momento estamos jogando futebol com amigos, a bola então é arremessada contra uma parede. O mais comum seria que ela então fosse rebatida e voltasse certo? Agora, e se ela atravessasse a parede e fosse parar do outro lado? Estranho? Pois é, isso de fato pode ocorrer!

Mas calma. Assim como uma partícula, a molécula também pode comportar-se como onda, e isso nós ja sabemos, dessa forma existe uma certa probabilidade – como já foi dito a mecânica quântica é probabilistica – de isso acontecer.

Em 1926, Friedrich Hund criou o conceito conhecido como "Tunelamento quântico", que logo foi cooptado para explicar o decaimento alfa. Por causa das incertezas da mecânica quântica, há uma pequena possibilidade de uma partícula alfa escapar do átomo, dessa forma a partícula alfa é capaz de "abrir um túnel quântico" através da barreira de energia.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

#3
Citação de: Cassandra em 23 outubro, 2017, 13:57
Há coisas neste mundo que estando sujeitas às leis da física deste planeta, também atravessam paredes:

Pesquisando um pouco, encontram-se possibilidades estranhas vindas da ciência:

Mataste a xarada Cassandra ;D

Agora a sério, o mundo Espiritual está numa dimensão diferente da nossa e ao mesmo tempo no mesmo lugar. Já esta provado que tudo é energia e tudo tem uma vibração especifica. Plank, Newton, Einstein entre outros mostram isso com os seus experimentos do passado. Porque os Espíritos atravessam a matéria? Porque a composição do corpo deles é mais subtil que a nossa, então tem mais liberdade de movimentos, mas há sítios e lugares que não conseguem penetrar. O nosso pensamento é matéria e atravessa espaço, tempo e lugar sem problema algum. Não vou referir literatura Espírita para não dizerem que gosto do que leio, mas não percebo nada que lá está ;D
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Citação de: misticopt28 em 04 novembro, 2017, 18:03
Mataste a xarada Cassandra ;D
Err... isso dá pontos negativos no karma?  :P
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Se calhar é melhor fazeres uma boa acção para limpar isso ;D
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#6
Olá F. Leite

É extremamente curiosa a tua questão. Se os espíritos estão isentos da influência da gravidade ou de interagir com objectos, como podem se comportar como se estes fossem determinantes?

Eu acho que a resposta da Cassandra é tentar encontrar na ciência uma resposta, mas não existe nada na mecânica quântica que responda a isto e mesmo os seus fenómenos mais estranhos estão explicados na física quântica e não na física clássica. E os exemplos dados a probabilidade de acontecer na física clássica são ínfimas, tendendo enormemente a zero.

Claro que apenas posso dar exemplos meus e acredito que possam existir diferentes, mas tal como questionas e bem, nenhum espirito quando se manifesta está influenciado, pelo movimento da Terra, do sistema solar e mesmo da galáxia.

Eu vejo as coisas de outra maneira. Acho que uma manifestação mediúnica toma por referência o espaço do médium. Se te encontras numa sala numa casa, a sala será um espaço limitado, a casa outro e as portas serviram como acesso. Isto é assim apenas para ser mais fácil a nossa percepção de limites ou mesmo a representação de uma mensagem. Eu acho que é a "observação" do médium a determinar como a "realidade espirita" se manifesta.

Eu tenho três métodos quando comunico:

Um, (que é o mais raro e demora mais tempo a estabelecer) funciona num espaço "independente", como se estivesse num local sem referências e tudo se passa no centro de um circulo. Existe luz no circulo mas não é possível ver muito longe. É como se fosse um local apenas para esta função e nada tem que possa distrair.

Dois, é demorado mas sou eu que nitidamente determino como é o espaço e posso adicionar detalhes na mesma, no entanto, a comunicação passa-se sempre num circulo e com um acesso, por exemplo um campo florido com uma cerca à volta e apenas um portão. Existe muito detalhes e é possível ver até muito longe.

No terceiro, e acho que é acerca deste tipo que questionas, é o mais simples e rápido de iniciar e a comunicação passa-se de acordo com o que existe, por exemplo uma sala com uma porta. Ninguém passa a parede devido apenas a regras que estão pré-determinadas, não acho que seja por incapacidade. Os limites são físicos.

Por isso acho que tudo acontece porque é tomado como referência o ponto de vista do médium.



Espero que tenha ajudado, ou pelo menos contribuindo para discussão.


"O conceito de um deus pessoal, que interfere com os acontecimentos naturais ou que é a causa independente dos acontecimentos naturais, transforma Deus num objecto natural ao lado de outros, um objecto entre outros, um ser entre seres, talvez o mais alto, mas mesmo assim, UM ser. Isto, de facto, é a destruição de qualquer ideia significativa acerca de Deus."
Paul Tillich, Teólogo Protestante

Penso que vou fazer off-topic e vou adiantando as minhas desculpas por isso.

Citação de: Insanus em 26 setembro, 2018, 11:02
Um, (que é o mais raro e demora mais tempo a estabelecer) funciona num espaço "independente", como se estivesse num local sem referências e tudo se passa no centro de um circulo. Existe luz no circulo mas não é possível ver muito longe. É como se fosse um local apenas para esta função e nada tem que possa distrair.
Muito interessante a forma como descreves estes espaços, é-me familiar.
Sobre este primeiro espaço, nestas comunicações és tu que escolhes este espaço ou ele é-te sugerido? Ou acontecem ambas as situações?
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

#8
Citação de: Cassandra em 26 setembro, 2018, 11:37
Penso que vou fazer off-topic e vou adiantando as minhas desculpas por isso.
Muito interessante a forma como descreves estes espaços, é-me familiar.
Sobre este primeiro espaço, nestas comunicações és tu que escolhes este espaço ou ele é-te sugerido? Ou acontecem ambas as situações?

O primeiro é instantâneo e não depende da minha escolha o espaço, em todas as situações sou eu que provoco, nada me leva ali sem eu desejar. Este demora tempo e é preciso estar em silêncio absoluto de preferência num local escuro e de olhos fechados e em determinado momento dá um clique estou num outro local. Não adormeço, sei que continuo sentado na minha sala, mas os meus sentidos estão noutro local. É demorado fazer e raro acontecer.

O segundo é mais rápido e é possível fazer sempre que tenha um local calmo. De olhos fechados imagino um caminho que alterei ao longo dos anos ao meu gosto e vou ter sempre ao mesmo local. É um pouco como fazer auto-hipnose. Nesse local, que apenas é meu, acontece tudo, mas aqui apenas uso para fins pessoais.

O ultimo, que é o mais rápido pode ser feito em qualquer local a qualquer hora e mesmo com barulho, se bem que um pouco de silêncio ao inicio ajuda. Neste aqui sigo as referências do que existe. Da configuração do espaço, entradas e saídas e até do mobiliário. Isto faço de olhos completamente abertos.  
"O conceito de um deus pessoal, que interfere com os acontecimentos naturais ou que é a causa independente dos acontecimentos naturais, transforma Deus num objecto natural ao lado de outros, um objecto entre outros, um ser entre seres, talvez o mais alto, mas mesmo assim, UM ser. Isto, de facto, é a destruição de qualquer ideia significativa acerca de Deus."
Paul Tillich, Teólogo Protestante