Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Experiências Cientificas sobre Paranormal
    Iniciado por paulodecarvalho
    Lido 18.344 vezes
0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.
paulodecarvalho
Irei apresentar aqui algumas experiências de cariz científico relacionadas com esta temática (paranormal).

- O estudo AWARE
Trata-se de um estudo que já referi diversas vezes, baseado nas NDE (experiências de morte-súbita). A ideia é simples, e no entanto poderá levar a conclusões importantes: nas salas onde se realizam reanimações de pacientes é colocada uma imagem aleatória que pode apenas ser visualizada de cima. Os pacientes que afirmam ter tido uma experiência de morte-súbita devem dizer em que consistia a imagem.


- As experiências de Gary E. Schwartz
Gary E. Schwartz é um professor universitário norte-americano, formado em Harvard e que ensina actualmente na Universidade do Arizona. Ele tem desenvolvido várias experiências envolvendo médiuns, testando a sua habilidade para darem informações verdadeiras acerca de voluntários, tendo o mínimo de contacto visual ou auditivo com eles.


- A Fundação James Randi

Randi é um ilusionista que ficou conhecido ao desmascarar charlatães que afirmavam ter poderes paranormais, como por exemplo o suposto psíquico Uri Geller.
A sua fundação oferece um milhão de dólares a quem conseguir provar que possui algum tipo de habilidade paranormal.

#1
É no mínimo exagerado dizer que Uri Geller é um charlatão apenas porque um ilusionista conseguiu recriar algumas das proezas, afinal de contas o que prova isso?

Uri Geller foi ao longo de décadas estudado por cientistas, revistas crediveis como a Nature ou a New Scientist submeteram-no a todo o tipo de testes possiveis e imaginários, e são unânimes em confirmar as suas capacidades paranormais.

Acho que dizer que James Randi, um mero ilusionista, desmascarou alguém que foi alvo dos mais rigorosos testes cientificos, é o mesmo que dizer que as espadas não ferem pessoas apenas porque os ilusionistas conseguem criar a ilusão nos seus truques de que espetam diversas espadas no corpo dos assistentes sem lhes provocar quaisquer ferimentos.

Sendo assim, vamos ignorar todos os creditados cientistas e passar a ouvir o que um ilusionista tem para dizer.

Já agora, será que James Randi aceitaria submeter-se aos mesmos estudos cientificos de que Uri Geller foi alvo para mostrar que de facto os consegue enganar? Não me parece que aceitasse e muito menos que enganasse os cientistas como afirma que o israelita fez.
O possível faz-se, o impossível demora mais um bocado.

#2
Uri Geller é aquele homem que engana toda a gente a dizer que dobra colheres com a mente?lol
quem consegue ter acesso a livros de truques de ilusionismos sabe que os três truques com as colheres que ele faz são muito simples de fazer...eu por exemplo sei faze-los e são muito simples de se fazer..


Uri Geller Bends a Spoon - With his HAND!


Randi Unmasks Uri's New Definition of "Lame-o"

LGM
#3
Olá :)

Obrigado por partilhar as duas primeiras experiências científicas, que me parecem muito interessantes e que contribuirão certamente para uma melhor compreensão de fenómenos relatados/observados por tantas pessoas. :)

Citação de: paulodecarvalho em 13 maio, 2009, 12:14


- A Fundação James Randi

Randi é um ilusionista que ficou conhecido ao desmascarar charlatães que afirmavam ter poderes paranormais, como por exemplo o suposto psíquico Uri Geller.
A sua fundação oferece um milhão de dólares a quem conseguir provar que possui algum tipo de habilidade paranormal.



É evidente que há pessoas dispostas a enganar outras para obter proveito próprio, mas não podemos daí inferir que todos aqueles que afirmam terem passado por experiências paranormais são mentirosos.

Não podemos pôr no mesmo saco o vendedor que nos aparece certo dia à porta de casa com um produto milagroso e aquele que, mesmo sem recorrer ao método científico compila arduamente, ao longo do tempo, informação valiosa sobre temas paranormais, que poderá ser útil numa futura investigação científica - quem sabe?

90% dos cépticos têm, a meu ver, três problemas:

1) Irritam-se quando determinadas pessoas afirmam terem presenciado determinados fenómenos ditos paranormais, sem apresentarem prova científica - porque partir do princípio de que esses relatos todos são falsos, mesmo que não haja prova? É essa a verdadeira questão. Os cientistas também não provaram qual a verdadeira natureza da luz (onda ou partícula) e no entanto continuamos a aceitar esta dualidade para explicar determinados fenómenos :) O que é fantástico!
O cientista não provou rigorosamente que existem determinadas partículas subatómicas. Apenas propôs. E pronto, ninguém lhe chama charlatão...

2) Têm um aterrador medo de descobrirem uma vida depois da morte - sem necessidade, porque isso não vai quebrar os alicerces racionais de nenhum céptico. Apenas lhe vai dar uma visão mais ampla da existência. E a ciência continua o seu caminho.

3) Não acreditam verdadeiramente na ciência...é que esses mesmos fenómenos podem mais tarde vir a ser explicados à luz da mesma -não nos podemos esquecer que a fronteira entre aquilo que consideramos normal e paranormal, foi estabelecida por nós ;)

LGM, como céptico compreensivo e apologista da coerência, não me revejo, de todo, nessa tua argumentação sobre o cepticismo. É claro que não falo por todos que partilham esta ideologia, contudo, devo esclarecer e clarificar algumas ideias tuas que contrariam a nossa forma de ver a realidade.

"1) Irritam-se quando determinadas pessoas afirmam terem presenciado determinados fenómenos ditos paranormais, sem apresentarem prova científica - porque partir do princípio de que esses relatos todos são falsos, mesmo que não haja prova? É essa a verdadeira questão. Os cientistas também não provaram qual a verdadeira natureza da luz (onda ou partícula) e no entanto continuamos a aceitar esta dualidade para explicar determinados fenómenos  O que é fantástico!
O cientista não provou rigorosamente que existem determinadas partículas subatómicas. Apenas propôs. E pronto, ninguém lhe chama charlatão..."


R: Bem pelo contrário, é precisamente devido a esses testemunhos que o mundo científico evoluiu no intuito de desmistificar alguns desses fenómenos ditos paranormais e assim aprofundar o conhecimento das tão pertinentes forças da natureza e comportamento do ser humano. Acho perfeitamente normal, acontecerem fenómenos paranormais a quem acredita e assim o interpreta. Posso-te dar um exemplo muito concreto, a questão do jogo do copo, ou o original tabuleiro Ouija. Ora, não fosse o estudo cientifico e a persistência daqueles que não se revêem na mais fácil aplicação da teoria das forças sobrenaturais, possivelmente, hoje ainda tinhamos a ideia que conseguiamos pôr uma mesa a falar connosco, fantástico !!! :o A explicação é muito simples, a causa deste fenómeno denomina-se por efeito ideomotor, movimentos corporais involuntários e inconscientes. Para comprovar esta teoria realizou-se um teste simples. Vendou-se os olhos ás pessoas que realizaram esta experiência. E qual foi o resultado ?!!! Houve, de facto, o movimento do copo, contudo, com palavras desconexadas e sem qualquer sentido, os tais espíritos, não foram capazes de formar uma palavra sequer, quanto mais frases. Talvez fosse um espírito iletrado, LOL !!! ;D

"2) Têm um aterrador medo de descobrirem uma vida depois da morte - sem necessidade, porque isso não vai quebrar os alicerces racionais de nenhum céptico. Apenas lhe vai dar uma visão mais ampla da existência. E a ciência continua o seu caminho."

R: Neste ponto estamos completamente de acordo. Quem me dera a mim, e, penso que a toda a gente, que isso fosse realmente verdade.(nunca ninguem veio dizer-nos como é realmente). Achas que não era extraordinário termos outra vida para além da que a conhecemos ?!!! Como afirmas, e muito bem, não iria quebrar os nossos alicerces racionais e nos iria dar uma visão mais ampla da nossa existência.

3) Não acreditam verdadeiramente na ciência...é que esses mesmos fenómenos podem mais tarde vir a ser explicados à luz da mesma -não nos podemos esquecer que a fronteira entre aquilo que consideramos normal e paranormal, foi estabelecida por nós.

R: Ora, tocaste aí num ponto fulcral da dissipação destes fenómenos. Como disse anteriormente, devemos elevar a ciência ao mais alto nível e propocionar-lhe todas as condições para sabermos o que somos, donde viemos e que condicionantes nos podem afectar ao ponto de agirmos e respondermos de forma desigual perante situações diferentes. Actualmente, não tenho nada contra a religião Cristã e tudo que ela acarreta, maioritariamente para o bem. É uma filosofia de vida, um príncipio de bons costumes e em ensinamento do quão racional pode ser o ser humano. Todavia, na época da inquisição, esta ideologia, não permitiu a progressão científica e consequentes respostas da astenia do ser humano. Hoje em dia, muitas das patologias e deficiencias humanas, poderiam, quiça, ter o correspondente tratamento e cura.

Quanto ás três experiências de cariz científico reveladas no tópico, só tinha conhecimento para uma delas, mais precisamente a da Fundação James Randi. As restantes duas são-me completamente uma novidade. Muito obrigado por esta partilha paulodecarvalho !!!  ;)

Debruçando-me sobre a que tenho conhecimento, só vos posso dizer que até hoje ninguem conseguiu conquistar o tão ambicionado prémio de 1 000 000 de dólares. De notar que neste "concurso", como é óbvio, não é legal recorrer-se a truques, afinal de contas o propósito é objectivo, encontrar alguem com poderes ou capacidades sobrenaturais. Como seria de esperar, nenhum "dotado" conseguiu convencer o juri, porque será, será do Guaraná ?!!! ;D

Foram desmascarados muitos "artistas da bola", os casos mais sonantes foram o do mentalista Uri Geller e da psíquica Sylvia Brown. Os poderes do Israelita foram mesmo postos á prova outras vezes com um esperado resultado infrutífero e de insucesso para o mentalista. Uma das vezes foi mesmo no programa de entretenimento americano Phenomenom, em que Criss Angel põe á prova Uri com um pequeno teste, após uma inefável indecorosa actuação de Jim Callahan(que Degredo !!!) :o. Mais uma vez o insucesso foi óbvio, humilhando esse estulto Israelita. De salientar, que o outro caso marcante, foi o de Sylvia Brown. Esta famosa mentalista, marcada por muitos erros de trajectória, aceitou de bom grado o desafio que James Randi lhe propôs. Mais uma vez, o resultado foi esclarecedor, esta charlatã(cobrava APENAS 200 dólares por uma consulta telefónica, imaginem só !!!) :o não conseguiu lograr e saiu também esta humilhada. Nestes casos sim, me revolto e me irritam pela néscia das pessoas e principalmente porque esta energumena brinca com os sentimentos das pessoas e as fomenta com falsas expectativas. Por váriadíssimas vezes, comunicava ás pessoas que os seus entes queridos estariam vivos quando na realidade isso não era verdade. Dava pessoas como falecidas quando estas apareceram passado algum tempo. Afirmava que alguem tinha morrido afogado, quando esse alguem se encontrava numa das torres gémeas aquando o ataque do 11 de Setembro, simplesmente deplorável >:( Isto é que não posso admitir e me faz acreditar num tamanho avanço tecnológico e científico que provem as falcatruas desta escória).

Por último e não menos importante, relato-vos uma outra experiência feita com o intuito de testar  e comparar as capacidades dos psíquicos e mediuns para um possível recurso em futuros casos. Um departamento da polícia pôs á prova um estudante de Investigação Criminal, um famoso medium e um técnico forense especializado em determinação da localização e proveniência do assassino(através de métodos geométricos). Ora, foram buscar um processo completamente ao acaso, sem conhecimento para qualquer um dos três concorrentes. O objectivo era localizar a habitação do homicida. Deram-lhes um mapa dos locais dos crimes, providenciaram-lhes as armas dos crimes e levaram-nos aos locais onde os crimes ocorreram. Agora os resultados, o que mais se aproximou da habitação do criminoso foi............................o técnico forense, em segundo ficou o estudante de investigação criminal e por último o tal com poderes sobrenaturais. Perante isto ainda restam dúvidas ?!!! :)   
As virtudes dos homens são semelhantes ao vôo dos pássaros. Não se prenda aos atrativos inferiores. A ave que se habitua com a paisagem rasteira, perde o gosto pela altura.(Provérbio Indiano)

heavens butterfly

As virtudes dos homens são semelhantes ao vôo dos pássaros. Não se prenda aos atrativos inferiores. A ave que se habitua com a paisagem rasteira, perde o gosto pela altura.(Provérbio Indiano)

heavens butterfly
és pior que eu no tamanho dos posts, os teus sao maiores ;D
és mais revoltado do que eu em relação às fraudes que existem no mundo paranormal ;)
mas não sou céptica em relação a isso: Os fenómenos extra-sensoriais e paranormais são próprios do homem e da natureza deste mundo.
As investigações em parapsicologia são reconhecidas como cientificas desde 1953, servindo estas pra dismitificar certas superstiçoes e desmascarar charlatoes, mas acima de tudo para explicar e provar o fenómeno assim como o seu "funcionamento"  a varios niveis: fisico...mental...

heavens butterfly
parapsicologia é fixe :angel: é uma ciencia....com método experimental rigorosíssimo.

fica bem ;)

Citação de: heavens butterfly em 26 novembro, 2009, 23:55
parapsicologia é fixe :angel: é uma ciencia....com método experimental rigorosíssimo.

fica bem ;)

Bem, de uma coisa temos a certeza e não podemos negar. A mente humana é capaz de feitos extraordinários. Também estou contigo ;D quando afirmas que as capacidades mentais são muito mais fortes do que muita gente imagina. Posso-te dar um exemplo muito concreto, até hoje, o ser humano que mais conseguiu usufruir e tirar partido das capacidades mentais foi Albert Einstein, com uns meros 19%. Ora, por esta lógica, ficaram por explorar 81%. Imagina que este génio conseguia dar uso a pelo menos 50%, com certeza teria concluido a sua e original teoria do tudo, aplicável á origem e funcionamento de tudo que existe no Universo. Outra situação que demonstra bem o poder de influência da mente humana sobre o próprio funcionamento do corpo são os tais acontecimentos denominados por milagres. Fez-se uma pesquisa a um Santuário, creio que no México, conhecido ter uma nascente cuja água é conhecida por curar graves doenças e astenias do ser humano. Em quase 150 anos de história, foram catalogados e reconhecidos até agora 67 milagres. Na maior parte destes casos, o doente padecia de tumores malignos e outras patologias muito graves. Após um diagnóstico, por vezes não correspondendo totalmente á verdade, o doente em causa, partia em direcção ao Santuário, fortalecido pela sua fé, e juntamente com outros milhares de doentes crentes banhava-se com essa tal água milagrosa. O que é certo é que nesses tais 67 casos, a recuperação e cura num curto espaço de tempo realmente aconteceu, apelidando-os dessa forma por milagres. De notar, que em nenhum desses casos se encontrava alguem tetrapelégico ou parapelégico, alguem esquizofrénico ou com qualquer outro tipo de doenças crónicas, o que de certa forma ajuda a compreender, a impossibilidade de retrocesso ou alteração benéfica total do sistema nervoso do individuo. Perante isto, facilmente concluiremos que a mente humana é capaz de feitos estonteantes, que á partida são impossiveis. Um doutor famoso e reconhecido Americano afirmou que de 30% a 90% de uma cura total ou parcial recuperação de uma patologia se deve á esperança e crença do individuo. Quanto maior fôr a força mental, esperança e determinação do doente, maior será o sucesso e melhorias do individuo. Por último, visto o post estar já um pouco :P extenso, não posso deixar de criticar os tais reverendos(do estilo da IURD), que se auto-denominam de salvadores e possuidores do poder divino. Aconteceu por variadíssimas vezes, crentes verem a sua doença agravada, e infelizmente, por vezes, resultando na sua própria morte. Isto porque, o tal reverendo, comunica a essa pessoa que está completamente recuperada e curada de todos os males, traduzindo-se numa paragem imediata da posologia da medicação. O crente em causa, acha injusto para com a Instituição, mais precisamente para com o tal Reverendo e sobretudo para com Deus, continuar a seguir os conselhos médicos e menosprezar o testemunho do Reverendo. Este exemplo demonstra bem o quão maléfico e enfadonho pode ser o fanatismo e obesessão pela religião.

Mais uma vez fica bem, e porta-te bem..................................mal !!!  ;D ;)
As virtudes dos homens são semelhantes ao vôo dos pássaros. Não se prenda aos atrativos inferiores. A ave que se habitua com a paisagem rasteira, perde o gosto pela altura.(Provérbio Indiano)

Isso do ser humano apenas usar uma pequena percentagem do cérebro é um mito. Nós usamos todas as potencialidades do nosso cérebro.

In Livro da Ignorância Geral  ;)

Citação de: BlackLizard em 27 novembro, 2009, 16:18
Isso do ser humano apenas usar uma pequena percentagem do cérebro é um mito. Nós usamos todas as potencialidades do nosso cérebro.

In Livro da Ignorância Geral  ;)

Obrigadíssimo pela correcção BlackLizard ;)

Ao longo dos tempos esta teoria foi-me educada nestes parâmetros , o que demonstra bem, quão influente pode ser a indução e o poder do mito. O que não invalida a complexidade da mente humana, e, com certeza, o desconhecimento de algumas das suas extensas capacidades e atípico funcionamento.

Fica bem, obrigadão !!!
As virtudes dos homens são semelhantes ao vôo dos pássaros. Não se prenda aos atrativos inferiores. A ave que se habitua com a paisagem rasteira, perde o gosto pela altura.(Provérbio Indiano)


heavens butterfly
desculpa blacklizard mas aí o carioceccus é capaz de ter razão.
Então vejamos: uma pessoa que tenha "poderes" extra-sensoriais ou paranormais usufrui de uma maior capacidade cerebral que uma pessoa dita normal.
E nós, felizmente, não usamos todas as capacidades que temos, senão o bin laden ja tinha morrido por STIE ;D ;D ;D ;D
Agora fora de brincadeiras, por exemplo:
uma criança quando vai para escola ainda não tem todas as suas capacidades desenvolvidas, tendo estas de serem desenvolvidas em contexto de sala de aula.
As crianças que têm essas capacidades desenvolvidas chamam-se muito inteligentes ou ainda os sobredotados(que têm capacidades a nível de consciente ainda mais desenvolvidas).
outro exemplo: há pessoas que usam mais o hemisfério esquerdo do cérebro(pessoas ligadas as artes, etc), outras o direito (racicinio logico-dedutivo) e outras(poucas) os dois hemisférios.
Quem utiliza em maior escala as capacidades do cerebro? As pessoas que pensam, raciocinam...com os dois hemisférios.
Quem utiliza uma maior capacidade do cérebro? As pessoas ditas paranormais...daí as manifestações resultantes que todos conhecemos:telecinese, xenoglossia, HIP, telepatia, meduinidade....etc
:angel: :angel:



Estás a confundir :D

O sexo masculino usa apenas um lado do cérebro de cada vez, mas o sexo feminino os dois. Mas as mulheres não têm todas capacidades sobrenaturais ::)

Além disso. Uma criança não "desenvolve" nada. Na verdade, funciona ao contrário! À medida que crescemos as ligações cerebrais que não usamos são "cortadas", assim, o nosso desenvolvimento não assenta em "ter mais" mas em cortar aquilo que não é necessário.