Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • Mitos, lendas e criaturas: relatos recolhidos por mim
    Iniciado por jaop16
    Lido 6.153 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá PP, como prometido na minha apresentação, aqui ficam as histórias sobre mitos, lendas e criaturas recolhidos por mim na aldeia onde morei até há bem pouco tempo e outras testemunhadas pelos meus pais nos vários locais onde viveram.

AVISO: Vou manter todos os nomes das criaturas na íntegra porque foi assim que me contaram apesar de serem conhecidas por outros nomes em histórias idênticas.


Vou começar pela mais famosa de todas:

- Correr o faro (correr o fado ou a mula sem cabeça)

Ao contrário do que acontece hoje em dia, antigamente a vizinhança da aldeia onde vivi juntava-se toda após o jantar para conviver, quando o tempo permitia o convívio era feito na rua seja a jogar cartas ou outros jogos tradicionais. E era aí que de vez em quando se ouvia um barulho muito intenso e as árvores abanavam violentamente. Já sabiam o que era, lá ia ela a correr o faro. Tratava-se de uma rapariga muito franzina que se levantava durante a noite, pendurava a roupa num poste de electricidade em frente à sua casa e se dirigia para o aido dos animais que os pais tinham e era lá que acontecia a "transformação". Nessa mesma noite a criatura teria de correr 7 freguesias e ninguém se podia atravessar à sua frente ou seria colhido violentamente e a única maneira de "cortar" essa transformação seria fazer a criatura sangrar. A família prometia compensar quem conseguisse quebrar a transformação e certo dia alguém conseguiu fazer-lo mas a rapariga nunca ficou normal sendo até aos dias de hoje uma pessoa muito apática e fisicamente frágil.


- A cancela vermelha e o caixão em chamas

A cancela era usada para dividir terrenos e encontrava-se no meio do caminho usado por toda a gente que queria sair da aldeia. Reza a lenda que essa cancela era local de assombrações e fenómenos paranormais. O mais conhecido foi o seguinte: Agora com cerca de 56 anos, conta o meu primo que certa noite tinha ido passear pelo mata e quando se estava a dirigir para casa foi obrigado a passar pela cancela vermelha onde viu um caixão lá encostado na diagonal. Chegou-se mais perto para investigar e a poucos passos do caixão este mesmo abriu e do seu interior saiam chamas. Contam os pais que ele entrou em casa com o cabelo todo em pé sem conseguir falar, só após alguns dias do acontecimento é que ele conseguiu contar o sucedido.

Curiosidade: ao escrever este texto consultei a minha mãe para me elucidar de alguns detalhes e por curiosidade pesquisei "cancela vermelha" no google. Qual foi o meu espanto quando a minha mãe me disse "olha ali a cancela", pois parece que alguém pintou essa cancela e encontra-se na internet para quem quiser ver. Estranho e assustador encontrar isso desta forma visto que era apenas algo conhecido localmente e foi algo que não se manteve naquele sítio durante muito tempo.


-A menina pequenina

A minha avó teve cerca de 4 meninas e 3 rapazes. As meninas dormiam todas no meu quarto em colchões feito de palha e paredes pintadas de cal. Sempre foram muito pobres e viviam do campo, todas elas eram muito parecidas fisicamente excepto uma. Ao contrário das outras esta era loira, olhos azuis e pele branquinha e além de fisicamente diferente também o era psicologicamente. Diziam que tinha a morada aberta e que todas as noites conseguia falar com a Nossa Senhora e em certas alturas via uma menina muito pequenina a circundar as camas onde elas dormiam, a única pessoa a conseguir ver também essa menina foi a minha mãe. Até hoje não se sabe a origem nem a causa dessas visões/aparições. A minha mãe e a minha avó são muitos fortes espiritualmente, tendo a minha avó já sido expulsa da casa de uma bruxa porque esta mesmo não conseguia fazer o serviço com a minha avó lá, dizia que ela tinha olhos de víbora.


- O estalo na curva

Um homem que ia todos as noites até ao café da aldeia e sempre que vinha embora via um homem todo vestido de negro com as mãos brancas e que lhe dava sempre um estalo no mesmo sítio. Era uma curva muito fechada e sem luz. Após lhe dar o estalo esse homem desaparecia na escuridão.


- Tanque de lavar a roupa e os gritos

Perto da casa onde morei existe um tanque de levar a roupa daqueles grandes usados pelos locais. Certas noites ouviam-se gargalhadas muito estridentes e roupa a bater no tanque, quando os populares se aproximavam para ver o que se passava, já lá não estava ninguém. As gargalhadas pareciam ser de várias pessoas mas nunca se viu ninguém.


-O Mário é meu

Esta história não decorreu na mesma aldeia mas sim na casa onde a minha mãe nasceu. Na casa ao lado morava um casal com um menino que se chamava Mário e que era assombrado por visitas constantes de, segundo a descrição do menino, um homem muito gordo com um casaco e outro casaco e dizia: - O Mário é meu!
Pouco se sabe sobre esse homem, apenas que era o antigo habitante dessa casa que lá faleceu e que antes de partir disse que iria levar com ele a criança que lá viesse parar. A assombração foi eliminada após terem visitado um capuchinho da igreja local que conseguiu guiar a alma do velho para o local devido mas a criança nunca teria paz a não ser que utilizasse uma amuleto que ele carrega até aos dias de hoje.

Há pouco tempo encontrei o Mário que se relembra dessa história contado-a agora em tom de brincadeira.


RECENTE: Antiga patroa da minha mãe tem visões

A minha mãe trabalhou até há bem pouco tempo como costureira numa pequena confecção na casa de uma senhora. Essa senhora tinha um vulto "de estimação" que ela via constantemente e que muitas vezes se ia fechar num quarto só para falar com ele. Nunca contou ao certo o que era apenas que via uma pessoa e que falava muitas vezes com ela.



E assim termino este tópico, talvez venham a surgir mais histórias mas para já fiquem com estas.

Muito bom!

Gosto muito destas histórias de aldeia que infelizmente se vão perdendo.

Obrigado pela partilha  :)
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Muito bom tópico! Obrigado pela partilha! :)
Por curiosidade, podes dizer qual a zona do país? Sem especificar em concreto nomes de localidades obviamente, apenas a região do país, fiquei curioso!

Citação de: Gawen em 07 outubro, 2017, 18:27
Muito bom tópico! Obrigado pela partilha! :)
Por curiosidade, podes dizer qual a zona do país? Sem especificar em concreto nomes de localidades obviamente, apenas a região do país, fiquei curioso!

Obrigado pela leitura. Sim claro, pelos lados de Gondomar.

#4
Citação de: Cassandra em 07 outubro, 2017, 16:16
Muito bom!

Gosto muito destas histórias de aldeia que infelizmente se vão perdendo.

Obrigado pela partilha  :)

   Grande terra, não fosse eu de S.Cosme, uma freguesia de Gondomar.

   Ó Cassandra, vê lá como é que falas que aquilo não é uma aldeia! Já foi vila e agora é cidade.

   Haja respeitinho "Sinhôra".   :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Eh, eu cá só sei o que me dizem:   

Citação de: jaop16 em 07 outubro, 2017, 14:57
Olá PP, como prometido na minha apresentação, aqui ficam as histórias sobre mitos, lendas e criaturas recolhidos por mim na aldeia onde morei até há bem pouco tempo e outras testemunhadas pelos meus pais nos vários locais onde viveram.

Entende-te com o jaop16, a Sinhôra está inocente! :P

:laugh:

"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Citação de: F.Leite em 09 outubro, 2017, 12:59
    Grande terra, não fosse eu de S.Cosme, uma freguesia de Gondomar.

    Ó Cassandra, vê lá como é que falas que aquilo não é uma aldeia! Já foi vila e agora é cidade.

    Haja respeitinho "Sinhôra".   :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Os acontecimentos foram numa freguesia de Gondomar mais na parte rural. Apesar de estar mais urbanizado agora, ainda se pode classificar como aldeia.


Jo
Em Gondomar ainda há muitos locais que parecem aldeias de facto e histórias destas não falta... acho que sei o local dessas histórias ;p

Obrigada pela tua partilha
Be true to yourself

S
Citação de: Jo em 09 outubro, 2017, 16:13
Em Gondomar ainda há muitos locais que parecem aldeias de facto e histórias destas não falta... acho que sei o local dessas histórias ;p

Obrigada pela tua partilha

Sim lá isso há, principalmente para os lados de São Pedro da Cova há muito bruxedo. Quer tentar adivinhar? Se acertar eu confirmo. :)

Entretanto vou ver se consigo desenterrar mais algumas histórias para partilhar convosco.

Citação de: Cassandra em 09 outubro, 2017, 13:14
Eh, eu cá só sei o que me dizem:   

Entende-te com o jaop16, a Sinhôra está inocente! :P

:laugh:



     Enganei-me e citei o jaop, já mudei e ficas c'as curpas na mesma (é mesmo à maneira da terra nos tempos da minha mocidade). Tomava-te a obrigação de confirmares, ou isto é assim, tipo maria vai c'as otras?    :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Jo
Citação de: jaop16 em 09 outubro, 2017, 19:13
S
Sim lá isso há, principalmente para os lados de São Pedro da Cova há muito bruxedo. Quer tentar adivinhar? Se acertar eu confirmo. :)

Entretanto vou ver se consigo desenterrar mais algumas histórias para partilhar convosco.


ahahaha achei que era precisamente em S. Pedro... as histórias aí são mais que muitas... Mas também há histórias em Rio Tinto...
Be true to yourself

#12
Desde S.cosme, a jovim, medas... todas delas poderiam vir :p

Citação de: Jo em 09 outubro, 2017, 21:00

ahahaha achei que era precisamente em S. Pedro... as histórias aí são mais que muitas... Mas também há histórias em Rio Tinto...

Por acaso as que eu indico como sendo na minha aldeia são as de Jovim.

Jaop, actualmente ainda acontecem fenómenos desses ou outros nesse local?

Citação de: F.Leite em 09 outubro, 2017, 19:32
     Enganei-me e citei o jaop, já mudei e ficas c'as curpas na mesma (é mesmo à maneira da terra nos tempos da minha mocidade). Tomava-te a obrigação de confirmares, ou isto é assim, tipo maria vai c'as otras?    :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
Ah!, isso é que era bom! Sendo eu uma pessoa sensível    :P  percebi logo que o jaop não nos estava a enganar. Se ele dizia que era uma aldeia, era uma aldeia.

Sendo certo que há posts por aqui que fazem levantar o sobrolho e dão logo comichão... mas já estou a divagar!   ::)

"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)