Bem vindo(a) ao Portugal Paranormal! Para aceder a todo o conteúdo do fórum registe-se ou, caso já seja membro, faça o login. Obrigado!
[x]

  Páginas:   Ir para o fundo
  Tópico: Cérebro "versus" alma: parte III- O prazer (119 visualizações) Outubro 01, 2017, 16:03:14
Guru
***


Mensagens: 985
Apreciações: 2532
Referidos: 0

Masculino
» em: Outubro 01, 2017, 16:03:14

   Se não cometêssemos “o pecado” do prazer jamais conseguiríamos viver. Seria o arrastar de uma vivencia triste e sem interesse ao longo dos dias.

     O simples facto de se sentir prazer em algo incentiva-nos a procurar meios de conseguir alcançar esse prazer. Tudo aquilo que de alguma forma nos satisfaz proporciona-nos momentos de prazer, sejam prazeres físicos, sejam emocionais. Os prazeres físicos estimulam o sexo sendo que a busca desse prazer é o responsável pela proliferação da espécie. Ninguém partiria para o truca-truca se não fossem os momentos de prazer que o orgasmo proporciona.

     Mas os prazeres físicos também são os responsáveis pela vida em sociedade e predispõem o individuo a procurar companhia. É algo tão importante para o cérebro, que um individuo que deixa de sentir prazer nas pequenas coisas acaba por contrair doenças mentais de vária índole, entre os quais o stresse  e a depressão. Por isso sentimos prazer em comer, em apreciar a natureza, em ser elogiados, etc, e é a necessidade de sentir esses momentos de prazer que nos levam a exercitar a inteligência para os obter.

     Trabalhamos para ter forma de adquirir tanto o que necessitamos como o que nos dá prazer, porque é esse mesmo prazer que nos instiga a trabalhar, mas somente quando esse mesmo prazer só pode ser adquirido com dinheiro ou quando o trabalho em si mesmo nos dá prazer.

     Quando o cérebro experimenta algo que lhe dá prazer, guarda essa memória e buscará forma de incentivar a consciência a procurar de novo esse prazer. Torna-se uma busca instintiva que se manifesta quando em presença do sujeito (pessoa, atitude, objecto ou alimento) que nos dá prazer. Falamos e recordamos das coisas que nos dão prazer porque o nosso cérebro se encarrega de não nos deixar esquece-las, por causa da importância que elas têm para o usufruto de uma vida mental saudável.

     O problema é que o que dá prazer a uns pode ser visto pelos restantes como algo errado e criticável. Refiro-me ao prazer que alguns indivíduos sentem em praticar atos que causam danos físicos e morais na vida dos outros, inclusive terem prazer em torturar ou matar terceiros. São efeitos secundários provocados por sinapses entre neurónios que inibem o individuo de ter compaixão pelos outros. São por isso rotulados de deficientes mentais.

     Quando temos algo que fazer, pomos em ação o córtex pré-frontal do cérebro. É ai que são memorizados os objetivos e a forma que planeamos para os alcançar. No entanto, o corpo estriado do cérebro estimula o individuo a fazer o que faz por hábito ou por costume. Mas depois temos uma zona do cérebro que tudo faz para convencer o córtex pré-frontal a levar o corpo a executar o que dá mais prazer ao corpo. É uma zona cerebral denominada accumbens.

     É esta zona, mais interessada no prazer, que faz com que ponhamos de parte muitas tarefas importantes e procuremos a diversão e do prazer, pois para esta zona tudo o que dá trabalho é para esquecer. Se não houver um estimulo forte no córtex pré-frontal, ele será convencido pelo hábito e pelo prazer a permanecer na rotina e a adiar o trabalho.

     Isto não são ideias minhas, mas baseadas em estudos de neurologistas famosos.

     Valia a pena que as pessoas meditassem bem nestas coisas para aprenderem a contrariar a forma instintiva como o cérebro funciona. Nunca se viu tanta depressão e stress como agora, porque as pessoas não aprendem a evitar as situações que conduzem a estes estados da mente.
« Última modificação: Outubro 01, 2017, 17:15:44 por F.Leite »


Faça o login ou registe-se para Gostar.
Registado
pub
  Páginas:   Ir para o topo
Novo Tópico Nova Votação
Ir para:  


Tópicos Relacionados
Assunto Iniciado por Respostas Visualizações Última mensagem
Norte e parte do Centro de Portugal sob aviso "amarelo" devido a mau tempo
Discussão Off-Topic & Chat Geral
Lunática 3 973 Última mensagem Agosto 16, 2011, 16:08:44
por FJLDIAS
"Viagens Astrais, parte 2" - Crónica Paranormal - Sábado dia 10 às 21:00
Notícias e Comunicados Importantes
IceBurn 6 1340 Última mensagem Abril 17, 2010, 22:04:00
por IceBurn
"Premonições, parte 2" - Crónica Paranormal - Sábado dia 24 às 21H
Notícias e Comunicados Importantes
IceBurn 8 1483 Última mensagem Abril 24, 2010, 22:11:10
por Moon*
Inveja por parte das "amigas"
Magia & Feitiçaria
Flor Patricia 11 1442 Última mensagem Agosto 22, 2013, 19:33:06
por I believe in fairies
ALMA descobre "tijolos" da vida num sistema solar em formação
Discussão Off-Topic & Chat Geral
J.ace 1 285 Última mensagem Abril 09, 2015, 21:15:48
por rabugento
Como se chama o programa de computador que usam no "Cartas da Alma"?
Cartomancia, Astrologia, Numerologia & Quirologia
sniperDemon 3 835 Última mensagem Maio 25, 2015, 15:46:25
por sniperDemon
Cérebro "versus" alma: parte I - O amor
Teorias de Conspiração
F.Leite 10 384 Última mensagem Outubro 02, 2017, 21:32:23
por F.Leite
Cérebro "versus" alma: parte II - O ódio
Teorias de Conspiração
F.Leite 0 93 Última mensagem Setembro 30, 2017, 10:58:54
por F.Leite