Bem vindo(a) ao Portugal Paranormal! Para aceder a todo o conteúdo do fórum registe-se ou, caso já seja membro, faça o login. Obrigado!
[x]

  Páginas:   Ir para o fundo
  Tópico: Cérebro "versus" alma: parte II - O ódio (93 visualizações) Setembro 30, 2017, 10:58:54
Guru
***


Mensagens: 985
Apreciações: 2532
Referidos: 0

Masculino
» em: Setembro 30, 2017, 10:58:54

     O oposto do amor é o ódio, sentimento esse que relacionamos com o negativo e o que é errado. Porém é um sentimento necessário à vida e à sobrevivência do corpo.

     Os sentimentos ativam “sensores” no cérebro que geram ações. O ódio é a forma que o cérebro tem de acionar a auto-defesa. Também este sentimento tem uma escala, que pode ir do simples desprezo ao desejo e tentativa de destruição do alvo do ódio. Tudo depende da forma como o cérebro interioriza o perigo que representa o “inimigo”.

      O ódio advém da necessidade do corpo procurar o equilíbrio saudável, da necessidade de matar para sobreviver. Sempre existiu desde que existe vida orgânica, pois foi a consequência da necessidade dos organismos destruírem as células invasoras. Sem esse “ódio” as células do nosso corpo seriam destruídas pelos vírus e bactérias que diariamente nos invadem o organismo. Existem sensores no nosso corpo que atacam esses vírus sempre que os detetam. Estão programados para odiar até conseguirem provocar a morte do agente invasor.

     O nosso corpo é como uma cidade em que as células são os habitantes. Esta capacidade do corpo destruir os invasores é assim como a ação da policia, impedindo os assaltantes de matarem os habitantes. E o que é certo é que resulta, pois o corpo mantêm-se vivo porque as células atuam dessa forma. Se usassem de amor e compreensão com os vírus invasores o corpo seria destruído por estes. O corpo ao evoluir, copiou essa forma mecânica das células agirem, programando o cérebro para que actue da mesma forma.

     A lei da sobrevivência impôs a lei do mais forte mesmo ainda antes da mente evoluir no sentido critico e o ódio é a forma de estimular no cérebro a violência como única forma de se sobrepor à força do inimigo, levando-o a atacar para sobreviver. E tudo isto nós herdamos nos nossos genes. Esta-nos no sangue como diz e bem o povo.

     O sentido critico, alcançado ao adquirir inteligência, permite suavizar esse ódio, adequando a ação a tomar de acordo com o perigo que o opositor representa. Dessa forma somos levados a desprezar a ameaça ou a valorizá-la e também a criticar-mos as nossas capacidades de lutar, face às capacidades demonstradas pelo opositor. Porém, quando o cérebro é demasiado estimulado pelos sensores que geram o ódio, é uma coisinha que nos dá e partimos para a violência sem medir atos e consequências. Mais uma vez temos o cérebro a agir bloqueando a ação da consciência e da inteligência. É o instinto animal na sua forma mais pura, é o matar ou morrer, é a forma como viviam os primeiros homens a habitar o planeta. E graças a essa forma de agir, a raça humana e restantes espécies vivas, resistiram até aos dias de hoje. Quem não agiu dessa forma foi exterminado pelos mais fortes e menos condescendentes.

     Eis o ódio como algo intrínseco à mente e indispensável à sobrevivência do corpo. A inteligência somente permite contornar a potência com que se manifesta mas é incapaz de o debelar do cérebro humano.

     A seguir falarei sobre a necessidade do cérebro sentir e viver o “prazer”.
Faça o login ou registe-se para Gostar.
Registado
pub
  Páginas:   Ir para o topo
Novo Tópico Nova Votação
Ir para:  


Tópicos Relacionados
Assunto Iniciado por Respostas Visualizações Última mensagem
Norte e parte do Centro de Portugal sob aviso "amarelo" devido a mau tempo
Discussão Off-Topic & Chat Geral
Lunática 3 973 Última mensagem Agosto 16, 2011, 16:08:44
por FJLDIAS
"Viagens Astrais, parte 2" - Crónica Paranormal - Sábado dia 10 às 21:00
Notícias e Comunicados Importantes
IceBurn 6 1340 Última mensagem Abril 17, 2010, 22:04:00
por IceBurn
"Premonições, parte 2" - Crónica Paranormal - Sábado dia 24 às 21H
Notícias e Comunicados Importantes
IceBurn 8 1483 Última mensagem Abril 24, 2010, 22:11:10
por Moon*
Inveja por parte das "amigas"
Magia & Feitiçaria
Flor Patricia 11 1442 Última mensagem Agosto 22, 2013, 19:33:06
por I believe in fairies
ALMA descobre "tijolos" da vida num sistema solar em formação
Discussão Off-Topic & Chat Geral
J.ace 1 285 Última mensagem Abril 09, 2015, 21:15:48
por rabugento
Como se chama o programa de computador que usam no "Cartas da Alma"?
Cartomancia, Astrologia, Numerologia & Quirologia
sniperDemon 3 835 Última mensagem Maio 25, 2015, 15:46:25
por sniperDemon
Cérebro "versus" alma: parte I - O amor
Teorias de Conspiração
F.Leite 10 384 Última mensagem Outubro 02, 2017, 21:32:23
por F.Leite
Cérebro "versus" alma: parte III- O prazer
Teorias de Conspiração
F.Leite 0 118 Última mensagem Outubro 01, 2017, 16:03:14
por F.Leite