Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.454
Total de tópicos
26.915
  • Espanta-espíritos
    Iniciado por oculto
    Lido 1.145 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Fáceis de fazer e. em geral, com um som melodioso e apaziguador.


Espanta-espíritos artesanais
Nascido na cultura dos índios americanos Ojibwa, chama-se asubakatchin. O espanta-espíritos, também chamado de apanhador ou caçador de sonhos, é um objecto realizado artesanalmente com base num aro (originalmente de salgueiro), no qual é tecida uma rede frouxa em forma de teia de aranha, pentagrama (Estrela de Salomão) ou hexagrama (Estrela de David). Na sua confecção são utilizados diversos materiais, tais como camurça, couro ou outro tipo de pele, penas, plumas, etc. e é decorado com missangas, contas, conchas, estrelas do mar, objectos pessoais ou sagrados, ... As penas e plumas representam o amor, a doçura e a protecção.
Na actualidade, são realizados por artesãos e lojas New Age e, pelo facto de serem realizados à mão, não existem dois espanta-espíritos iguais. Sendo um amuleto que se destina a afastar (queimar) os sonhos maus ou pesadelos, destina-se sobretudo às crianças e jovens, sem embargo de ser utilizado por adultos que sofrem de mau dormir e que costumam ter pesadelos.  



Fonte:incensosdomundo

Curiosamente, conheço como "Caçador de Sonhos" ( ou "Caçador de Pesadelos" ) o objecto da descrição.
Os "Espanta-Espiritos" conheço-os como objectos feito dos mais diversos materiais ( vidro, metal, conchas, pedras, madeira, etc) que quando sao movimentados emitem sons delicados, espantando assim os espiritos :)

Caçador de Sonhos / Pesadelos:



Espanta - Espiritos:



:)



Eu cheguei a começar um há muito tempo, mas depois por falta de conhecimento de técnicas, não o terminei. Sei que tenho 2 ou 3 penas verdadeiras em casa (pavão e gaivota - acho eu), que apanhei do chão por me chamarem atenção e que gostaria de usar, mas não sei ainda como as vou pendurar.
Podia comprar um caçador de sonhos, mas não era a mesma coisa :)