Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.448
Total de tópicos
26.915
  • Duvidas sobre mediunidade
    Iniciado por João Soares
    Lido 7.544 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
#15
Citação de: F.Leite em 25 setembro, 2017, 19:24

    Nesse ponto está enganado. A mediúnidade tem botão on/off.

     Quando um médium se apresenta num centro espirita e quando eles vêm que serve para médium de trabalhos, a primeira coisa que lhe ensinam é a aprender a controlar a mediúnidade de forma a que esse médium só "receba" entidades quando quiser e achar oportuno, o que quer dizer que aprende a só receber entidades quando estiver a trabalhar no centro espirita. Aprende portanto a desligar a mediúnidade fora do centro e a ligá-la quando lá está.

     Tenho um irmão mais novo que era médium de incorporação e também padecia dum problema que está agora também aqui em discussão, a paralisia do sono. Era um médium que incorporava em qualquer lado mas que depois de aprender a controlar a força de vontade bloqueou totalmente a mediúnidade e hoje nem mediúnidade nem paralisia do sono. Eu falo aqui de auto-sugestão para resolver estas coisas mas ninguém liga puto ao que eu digo. Já não é problema meu.

    Quanto a haver uma religião que aborde não só a mediúnidade, como seja o que for, de uma forma desinteressada e aberta não vai encontrar nunca. As pessoas têm sempre que procurar respostas no sobrenatural para aquilo que não entendem porque não querem entender. Têm medo de ser tidas como "diferentes" e sujeitam-se a ser enganados para se sentirem iguais.

     Os deuses e os espíritos aproveitam-se desse medo e ampliam-no inventando um sem fim de motivos que justifiquem o facto de existir a mediúnidade. Aproveitam-se de uma característica de alguns humanos para os subjugar. Como os humanos não sabem tomar decisões na vida sem auxilio externo, a tal forma desinteressada de que fala não pode existir, nem da parte dos homens, nem da parte de deus e nem dos espíritos.

Então o primeiro e unico centro espirita a que fui e onde me identificaram como médium de trabalho, deveria ter sido muito mau, porque da forma que me comunciaram esse facto só me levou a afastar-me desse centro e de todos os locais onde me digam que estou obrigado a "trabalhar".
Talvez tenha sido azar meu ao ter tido como primeiro contacto uma pessoa que nesse centro me disse que se eu nao "trabalhar" a minha vida jamais se irá desenvolver a todos os niveis...quer dizer, o termo nao foi bem este, foi mais...se eu nao "trabalhar" jamais irei ser feliz.
Para um rapaz de 22 anos ouvir esse termo..acho que não é de condenar que tenha de lá fugido a sete pés.
Nao quero com isto criticar o espiritismo, muito pelo contrário, porque um dos meus livros favoritos é o Livro dos Médiuns...contudo critico sim todas as religiões de uma forma geral, porque todas elas sao fundamentalista e castradoras.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Citação de: Kyrie em 25 setembro, 2017, 19:46
Talvez tenha sido azar meu ao ter tido como primeiro contacto uma pessoa que nesse centro me disse que se eu nao "trabalhar" a minha vida jamais se irá desenvolver a todos os niveis...quer dizer, o termo nao foi bem este, foi mais...se eu nao "trabalhar" jamais irei ser feliz.
Para um rapaz de 22 anos ouvir esse termo..acho que não é de condenar que tenha de lá fugido a sete pés.

     É aí que está o busílis da questão, ensinam-os a controlar, mas dizem-lhes que têm que trabalhar nos centros. Dessa forma, o médium vai-se conseguir "desligar" fora do centro, mas não o conseguirá fazer quando se sentar numa mesa de trabalhos.Tudo é feito na base da auto-sugestão induzida. Um centro espirita sem médiuns deixa de ser centro espirita.

     Os "espíritos" não só precisam como dependem dos médiuns e isso as pessoas não querem entender. Preferem ser manipuladas pois dessa forma julgam usufruir da atenção que os espíritos fingem proporcionar.

#17
Um botão de ligar e desligar? Ou quer dizer controlar a mente ao ponto de deitar para trás das costas?
Com todo o respeito sr. F.Leite não me parece que a mediunidade tenha um botao como o senhor referiu! Agora se me disser que nos centros espiritas, nos grupos espirituais, é feita uma limpeza, um passe, que nos ajuda a eliminar energias negativas, que nesses sitios quando frequentados e quanto trabalhadores temos uma proteção maior e dai nao ocorrer certos fenômenos, nisso ja me acredito mais. Todos nós podemos e conseguimos ignorar a mediunidade, agora desliga-la e ela acabar? Isso nao! E isso sera benéfico?
Ou teremos dores e carregaremos pesos que não sao os nossos?!
Nascemos mediuns, morremos mediuns! Agora se me dizer que evoluir como ser não é para qualquer um, que da muito trabalho, nisso tambem ja me acredito!
Quanto a centros espiritas,  também sou da mesma opiniao que o colega kyrie. Ou secalhar tive azar ao que fui. Contudo nao recomendo, especialmente se for uma pessoa que queira evoluir.
E sim, ha sitios em que a religiao e a espiritualidade nao andam de mãos dadas.. há sitios que apenas tratam de espiritualidade e fazem com que os seus membros cresçam atravez das experiências, da caridade, humildade e do planos espirtuais sem ligar a tao famosa igreja católica e a quaisquer outras religioes.

#18
Para que serve um centro espirita? Qual a necessidade dos Humanos ? Não será mais necessidades deles ?????


Expliquem-me se puderem como se tivesse 3 anos :)

Grato !
A verdade doi, mas liberta

Citação de: KALKI em 25 setembro, 2017, 22:05
Para que serve um centro espirita? Qual a necessidade dos Humanos ? Não será mais necessidades deles ?????


Expliquem-me se puderem como se tivesse 3 anos :)

Grato !


Deles? Referes-te ao que mais propriamente? Aos que estao a frente do centro ou aos espiritos?

Citação de: Akohma em 25 setembro, 2017, 22:11



Deles? Referes-te ao que mais propriamente? Aos que estao a frente do centro ou aos espiritos?

A quem servem nos centros espíritos ?
A verdade doi, mas liberta

Citação de: Akohma em 25 setembro, 2017, 21:30
Um botão de ligar e desligar? Ou quer dizer controlar a mente ao ponto de deitar para trás das costas?
Com todo o respeito sr. F.Leite não me parece que a mediunidade tenha um botao como o senhor referiu! Agora se me disser que nos centros espiritas, nos grupos espirituais, é feita uma limpeza, um passe, que nos ajuda a eliminar energias negativas, que nesses sitios quando frequentados e quanto trabalhadores temos uma proteção maior e dai nao ocorrer certos fenômenos, nisso ja me acredito mais. Todos nós podemos e conseguimos ignorar a mediunidade, agora desliga-la e ela acabar? Isso nao! E isso sera benéfico?

    Claro que não é nenhum botão, não acha? E também não é botar para traz das costas. É simplesmente dizer ao subconsciente que bloqueie qualquer frequência externa que tente induzir imagens, vozes e pensamentos. É ordenar-lhe que somente deve fazer o que a consciência lhe ensina e quer fazer.

     Quanto a essa da limpeza feita nos centros ou noutro sitio qualquer, ou mesmo da proteção por parte de entidades, acredite-se se lhe serve para lhe estimular a fé e dessa forma levar o seu intimo a proteger-se.

    E agora diga-me você, para que serve a um médium ter mediúnidade, senão para lhe complicar a vida?

    E repare que espiritualidade quando começa a falar de humildade e de planos espirituais, já está a ser religião. Já pressupõe um criador da alma e uma conduta para alcançar um patamar como caminho para ir até esse mesmo criador.

Citação de: KALKI em 25 setembro, 2017, 22:05
Para que serve um centro espirita? Qual a necessidade dos Humanos ? Não será mais necessidades deles ?????


Expliquem-me se puderem como se tivesse 3 anos :)

Grato !

    Eu já aqui escrevi muito sobre isso, mas vou tentar simplificar a resposta.

    Um centro espirita, serve para manter aqueles que têm a capacidade de ver, ouvir e sentir os pensamentos dos outros sob controle. Fazem-no pois que é devido a essa capacidade que alguns humanos possuem, que também são captadas as frequências em que os espíritos "funcionam". Antes matavam-nos, depois passaram a controlá-los.

    Qual a necessidade dos humanos contactarem com almas de mortos? - Simplesmente nenhuma.

    A necessidade dos espíritos em comunicarem com os vivos? - Convencendo-os que falam com almas de mortos mantêm viva a ideia do pecado e do castigo kármico dando-nos o docinho da evolução como prémio. Mantêm-nos assim ocupados a lutar por ideias e ideais enquanto eles dão andamento aos planos divinos para a humanidade.

    Já reparou no fanatismo com que se defendem os ideais espíritas que ninguém duvida do que os espíritos dizem?

Sr Fleite, percebi muito bem o que quis dizer!
Digo-lhe então o seguinte, os planos espirituais existem so e somente se seguir uma religiao? Isso e uma religiao? Pergunto-lhe a si, ja foi para o plano espiritual? E por isso tem de acreditar num criador? Tem de ter fe em alguma religião? Pois bem, eu não! Quanto a humildade e caridade sao valores muito basicos que falta a muita gente e que não e preciso ser de alguma religiao para os ter! Eu pelo menos fui educada com esses valores e nao nasci numa família religiosa!
Mas pronto, cada um com as suas convicções. Estamos aqui mesmo para isto, trocar ideias.
Quanto ao complicar a vida, foi como disse em cima e mais uma vez repito, evoluir não é para qualquer um, dá trabalho! Mas sabe sem trabalho nada feito, sempre ouvi dizer.....

Quanto a sua pergunta, kalki, não tenho muito para lhe responder, pois nao fui assidua tempo suficiente para fazer essa analise, contudo não fiquei muito satisfeita.

Citação de: F.Leite em 25 setembro, 2017, 22:44
   
    Eu já aqui escrevi muito sobre isso, mas vou tentar simplificar a resposta.

    Um centro espirita, serve para manter aqueles que têm a capacidade de ver, ouvir e sentir os pensamentos dos outros sob controle. Fazem-no pois que é devido a essa capacidade que alguns humanos possuem, que também são captadas as frequências em que os espíritos "funcionam". Antes matavam-nos, depois passaram a controlá-los.

    Qual a necessidade dos humanos contactarem com almas de mortos? - Simplesmente nenhuma.

    A necessidade dos espíritos em comunicarem com os vivos? - Convencendo-os que falam com almas de mortos mantêm viva a ideia do pecado e do castigo kármico dando-nos o docinho da evolução como prémio. Mantêm-nos assim ocupados a lutar por ideias e ideais enquanto eles dão andamento aos planos divinos para a humanidade.

    Já reparou no fanatismo com que se defendem os ideais espíritas que ninguém duvida do que os espíritos dizem?

Obrigado Sr. F.Leite.... não foi para um criança de 3 anos mas entendi LOL


A verdade doi, mas liberta

#24
Citação de: Akohma em 25 setembro, 2017, 22:57
Sr Fleite, percebi muito bem o que quis dizer!
Digo-lhe então o seguinte, os planos espirituais existem so e somente se seguir uma religiao? Isso e uma religiao? Pergunto-lhe a si, ja foi para o plano espiritual? E por isso tem de acreditar num criador? Tem de ter fe em alguma religião? Pois bem, eu não! Quanto a humildade e caridade sao valores muito basicos que falta a muita gente e que não e preciso ser de alguma religiao para os ter! Eu pelo menos fui educada com esses valores e nao nasci numa família religiosa!
Mas pronto, cada um com as suas convicções. Estamos aqui mesmo para isto, trocar ideias.
Quanto ao complicar a vida, foi como disse em cima e mais uma vez repito, evoluir não é para qualquer um, dá trabalho! Mas sabe sem trabalho nada feito, sempre ouvi dizer.....


    Quero desde já salientar, caso não saiba, que eu não me acredito em deus (tanto em ele dizer que é deus, como nas coisas que ele diz ou mandou dizer), mas que ele existe, não tenho duvidas. Também lhe digo que esse que diz que é deus, não é nenhum espírito nem energia. Mas isso é só ideia minha e para a manter tenho os meus motivos.

     Os valores morais, como necessidade e até imperativo para ter uma vida saudável em todos os sentidos, deveriam ser uma conduta de todos os seres que se dizem humanos. São quanto a mim valores essenciais.

    Quanto a termos um criador, eu acredito que somos consequência da criação e não criados por nenhum deus especifico a quem os homens adorem. Acho que fazemos parte do universo, simplesmente.

    Já acreditar nesses espíritos iluminados e nas coisas que eles ensinam, implica que fomos criados com uma condição especifica, condição essa que está fora do nosso alcance devido às limitações que o nosso corpo apresenta. Apresentam-nos portanto uma meta que é impossível de alcançar.

    Quanto à condição de evoluir eu pergunto-lhe a si: - Para que vai servir no fim de toda a evolução a alma humana? O universo vai mudar por causa dos homens se tornarem seres de luz? Ou é somente para ficarmos ali especados a adorar a um deus, como dizem os católicos?

boa tarde,

O F.Leite tem razão ao dizer que certos (ou quase todos) centros espiritas condicionam o desenvolvomento mediunico, ao prescreverem que o médium só deve frequentar aquele centro e quase o proíbem de frequentar outros incorrendo na penalização de não voltar a frequentar aquele centro onde iniciou o desenvolvimento.
Possivelmente no receio de serem confrontados com outros métodos de trabalho ou até da sua eficácia...

Mediunidade...?
O tema é mais atual que nunca, mas mais uma vez é  conveniente separar as águas. A mediunidade é uma característica própria dos espíritos. Os espíritos não evoluem em valores materiais, mas outrossim em valores espirituais, isto é, inteligencia, intectualidade, e sobretudo valores morais e integração no todo.

Mediunidade é 95% de valor do espírito, evolução e conhecimento no dever de fraternidade, os outros 5% são condição imposta/concedida ou experiência de compromisso ou relevação de pena ou castigo.

A evolução espiritual é aquisição util durante as várias existências corporais - reencarnação -na terra ou em condições adequadas á vida em outros planetas. Por outras palavras, nós, que ao longo dos tempos temos vivido aqui na terra possivelmente já vivemos noutros mundos ou planetas...

Religião: O homem sempre necessitou de conviver em grupo. Primeiro em família depois em clã, concorrendo para a sua defesa e sobretudo na expressão de seus pensamentos, alegrias e tristezas.

Experimentando sintomas que se revelavam anormais, fácil foi ligá-los a um poder divino e desenvolver um pensamento colectivo a que conveniente ou incconveniente chamamos de religião.

Religião e mediunidade são coisas distintas e só na mentalidade dos homens pode ter correlação.

Como disse atrás, a mediunidade reune características que são próprias e inerentes ao espirito, de forma que me permito dizer que não está ao alcance de qualquer curiosso dizer que  - faz e desfaz - que pôe e tira esta ou aquela capacidade, etc...etc...

com todo o respeito aos utilizadores deste fórum que pensem de forma diferente,



paulino 

#26
Citação de: Akohma em 25 setembro, 2017, 21:30
Um botão de ligar e desligar? Ou quer dizer controlar a mente ao ponto de deitar para trás das costas?
Com todo o respeito sr. F.Leite não me parece que a mediunidade tenha um botao como o senhor referiu! Agora se me disser que nos centros espiritas, nos grupos espirituais, é feita uma limpeza, um passe, que nos ajuda a eliminar energias negativas, que nesses sitios quando frequentados e quanto trabalhadores temos uma proteção maior e dai nao ocorrer certos fenômenos, nisso ja me acredito mais. Todos nós podemos e conseguimos ignorar a mediunidade, agora desliga-la e ela acabar? Isso nao! E isso sera benéfico?
Ou teremos dores e carregaremos pesos que não sao os nossos?!
Nascemos mediuns, morremos mediuns! Agora se me dizer que evoluir como ser não é para qualquer um, que da muito trabalho, nisso tambem ja me acredito!
Quanto a centros espiritas,  também sou da mesma opiniao que o colega kyrie. Ou secalhar tive azar ao que fui. Contudo nao recomendo, especialmente se for uma pessoa que queira evoluir.
E sim, ha sitios em que a religiao e a espiritualidade nao andam de mãos dadas.. há sitios que apenas tratam de espiritualidade e fazem com que os seus membros cresçam atravez das experiências, da caridade, humildade e do planos espirtuais sem ligar a tao famosa igreja católica e a quaisquer outras religioes.

O grande problema dos passes e limpezas espirituais é que muitas das vezes quem é alvo desses passes e limpezas fica mais carregado do que limpo.
Isto porque grande maioria dos médiuns de centros espiritas, terreiros de umbanda, etc. não se encontram moralmente equilibrados o que espiritualmente os vai afetar em relação ás entidades que os acompanham.

Citação de: Paulinus em 26 setembro, 2017, 11:56
boa tarde,

O F.Leite tem razão ao dizer que certos (ou quase todos) centros espiritas condicionam o desenvolvomento mediunico, ao prescreverem que o médium só deve frequentar aquele centro e quase o proíbem de frequentar outros incorrendo na penalização de não voltar a frequentar aquele centro onde iniciou o desenvolvimento.
Possivelmente no receio de serem confrontados com outros métodos de trabalho ou até da sua eficácia...

Mediunidade...?
O tema é mais atual que nunca, mas mais uma vez é  conveniente separar as águas. A mediunidade é uma característica própria dos espíritos. Os espíritos não evoluem em valores materiais, mas outrossim em valores espirituais, isto é, inteligencia, intectualidade, e sobretudo valores morais e integração no todo.

Mediunidade é 95% de valor do espírito, evolução e conhecimento no dever de fraternidade, os outros 5% são condição imposta/concedida ou experiência de compromisso ou relevação de pena ou castigo.

A evolução espiritual é aquisição util durante as várias existências corporais - reencarnação -na terra ou em condições adequadas á vida em outros planetas. Por outras palavras, nós, que ao longo dos tempos temos vivido aqui na terra possivelmente já vivemos noutros mundos ou planetas...

Religião: O homem sempre necessitou de conviver em grupo. Primeiro em família depois em clã, concorrendo para a sua defesa e sobretudo na expressão de seus pensamentos, alegrias e tristezas.

Experimentando sintomas que se revelavam anormais, fácil foi ligá-los a um poder divino e desenvolver um pensamento colectivo a que conveniente ou incconveniente chamamos de religião.

Religião e mediunidade são coisas distintas e só na mentalidade dos homens pode ter correlação.

Como disse atrás, a mediunidade reune características que são próprias e inerentes ao espirito, de forma que me permito dizer que não está ao alcance de qualquer curiosso dizer que  - faz e desfaz - que pôe e tira esta ou aquela capacidade, etc...etc...

com todo o respeito aos utilizadores deste fórum que pensem de forma diferente,



paulino 

Exactamente
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

#27
Citação de: Paulinus em 26 setembro, 2017, 11:56
boa tarde,

Mediunidade...?
O tema é mais atual que nunca, mas mais uma vez é  conveniente separar as águas. A mediunidade é uma característica própria dos espíritos. Os espíritos não evoluem em valores materiais, mas outrossim em valores espirituais, isto é, inteligencia, intectualidade, e sobretudo valores morais e integração no todo.

Mediunidade é 95% de valor do espírito, evolução e conhecimento no dever de fraternidade, os outros 5% são condição imposta/concedida ou experiência de compromisso ou relevação de pena ou castigo.

Etc,etc,etc...

    Paulinos

    Você escreveu uma linda mensagem, mas se não for pela fé não dá para ter certezas nenhumas sobre o que diz no seu texto. Fala sobre o espírito, mas sabe-me dizer o que é o espírito? Porque foi criado? Qual a sua utilidade futura?

    Consegue no mínimo apresentar provas de que o espírito existe, que não sejam baseadas no fulano que diz que vê, que ouve ou que incorpora, visto que todo esses  "sintomas" podem ser obtidos com recurso a químicos que afetam  e alteram zonas do cérebro?

    Eu entendo que defenda uma convicção sua, mas deve ter presente que até hoje ainda ninguém apresentou provas irrefutáveis sobre o termos uma alma imortal e sobre reencarnações e karmas, enfim, provas sobre as teorias espíritas. Portanto logo à partida não se deveria permitir armar em doutor, nem chamar curioso a quem com a sua idade, portanto à 18 anos atrás já tinha longas conversas com os chamados espíritos através de médiuns de incorporação.

     Acontece que não me deixei endeusar por comunicar com eles e sempre que os confrontava com perguntas incomodas as respostas que recebia não eram mais que um fugir com o rabo à seringa. Nunca aceitei de mão beijada o que me davam como verdade e por isso trataram de fazer com que as coisas começassem a correr mal. Aliás, sempre foi assim que acabou por acontecer com todos os grupos em que estive.

    Porque é que as perguntas os incomodavam tanto, da mesma forma que incomoda aos espíritas tudo aquilo que eu agora digo sobre os espíritos e o espiritismo?

         Ainda nenhum espírito se deu ao trabalho de aparecer de forma a ser visto e ouvido por todos os médiuns videntes e audientes ao mesmo tempo o que prova que algo de errado se passa. Numa reunião de vários médiuns com essas características  uns vêm uma entidades e outras vêm outras diferentes, assim como uns ouvem uns espíritos e outros ouvem outros. Não será prova de que a mediúnidade depende de características cerebrais e não espirituais?

    Eu já fui como você, defensor acérrimo dessas teorias até que me apercebi que a minha vida não era minha, mas que se baseava no que esses espíritos queriam que a minha vida fosse e por isso mesmo me comecei a questionar e a questioná-los. Sabe qual foi a última mensagem que recebi desses espíritos de luz? Disseram-me sem esconder o ódio e a ameaça: -"Não hás-de conseguir aquilo que queres! Aonde tu chegares, eu já cheguei primeiro!".

    Boas "pessoas" são esses espíritos.

#28
Sr F.leite, com todo o respeito e nao me leve a mal, mas noto que sua presença neste forum é contrapor ao que os membros escrevem. Isso mostra que é um homem que gosta de desafios. Por isso lanço-lhe um desafio... Proponho-lhe, se quiser, a resposta a todas as perguntas que fez até agora. Pode ser que aprendamos alguma coisa....

Kyrie, é verdade sim que ha perigo que virmos com energias negativas. Mas ai é que acho que é necessario o uso do bom senso e da analise de todo o medium trabalhador por parte das pessoas que estão a frente dos centros espiritas ou grupos, para realmente verificar se o medium esta apto para tal. Agora sabemos que, nos, como trabalhadores podemos sim apanhar pelo passe mas energias, mas é um risco, tal como se for trabalhar no seu dia a dia e cair.

Citação de: Akohma em 27 setembro, 2017, 01:10
Sr F.leite, com todo o respeito e nao me leve a mal, mas noto que sua presença neste forum é contrapor ao que os membros escrevem. Isso mostra que é um homem que gosta de desafios. Por isso lanço-lhe um desafio... Proponho-lhe, se quiser, a resposta a todas as perguntas que fez até agora. Pode ser que aprendamos alguma coisa....

     Sr Akoma, acho que não está a compreender minimamente a minha intenção.

     A minha intenção não é contrapor nem ser do contra, mas simplesmente procurar encontrar certezas. As dúvidas que encontro são tantas que se ler o que eu julgava saber e que escrevia ao principio aqui no fórum já não é o mesmo que eu entendo e escrevo agora. Acontece porque passo muito do meu tempo a procurar encontrar respostas, mas não o faço recorrendo aos livros espíritas, porque o que está lá escrito já eu sei porque os li, mas procurando agora no meio cientifico, através dos trabalhos dos estudiosos da mente humana e com as observações que a minha vida me proporcionou enquanto auxiliei centenas de pessoas com os chamados de problemas espirituais.

     Posso-lhe garantir que mais de metade dos casos que tratei, eram do foro psicológico, embora em tudo se assemelhassem a obsessões espirituais, eram essencialmente traumas de infância gravados no subconsciente. Foi trazendo à memoria dessas pessoas a experiência que lhes causou o trauma e com trabalhos de auto sugestão que os tratei e libertei dos problemas que os atormentavam. Contudo eles tinham-me procurado porque médiuns, tanto de centros como médiuns por conta própria lhes tinham diagnosticado encostos e obsessões.

     Se a cura se conseguiu libertando o subconsciente de memórias auto-punitivas, é porque não eram espíritos que os incomodavam embora fosse esse o veredito dos entendidos. Só posso concluir que alguma coisa está muito mal contada nas lides da mediúnidade. E não foi um caso ou dois, foram dezenas.

     Entendo eu, que é necessário que tudo o que se relaciona com mediúnidade seja bem estudado, mas fora do contexto dos livros e usando da lógica e do bom senso para que não se induza na mente de quem procura ajuda, a ideia de problemas espirituais quando o problema pode ser outro, que a não ser tratado convenientemente pode trazer consequências terríveis para o futuro de quem procura ajuda.

     Tal como já disse aqui eu já aceitei tudo o que o espiritismo ensina e tudo corria bem, até que comecei a fazer perguntas inconvenientes para os espíritos. Talvez que convosco isso não aconteça, porque não tivestes coragem de os confrontar com a possibilidade de estardes a ser enganados com o que eles ensinam.

     Eu queria-me acreditar que a alma é algo que sobrevive à morte, mas para me acreditar nisso, preciso de provas concretas pois já não tenho idade para viver de fés e de esperanças.. Não posso é gastar o que me resta da vida sem me preocupar com aqueles que podem estar a usar a vida a ser enganados e usados por espíritos com segundas e terríveis intenções, tal como eu fui.

     Para que não se sinta confundido por eu dizer que não acredito a 100% na sobrevivência da alma e dizer ao mesmo tempo que me acredito em espíritos, esclareço que para mim os espíritos são "manifestações ou comunicações" feitas por seres tão vivos como eu ou você. Seres que já por cá andaram e continuam a andar. Como se aguentam vivos tanto tempo não sei, não consegui que me dissessem.