Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Sanatório de Valongo (Sanatório de Mont'alto) Vai ser fechado
    Iniciado por ScarletDaniela
    Lido 9.384 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Bem,
Descobri este Fórum à pouco tempo...
No entanto e sempre foi um assunto que sempre me interessou e sinto uma vibração estranha mas especial naquele local.
Já li alguns dos tópicos aqui discutidos sobre este assunto.
O facto é que o Sanatório de Valongo foi comprado pela ATNP, e brevemente irá ser encerrado para reconstruir o local.
Aliás, os pisos inferiores já se encontram vedados tendo apenas algumas aberturas para poderem entrar os novos proprietários (segundo algumas pesquisas e investigação no local a ATNP ou ANTP e ISEP surgiram como referências). Sendo que em todo o edifício principal os ''escombros'' em grande massa que se encontravam deteriorados foram já em grande parte limpos... E numa parte lateral inferior encontra-se uma porta e no seu exterior têm 1 pia, 1 fogão a lenha e utensílios que dão ideia que mora ali alguém... Neste caso a meu ver como foi comprado o local deverá ser um segurança profissional ou alguém a guardar ''a obra''. A entrada das ambulâncias que era aquele grande largo com as escadas encontra-se todo vedado e com portas de metal, apesar de que na parte da frente do edifício (parte redonda) tenha 2 aberturas que segundo as pesquisas em breve serão também fechadas.
Fala-se em apartamentos turísticos ou até mesmo locais de pesquisa para novas universidades.
Muitos falaram que nunca viram fotos de antigamente, pois encontrei 3 num blog ''Diario de mi muerte''.





A realidade é que muita gente tem medo de lá ir. Quando era mais pequena sentia um medo enorme só de olhar.
Agora sei melhor.
A empatia que sinto pelo local demonstra uma grande carência daqueles que partiram naquele local e buscam uma forma de encontrar a paz. Muitos morreram em situações agoniantes e precoces.

De várias vezes que lá fui deparei-me com vultos, vozes, luzes onde estas não existiam e musica... Ruídos de passos e respirações, gritos de socorro e pedidos de auxilio com frases características de linguagem de medicina.

Senti a dor dos familiares que lá foram visitar os seus ente queridos, senti a dor dos pacientes que lá morreram, a alegria das crianças que lá passaram.

As vozes dos pastores que pregavam as missas e as condolências daqueles que partiram.

Essa parte não meteu medo, meteu sim pena e compaixão.

O pior é quando baixávamos ao subsolo e algumas vezes com noite cerrada... Os espíritos que foram trazidos para lá por aqueles que brincaram com magias negras e rituais satânicos...

Energias más camufladas com aqueles que apenas queriam um raio de luz no inferno onde estão cativos.

Foram evocados espíritos para aquele local que não estavam ali inicialmente, espíritos malignos, inumanos...

O pior é que muitos dos gritos que ouvi de lá eram de almas cativas e atormentadas por aqueles espíritos que nunca haviam tido a oportunidade de andarem no mundo...

Aquele local antes de ser o que quer que seja precisa de ser ''limpo'', erradicar o mal que lá existe e encaminhar para o bem aqueles que estão atormentados...

O que quero dizer é que aquele local precisa ainda de ser bastante trabalho de forma a limpar o espaço e quando falamos de limpar não é só tirar o lixo e passar o batom e rímel...

Quem quiser visitar o local ainda como está com os seus destroços deverá fazer-lo o quanto antes.
Até porque pelo que percebi nem o paintball deverá poder mais ser realizado lá.

Jo
Ainda recentemente falei disso aqui no fórum num outro tópico. É uma pena que o meu maior receio se venha a concretizar, que o Sanatório seja transformado num espaço de rentabilização... Da última vez que lá estive, e a única em que entrei e explorei o espaço, já estava bastante limpo e notava-se que andava lá gente a fazer algo... Na altura, numa das salas, tive a nítida noção que iam transformar aquilo num hotel e ainda se aproveitar do facto de toda a gente conhecer a história do local...
O seu comentário só vem confirmar isso... Lamento que assim seja. Lamento mesmo...
Be true to yourself

O pior é que as pessoas não fazem ideia das energias que por lá passam...
Não falando das que infelizmente não conseguem encontrar a luz, mas das que foram chamadas para lá por culpa de outras práticas...
Colocar batom em coisas que precisam de uma boa limpeza só resulta em que um dia o batom sai e vem tudo ao de cima de novo...

Tanto que isto recorda-me o filme do poltergeist...
Removeram as lápides mas não os corpos...
Neste caso vão so pintar e retocar... O resto está lá...

Quantas e quantas práticas e rituais deverão ter ocorrido ali?
Quantas e quantas vezes terão enterrado as ''provas'' do que fizeram nesses rituais, nessas práticas?

E agora o mais chocante é... além de tudo isso...

Pessoas que foram mortas lá à posterior?
Dadas como desaparecidas?

Lamento informar mas muitas daquelas marcas e bolinhas vermelhas não são apenas restos de tinta das armas de paintball...
Quantas vezes ví lá balas perdidas no chão? Ou facas ensanguentadas mas corpos 0 e vestigios escassos?

Muita coisa correu e corre naquele local devido á sua fama...
Muitas pessoas vêm aquele sitio como um depósito...
Como um abrigo a práticas menos comuns...

O pior é de quem puser as mãos naquilo...
Realmente a nível económico aquilo tem grande potencial, enorme até para servir de casa a turistas... ou até mesmo ou refúgio de todos os problemas... mas se vamos para lá e encontramos os problemas na mesma pois quem para lá foi não fez caso do que se passou lá?

Isso sim é alarmante...
E é triste, ver um marco assim destes transformado em algo banal quanto o querem fazer...
O seu verdadeiro proposito sempre havia sido voltado para a saude... desde um hospital a uma clinica de repouso...
A meu ver o melhor a fazer era realmente limpar o local mas limpar assério e nao por só batom...
Restaurar tudo mas tentando seguir as linhas anteriores e tentar até utilizar fotos dos registos históricos da cidade de valongo que ai encontram-se fotos que ninguem imagina... E devolver á comunidade aquilo que lhes pertencia...

Voltar a albergar utentes, em fase terminal, com doenças de facto preocupantes, uma espécie de Conde Ferreira ou Magalhães Lemos, ou até mesmo um IPO ou Hospital São João, pois era um espaço onde os utentes podiam estar tranquilos e não se preocupar com a doença em sí, mas em relaxar.
Ou então um lar de repouso que albergasse todas as classes e não só os mais ricos... (Projeto que já havia sido tentado mas abandonado após as denúncias de maus tratos).

Isso sim era aproveitar bem o espaço e não a olhar a capitais...

Jo
A meu ver, não se fazia nada disso. Ou se mantém aquilo pelo que é, ou se destrói e fica apenas como parque. Construir ali seja o que for, seja um hotel, um hospital ou o que quer que seja, vai fazer com que as coisas continuem. Aquilo é um marco da zona, não só de Valongo mas de toda a gente do Porto. Muito se fez lá é verdade, desde paintball até raves, passando por tudo isso que falou e que acredito já que conheço bem o local.
Mas poucas pessoas se importam com isso. Provavelmente querem rentabilizar o espaço que é lindo de facto e estão nem aí para este tipo de assuntos. Veremos se realmente isso se concretizar se as pessoas se irão sentir bem lá...
Be true to yourself

Precisamente!

A única forma em que eu concordaria em se não houvesse opção seria de utilizar o espaço para aquilo que havia exemplificado...
De outro modo é deixar como ele está, mas respeitando sempre e compreendendo que existem coisas que não se devem alterar..
Já houve 2 oportunidades daquilo resultar...

O ditado diz que à 3ª é de vez...

Mas eu conto a paragem das obras tambem como tentativas, então neste caso é deixar da forma que está e deixar as pessoas apreciar a sua beleza da forma como este têm estado.

O que significa o o circulo vermelho com o ponto de exclamação ao pé do titulo do post?
Os dois testes mais duros no caminho espiritual são a paciência para esperar o momento certo e a coragem de não nos decepcionar com o que encontramos.
Paulo Coelho

Se quer que lhe diga não faço a minima ideia, nem fazia ideia que aquilo ali estava :S

Certo é que ontem lá estive ( da 1 da manhã até as 3h) e aquilo ainda dá para explorar pois existem entradas.
Quanto a alguma coisa fora do normal não encontramos nada a não ser um cão que andava lá pelos montes sempre a ladrar.

Como está a situação das obras no sanatório? Avançou?


Citação de: trismegistus em 08 maio, 2019, 19:13
Como está a situação das obras no sanatório? Avançou?
pelo menos fui la no ano passado e nao estava em obras mas ainda nao consegui explorar bem o local mas gostava de o fazer

Todo aquele alto de Santa Justa, entre São Pedro da Cova e Valongo tem uma energia pesada que não gosto nada. Especialmente à noite, perto da Igreja lá no alto. Nunca sentiram?
C'est dans l'air.

Citação de: Gens em 17 maio, 2019, 15:40
Todo aquele alto de Santa Justa, entre São Pedro da Cova e Valongo tem uma energia pesada que não gosto nada. Especialmente à noite, perto da Igreja lá no alto. Nunca sentiram?
eu felizmente nao senti nada mas gostava de la voltar com mais pessoal

Não vás lá de noite sais de lá com um encosto.
C'est dans l'air.

Citação de: Gens em 17 maio, 2019, 15:56
Não vás lá de noite sais de lá com um encosto.
de noite nao digo mas ir la de tarde por mim tudo bem
mas existe um local que nao consigo entrar que e o da casa amarela mete um cagaço do caraças