Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • Gaulês moribundo
    Iniciado por TiagoValis
    Lido 2.855 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
A estátua não tem interpretação por ser antiga isso significa que cada um pode ver o que bem intender.

http://3.bp.blogspot.com/_ezaUKpkJ4Tc/TPeXCBr5uDI/AAAAAAAAP1Y/Qz0FYs27Z40/s1600/Gaul%25C3%25AAs%2BMoribundo.jpg

Para mim significa desistência, impotência, ser vencido, estar de joelhos. Não se sabe se ele está a preparar-se para levantar-se, ainda com mais força, ou se vai cair imóvel no chão. Expectativa quanto à morte, duvida, vida em suspenso, o suspende e o espectáculo da morte (é um gladiador). Ser descartável, recolocável e ter pouco tempo de vida.
A cara é uma cara de aceitação, sem vida, como se disse-se "vi a realidade, posso dizer que vou para o real".

Podemos imaginar uma outra presença invisível, o agressor. Parece ser um gigante. Uma rival inamovível e que nunca será vencido. Impotência, desistência, deixar o rival ganhar, aceitar o destino, aceitar a morte certa. Ser a segunda escolha e continuar.

Concordam? O que vêem?

Reza a lenda que depois de ter ganho uma grande batalha, o Rei Átalo I de Pérgamo encomendou uma escultura de um Gaulês tirando a sua própria vida, de forma humilhante, depois de este ter perdido uma grande batalha contra os Gregos.
Desta forma o Rei Átalo I glorificou a vitória do seu povo e deu ênfase a um momento de cobardia de um gaulês.

Agora sem rezas nem lendas não concordo contigo!
A meu ver não devia ser a estátua do moribundo mas a estatua do Sacrifício.
Não o vejo como estar de joelhos. Ele tem um ferimento de espada, sangra. As "rezas" é para um momento de cobardia de um gaulês, e porque não, o momento de cobardia para o Rei Átalo??

Eles andavam nus.... com os trofeus à cinta (cabeças dos que decapitavam)  ;)