Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • Qual será a religião perfeita?
    Iniciado por Lancelot
    Lido 7.688 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
#105
Boa noite Anasus,

Só para concluir esta pequena situação quero referir que são todos tratados de igual forma e consoante as regras do Fórum. Penso que já tenha deixado isso bem claro em muitas situações, mas concordemos que o off-topic já se estava a alongar por isso teve de haver a intervenção. 😉

Obrigado a todos pela compreensão e voltemos ao tópico em questão.
Qualquer off-topic será apagado. 😉
ILYM

#106


Uma ou mais mensagens foram eliminadas deste tópico por estarem fora do contexto. Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 9. Obrigado.



Mas continuando o assunto do tópico, ja alguem dizia "que a religião é o ópio do povo" e daí que não existe religião perfeita pois foram criadas por seres imperfeitos (nós).
Durante seculos (e ainda hoje) em nome da religião fizeram-se coisas terriveis.
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Arcandi
Relembro que avisos foram feitos. Agradeço que continuem a discussão através de mensagens privadas.
Contas não serão encerradas sem justificação. Deve haver respeito pela moderação e pelas regras do fórum. Obrigada

Citação de: moonchild em 18 julho, 2017, 22:52


Uma ou mais mensagens foram eliminadas deste tópico por estarem fora do contexto. Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 9. Obrigado.



Mas continuando o assunto do tópico, ja alguem dizia "que a religião é o ópio do povo" e daí que não existe religião perfeita pois foram criadas por seres imperfeitos (nós).
Durante seculos (e ainda hoje) em nome da religião fizeram-se coisas terriveis.

Concordo contigo, felizmente a mim passa-me ao lado.  :)
ILYM

#109


Uma ou mais mensagens foram eliminadas deste tópico por estarem fora do contexto. Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 9. Obrigado.



;)

Eu ja me dava por contente que as religiões não tentassem mandar no mundo inteiro, que mandem nos que lá estão, por mim na boa, mas deixem de meter o bedelho na vida dos outros... Então quando se tentam enfiar em governos e afins...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

As religiões mais autênticas para mim são as que não foram institucionalizadas como o Xamanismo, Neo-paganismo, Bruxaria, Taoismo, algumas vertentes do budismo. A partir do momento em que existe mistura com poderes é muito difícil de manter a procura da verdade e existe a tentação de controlar as pessoas para "estabelecer uma ordem social".

A partir do momento em que há um grupo de pessoas mais ou menos organizado que defende e professa um determinado conjunto de crenças o mais provável é que haja tentativa de controlo do outro.
Nem é tanto um defeito da religião. É um defeito humano, é um atributo do ego.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Religião é uma criação do homem. É associativismo massificado, é como o futebol mas com outro(s)  ídolo(s), é sempre imperfeito

Se virem uma tribo de índios até ai existem normas baseadas em crenças que têm de ser cumpridas sob pena de a pessoa se "afastar" do grupo. Se o grupo estiver certo tudo bem mas se estiver errado não se pode fazer mais nada do que concordar com a mentira.
Contudo continua a existir procura sincera da verdade e não o controlo do outro. Existe um grupo que sinceramente quer instruir. O controlo é errado. Apesar de existir na mesma uma "instrução" a carga de perversidade é menor.

Eu costumo comparar a posição dos taoistas com a dos cristãos por ser oposta. O taoista diz: "deves ser melhor que o teu mestre por isso não te posso ensinar". Já a posição Abrãamica é oposta "esta tudo na bíblia e só a bíblia é verdadeira" . Não existe perfeição mas para mim existe umas melhores que outras .

As religiões são tentativas de chegar a verdade, repito, tentativas. Nenhuma pode afirmar ser a portadora da verdade absoluta e inquestionável. Todas são humanas.