Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.447
Total de tópicos
26.915
  • Incêndio em Pedrógão Grande
    Iniciado por Paraphenomenal
    Lido 9.701 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: RR em 21 junho, 2017, 00:00
Entretanto, soube hoje de fonte segura que o número real de vítimas não corresponderá ao divulgado pela comunicação social (e não foi a Júlia Pinheiro, que pelos vistos terá dito o mesmo no programa dela  :P ).

E as opiniões contrárias às versões oficiais continuam a surgir:

Citação
Presidente da Liga dos Bombeiros convencido de que incêndio teve origem em mão criminosa
Jaime Marta Soares, Presidente da Liga dos Bombeiros, disse à comunicação social que está convencido de que não foi uma trovoada a provocar o incêndio de Pedrógão Grande, atribuindo o mesmo a "mão criminosa". A Polícia Judiciária vai contactar Marta Soares para perceber as suas suspeitas.

Em declarações à TSF, Jaime Marta Soares disse que "o incêndio já estava a decorrer há cerca de duas horas quando efetivamente se desenvolveu o problema com os raios que provocaram um conjunto de ignições. Eu tenho para mim que, até prova em contrário, até me provarem o contrário, o incêndio teve origem em mão criminosa".

Mais tarde, em declarações à SIC, o responsável disse que esta sua análise "assenta numa convicção e não no conhecimento de factos em concreto". "Eu tenho para mim, convictamente, que a trovoada foi bastante mais tarde do que o início do incêndio", reiterou.

À TSF o Presidente da Liga dos Bombeiros garantiu que o organismo que lidera vai "exigir uma análise detalhada sobre todas as questões".

Ainda nesta entrevista, apesar de admitir que o SIRESP (Rede Nacional de Emergência e Segurança) teve algumas dificuldades, Marta Soares diz que isso não justifica tudo o que aconteceu, exigindo também nesta matéria uma "análise em profundidade ao que falhou" porque "não se pode no momento de um sinistro desta dimensão estar a inventar. As coisas têm de estar todas preparadas", disse.

A Polícia Judiciária já adiantou que irá entrar em contacto com o Presidente da Liga dos Bombeiros para apurar a origem das suas suspeitas.

Ontem, António Costa, em entrevista à TVI, disse que a trovoada seca foi "a causa", mas "não chega, não pode ser só isso", afirmou, sublinhando que as testemunhas dizem que houve "uma espécie de furacão". O primeiro-ministro já havia pedido esclarecimentos urgentes sobre o funcionamento da rede de SIRESP no incêndio de Pedrógão Grande.
(...)

(Notícia atualizada às 13h41)

"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)


A análise "assenta numa convicção e não no conhecimento de factos em concreto"!?!?  :o >:(


Pelo que está a parecer, os "factos concretos" estão a ser dificeis de obter.

Suponho que a convicção do senhor se baseie na experiência, no que disse quem combateu o incêndio e nas declarações dos civis. Suponho também que o Presidente da Liga dos Bombeiros não fosse dizer este tipo de coisa de ânimo leve, sobretudo numa altura destas.

Mas eis um facto concreto: não é por se repetir a mesma mentira n vezes que ela passa a ser verdade.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Eucaliptos à parte: também não sou nada contra porem os incendiários presos à árvore, uma vida não vale mais que 1000! (Desde que as pessoas NUNCA façam justiça pelas próprias mãos!!). Mas quando dizem que foi fogo posto, eu vos digo no meu ver porque é que considero inconclusivo do ponto vista, nós a quem chegou a informação: Eu não digo que não hajam problemas na justiça em Portugal, eu também estou a par de muita trafulhice: polícias, advogados, IEFP, etc. Agora dizerem que o raio na árvore foi inventado? Bom eu ponho as coisas nestes termos: é inconclusivo, no meu ver ninguém pode dizer que sim ou que não, se alguém tivesse visto pode até na altura ter feito caso (pode pura e simplesmente ter visto mais ou menos onde caiu, a notícia também não foi assim tão explicita se não terá sido assim que eu saiba, alguém soube se foi visto ao longe ou se foi perto?). E é possível sim saberem onde começou arder, não só analisando o sentido do vento, fazer questionários ás pessoas, com o Arcgis (programa que criou o Google Earth) se for lidado por alguém 100x mais expere do que eu (eu tive sempre abaixo de 11 nesta cadeira... =P) consegue em tempo real determinar como, quando e para onde se deslocam as frentes do fogo. E nem é preciso isto tudo, um chefe dos bombeiros consegue fazer o mesmo sem modernices: eu vi na sic um chefe a falar à uns anos atrás, ele ao analisar como arderam as árvores, como estava inclinadas, até como ardem alguns rochedos (naquele caso acho que foi o exemplo de um granito, ficou com os minerais em diferentes tamanhos e distribuições) e conseguiu encontrar uma embalagem derretida com gasolina. Mas lá está é inconclusivo, a corrupção está muito fácil hoje em dia. Ah e quem vos disse que na hora em que encontraram a árvore fulminada que não estava já tudo apagado ou que pura e simplesmente está razoavelmente fácil de lá entrar?  Mas esta para mim é a razão mestra de culparem a árvore:    " ... divulgada para não atrapalhar a investigação, e deixar os responsáveis (se os houver), mais "descontraídos", logo vulneráveis, por supostamente não andar ninguém à procura deles, e evitar a sua fuga, etc...
Não seria a primeira vez."

Em relação ao IPMA, bom, não é assim tão fácil acertar, à quem não tenha noção, mas as alterações climáticas estão a desconfigurar muito o clima habitual e eu já lá estive no centro de investigações deles, ainda que tenham algumas coisas mais ou menos modernizadas, eu já lá vi um satélite com 50 anos! Eles com equipamentos uns mais recentes outros nem tanto, mas epah vocês têm noção que o meu professor Marcelo Fragoso demorou pelo menos um mês (ou mais) a tentar perceber porque é que tivemos há uns anos aquela grande tempestade de granizo que até as escolas fecharam. Como é que querem que façam melhor se não têm equipamentos de jeito? Não se pode fazer omeletes sem ovos certo? =/

Olhem eu não nego que há muitos incendiários que são sempre soltos, mas para mim isto é mais incompetência na hora prática e dinheiro que não é aplicado em equipamentos de jeito. Eu já assisti, ao vivo, dois aviões que com a ajuda do arcgis apagaram o fogo em 5 minutos. Planear qualquer um que saiba faz isso, mas será que são assim tão competentes/bem coordenados na hora de controlar o fogo VS auxiliar os civis? Lembrem-se daquilo que eu citei do RR e eu só ponho as coisas nestes termos porque acho que a população portuguesa, quantificadamente, está muito contaminada/distorcida com o Correio da Manhã, muito mais do que aquilo que é realmente a realidade.

Repara Cassandra, estamos a falar do Presidente da Liga dos Bombeiros. Como muito bem dizes, os factos reais estão a ser difíceis de obter. Não sei... Se calhar publicamente há coisas que são desnecessárias, principalmente numa altura em que a contra-informação está a ser da forma que está.
Olha o famoso canadair - Não é mesmo por se repetir muitas vezes que passa a verdadeiro.
Sabes o que acho? Tem que se encontrar culpados seja de que forma for! E pronto... Vão-se lançando uma farpas.

Agora pergunto: Interessa saber se foi o raio do céu ou um raio de um gajo? Ou interessa mais, como diz o Jack, apurar (in)competências e falhas de gestão?
Eu gostava mais de esclarecer a segunda, já outros (os do CM, e os dos poleiros - por motivos diferentes obviamente)...

Quem é que disse que o raio foi inventado?! Nem aqui, nem em lado nenhum se disse que o raio foi inventado. Não duvido do raio. Ninguém duvida do raio. Os raios aconteceram. É bem provável que tenham atingido árvores, os raios fazem isso. Ninguém contesta isso. O que as pessoas dizem, sem necessidade de ler o Correio da Manhã já que vivem lá e viveram toda aquela triste situação, é que os raios apareceram bem depois de o incêndio ter começado. Veremos se a história do raio é para deixar o incendiário à vontade.

Quanto ao IPMA, há amadores a fazer melhores previsões. Também não têm equipamentos de última geração, limitam-se a cruzar dados que recolhem da internet. A desculpa do equipamento já passou da validade, tal como o próprio equipamento.

AlexaM, a história do avião também não foi invenção da comunicação social, foi a Protecção Civil que comunicou essa "notícia" à agência Lusa. Depois, quando a comunicação social começou a fazer perguntas, afinal já não era assim. Afinal, quem é que está a fazer contra-informação?

A mim interessa-me bastante saber como é que tudo começou. Morreram dezenas de pessoas, outras perderam tudo o que tinham, desapareceram fábricas que eram o posto de trabalho de muitas pessoas que para além dos bens, perderam também o emprego.
Isto foi muito, muito grave.
E sim, é preciso apontar o dedo e encontrar culpados, porque alguém tem a culpa de tanta coisa ter corrido mal.

E se para além da suprema incompetência isto ainda foi obra de uma pessoa ou grupo de pessoas, de uma vez por todas é preciso acabar com a impunidade de quem começa incêndios.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Vejam a crônica criminal das queridas manhãs, a de ontem e a de hoje principalmente... até o chefe dos bombeiros diz que foi fogo posto...
"Aprendi a dizer não à custa de muito "sim" que agradava a todos menos a mim"

E lá  vai começar o ataque ao senhor Predidente da liga dos bombeiros...Mais um Gonçalo Amaral que na minha opinião vai ser abafado e desacreditado....o mal foi mesmo das vitimas e dos familiares ...mais um caso a cair no esquecimento infelizmente

Citação de: Amorem em 22 junho, 2017, 17:23
E lá  vai começar o ataque ao senhor Predidente da liga dos bombeiros...Mais um Gonçalo Amaral que na minha opinião vai ser abafado e desacreditado....o mal foi mesmo das vitimas e dos familiares ...mais um caso a cair no esquecimento infelizmente

Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. O senhor Presidente da liga dos bombeiros se afirma que foi fogo posto que o prove. O Gonçalo Amaral andou anos e anos a difamar com coisa gravíssimas uma família e por isso foi muito bem condenado já que nunca o conseguiu provar.

Aliás, passados alguns anos o Gonçalo Amaral viu-se ligado a outras situações pouco transparentes. Basta ver que era um grande amigo do Paulo Pereira Cristóvão que recentemente foi detido depois de andar a assaltar casas de pessoas enquanto inspector da PJ.

Citação de: Philipp em 22 junho, 2017, 21:27
Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. O senhor Presidente da liga dos bombeiros se afirma que foi fogo posto que o prove. O Gonçalo Amaral andou anos e anos a difamar com coisa gravíssimas uma família e por isso foi muito bem condenado já que nunca o conseguiu provar.

Aliás, passados alguns anos o Gonçalo Amaral viu-se ligado a outras situações pouco transparentes. Basta ver que era um grande amigo do Paulo Pereira Cristóvão que recentemente foi detido depois de andar a assaltar casas de pessoas enquanto inspector da PJ.


Na minha opinião podem ter sido coisas gravíssimas,mas no meu ver acertadas...a bem dizer muitas das coisas que ele declarou não  se viu sozinho no que pensou e disse porque muita gente acha o mesmo ...alegadamente os pais têm muita culpa no cartório...quanto a ser amigo do Paulo Pereira Cristóvão é  exactamente o que disse .uma coisa é  uma coisa,outra coisa é  outra coisa ...

Citação de: Amorem em 22 junho, 2017, 22:39



Na minha opinião podem ter sido coisas gravíssimas,mas no meu ver acertadas...a bem dizer muitas das coisas que ele declarou não  se viu sozinho no que pensou e disse porque muita gente acha o mesmo ...alegadamente os pais têm muita culpa no cartório...quanto a ser amigo do Paulo Pereira Cristóvão é  exactamente o que disse .uma coisa é  uma coisa,outra coisa é  outra coisa ...

Não era apenas amigo. Esteve envolvido no interrogatório à Cipriano que depois veio a saber-se que tinha sido torturada.

Citação de: Philipp em 22 junho, 2017, 22:51
Não era apenas amigo. Esteve envolvido no interrogatório à Cipriano que depois veio a saber-se que tinha sido torturada.
Não  digo que não  seja verdade,mas para mim em relação ao caso Maddie disse muita coisa acertada...Mas este Presidente vai ser alvo de ataque vai ver...

Citação de: Belivethis em 21 junho, 2017, 18:22
Vejam a crônica criminal das queridas manhãs, a de ontem e a de hoje principalmente... até o chefe dos bombeiros diz que foi fogo posto...
A estas duas vejam também a de hoje, (que das 3 pra mim foi a mais interessante), dizem eles que amanhã vao voltar a falar do assunto e na minha opinião acho que este trio está a fazer um óptimo trabalho e a destacar por aí muitas carecas...
"Aprendi a dizer não à custa de muito "sim" que agradava a todos menos a mim"

A Maddie McCann estava no Pedrógão?