Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • Incêndio em Pedrógão Grande
    Iniciado por Paraphenomenal
    Lido 9.697 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
#30
uuuuh! Se sabes tanto porque não escreves um mail e envias aos jornais?

Eu acho que não podemos conspirar em tudo o que mexe. Esta é a minha opinião.
Isto é uma grande tragédia... mas cada um tem a sua opinião.

P.S. o nosso amigo VodGas está a batalhar incêndios, mas tem dado noticias que está bem.
Aude id scire, memento, ut obliviscatur!
https://www.facebook.com/tutuga.fotografia.7?fref=ts

Não Pou. Isso não adianta de nada. Há grupos de interesses por trás disso.

Citação de: Santa Muerte em 19 junho, 2017, 21:22
Não Pou. Isso não adianta de nada. Há grupos de interesses por trás disso.

Mas isso era para o bem do nosso país, ou vamos aqui ficar com segredinhos só porque há interesses por trás e ignorar as vitimas deste acidente?
Eu não digo mais nada porque estas coisas enervam-me.
Aude id scire, memento, ut obliviscatur!
https://www.facebook.com/tutuga.fotografia.7?fref=ts

#33
Eu também não vou dizer mais nada por que já me enervei.

E se vejo um eucalipto a frente... Desanco o todo! 😡

Aude id scire, memento, ut obliviscatur!
https://www.facebook.com/tutuga.fotografia.7?fref=ts

Jo
Citação de: Santa Muerte em 19 junho, 2017, 21:22
Não Pou. Isso não adianta de nada. Há grupos de interesses por trás disso.


Interessa sim. Se tens esse tipo de informação, interessa. Mas desde que tenhas provas, como é lógico.
Be true to yourself

#36
Só sei é que esses eucaliptos hão de ir lá para aquela terra onde há choro e ranger de dentes...

RR
#37
Citação de: karoxa em 19 junho, 2017, 19:15
Vou-te contar o que aconteceu o ano passado em S. Pedro Da Cova.

"Ás 4h da manhã os meus sogros que são agricultores com cerca de 70 anos e que moram numa zona rural rodiada de mata, ligam ao meu marido a dizer que o fogo está perto, o meu marido chega a casa dos pais e já estão as pessoas das casas vizinhas que são apenas 3 a apagar o fogo que está a cerca de 300mts das casas.

Os vizinhos de cima andam com uma cisterna que vão enchendo no rio, a vizinha de baixo também, o resto andam de mangueira e com ramos a apagar o fogo. Ao todo são cerca de 10 pessoas, a principal preocupação é não deixar o fogo chegar ás casas e ás estufas onde está o fruto de trabalho daquela gente.

São poucos e enquanto vão encher as cisternas o fogo reacende-se.

E os Bombeiros?
Os Bombeiros estão aquartelados a 150 mts deste cenário e nunca , nunca, nunca ajudaram, apesar dos pedidos desesperados dos moradores do local, nem um único bombeiro saiu do carro sequer.

A muito custo os moradores por volta das 18h da tarde conseguiram extinguir o fogo e por fim descansar um pouco. Durante as noites que se seguiram houve vários reacendimentos e nunca os bombeiros ajudaram.

Aos apelos desesperados dos moradores, foi-lhes dito que as ordens do Comando era apenas actuar se houvesse  casas, populações ou locais de trabalho em risco, de resto é deixar arder. Exactamente com estas palavras.

Nesta altura, mais incêndios existiam em Gondomar, o comportamento dos bombeiros foi exactamente igual, estavam de prevenção mas nunca foram autorizados a intervir.  

Houve sítios em que a população se revoltou e teve que ser chamada a GNR.

Estavam também de prevenção dois grupos de militares vindos de Santa Margarida, esses coitados uma semana a dormir no chão nem saíram do aquartelamento, sem condições, sem comer, sem banhos, nada. "

Deixo um mapa rudimentar do sitio, para que entendam melhor o que contei atrás.



Nunca disse que a culpa era dos bombeiros, o que disse no outro post é que agora tentam sacudir a agua do capote, quando para mim a culpa é da Protecção Civil que não tem um Plano de Emergência Nacional em condições, e depois dá estas ordens ao Comando dos Bombeiros.

Os desgraçados dos bombeiros dão a cara, levam com estas cenas quando são 2 ou 3 senhores que estão com o traseiro sentadinho numa cadeira numa sala com ar condicionado que fazem estes Planos que no papel são muito lindos, mas na prática não têm pés nem cabeça.

Mais uma vez voz peço, liguem para a Protecção Civil e peçam o Plano Director de Emergência da vossa área.



Pois... Achei o relato interessante, porque no ano passado passei EXACTAMENTE pelo mesmo, na zona de S. Pedro do Sul...
Fui ajudar uns amigos que vivem numa aldeia algo isolada, para a eventualidade de ser necessário evacuar a mesma e tirar de lá os pertences mais valiosos, os cães, etc.
A certa altura vimo-nos quase cercados pelo fogo. Os bombeiros (uma corporação do Baixo Alentejo), que estavam relativamente próximos (cerca de 2km), disseram, por várias vezes, exactamente o mesmo: Que tinham ordens para "deixar arder", e entrar em acção apenas quando houvesse casas ameaçadas... Entretanto, passam por nós quatro "putos" da Protecção Civil numa pick-up, um deles de portátil ao colo, para "avaliar a situação", suponho. Nem chegaram a sair da dita pick-up (provavelmente acharam que estava muito calor cá fora, e preferiram não abdicar do ar condicionado).
Quando a frente de incêndio começou a incomodar os populares e estes perderam a paciência, fomos buscar as ferramentas e cortar giestas e afins. Em menos de três horas, a frente de incêndio já não era ameaça para ninguém...
No dia seguinte, soubemos que uma aldeia nas imediações tinha ardido quase por completo. Os meios aéreos chegaram, mas já não havia necessidade dos mesmos, fizeram alguma descargas, e foram-se embora. Até os Beriev se encontravam na zona, mas estes eram demasiado grandes para este tipo de incêndio, e não podem fazer descargas perto de povoações, pelo que a sua utilidade foi quase nula.
De referir que o pouco que foi feito nas aldeias vizinhas, foi feito por alguns populares organizados em "piquetes" de três ou quatro, em  "carros de bombeiros improvisados" (tractores com reboque ou pickups com um depósito de água e um motor de rega, que não pararam (nem para dormir), durante três dias...
Um madeireiro da zona colocou à disposição os trabalhadores e todos os meios de que dispunha à disposição. Madeireiro esse que perdeu um armazém e uma casa para o incêndio...

Não culpo os bombeiros, que também já estavam ali há uma série de dias, num estado miserável, sem dormir, e quase sem alimentos ou água (aliás, por mais chocante que possa parecer, estes foram forçados a pedir "esmola" em comida nas aldeias, o que é absolutamente vergonhoso)...
Culpo, sim, que é suposto coordená-los! Os próprios bombeiros, aliás, repetiram o mesmo vezes sem conta: "Compreendemos perfeitamente a vossa aflição, mas... Não podemos fazer nada, porque não temos ordens para isso"...
VIR PRUDENS NON CONTRA VENTUM MINGIT !

E o número de vítimas não para de aumentar...

Citação de: PouPou em 19 junho, 2017, 21:15
uuuuh! Se sabes tanto porque não escreves um mail e envias aos jornais?

Eu acho que não podemos conspirar em tudo o que mexe. Esta é a minha opinião.
Isto é uma grande tragédia... mas cada um tem a sua opinião.

P.S. o nosso amigo VodGas está a batalhar incêndios, mas tem dado noticias que está bem.
A comunicação social não precisa que lhe contem coisas, os jornalistas estão e estiveram enfiados no meio do caos com os civis dias a fio.

Da minha parte, não estou a conspirar em tudo o que mexe. As teorias oficiais ou fazem sentido ou não fazem sentido. Para além disso, conheço pessoas que têm familiares e conhecidos na zona. A versão deles dos acontecimentos não corrobora a teoria oficial - nem no que diz respeito à hora a que o incêndio começou nem em relação à teoria do raio.

Vamos ver que tipo de jornalismo se vai fazer daqui para a frente. Quanto a estes detalhes, é só procurar pela informação, ela já começa a aparecer aqui e ali. Um exemplo:
CitaçãoEscalos Fundeiros. Descida ao princípio do inferno
Foi nesta pequena aldeia de Pedrógão Grande que começou o fogo que se transformou numa tragédia sem par. Aqui, ninguém – ou quase ninguém – acredita na tese da trovoada seca. Mas há quem alerte que os boatos são como as chamas

(...)Foi aqui que começou a tragédia, mas em Escalos Fundeiros ainda se vê algum verde, ao contrário das povoações por onde o fogo, já com mais combustível, arrasou tudo por onde passou. Uma constatação que valida aquilo que muitos peritos dizem: a de que a zona onde começa o fogo não é a mais afectada.

Ciência e suspeitas


Se a Judiciária garante que se baseia em critérios científicos para dizer que não houve mão criminosa nesta tragédia, em Escalos Fundeiros a ciência levanta muitas dúvidas.
"Queria desmentir o que a comunicação social diz acerca da tempestade. Não houve relâmpago, quando já tinha ardido tudo é que vieram os relâmpagos. Hoje, houve relâmpagos bem maiores. Havia fogo por todo o lado. Era ali em cima, era em baixo, à frente. Tudo no espaço de minutos. Questionem o que andavam a fazer três avionetas na sexta-feira. Toda a gente as viu", suspeita Vanda, de 48 anos.

Não é a única que duvida da primeira tese oficial. Muitos dos que ali se cruzam com um carro de um meio de comunicação social pedem para parar. E todos dizem mais ou menos o mesmo: "Não acredite no que eles dizem, isto foi mão criminosa."

No entanto, há também pessoas como Luís Filipe, de 58 anos, que vive em Lisboa, mas tem a mãe de 85 anos e o filho de 26 a morarem em Escalos Fundeiros, a alertar para os mitos das avionetas que sempre correram na região.

Facto é que esta terça-feira os inspectores do Laboratório da Polícia Científica, depois de a GNR ter vedado o local durante todo o dia, tinham como missão fazer nova inspecção ao terreno. E todos os dados recolhidos pelas autoridades apontam para que não haja origem dolosa, tal como o director nacional da PJ, Almeida Rodrigues avançou no dia seguinte à tragédia.
(...)

Isto das conspirações é como aquela velha frase das bruxas - que as há, há.


Um abraço ao VodGas e a todos os que continuam a lutar contra este e contra outros incêndios que têm sido ignorados - o de Góis é praticamente tão grande como este e vinha nesta direcção, estava igualmente descontrolado - não sei bem como é que isso está.

Um abraço também a ti Cody e a todos os que perderam alguém nesta tragédia.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

RR
Relativamente à teoria da origem do incêndio apresentada (relâmpago, trovoada seca, etc, em que realmente parece não bater a bota com a perdigota), também é perfeitamente possível que tenha sido divulgada para não atrapalhar a investigação, e deixar os responsáveis (se os houver), mais "descontraídos", logo vulneráveis, por supostamente não andar ninguém à procura deles, e evitar a sua fuga, etc...
Não seria a primeira vez.
VIR PRUDENS NON CONTRA VENTUM MINGIT !

#41
Meu caro RR... Daqui até ao final do verão, quantos mais incendios não haverão?

E agora para algo completamente diferente...



O fogo já se vê do espaço!

Cortesia: NASA

RR
Citação de: Santa Muerte em 20 junho, 2017, 12:53
Meu caro RR... Daqui até ao final do verão, quantos mais incendios não haverão?

E agora para algo completamente diferente...



O fogo já se vê do espaço!

Cortesia: NASA

Imensos, evidentemente (e infelizmente), mas... não percebi o porquê da pergunta. :-P
A verdade é que, até hoje, este foi de longe o mais grave, no que a toca a perda de vidas humanas. é normal que os "procedimentos" sejam algo diferentes neste que nos restantes.

Sim, vê-se. Já quase desde o início (não é assim tão difícil captar incêndios em fotos de satélite).
VIR PRUDENS NON CONTRA VENTUM MINGIT !

Bombeiros galegos impedidos de ajudar Portugal. Ministra fala em "excesso de voluntarismo"

Autoridades portuguesas terão impedido 60 bombeiros galegos de entrar no país. A ministra da Administração Interna diz que as ajudas têm de ser "devidamente enquadradas".

Um grupo de 60 bombeiros florestais da Galiza, em Espanha, terá sido impedido pelas autoridades portuguesas de entrar no país, conta o jornal espanhol El Correo Gallego. A ministra da Administração Interna já comentou a situação e justificou-se com a necessidade de"garantir condições de segurança".

Os bombeiros têm de ser devidamente coordenados pelas autoridades nacionais de proteção civil de ambos os países. Tem de ser tudo centralizado e não podemos estar aqui com voluntarismos sob pena dessas pessoas poderem colocar em risco não só a sua vida como as demais. Isto está tudo a ser coordenado pelas autoridades competentes", disse Constança Urbano de Sousa.

O grupo foi formado ao longo da noite de domingo pelo departamento de bombeiros florestais do Ministério do Meio Rural em colaboração com governo regional da Galiza e ter-se-á voluntariado para combater os incêndios na zona de Pedrógão Grande. Os bombeiros galegos estavam munidos de dois camiões cisterna de 30 mil litros.

Foi uma sensação agridoce. Estávamos conscientes da situação que se passava em Portugal, estávamos prontos para intervir e ajudar as pessoas e uma questão burocrática impediu-nos de lutar contra um grave problema que tirou tantas vidas", contou um dos bombeiros ao El Correo Gallego.
De acordo com o jornal, o grupo chegou a Valença do Minho quando foi impedido pelas autoridades portuguesas por não terem "capacidade de receber tanta gente" e não poderem "dar autorização" para dirigir o grupo de bombeiros para a zona do incêndio. As autoridades agradeceram a ajuda e o grupo acabou por voltar para Espanha.

O Observador tentou obter informação junto de fonte do Ministério da Administração Interna mas não obteve resposta até ao momento.

Oitenta bombeiros espanhóis chegam esta terça-feira a Portugal para ajudar no combate ao incêndio de Góis, disse à agência Lusa fonte oficial do Ministério da Administração Interna (MAI). A mesma fonte adiantou que 40 bombeiros da Galiza chegam a Portugal por via terrestre e outros 40 operacionais de várias regiões espanholas por helicóptero.

Segundo o MAI, os bombeiros da Galiza chegam a Portugal com viaturas próprias e vão ser integrados numa coluna nacional. A chegada dos 80 bombeiros espanhóis para combater o incêndio de Góis insere-se no acordo bilateral existente entre Portugal e Espanha.

Fonte: Observador.pt

RR
Também li essa notícia...  :P

Entretanto, soube hoje de fonte segura que o número real de vítimas não corresponderá ao divulgado pela comunicação social (e não foi a Júlia Pinheiro, que pelos vistos terá dito o mesmo no programa dela  :P ).

Hoje foi divulgada pela NASA esta imagem, onde é visível a área ardida:

VIR PRUDENS NON CONTRA VENTUM MINGIT !