Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.445
Total de tópicos
26.915
  • Incêndio em Pedrógão Grande
    Iniciado por Paraphenomenal
    Lido 9.700 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


Tudo o que se sabe até ao momento sobre aquele que é incêndio mais mortífero das últimas décadas em Portugal:

O número de vítimas mortais no incêndio que deflagrou na tarde de sábado em Pedrógão Grande não para de subir. São já 62 as vítimas mortais, civis, pelo menos 47 das quais apanhados pelas chamas quando circulavam por estradas.

O "cenário é horrível", descreve o secretário de Estado da Administração Interna. Famílias inteiras encontradas mortas, carbonizadas, dentro dos carros onde tentaram fugir ao fogo.

Este é o incêndio mais mortífero das últimas décadas em Portugal e o Governo já anunciou que serão decretados três dias de luto nacional. Para além disso, António Costa também já fez saber que as escolas serão encerradas e os exames nacionais dos estudantes locais serão adiados.

Numa mensagem ao país, esta noite, Marcelo Rebelo de Sousa falou na necessidade de o país se manter unido como um só. "Nos instantes mais difíceis da nossa vida como nação, somos como um só, por Portugal", disse, referindo que esta tragédia lhe deixa com um sentimento de "injustiça".

Há ainda a registar 62 feridos, incluindo bombeiros, e centenas de desalojados, com muitas casas ardidas. Fonte da GNR descreveu ao Notícias ao Minuto um cenário marcado por aldeias que foram totalmente queimadas.

O incêndio mantém quatro frentes ativas, duas das quais com extrema violência. Um cenário dantesco, filmado por quem fugia do local e fotografado pelos fotojornalistas. A ministra da Administração Interna fez saber também que a frente ativa em Pedrógão Grande já entrou no concelho de Castelo Branco, mais precisamente na Sertã.

A maior parte das aldeias de Figueiró dos Vinhos está cercada pelas chamas e os habitantes estão a ser encaminhados para "zonas seguras" na sede do concelho.

Dezenas de pessoas que fugiram das suas casas sob ameaça das chamas foram acolhidas por populares na freguesia de Avelar, em Ansião, onde está em curso uma operação logística com alimentação e alojamento.

Por outro lado, existem muitos que estão a resistir na tentativa de proteger os seus bens. Relativamente a estes, Constança Urbano de Sousa afirmou que "as populações não podem resistir. Qualquer resistência às ordens das autoridades não é admissível. As pessoas têm de ser colocadas em segurança. A vida humana tem de ser salvaguardada em primeiro lugar".

O presidente da Câmara de Castanheira de Pera, Fernando Lopes um dos concelhos do distrito de Leiria afetados pelo incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande, descreveu a situação que se vive como "caótica" e "catastrófica".

As operações mobilizam cerca 880 operacionais,  275 veículos e dez meios aéreos. Foram ainda acionados aviões de Espanha e França, que se disponibilizaram a apoiar Portugal.

Está ainda no local uma equipa de desastres de massa do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) e várias equipas da Polícia Judiciária. Caberá a estes operacionais analisar o local identificar as vítimas.

Tudo aponta que as chamas tenham começado devido às trovoadas secas registadas na zona no início da tarde de sábado, fenómeno que promete voltar a repetir-se este domingo.

O diretor nacional da Polícia Judiciária confirma esta tese e afasta qualquer indício de origem criminosa. Diz que foi encontrada a árvore onde tudo terá começou, atingida por um raio.

fonte: https://www.noticiasaominuto.com/pais/815658/pelo-menos-62-mortos-numa-tragedia-sem-precedentes-tudo-o-que-ja-se-sabe
ILYM

Raio?

Eu não tenho assim tanta certeza mas enfim.

#2
Citação de: Santa Muerte em 19 junho, 2017, 01:06
Raio?

Eu não tenho assim tanta certeza mas enfim.

Supostamente as autoridades encontraram a árvore atingida, chegando mesmo a comunicar que colocaram de lado "fogo posto".
ILYM

Como militar que sou, acho que são demasiadas frentes neste incêndio para ser algo natural.

Sim eu sou daqueles a favor de atar o piromaníaco a árvore.

Citação de: Santa Muerte em 19 junho, 2017, 01:12
Como militar que sou, acho que são demasiadas frentes neste incêndio para ser algo natural.

Sim eu sou daqueles a favor de atar o piromaníaco a árvore.

Num meio como aquele, basta um pequeno incêndio para existirem várias frentes.
Se pegares num papel e o fizeres arder no meio, ele não vai só para um lado, vai para todo o lado.  :-\
isto sem contar com as condições climatéricas.
ILYM

#5
Junta o raio ao facto de falta de limpeza das floresta, o que tens?! Só lamento pelas vidas que se perderam 😢
"Aprendi a dizer não à custa de muito "sim" que agradava a todos menos a mim"

Citação de: Belivethis em 19 junho, 2017, 02:38
Junta o raio ao facto de falta de limpeza das floresta, o que tens?! Só lamento pelas vidas que se perderam 😢

E aposto que, após a tragédia, vai ser a floresta mais limpa de Portugal... pena que só se lembrem depois de acontecerem as desgraças 😐
ILYM

Ano após ano esse tipo de tragédia repete se é enquanto isso, os nossos decisores políticos andam ocupados sabe se lá Deus com que.

Citação de: Santa Muerte em 19 junho, 2017, 01:12
Como militar que sou, acho que são demasiadas frentes neste incêndio para ser algo natural.

Sim eu sou daqueles a favor de atar o piromaníaco a árvore.

Foi o raio, foram ventos contrários, falta de humidade e floresta não autóctone. Nesse dia tudo o que podia correr mal correu horrivelmente mau. Um aviso para investir na prevenção.
"To have faith is to trust yourself to the water. When you swim you don't grab hold of the water, because if you do you will sink and drown. Instead you relax, and float." - Alan Watts

Citação de: Santa Muerte em 19 junho, 2017, 09:45
Ano após ano esse tipo de tragédia repete se é enquanto isso, os nossos decisores políticos andam ocupados sabe se lá Deus com que.

Sim, se a floresta e os acessos à mesma estivessem limpos, a catástrofe seria menor. 😐

Estava tudo contra nesse dia, mas também deviam limpar os acessos todos os anos... Infelizmente só há  dinheiro para aquilo que lhes interessa.
ILYM

Citação de: Paraphenomenal em 19 junho, 2017, 11:52


Sim, se a floresta e os acessos à mesma estivessem limpos, a catástrofe seria menor. 😐

Estava tudo contra nesse dia, mas também deviam limpar os acessos todos os anos... Infelizmente só há  dinheiro para aquilo que lhes interessa.

Li um artigo bastante interessante a comparar com um incêndio na Austrália que vitimou 170 pessoas. As diferenças foram:
- Mobilizaram 300 bombeiros de prevenção na Austrália
- Foi causado por um cabo que caiu e uma das frentes chegou a ter 200km

Se as coisas não mudam e acabamos de vez com os interesses económicos por detrás das plantações de eucalipto e pinheiro, para voltar a espécies autóctones, limpando as matas, investindo na prevenção e na mobilização prévia dos serviços de proteção civil em dias onde tudo pode correr mal... então isto torna-se a norma. Ou mudamos de vez ou veremos isto todos os anos. 
"To have faith is to trust yourself to the water. When you swim you don't grab hold of the water, because if you do you will sink and drown. Instead you relax, and float." - Alan Watts

Citação de: Fingarfan em 19 junho, 2017, 13:16
Li um artigo bastante interessante a comparar com um incêndio na Austrália que vitimou 170 pessoas. As diferenças foram:
- Mobilizaram 300 bombeiros de prevenção na Austrália
- Foi causado por um cabo que caiu e uma das frentes chegou a ter 200km

Se as coisas não mudam e acabamos de vez com os interesses económicos por detrás das plantações de eucalipto e pinheiro, para voltar a espécies autóctones, limpando as matas, investindo na prevenção e na mobilização prévia dos serviços de proteção civil em dias onde tudo pode correr mal... então isto torna-se a norma. Ou mudamos de vez ou veremos isto todos os anos. 

O ser humano é um bicho muito teimoso e, no geral, interesseiro.
Não acredito em melhorias... para o ano, infelizmente, as únicas pessoas que se vai lembrar são os familiares e amigos que perderam as pessoas nessa catástrofe. 😐
ILYM

Citação de: Paraphenomenal em 19 junho, 2017, 13:25


O ser humano é um bicho muito teimoso e, no geral, interesseiro.
Não acredito em melhorias... para o ano, infelizmente, as únicas pessoas que se vai lembrar são os familiares e amigos que perderam as pessoas nessa catástrofe. 😐


Eu cá sou um grande fã do movimento associativo e acredito que com a população ou grupos dela a mover-se e a fazer pressão em certos sentidos a coisa muda. Portanto..É só deixar a entropia funcionar que nós acabaremos por conseguir transformar. :)
"To have faith is to trust yourself to the water. When you swim you don't grab hold of the water, because if you do you will sink and drown. Instead you relax, and float." - Alan Watts

Citação de: Fingarfan em 19 junho, 2017, 13:31
Eu cá sou um grande fã do movimento associativo e acredito que com a população ou grupos dela a mover-se e a fazer pressão em certos sentidos a coisa muda. Portanto..É só deixar a entropia funcionar que nós acabaremos por conseguir transformar. :)

Esperemos que sim 😉
ILYM

Citação de: Fingarfan em 19 junho, 2017, 13:31
Eu cá sou um grande fã do movimento associativo e acredito que com a população ou grupos dela a mover-se e a fazer pressão em certos sentidos a coisa muda. Portanto..É só deixar a entropia funcionar que nós acabaremos por conseguir transformar. :)

De acordo amigo. Porém há casos de incêndio em que os carros dos bombeiros simplesmente "ardem". E "ardem" do nada? Ou serão os próprios a deitar lhes fogo para que lhes sejam atribuídos carros novos? A adjudicação infelizmente não é um processo nem Linear nem transparente. Portanto, enquanto houverem interesses ocultos e corrupção, duvido que a coisa mude.