Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Porque não há exorcistas em Portugal?
    Iniciado por Paranormalstate
    Lido 18.435 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Talvez...., com o elemento químico certo, um ponto gerador de energia, determinada forma, e mais umas cenas se consiga criar determinado magnetismo que feche ou abra esses portais.

Se tal se consegue com o contributo dos cristais e algumas grelhas....

Talvez sim.

Mas só talvez. Fica só a hipotese

#31
Citação de: Santa Muerte em 17 junho, 2017, 22:04
Acho muito bem teres criado este tópico. Pouco se fala acerca disto aqui, quando deveria ser o contrario....

Eu gostei.

Lancelot, um exorcismo não é pera doce... É algo sinistro e são necessários por vezes décadas até que o diabo saia do corpo que possuiu. Eu já vi e foi de gelar o sangue.
Concordo plenamente.

Citação de: Manuel34 em 17 junho, 2017, 23:06
Conhecem algum grupo que se reuna e dedique a estudar este tema?
Não, infelizmente não.

O Padre Sousa Lara como mencionado numa resposta aqui é o único ou dos poucos exorcistas acreditados por Roma em Portugal. De resto, sobre a questão dos exorcismos e dos demónios e do que está escrito nas escrituras. Elas foram escritas por homens e, como tal, não irão representar em toda a fidelidade o que foi dito, o enfâse com o que foi dito ou a intenção por detrás. É o que acontece muitas vezes.

Sem esquecer do problema da semântica. Muitas palavras e termos nas escrituras têm significados diferentes dos que lhe damos devido à questão linguista.

Por fim, o demónio era usado como arma de arremesso na Idade Média para incutir medo e submissão dos povos. Corrijam-se se estou em erro mas desde então muita coisa mudou com o Segundo Concílio Vaticano e apostou-se numa estratégia mais inclusiva e não tão violenta contra as pessoas. Ou seja, foi-se abandonado a velha ideia do medo do demónio.

Um Deus clemente não governa pelo medo, mas sim pelo amor. E é aí que muitos teólogos se perdem. Falam da Ira e do Perdão. Um Deus que perdoa os filhos não é o mesmo Deus que os obriga a servir. Servidão não é amor.

Opinião pessoal, apenas.
"To have faith is to trust yourself to the water. When you swim you don't grab hold of the water, because if you do you will sink and drown. Instead you relax, and float." - Alan Watts

#33


Fingarfan respeito a sua opinião. Mas para mim, quem não acredito nas palavras ditas por Cristo, não tem fé. Cada um cria a sua noção de Deus , á sua maneira e com as bases que desejam e que são mais fáceis de engolir. aqui estou a falar de exorcistas na fé cristã e católica, portanto o tema a ser discutido aqui, não é se nós acreditamos que existe o demónio, ou se Deus disse o que disse. Está-se a discutir do ponto de vista Católico, portanto não se po~e aqui em questão o Evangelho. Mas não leve isto como um ataque, ou uma discussão, apenas pontos de vista. que como já disse, é para isso que aqui estamos, mas não vamos nos desviar no tema central ;)

#34
Citação de: Paranormalstate em 18 junho, 2017, 12:41

Fingarfan respeito a sua opinião. Mas para mim, quem não acredito nas palavras ditas por Cristo, não tem fé. Cada um cria a sua noção de Deus , á sua maneira e com as bases que desejam e que são mais fáceis de engolir. aqui estou a falar de exorcistas na fé cristã e católica, portanto o tema a ser discutido aqui, não é se nós acreditamos que existe o demónio, ou se Deus disse o que disse. Está-se a discutir do ponto de vista Católico, portanto não se po~e aqui em questão o Evangelho. Mas não leve isto como um ataque, ou uma discussão, apenas pontos de vista. que como já disse, é para isso que aqui estamos, mas não vamos nos desviar no tema central ;)

Eu não levo como ataque. Mas aí está, os únicos registos do que foi dito por Cristo foram escritos por homens. E também temos evangelhos que não fazem parte do Canon mas que continuam a conter mensagens importantes sobre a sua vida. E mantenho a ideia de que a semântica tem um peso muito importante na transmissão da Palavra de língua para língua.

Acho que isto não é desviar do tema. Continuamos focados em Cristo e na sua vida. A questão sobre o Diabo e como foi usada pela igreja na idade média continua a ser fundamental para compreender o motivo de haver poucos exorcistas agora e essa ser uma questão mais fechada em círculos de pessoas que estudem o paranormal.

A partir daí podemos sempre partir para o tipo de Deus. Desde que estejamos focados na questão principal estes "desvios" de assunto não são off-topic mas sim mais um enriquecimento.

Por fim, sou Católico praticante mas guio-me mais por Cristo do que por dogmas católicos. Há várias formas de viver o Cristianismo. Mas isso é uma escolha de vida.

PS: Trata-me por tu se não te importares, não sou um grande fã de "sua/seu" :D
"To have faith is to trust yourself to the water. When you swim you don't grab hold of the water, because if you do you will sink and drown. Instead you relax, and float." - Alan Watts

Com o devido respeito eu não preciso acreditar em Cristo para ter fé. Até porque a palavra fé vai muito mais além que o termo religioso. Não esquecendo as inúmeras religiões passadas, presentes e futuras. Todas elas válidas.
Também não podemos dizer que isto é um problema somente do cristianismo ou que só o cristianismo é a solução.
A possessão é um assunto transversal e não esclusivo. E cada segmento a resolve com as armas que tem à mão.

Paranormalstate, mas se o objectivo é opinar sobre do ponto de vista cristão e católico, o fingarfan ao falar do Evangelho não está a fugir ao tópico  ;)
Do meu ponto de vista, para ser exorcista é preciso ter capacidade, força psicológica e principalmente fé para lidar com a situação , o que hoje em dia é raro na Igreja católica.
Parece que ser padre actualmente é uma profissão como outra qualquer, o que interessa é o ordenado ao fim do mês.
Atenção, falo assim mas  sou católica

"– Vou falar abertamente porque Jesus me respondeu e me mandou dizer isto hoje a todos; na verdade Ele mandou anunciar o que Ele disse sobre os telhados. – As enfermidades são sim causadas por demônios os quais se aproximam de nós por causa dos nossos pecados! Deus não se alegra com nosso sofrimento, esta não é a vontade d'Ele; Deus quer que nos arrependamos e nos voltemos para Ele (para o bem) e satanás engana as pessoas dizendo que merecemos, porque somos pecadores e temos que pagar. Porem Jesus já pagou o preço, pois como está escrito: "ELE FOI FERIDO POR CAUSA DAS NOSSAS TRANSGRESSÕES, E MOÍDO POR CAUSA DAS NOSSAS INIQÜIDADES; O CASTIGO QUE NOS TRAZ A PAZ ESTAVA SOBRE ELE, E PELAS SUAS PISADURAS FOMOS SARADOS." (Isaías 53: 5); E Jesus ainda nos deu autoridade para expulsar os demônios e curar as enfermidades, porque os demônios continuam nos acusando e colocando doenças, mesmo após termos sido perdoados por Jesus. Para isto também Jesus veio ao mundo; Ele expulsava os demônios e as enfermidades eram curadas, como aconteceu com este homem: "E ACONTECEU QUE, SAINDO O DEMÔNIO, O MUDO FALOU" (Lucas 11: 14); Leia também em: (Mateus 9: 32). Como também Jesus perdoava os pecados e as enfermidades eram curadas: "E JESUS, VENDO A FÉ DELES, DISSE AO PARALÍTICO: FILHO, TEM BOM ÂNIMO, PERDOADOS TE SÃO OS TEUS PECADOS." (Mateus 9: 2).

.

– Ora, Jesus não nos deu também a autoridade para expulsar os demônios e curar as enfermidades? - Claro que deu! E não só isto, mas até de ressuscitar os mortos, veja o que Jesus nos manda: "E, INDO, PREGAI, DIZENDO: É CHEGADO O REINO DOS CÉUS. CURAI OS ENFERMOS, LIMPAI OS LEPROSOS, RESSUSCITAI OS MORTOS, EXPULSAI OS DEMÔNIOS; DE GRAÇA RECEBESTES, DE GRAÇA DAI." (Mateus 10: 7-8). Jesus nos deu também a autoridade de perdoar os pecados dos homens, veja: "ASSIM COMO O PAI ME ENVIOU, TAMBÉM EU VOS ENVIO A VÓS. E, HAVENDO DITO ISTO, ASSOPROU SOBRE ELES E DISSE-LHES: RECEBEI O ESPÍRITO SANTO. ÀQUELES A QUEM PERDOARDES OS PECADOS LHES SÃO PERDOADOS; E ÀQUELES A QUEM OS RETIVERDES LHES SÃO RETIDOS." (João 20: 21-23); Leia também em: (Mateus 9: 6-8). E Ele não deu apenas aos seus 12 apóstolos não, nem somente aos 70 discípulos que expulsaram e voltaram felizes; Jesus deu esta autoridade a todos que crêem n'Ele: "E ESTES SINAIS SEGUIRÃO AOS QUE CREREM: EM MEU NOME EXPULSARÃO OS DEMÔNIOS" (Marcos 16: 17). Portanto, não vamos temer o maligno, pois nem mesmo um passarinho cai (morre) sem que Deus permita, e até os fios de cabelo de nossas cabeças estão todos contados por Deus e nada sai do controle d'Ele, porque Ele é o dono da vinha e domina sobre toda sua criação. Vamos antes fazer a obra de Deus sem medo, que é: -PREGAR O EVANGELHO, EXPULSAR OS DEMÔNIOS E CURAR AS ENFERMIDADES...

.

– A ceara é grande, muitos necessitam serem convertidos à Jesus, e para isto necessitam conhecer as palavras de Jesus para crerem n'Ele; e para crerem, muitos necessitam ver milagres de cura e libertação, pois como Jesus disse: "SE NÃO VIRDES SINAIS E MILAGRES, NÃO CREREIS." (João 4: 48). O Reino de Deus não consiste em palavras não, mas em poder: (I Coríntios 4:20). Porem poucos são os ceifeiros, porque muitos desconhecem a palavra (a Bíblia) a verdadeira doutrina de JESUS CRISTO. Por isto, não vamos negar o chamado de Jesus e a vocação que Ele nos deu para o trabalho, antes tomemos também a nossa cruz e o sigamos; como Paulo disse a Timóteo: (que despertes o dom de Deus que existe em nós); Vamos ser verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, porque Ele garantiu que nada nos faria dano algum, veja: "IDE POR TODO O MUNDO, PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA. QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO; MAS QUEM NÃO CRER SERÁ CONDENADO. E ESTES SINAIS SEGUIRÃO AOS QUE CREREM: EM MEU NOME EXPULSARÃO OS DEMÔNIOS; FALARÃO NOVAS LÍNGUAS; PEGARÃO NAS SERPENTES; E, SE BEBEREM ALGUMA COISA MORTÍFERA, NÃO LHES FARÁ DANO ALGUM; E PORÃO AS MÃOS SOBRE OS ENFERMOS, E OS CURARÃO." (Marcos 16: 15-18).

.

– Jesus nos deu autoridade para expulsar os demônios e curar os enfermos porque Ele sabia que se não desse, seria uma luta injusta, afinal são anjos; caídos, mas anjos: "EU VIA SATANÁS, COMO RAIO, CAIR DO CÉU. EIS QUE VOS DOU PODER PARA PISAR SERPENTES E ESCORPIÕES, E TODA A FORÇA DO INIMIGO, E NADA VOS FARÁ DANO ALGUM. MAS, NÃO VOS ALEGREIS PORQUE SE VOS SUJEITEM OS ESPÍRITOS; ALEGRAI-VOS ANTES POR ESTAREM OS VOSSOS NOMES ESCRITOS NOS CÉUS." (Lucas 10: 18-20).

.

– Como está escrito: "DEUS NÃO NOS DEU O ESPÍRITO DE TEMOR, MAS DE FORTALEZA, E DE AMOR, E DE MODERAÇÃO." (II Timóteo 1:7); Porem se eu ficar com timidez achando que tenho que aceitar tudo de ruim que vem do inimigo (satanás), achando que isto é a "vontade de Deus" e não lutar contra o inimigo de Jesus; Porque Jesus disse: "SE APROXIMA O PRÍNCIPE DESTE MUNDO, E NADA TEM EM MIM" (João 14: 30); Se eu ficar com timidez e não lutar contra satanás e seus anjos caídos os quais já estão julgados: (João 16: 11), mas que porem, ainda continual enganando as pessoas (as nações) com suas mentiras, colocando doenças e cobrando de quem não deve mais nada, Porque JESUS já pagou o preço levando sobre si todas as nossas enfermidades. Se eu ficar com timidez e não usar as armas que Jesus me deu para lutar contra o maligno (o inimigo), não serei digno de ser seu discípulo (discípulo de Jesus)!!! Porque Pedro e os outros discípulos de Jesus expulsaram demônios curaram enfermos e até ressuscitaram mortos, como por exemplo, quando pela fé de Pedro, Tabita foi ressuscitada por Jesus, em: (Atos 9:40). Da mesma maneira ainda hoje há muitos homens de fé que crêem e honram o Nome de JESUS CRISTO  fazendo a sua verdadeira obra, PREGANDO O EVANGELHO, EXPULSANDO OS DEMÔNIOS E CURANDO AS ENFERMIDADES"

#38
Citação de: Fingarfan em 18 junho, 2017, 13:06
Eu não levo como ataque. Mas aí está, os únicos registos do que foi dito por Cristo foram escritos por homens. E também temos evangelhos que não fazem parte do Canon mas que continuam a conter mensagens importantes sobre a sua vida. E mantenho a ideia de que a semântica tem um peso muito importante na transmissão da Palavra de língua para língua.

Acho que isto não é desviar do tema. Continuamos focados em Cristo e na sua vida. A questão sobre o Diabo e como foi usada pela igreja na idade média continua a ser fundamental para compreender o motivo de haver poucos exorcistas agora e essa ser uma questão mais fechada em círculos de pessoas que estudem o paranormal.

A partir daí podemos sempre partir para o tipo de Deus. Desde que estejamos focados na questão principal estes "desvios" de assunto não são off-topic mas sim mais um enriquecimento.

Por fim, sou Católico praticante mas guio-me mais por Cristo do que por dogmas católicos. Há várias formas de viver o Cristianismo. Mas isso é uma escolha de vida.

PS: Trata-me por tu se não te importares, não sou um grande fã de "sua/seu" :D

Pois esses "capitulos" que não foram ditos por Deus, foram acrescentados pela igreja católica, pois durante centenas de anos Deus não falou com mais nenhum Homem. essa altura é a que divide o antigo testamento e o novo. Mas pronto, isto para dizer que eu não concordo com tudo o que vem escrito, atenção. Mas quando falamos de evangelho, é diferente.
A questão do Diabo não discordo da parte da idade média, mas a forma como a igreja vê/encara os exorcistas vai muito para além disso hoje em dia.

Pessoal, agora coloco outra questão. Acham que mentalidade da Igreja em relação ao demónio / exorcismos / e quem os pratica ; alguma dia irá mudar ? E que podemos nós fazer para mudá-la ? que podemos nós fazer para aumentar o número de exorcistas no nosso pais?

Bastava que o País todo, bem como o Papa Francisco, inscrevessem se aqui no PP, que o número de exorcistas aumentava imenso.

Nada melhor que ver para crer. ;)

#40
Citação de: Paranormalstate em 18 junho, 2017, 13:37
Pois esses "capitulos" que não foram ditos por Deus, foram acrescentados pela igreja católica, pois durante centenas de anos Deus não falou com mais nenhum Homem. essa altura é a que divide o antigo testamento e o novo. Mas pronto, isto para dizer que eu não concordo com tudo o que vem escrito, atenção. Mas quando falamos de evangelho, é diferente.
A questão do Diabo não discordo da parte da idade média, mas a forma como a igreja vê/encara os exorcistas vai muito para além disso hoje em dia.

Pessoal, agora coloco outra questão. Acham que mentalidade da Igreja em relação ao demónio / exorcismos / e quem os pratica ; alguma dia irá mudar ? E que podemos nós fazer para mudá-la ? que podemos nós fazer para aumentar o número de exorcistas no nosso pais?


Em relação ao primeiro ponto estamos minimamente no mesmo barco. Mas então aponto algo que mencionaste primeiramente numa outra resposta. Também encontras aquilo que te serve em termos pessoais na crença ;)

Por fim, quanto à tua segunda questão. Agora aqui vou seguir a linha do Lancelot e ir mais longe do que foste. E em relação aos djinn (génios)?

Citaçãona religião pré-islâmica e muçulmana, uma entidade sobrenatural do mundo intermediário entre o angélico e o humano, associada ao bem ou ao mal, que rege o destino de alguém ou de um lugar; embora sejam também descritos de um modo inteiramente virtuoso e protetor.
- Fonte Wikipedia

Também os encontramos noutras religiões e se formos mais longe em todos os sistemas de crenças, muito bem apontado mais uma vez Lancelot. Levanta questões do estilo "São os mesmos?" "São outros?" "Uns só afetam quem acredita neles? E sendo assim, então não passam de Tulpas? Construções mentais baseadas na fé?"

Ou são todos o mesmo e fruto do mesmo criador, apenas visto de maneira diferente? Considero estas questões bastante prementes para o assunto.
"To have faith is to trust yourself to the water. When you swim you don't grab hold of the water, because if you do you will sink and drown. Instead you relax, and float." - Alan Watts

Saudações.

Nao fazia intenção de responder à primeira questão. Pois tenho o hábito de ser muito crítico. Mas vamos lá.

Porque será que o espiritismo surgiu?
Em minha opinião, para cubrir uma lacuna do catolicismo. Eu poderia continuar mas este exemplo chega.

A Santa Igreja não quer estes casos, nunca quis, estes casos nas suas fileiras. E hoje em dia perdeu os argumentos para os resolver. Simplesmente não quer, não lhe interessa e não tem capacidade. O mesmo acontece em relação à mediunidade.

É por isso que religiões como o Espiritismo, a Umbanda, etc têm tantos cristãos em seus templos.

Cristãos esses que dificilmente o cristianismo vai recuperar.

#42
Lancelot, até pode ser que recuperem esses tresmalhados.

Basta que para isso apanhem com um valente susto ou uma doença...

O amor de Deus é para todos...

Com relação ao que foi escrito ai em cima a minha opinião é a seguinte:

Não importa a religião, não importa a crença pessoal de cada um, o demónio é um só e vai tratar de iludir e atormentar a todos por igual. Tanto lhe dá se são budistas, hindus, cristãos ou espíritas, acreditem, o demónio tudo faz é fará para afastar as pessoas de Deus.

Possessão demoníaca não ocorre apenas em cristãos, ocorre em todas as crenças. Os métodos variam, porém, também se fazem exorcismos no Islão, no Judaísmo e no Budismo Theravada. O que importa é a fé e a consciencialização do próprio possesso e a vontade deste em livrar se desse tormento. Há possessões mais fáceis de serem removidas do que outras, porém, a experiência da besta é única.

Citação de: Santa Muerte em 19 junho, 2017, 12:25
Lancelot, até pode ser que recuperem esses tresmalhados.

Basta que para isso apanhem com um valente susto ou uma doença...

O amor de Deus é para todos...

Com relação ao que foi escrito ai em cima a minha opinião é a seguinte:

Não importa a religião, não importa a crença pessoal de cada um, o demónio é um só e vai tratar de iludir e atormentar a todos por igual. Tanto lhe dá se são budistas, hindus, cristãos ou espíritas, acreditem, o demónio tudo faz é fará para afastar as pessoas de Deus.

Possessão demoníaca não ocorre apenas em cristãos, ocorre em todas as crenças. Os métodos variam, porém, também se fazem exorcismos no Islão, no Judaísmo e no Budismo Theravada. O que importa é a fé e a consciencialização do próprio possesso e a vontade deste em livrar se desse tormento. Há possessões mais fáceis de serem removidas do que outras, porém, a experiência da besta é única.
Faço das suas palavras, as minhas .

Citação de: Santa Muerte em 19 junho, 2017, 12:25
Lancelot, até pode ser que recuperem esses tresmalhados.

Basta que para isso apanhem com um valente susto ou uma doença...

O amor de Deus é para todos...

Com relação ao que foi escrito ai em cima a minha opinião é a seguinte:

Não importa a religião, não importa a crença pessoal de cada um, o demónio é um só e vai tratar de iludir e atormentar a todos por igual. Tanto lhe dá se são budistas, hindus, cristãos ou espíritas, acreditem, o demónio tudo faz é fará para afastar as pessoas de Deus.

Possessão demoníaca não ocorre apenas em cristãos, ocorre em todas as crenças. Os métodos variam, porém, também se fazem exorcismos no Islão, no Judaísmo e no Budismo Theravada. O que importa é a fé e a consciencialização do próprio possesso e a vontade deste em livrar se desse tormento. Há possessões mais fáceis de serem removidas do que outras, porém, a experiência da besta é única.

Só uma questão que me surgiu ao ler este topico e esta resposta,
não existem vários demonios?
nõ sei se será bem verdade mas, segundo vi e li acerca de exorcismos, uma das questões que se fazem à entidade é o nome, para assim poderem prosseguir com o banimento.
se houvesse só um demonio, esta parte era agilizada.