Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.448
Total de tópicos
26.915
  • Porquê uns serem médiuns e outros não?
    Iniciado por F.Leite
    Lido 10.287 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: Riclif em 05 junho, 2017, 16:54
Na minha opinião porque essas pessoas procuram e pesquisam sobre as formas mais conhecidas de mediunidade, sendo que possivelmente poderão não ser as que possuem.
Infelizmente para muitos ser médium é basicamente incoporar espiritos, nada mais é do que isso...existe ainda muita falta de informação, existindo ainda uma ideia muito errada sobre a mediunidade.
A maioria das pessoas atribui uma conotação muito pesada á mediunidade, sendo que para essa grande maioria as capacidades mediunicas resumen-se a "falar com os mortos".
Algo que para a Igreja Católica é condenável, e visto ser a grande maioria da população Portuguesa, Católica, está-se a ver o filme.
Mesmos os que dizem ser Católicos não praticantes, têm na sua educação os dogmas Católicos que os seus familiares lhes incutiram desde novos.
Por isso a mediundiade e espiritualidade é algo que na mente de quem tem esses dogmas, algo que não deve ser tocado, que deve ser proibido..mas que mal eles sabem que é algo que faz parte da natureza de todo o ser humano.

Não se deixe controlar...
Desculpe, não percebi😕
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Jo
Citação de: Riclif em 05 junho, 2017, 16:54
Na minha opinião porque essas pessoas procuram e pesquisam sobre as formas mais conhecidas de mediunidade, sendo que possivelmente poderão não ser as que possuem.
Infelizmente para muitos ser médium é basicamente incoporar espiritos, nada mais é do que isso...existe ainda muita falta de informação, existindo ainda uma ideia muito errada sobre a mediunidade.
A maioria das pessoas atribui uma conotação muito pesada á mediunidade, sendo que para essa grande maioria as capacidades mediunicas resumen-se a "falar com os mortos".
Algo que para a Igreja Católica é condenável, e visto ser a grande maioria da população Portuguesa, Católica, está-se a ver o filme.
Mesmos os que dizem ser Católicos não praticantes, têm na sua educação os dogmas Católicos que os seus familiares lhes incutiram desde novos.
Por isso a mediundiade e espiritualidade é algo que na mente de quem tem esses dogmas, algo que não deve ser tocado, que deve ser proibido..mas que mal eles sabem que é algo que faz parte da natureza de todo o ser humano.


Não concordo de todo. Apesar de sim admitir que os católicos são a maior religiao em portugal vários dados demonstram que isso está em decréscimo. Mas o caso nem é de todo esse. É o facto de que se realmente, a meu ver, todos temos essas capacidades, porque quem as quer não consegue ter? E falo de pessoas sem religião, que procuram, pesquisam, tentam saber e fazer de tudo e nunca chegam a um certo ponto que desejam. Depois dá asneiras, como fraudes e coisas do género... pelo menos é o que penso agora.
Be true to yourself

Riclif
Citação de: Jo em 05 junho, 2017, 17:17
Não concordo de todo. Apesar de sim admitir que os católicos são a maior religiao em portugal vários dados demonstram que isso está em decréscimo. Mas o caso nem é de todo esse. É o facto de que se realmente, a meu ver, todos temos essas capacidades, porque quem as quer não consegue ter? E falo de pessoas sem religião, que procuram, pesquisam, tentam saber e fazer de tudo e nunca chegam a um certo ponto que desejam. Depois dá asneiras, como fraudes e coisas do género... pelo menos é o que penso agora.

Porque a mediundiade de determinadas pessoas não tem o intuito de ajudar o proximo nem de as por ao serviço do mesmo.
É algo somente delas, algo muito pessoal que só a elas lhes serve.
O problema é que todos pensamos que a mediunidade tem que forçosamente servir como ajuda ao próximo ou nos colocar directamente e "racionalemente" em contacto com entidades.
Existe muito folclore ligado á mediunidade que tem que ser desmestificado e colocado de parte.

#18
    Ricliff, você conseguiu o que se calhar inconscientemente pretendia, destruir um tópico que poderia servir para trazer luz e esclarecer dúvidas que algumas pessoas que sabem usar o raciocínio têem.

   Mas eu já estou habituado a que isso aconteça, é só mais um caso que acontece.

   Agora o que eu vejo é você a criticar isto e aquilo que os outros fazem ou dizem e a deturpar o sentido das palavras escritas, mas vê-lo a justificar as suas ideias e o porquê de achar que os outros estão errados usando para isso de argumentos válidos e sem demagogias ainda não o vi fazer.

   Um forum é para debater ideias e tentar encontrar respostas e no caso da mediunidade e tudo o que lhe concerne ponderar hipóteses, visto que provas ninguém tem de nada.

   Porque não cria um tópico em que nos esclareça sobre o que entende ser a mediúnidade, a sua utilidade e a sua origem?

   Eu não sou médium pois não vejo, não ouço e não incorporo, mas até já quis falar consigo pessoalmente, (você é que não se mostrou disponível), porque por causa de algumas coisas que aqui escreveu, eu até duvidei da sua mediunidade e ainda não estou suficientemente esclarecido de que tenha todas as capacidades que diz ter.

   Eu não sei o que digo, pois seja, mas mostre você que sabe aquilo que diz. Esclareça-nos que todos estamos aqui para aprender, mas coisas úteis, pois isto não é o facebook em que a malta só quer é dar nas vistas.

Riclif
#19
Citação de: F.Leite em 05 junho, 2017, 19:24
   Ricliff, você conseguiu o que se calhar inconscientemente pretendia, destruir um tópico que poderia servir para trazer luz e esclarecer dúvidas que algumas pessoas que sabem usar o raciocínio têem.

   Mas eu já estou habituado a que isso aconteça, é só mais um caso que acontece.

   Agora o que eu vejo é você a criticar isto e aquilo que os outros fazem ou dizem e a deturpar o sentido das palavras escritas, mas vê-lo a justificar as suas ideias e o porquê de achar que os outros estão errados usando para isso de argumentos válidos e sem demagogias ainda não o vi fazer.

   Um forum é para debater ideias e tentar encontrar respostas e no caso da mediunidade e tudo o que lhe concerne ponderar hipóteses, visto que provas ninguém tem de nada.

   Porque não cria um tópico em que nos esclareça sobre o que entende ser a mediúnidade, a sua utilidade e a sua origem?

   Eu não sou médium pois não vejo, não ouço e não incorporo, mas até já quis falar consigo pessoalmente, (você é que não se mostrou disponível), porque por causa de algumas coisas que aqui escreveu, eu até duvidei da sua mediunidade e ainda não estou suficientemente esclarecido de que tenha todas as capacidades que diz ter.

   Eu não sei o que digo, pois seja, mas mostre você que sabe aquilo que diz. Esclareça-nos que todos estamos aqui para aprender, mas coisas úteis, pois isto não é o facebook em que a malta só que é dar nas vistas.

Senhor Leite.

Eu apenas destruo as suas verdades absolutas, os seus fundamentalismos revestidos de meras opiniões.
Se está assim tão desconfiado das minhas capacidades mediunicas porque insiste tanto em as por à prova..em me por à prova, em me atacar?
Porque razão então se quis encontrar comigo pessoalmente se não confia nas minhas capacidades, ou não tem a certeza de que eu as tenha?
Mas porque razão então tem tanto interesse em saber se eu tenho capacidades mediunicas, tanto interesse em mim, no que eu escrevo e me ataca de uma forma feroz quando contradigo algo que escreve?
Para os mais desatentos, o senhor por se sentir desenquadrado de todo o tipo de religiões e ideologias existentes, quer criar um grupo onde voce será o lider.
Um grupo de discipulos que lhe agrade, mas que lhe seja obediente...basicamente o senhor porta-se ou almeja portar-se como um mentor.
Alguem que quer difundir a sua ideologia, mas que acima de tudo quer angariar pessoas que consiga controlar, para assim o ajudarem no seu plano, alguem que seja facilmente controlável e manipulável.
Mas claro que como todo e qualquer ditador, reaje muito mal a quem o contradiz, por isso seja dificil para si lidar com a minha pessoa..que o confunde, não é senhor Leite?
O senhor sente um misto de ódio e de fascinio pelas minhas palavras, sente-se atraido por elas, mas ao mesmo tempo não admite que as mesmas o contradigam porque colocam em causa o seu dominio sobre os outros.

Sabe o que lhe diga? acorde...e sabe porque?
Porque existem aqui outros user bem mais interessantes de serem chateados por si do que eu, outros users que têm capacidades mediunicas bem mais acentuadas do que eu e com quem felizmente tenho privado e aprendido imenso.
Pessoas essas bem mais evoluidas espiritualmente do que nós os dois senhor Leite, por isso tente descobri-las e vai ver que irá aprender imenso com elas.
O problema é que o senhor não anda aqui para aprender, mas sim para ensinar, certo?
Pois, ensina todos aqueles que dizem que o senhor tem um caracter forte...pois lhe digo, tenho-o muito mais forte do que o senhor.
Engraçado como com tantos users neste forum, só consigo tenho atritos...será pela minha falta de capacidades mediunicas?
Não, é mesmo pelo misto de ódio/atração que as minhas palavras têm em si.

Vou-lhe dar um conselho, abstenha-se de agora em diante de se dirigir à minha pessoa, mesmo que seja para me ameaçar novamente como já por várias vezes o fez, de uma forma subtil.
Sabe, é que isto do dizer que eu deveria saber quem o senhor é, pode ser considerado uma ameaça..e sabe outra coisa?
O senhor é bem menos do que pensa ser, por isso, desça uns degraus do altar que criou sozinho para si.
Entretranto vá alimentando o ego com quem consegue controlar, apenas porque são pessoas com bom coração e confiam em quem não devem confiar...deixam-se levar.
Felizmente nunca tive ninguem agarrado ao meu pescoço devido ao que digo...tendo felizmente criado bastantes amizades e tendo pessoas que gostam de falar comigo devido ao que lhes digo e da forma como as aconselho a seguir o seu caminho.
Assim como eu preciso de orientação, todos nós precisamos...
Todos nós precisamos de ser acarinhados, aconselhados, elevados espiritualmente...é por isso que cá andamos, para nos ajudarmos uns aos outros.
É essa a minha prova perante si senhor Leite, pediu-me uma prova das minhas capacidades mediunicas? melhor prova do que a humildade que tenho em me dirigir a quem está a precisar de um rumo, não lhe posso dar.
Eu a si não lhe peço prova nenhuma, nem a si nem a ninguem..nada sou neste mundo para pedir provas seja a quem for.
Deixe de encarar a mediunidade apenas como forma de ver ou ouvir entidades, mas encare-a como algo que deve ser encaminhado para quem precisa de orientação.


A partir de agora, para seu bem e para bem da sua imagem, abstenha-se de se dirigir à minha pessoa.
Acredite que a partir de agora vou fazer o que já outros users fizeram em relação a si e aos seus ataques ditatoriais...users esses que simplesmente passaram a ignora-lo
E muito sinceramente cansei-me  dos seus delirios existênciais.

Passe bem.


     O que eu queria saber, já sei.

     Não se preocupe que não lhe volto a dirigir a palavra pois sei respeitar os outros e a vontade que exprimem.

     Por me saber pessoa séria, eu assumo as minhas ideias (ideias essas que justifico sempre que as apresento)e uso o meu nome e a minha foto neste forum, para que quem me lê saiba com quem lida.

     Assumo a responsabilidades das minhas ideias e das minhas convicções e se acaso alguém mais partilhar das suas ideias a meu respeito, agradeço que o digam e serei eu a abandonar este forum, pois não estou aqui para me impôr a ninguém e muito menos para criticar quem tem ideias diferentes das minhas. Gosto de respeitar os outros assim como gosto que me respeitem.

     Desculpe se de alguma forma o fiz sentir-se ofendido, mas se lhe toquei no ponto fraco não foi de propósito, simplesmente aconteceu.

     Da mesma forma agradeço que tenha sido esta a nossa ultima conversa.

     Cordialmente:

              Fernando Leite

Jo
Citação de: Riclif em 05 junho, 2017, 18:31
Porque a mediundiade de determinadas pessoas não tem o intuito de ajudar o proximo nem de as por ao serviço do mesmo.
É algo somente delas, algo muito pessoal que só a elas lhes serve.
O problema é que todos pensamos que a mediunidade tem que forçosamente servir como ajuda ao próximo ou nos colocar directamente e "racionalemente" em contacto com entidades.
Existe muito folclore ligado á mediunidade que tem que ser desmestificado e colocado de parte.


Colocando-me de parte dos comentários acima (que acho totalmente desnecessários mas que não me dizem respeito) vou continuar já que o tópico em si me interessa.

Riclif eu não penso que a mediunidade tenha forçosamente que ser algo para dar nas vistas, para ajudar ou para encaminhar espíritos e essas coisas. Para mim, mediunidade é muitaaa coisa, e sim, talvez algumas possam estar escondidas. Eu própria demorei muito a entender certas coisas e só numa dada altura da minha vida, talvez quando mais precisei, esse lado veio ao de cima por completo. Se é mediunidade ou não, não sei, o que sei é que tenho tentado entender melhor o que se passa e encontrar um caminho que me ajude nesta jornada.

E como lhe disse, já pensei da mesma forma. Já pensei que toda a gente tinha, que era algo que estava escondido para uns simplesmente porque não lhes interessava. Mas depois tantas questões surgiram que hoje não consigo ver dessa forma. Por exemplo, o Cristiano Ronaldo é considerado o melhor do mundo porque treina imenso, dedicou-se e vive para aquilo que sabe fazer. Ora, eu podia treinar o mesmo que ele e garanto-lhe que não chegava nem aos calcanhares.

A mesma coisa se passa neste caso. Há pessoas que nascem com certos "dons", certas qualidades, seja jogar futebol, saber de matemática, línguas, ou mediunidade. Para mim, só algumas pessoas a têm e por muito que "treinem" nunca conseguirão "marcar golo". Desculpe a analogia mas foi a primeira que me lembrei.

Daí a teoria acima mencionada pelo FLeite (que eu entendi de outra forma pelos vistos mas que faz sentido para mim) me parece mais realista. Pode não ser a correta, mas quem pode ter a certeza? Acho que ninguém.

Be true to yourself

Riclif
#22
Sim Jo, compreendo o seu ponto de vista e tem muita lógica.
É uma forma de encarar a mediunidade diferente da minha, contudo dou-lhe os parabéns pela forma como construiu a sua teoria e a forma como a explicou.
E tem novamente razão em relação a teorias..acho que todas estão certas à sua maneira, isto porque a mediunidade é algo muito pessoal e por isso é que eu acho que nos completamos uns aos outros com as nossas experiencias e vivencias mediunicas.

O comentário da Jo é aquele que mais se aproxima da minha maneira de pensar.

Costumo utilizar a analogia da pintura/desenho, como ela usou a do futebol.
Quando era mais nova tinha bastante jeito para as artes, mais até para o desenho. A vida tomou outros rumos (ou então foi só a adolescência ;D ) e simplesmente deixei de desenhar. Hoje em dia confesso que quando tento voltar a pegar no lápis e na borracha, tudo parece nada mais, nada menos que desenhos de miúdos de 5 anos.
Que tenho o "desenho" em mim, eu sei que tenho - mesmo não sendo nenhum Ronaldo dos rabiscos. Então, como é que se deu esta perda? Não sei... Talvez tenha deixado de acreditar que sou capaz, talvez seja apenas por falta de treino na mão. Ou talvez isto simplesmente já não seja a minha "cena", já não me sirva. E não adianta tentar forçar, mesmo que tente 20 vezes fazer o mesmo desenho, que me empenhe, que estude, enfim, já não está lá...

É isto que eu penso da mediunidade.
Todos nascemos com a capacidade de desenhar. Mas isso significa que todos temos o potencial de ser um Picasso? Não! Ter a capacidade por si só não é garantia de nada. Estudar não é garantia de nada. É como tudo... Há pessoas que "o" têm e há pessoas que não...

Espero ter-me explicado bem :)


Citação de: Riclif em 05 junho, 2017, 23:18
E tem novamente razão em relação a teorias..acho que todas estão certas à sua maneira, isto porque a mediunidade é algo muito pessoal e por isso é que eu acho que nos completamos uns aos outros com as nossas experiencias e vivencias mediunicas.
O cerne da questão realmente é o que é que se entende por mediunidade.
Na perspectiva "apenas entidades e afins", definitivamente as pessoas não são todas iguais e nem todas podem pretender tornar-se isto ou aquilo, ou fazer coisas ou ver e ouvir coisas. Para isto é preciso ter algo que parece não ser comum a todas as pessoas pois tal como a Jo já referiu, há por aí muita gente que "adorava" ver coisas e ter "poderes" e nicles!, nada acontece. Eu diria: ainda bem que nada acontece...

Numa outra perspectiva mais abrangente, que considere sensibilidades, premonições e etc e tal, o que se constata é que todas as pessoas têm capacidade de captar coisas e influenciar os outros. Algumas apercebem-se disso, mas não é o caso para a maioria das pessoas. E mais uma vez eu diria: felizmente não é o caso da maioria das pessoas e felizmente quando as pessoas querem fazer este número conscientemente, não o conseguem fazer - é que  isto tem mais probabilidade de acontecer quando estão presentes pensamentos e emoções com cargas energéticas fortes, que em 99,999999% dos casos são negativas.
Outros casos a considerar é quando está em causa a sobrevivência do próprio, como se verifica nos misteriosos sextos sentidos que surgem em pessoas que supostamente têm a sensibilidade de um calhau e as ajudam a escapar de situações que iriam ser mais ou menos adversas.
Efectivamente, nesta última perspectiva estas capacidades servem apenas a própria pessoa, que pode levar a vida toda assim sem nunca se aperceber do que faz.

É tudo uma questão de definição de conceitos, conforme o ponto de que partimos assim chegamos a conclusões diferentes.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Jo
Citação de: Cassandra em 06 junho, 2017, 11:26
O cerne da questão realmente é o que é que se entende por mediunidade.

Outros casos a considerar é quando está em causa a sobrevivência do próprio, como se verifica nos misteriosos sextos sentidos que surgem em pessoas que supostamente têm a sensibilidade de um calhau e as ajudam a escapar de situações que iriam ser mais ou menos adversas.
Efectivamente, nesta última perspectiva estas capacidades servem apenas a própria pessoa, que pode levar a vida toda assim sem nunca se aperceber do que faz.



Lá está a meu ver isso só demonstra que todos realmente até podemos ter nascido com certas possibilidades e capacidades que desconhecemos embora a uns estas se manifestem e a outros não.

Como explicar então que alguém sem fazer nada comece a ver que é diferente dos demais? Que consegue ver ouvir sentir seja o que for o que outros nem sequer acreditam que exista?




Be true to yourself

Citação de: Jo em 06 junho, 2017, 11:50

Lá está a meu ver isso só demonstra que todos realmente até podemos ter nascido com certas possibilidades e capacidades que desconhecemos embora a uns estas se manifestem e a outros não.

Como explicar então que alguém sem fazer nada comece a ver que é diferente dos demais? Que consegue ver ouvir sentir seja o que for o que outros nem sequer acreditam que exista?

     Provavelmente a resposta está mesmo no nosso mapa genético. Eu pretendia explicar tudo isso e porque cheguei a essas conclusões baseado numa teoria e que é isso mesmo, uma teoria. Não algo que eu ou outro qualquer possa afirmar que é assim mesmo. A dificuldades é as pessoas entenderem que se está a falar de possibilidades somente.

     Existem pessoas que em determinadas situações têem sensações estranhas, intuições, palpites e um sem numero de coisas consideradas quase como anormais. Será isso mediúnidade quando acontece e nada tem a ver com espíritos?

     Não será uma consequência de misturas de ADN que criou uma particularidade nova, o mentalismo? Sentir os pensamentos e as emoções dos outros é comunicar com espíritos? O nosso intimo estar mais atento que a nossa consciência aos acontecimentos que nos rodeiam e dessa forma calcular o que poderá vir acontecer será comunicar com espíritos, será portanto mediunidade?

     Em minha opinião não.

Jo
Citação de: F.Leite em 06 junho, 2017, 13:01
     Provavelmente a resposta está mesmo no nosso mapa genético. Eu pretendia explicar tudo isso e porque cheguei a essas conclusões baseado numa teoria e que é isso mesmo, uma teoria. Não algo que eu ou outro qualquer possa afirmar que é assim mesmo. A dificuldades é as pessoas entenderem que se está a falar de possibilidades somente.

     Existem pessoas que em determinadas situações têem sensações estranhas, intuições, palpites e um sem numero de coisas consideradas quase como anormais. Será isso mediúnidade quando acontece e nada tem a ver com espíritos?

     Não será uma consequência de misturas de ADN que criou uma particularidade nova, o mentalismo? Sentir os pensamentos e as emoções dos outros é comunicar com espíritos? O nosso intimo estar mais atento que a nossa consciência aos acontecimentos que nos rodeiam e dessa forma calcular o que poderá vir acontecer será comunicar com espíritos, será portanto mediunidade?

     Em minha opinião não.

Para mim é. Para mim a mediunidade não é apenas comunicar com espíritos. Daí que para mim faça mais sentido o tal gene que uns têm e outros não, que vai diferindo de forma consoante as pessoas.
Be true to yourself


Citação de: Cassandra em 06 junho, 2017, 11:26
Outros casos a considerar é quando está em causa a sobrevivência do próprio, como se verifica nos misteriosos sextos sentidos que surgem em pessoas que supostamente têm a sensibilidade de um calhau e as ajudam a escapar de situações que iriam ser mais ou menos adversas.

Neste caso, de facto, parece-me bem lembrar a nossa herança genética.
Fala-se muito dos medos das crianças e de como estes medos têm relação com os nossos antepassados (medo do escuro, de monstros). O que parece estar comprovado é que a exposição a experiências menos boas deixa uma marca nos nossos genes e que esta informação segue para os nossos descendentes, mesmo que nunca tenham estado sujeitos àquele medo em específico.
A sobrevivência do próprio é, na minha opinião, o nosso instinto quase animal em acção como fruto do que vem registado nos nossos genes desde o princípio dos tempos.
Assim sendo, não associaria isto, por si só, a capacidades mediúnicas mais ou menos desenvolvidas. 

Por outro lado, considero que a mediunidade, a estar presente nos genes, é comum a toda a gente, porque também ela será herança dos nossos "avós".
Porque se manifesta nuns e não noutros? Porque se manifesta de forma diferente de pessoa para pessoa? Lá está, nem todos nascemos Ronaldos (mas sabemos chutar uma bola), Mozarts (mas sabemos trautear) ou Saramagos (mas sabemos escrever). Cada um de nós tem as suas forças e fraquezas... E alguns de nós somos simplesmente excepcionais numa ou noutra área.

#29
     O problema da comunicação é mesmo esse, o significado e sentido que cada um dá a uma mesma palavra. Mas problema maior para cada um está no significado que a mente interioriza.

    Pelo dicionário, mediúnidade é a capacidade que alguma pessoas têem de comunicar com espíritos. O espiritismo acabou por enquadrar na palavra todas as capacidades da mente humana das quais desconhecemos a origem, o que acaba por ter desvantagens e grandes.

     Um sensitivo atribuindo aos espíritos a sua capacidade de sentir, nunca conseguirá o controle da mesma, viverá para sempre dependendo do bom ou mau que lhe aconteça.

      Pelo contrário, se souber que a sua sensibilidade e intuição nada tem a ver com espíritos e que é uma característica mental, facilmente consegue o seu controle e saberá escolher quando e onde utilizar essa característica, além de conseguir mais facilmente interpretar o significado dos sintomas.

    Tudo depende da forma como a mente interioriza as causas. Se é espírito nada a fazer, mas se é capacidade da mente a mente pode controlar e controla. Tão simples quanto isso.

    A mente trabalha assim e não há nada a fazer.