Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Porquê habitar num corpo?
    Iniciado por F.Leite
    Lido 3.203 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
     Deve ter sido motivado pelo tema da conversa de ontem sobre a dúvida existencial da Jo que hoje ao acordar dei comigo a questionar-me se a alma tem necessidade de um corpo para evoluir. Provavelmente terei sonhado com isso para acordar com esta questão a sondar-me a mente.

     Pelo que dizem os livros, as almas pensam livremente, agem livremente, interagem umas com as outras, sofrem com as atitudes de outrem. Se formos a ver bem, somente não se reproduzem entre si.

     O pai partiu e continua a "cuidar" da prole chegando até a aconchegar a roupa da cama em que o filho dorme. Praticam traquinices obcecando aqueles que odeiam. Movem objetos dentro das casas que outrora foram suas para se fazerem avisar da sua presença exibindo capacidades que os humanos não possuem.

     Se na verdade são capazes de tudo isto, para que necessitam de vir à terra e tomar-se de um corpo a fim de evoluírem? Vão responder que a evolução é nas qualidades morais. Pois eu pergunto, se as almas têem a consciência dos seus atos e domínio sobre as suas emoções que são os factores que produzem uma moral boa ou má, para que necessitam de um corpo?

     As almas foram criadas ninguém sabe como nem porquê, mas foram criadas imperfeitas, tendo em conta o que é ensinado. Essa constatação do imperfeito teve que ser notada quando não tinham corpo. Tento imaginar como seria a balburdia na época e até me rio do que imagino. Porque não pôs deus meia dúzia de anjos a ensinar-lhes moral e bons costumes em lugar de os pôr a destruir um planeta e a matarem-se uns aos outros para aprenderem a ser bons? Se do outro lado também sofrem qual a necessidade de virmos cá destruir um corpo com tanta asneira e sofrimento?

     Alguém tem uma ideia que justifique a necessidade de uma alma encarnar para evoluir?

#1
Citação de: F.Leite em 04 junho, 2017, 12:05
        Alguém tem uma ideia que justifique a necessidade de uma alma encarnar para evoluir?
A teoria de evolução das almas para mim não tem nexo.

Vejamos: almas que precisam de evoluir? Pelo sofrimento? Num processo meio estranho que consiste em enfiar a alma numa coisa diferente da sua natureza (o corpo)? Atiradas para o mundo físico onde se esquecem do que são e do que estão aqui a fazer porque o corpo é "pequeno" para conter tudo o que ela é e toda a informação que ela possui? Atiradas para o mundo físico onde são mais burras do que quando estão no livres no astral, onde tudo compreendem, vêem, ao ponto de escolherem a missão que precisam para evoluir?

Hum...não era mais fácil ficarem lá no astral, onde tudo parece ser mais fácil para elas, a fazer essa evolução?!?!

Concluindo, se a pergunta inicial do tópico tem a ver com essa teoria da evolução da alma num corpo, não lhe sei dar uma ideia de resposta.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Uma questão fascinante!

O ser humano tem um corpo, uma alma e um espírito.

Somos corpo, alma e espírito porque o Homem foi feito "à imagem e semelhança de Deus" (Gênesis 1:27).

Quando o Homem foi formado, Deus o fez "...do pó da terra, e soprou nas suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente" (Gênesis 2:7).

O homem tem um corpo. O homem tem uma alma. O homem tem um espírito.

Deus tem um corpo – Jesus Cristo.

Deus tem uma alma, Deus o Pai, Deus tem um espírito – o Espírito Santo.

O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus e, assim, tem uma natureza tríplice.

Qualquer coisa na terra pode ser dividida em "três partes" antes de ser considerada.

Os mais interessados se quiserem considerar  a abrangência desta questão, vejam o tempo, o espaço e a matéria.
A energia é algo fora da matéria que foi transformada ou abandonada em força.

Há exactamente três momentos dentro desta questão – tempo, espaço e matéria. Podemos dividir o tempo em passado, presente e futuro.

Muito há a dizer sobre esta questão e nunca encontraremos uma resposta que nos satisfaça.

E há que considerar também o livre-arbítrio.

Citação de: Cassandra em 04 junho, 2017, 12:42
A teoria de evolução das almas para mim não tem nexo.

Hum...não era mais fácil ficarem lá no astral, onde tudo parece ser mais fácil para elas, a fazer essa evolução?!?!

Concluindo, se a pergunta inicial do tópico tem a ver com essa teoria da evolução da alma num corpo, não lhe sei dar uma ideia de resposta.

    Eu acho que mais uma vez me querem dar respostas dando-me pistas e obrigando-me a procurá-las. É como se o bacano não estivesse autorizado a revelar as respostas ou se se tivesse comprometido a não as dar.

    Por isso mesmo e visto que os meus conhecimentos são escassos eu vos peço ajuda, pois vocês vêem as coisa de um prisma bem diferente do meu, portanto com um alcance diferente. Juntando formas diferentes de ver o mesmo assunto chega-se a conclusões mais vastas e interessantes.

    Todas as hipóteses estão em causa, sejam elas relacionadas com evolução moral ou não. O importante seria ficar-mos a saber o porquê de cá andarmos.

Citação de: Flavio2 em 04 junho, 2017, 13:03
Uma questão fascinante!

O ser humano tem um corpo, uma alma e um espírito.

Somos corpo, alma e espírito porque o Homem foi feito "à imagem e semelhança de Deus" (Gênesis 1:27).

...

E há que considerar também o livre-arbítrio.

     Tudo isso é o que nos dizem, porém não responde minimamente ao porquê de ser necessário à alma por cá andar enfiada num corpo em tudo idêntico ao de qualquer animal.

Sei que nada tem a ver com o assunto, mas depois de ler os posts veio me à ideia o caminho que a borboleta tem que fazer até chegar ao seu estágio final.

Então nesse caso, partamos para outras paragens que não a evolução pelo martírio.

Eu vejo as coisas ao contrário: termos um corpo não nos faz progredir, termos um corpo faz-nos regredir ou, na melhor das hipóteses, vegetar num estado muito parecido ao dos animais, tal como disse o Fleite.

O corpo tem necessidades que têm de ser satisfeitas. Para além das necessidade básicas e biológicas, o corpo deseja coisas pois é regido pelo princípio do prazer. Enquanto o corpo não estiver satisfeito não há espaço para que a mente se ocupe de outros assuntos.
Nascer, crescer, reproduzir e morrer; levamos a vida a produzir e a consumir, com preocupações tão vazias de sentido como ser visto pelos outros como o melhor, o mais forte, o mais bonito.
Que propósito servem estas obsessões? É isto que alimenta a alma? São estas as preocupações da alma?

Voltando à pergunta, porque é que temos um corpo? Tudo gira, agora e sempre, em torno da temática do controlo, em manter as ânsias da alma esmagadas e esquecidas debaixo do banzé agitado que o corpo e as coisas a ele associadas produzem nas nossas mentes.

Citação de: Flavio2 em 04 junho, 2017, 13:03
E há que considerar também o livre-arbítrio.
Ah, a doce ilusão da liberdade de escolha...

Qual a melhor forma de manter um prisioneiro na ilusão de que não é prisioneiro? Convencê-lo que ele não está preso, ele está onde está por escolha dele e tudo o que lhe acontece, acontece porque foi uma missão que ele escolheu?
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

#6
Citação de: Cassandra em 04 junho, 2017, 15:29
O corpo tem necessidades que têm de ser satisfeitas. Para além das necessidade básicas e biológicas, o corpo deseja coisas pois é regido pelo princípio do prazer. Enquanto o corpo não estiver satisfeito não há espaço para que a mente se ocupe de outros assuntos.

    Você relata na integra as características do corpo humano, um sujeito com um cérebro que possui a capacidade para promover a satisfação de necessidades básicas, a sobrevivência e a conservação da espécie. Tudo isso faz porque assim está programado no código genético de todos os indivíduos, como se fossemos máquinas programadas para assim agir.

    O problema é que visto desta forma (que é uma realidade constatada) não resta lugar para a alma, ou então ela só existe para estar permanentemente em confronto com o programa que regue o corpo, sendo este uma prisão para a alma

    O corpo viveria perfeitamente sem a alma usando as capacidades cognitivas que o cérebro lhe concede. Faria tudo exactamente igual ao que faz tendo uma alma.

    Isto leva de novo para a questão inicial. Porquê a alma precisa de um corpo, e até acrescento: -sendo o corpo uma prisão.

Citação de: Cassandra em 04 junho, 2017, 15:29
Nascer, crescer, reproduzir e morrer; levamos a vida a produzir e a consumir, com preocupações tão vazias de sentido como ser visto pelos outros como o melhor, o mais forte, o mais bonito.
Que propósito servem estas obsessões? É isto que alimenta a alma? São estas as preocupações da alma?

    Estas características humanas que nomeia são características animais que visam fazer com que o sujeito/a seja visto como o melhor para assim conseguir ser o /a eleito do também melhor do sexo oposto, tendo em vista que as gerações futuras podem herdar também essas características.

    Podemos observar isso no reino animal na forma como se engalanam na época do cio para assim conseguirem a/o melhor parceira/o. Nos humanos, como o cérebro lhes proporciona a imaginação, a coisa eleva-se a outros planos, mas não deixa de se basear nos mesmos princípios. Ser visto como o melhor pelo sexo oposto e regozijar-se na humilhação dos do mesmo sexo.


Eu acho que fazemos parte de uma especie de xadrez macabro e somos apenas meros peões, acreditamos no livre arbitrio, mas isso serà verdade? Temos "realmente" controlo disso? Ou achamos que temos controlo?
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

     Tudo isso é o que nos dizem, porém não responde minimamente ao porquê de ser necessário à alma por cá andar enfiada num corpo em tudo idêntico ao de qualquer animal.

[/quote]

Os animais também possuem Alma.

E têm sentimentos.

Este ponto é claramente exposto em Eclesiastes 3:19:

"Porque o que sucede aos filhos dos homens, sucede aos animais; o mesmo lhes sucede; como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida [ruach], e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais".

Se tivéssemos uma resposta cabal e concreta ao porquê de à Alma ser necessário andar por cá "enfiada" dentro de um corpo, então  seriamos Deus.

Há uma frase de um livro que vai de encontro aquilo que eu penso:

"Os deuses ainda governam. Ainda descem das estrelas. Só não são mais gentis." (saga A Rainha Vermelha)

"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Citação de: Flavio2 em 04 junho, 2017, 18:31
Os animais também possuem Alma.

E têm sentimentos.

Este ponto é claramente exposto em Eclesiastes 3:19:

Se tivéssemos uma resposta cabal e concreta ao porquê de à Alma ser necessário andar por cá "enfiada" dentro de um corpo, então  seriamos Deus.

   Flávio2, os seus argumentos têem razão de ser, se forem observados dentro de um contexto religioso.

   A questão porém é mesmo essa, sermos idênticos aos animais, mas pelo facto de termos um cérebro mais desenvolvido estarmos sujeitos a vontades e condições ditas divinas.

   Os animais têm o mesmo fôlego de vida (alma), mas são livres porque não pensam. Os homens só porque têm um cérebro que lhes permite pensar e decidir (repare que não é a alma que pensa), não o podem fazer senão obedecendo ao que deus lhes autoriza pensar e decidir.

   Será que a alma só é útil se obedecer?

É por isso que não gosto de usar a palavra alma para designar aquilo a que chamo essência... a palavra alma tem todo um conjunto de ligações a outros conceitos e significados que reduzem o conceito que tenho na minha mente. Mas avancemos:

Citação de: F.Leite em 04 junho, 2017, 17:18
       Isto leva de novo para a questão inicial. Porquê a alma precisa de um corpo, e até acrescento: -sendo o corpo uma prisão.
A resposta é precisamente essa, o corpo é uma prisão não é uma necessidade, isto é, a alma não precisa de um corpo.
Se não houvesse essa prisão, essa ligação ao mundo físico a alma seria livre de conhecer as suas origens e de voltar para onde pertence. É essa ligação imposta e forçada a este mundo que mantém a alma aqui, esquecida da sua origem.

Noutros temas, noutros tópicos, vai aparecendo aqui e ali a ideia de que as entidades, os espíritos, seja o que for, parecem precisar de nós para qualquer coisa - é os pagamentos, as promessas, as preces, a atenção... o que me parece é que se aquilo que precisam fosse algo passível de ser obtido no resto do mundo natural, se fosse algo de natureza biológica, qualquer animal serviria, certo? Para quê o esforço de nos convencer a fazer certas coisas? Eu diria que isso se deve a nós termos qualquer coisa de diferente dos outros animais.

A alma é sempre útil e também é sempre desobediente, uma vez que não pretende ficar aqui. Por isso a necessidade de a misturar com o "barro da terra", de lhe dar um corpo. O corpo pode ser seduzido, viciado, pode-se torná-lo dependente e domá-lo.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

#12
Citação de: Cassandra em 04 junho, 2017, 19:43
É por isso que não gosto de usar a palavra alma para designar aquilo a que chamo essência...
Noutros temas, noutros tópicos, vai aparecendo aqui e ali a ideia de que as entidades, os espíritos, seja o que for, parecem precisar de nós para qualquer coisa - é os pagamentos, as promessas, as preces, a atenção... o que me parece é que se aquilo que precisam fosse algo passível de ser obtido no resto do mundo natural, se fosse algo de natureza biológica, qualquer animal serviria, certo? Para quê o esforço de nos convencer a fazer certas coisas? Eu diria que isso se deve a nós termos qualquer coisa de diferente dos outros animais.

A alma é sempre útil e também é sempre desobediente, uma vez que não pretende ficar aqui. Por isso a necessidade de a misturar com o "barro da terra", de lhe dar um corpo. O corpo pode ser seduzido, viciado, pode-se torná-lo dependente e domá-lo.


    Eu ultimamente tenho usado os termos, alma, fantasma e espírito.

    A alma como sendo a energia que alimenta o corpo no seu todo.

    O fantasma, como sendo as memórias libertadas sobre a forma de energia aquando da morte do corpo e os que são mantidas por cá, são-lo pelos que os recordam e pelos espíritos.

    O espírito como sendo algo aparentemente desconhecido que tem a capacidade de assumir uma frequência detectável pelo cérebro de alguns humanos perante os quais assume formas idênticas às humanas. Têem ainda a capacidade de interagir na nossa mente.

    Foram as conclusões a que até agora cheguei.

    Quanto a precisarem de nós para qualquer coisa é também a minha opinião, mas não se trata de nada agradável para o nosso lado. Não fora isso e não nos manteriam fieis a eles com mentiras.

    Nada fazem sem a nossa colaboração mas dizem-se fazedores de tudo e mais alguma coisa.

Jo
Será que precisam de estar num corpo para ter algum tipo de força, poder, controle ou seja o que for, sobre este mundo?
Be true to yourself

#14
Citação de: Jo em 04 junho, 2017, 22:44
Será que precisam de estar num corpo para ter algum tipo de força, poder, controle ou seja o que for, sobre este mundo?

    Se se refere aos que eu considero espíritos, sim. Para obter controle de forma mais ou menos indirecta.

    Veja as coisas assim: Você é médium e verifica que os "fantasmas" só falam sobre o passado, que para eles o presente é como se não existisse. Se os espíritos não se comunicassem também, seria essa a ideia que teria da continuidade da alma, portanto um fantasma que ficava preso no passado, nas memórias.

    Continuaria a acreditar em tudo o que é pregado pelos espíritos de luz sobre a continuidade, evolução, reencarnação e afins?

    Em que escala ficaria a sua credibilidade? Pois é, mas por isso é que em todos os trabalhos com fantasmas eles estão presentes, pois sempre incitaram os médiuns a terem medo de o fazer sem ajuda. Eu já assisti a espíritos a fazerem-se passar por fantasmas.