Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.448
Total de tópicos
26.915
  • Dúvida existencial
    Iniciado por Jo
    Lido 2.843 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Jo
Citação de: moonchild em 04 junho, 2017, 00:41

Hum,bom não tenho a certeza se é bem isto o que a cassandra quer dizer, mas o eu(ego) é algo mais "terreno" é aquilo que cultivamos(demais na minha opinião) enquanto encarnados, no fundo é uma roupagem que usamos cá, mas não é nossa essencia original, o ego é o apego, o individualismo, o primeiro a minha pessoa e o resto que vá para o "carcavelos", e isso é o contrario da nossa essencia,que vimos de uma só origem, que todos fazemos parte do mesmo, a essencia não tem vaidade de bens ou titulos. Acho que foi mais ou menos isto o que a cassandra quis dizer.
Gostei do tópico jo, é algo que no intimo a maioria sente, mas que muitos não revelam, há quem prefira se refugiar na religião e nem pensar no assunto, segue a corrente e já está.
Quando era miuda tinha medo da morte, principalmente á noite antes de dormir, depois tive aquilo (ainda tenho duvidas que tenha sido verdadeiro) a que se chama de E.Q.M. e esse medo refriou um pouco, hoje reflectindo sobre o assunto, o meu medo não era propriamente de morrer mas sim de sofrer antes de morrer. Não sei se existe reencarnação (duvido muito) , lembro de ser novinha e pensar para mim propria que estava contente por voltar a este mundo como menina (assim podia usar saias e vestidos á vontade :D), mas este "voltar" traz muitas questões para mim. Voltar de onde? Seriam apenas devaneios da mente fertil de uma criança? 


Pois eu essa parte do ego entendi e concordo plenamente com a Cassandra. a minha questão é quando ela diz "a casa de origem", isso é que me intrigou. Se calhar não me expressei foi bem.

Engraçado teres esse pensamento dos vestidos mas não acreditares na reencarnação... E a questão é mesmo essa, voltar de onde? Eu sinto que quanto mais penso, quanto mais procuro, mais voltas dou e volto sempre à mesma questão. É irritante.

Talvez o facto de a religião me incomodar, não sei se pelos conceitos se pela obrigatoriedade de seguir algo sem pensar duas vezes, me leva a questionar tudo e a colocar em causa tudo o que me dizem. Costumo dizer que só acredito vendo, mas neste caso é um bocado complicado. Não tenho certas faculdades mediúnicas que me permitam visualizar ou comunicar com quem me poderia dar as respostas, e mesmo que as tivesse, duvido que me respondessem...
Be true to yourself

Citação de: Jo em 04 junho, 2017, 00:57

Não tenho certas faculdades mediúnicas que me permitam visualizar ou comunicar com quem me poderia dar as respostas, e mesmo que as tivesse, duvido que me respondessem...

    O problema é que as respostas que eles dão são tão diferentes de uns para outros que a confusão continua sempre.

Jo
Citação de: F.Leite em 04 junho, 2017, 01:10
    O problema é que as respostas que eles dão são tão diferentes de uns para outros que a confusão continua sempre.

Lá está, nem neles se pode acreditar! Isto é um beco sem saída...
Be true to yourself

Citação de: Jo em 04 junho, 2017, 00:57
Não tenho certas faculdades mediúnicas que me permitam visualizar ou comunicar com quem me poderia dar as respostas, e mesmo que as tivesse, duvido que me respondessem...
E tambem poderiam tentar enganar-te...
Costumo dizer que vou morrer mais burra do que quando nasci, porque ja tive mais certezas do que hoje. Nasci no seio de uma familia catolica, principalmente do lado materno, (o meu avô foi sacristão muiiiitos anos) todos os veroes quando ia de ferias a casa dele, havia sempre o ritual diario de rezar o terço :P (eu achava uma seca, mas todos faziam e eu tambem tinha que fazer) maior parte das vezes a minha mente viajava e eu já não estava mais ali. :D, aliás essa é uma caracteristica muito minha, muitas vezes repetia os rituais da religião, mas a minha cabeça viajava para bem longe, sou uma péssima ovelha...
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Para simplificar a comunicação aqui no fórum, adopto o termo alma, mas como se vê não é esse o nome que uso nas minhas divagações mentais  ;)

Para não haver confusão: a casa para onde a alma quer voltar não é da alma ou das almas, a casa é a origem, é de onde tudo veio.

Citação de: F.Leite em 04 junho, 2017, 00:21
   Eu vejo o Ego como uma característica do Eu, não como algo separável para observação.
O ego é vendido como algo que faz parte de nós e que é essencial, mas a vida tem me dado experiências que me têm levado a desenvolver uma teoria diferente.

Fala-se muito em ego, mas o que é que cada pessoa entende como ego?
Para mim, e por defeito de formação, o ego é uma estrutura psíquica definida pelos contornos da psicanálise. Foi ela que nos apresentou o ego, sendo que depois a sociedade fez o favor de se apropriar da palavra e de lhe emprestar significados e importância que se calhar não se adequam.

Segundo a psicanálise o ego não nasce connosco. Penso que só isto deveria dar muito que pensar.

Citação de: moonchild em 04 junho, 2017, 00:41
Hum,bom não tenho a certeza se é bem isto o que a cassandra quer dizer, mas o eu(ego) é algo mais "terreno" é aquilo que cultivamos(demais na minha opinião) enquanto encarnados, no fundo é uma roupagem que usamos cá, mas não é nossa essencia original, o ego é o apego, o individualismo, o primeiro a minha pessoa e o resto que vá para o "carcavelos", e isso é o contrario da nossa essencia,que vimos de uma só origem, que todos fazemos parte do mesmo, a essencia não tem vaidade de bens ou titulos. Acho que foi mais ou menos isto o que a cassandra quis dizer.  
Só para sublinhar que eu entendo que há um Eu e o ego/eu. O Eu é a essência, o eu/ego é aquilo que a moonchild tão bem descreveu.

Como já disse, para simplificar a comunicação eu uso a palavra alma para designar essa essência/Eu.

Citação de: moonchild em 04 junho, 2017, 00:41
Não sei se existe reencarnação (duvido muito) , lembro de ser novinha e pensar para mim propria que estava contente por voltar a este mundo como menina (assim podia usar saias e vestidos á vontade :D), mas este "voltar" traz muitas questões para mim. Voltar de onde? Seriam apenas devaneios da mente fertil de uma criança?  
Que frase tão curiosa...    ;)
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

    Eu tenho uma forma de ver as coisas que de momento satisfaz a minha curiosidade.

    A energia criadora após a tudo ter dado origem, vivencia a sua criação através do corpo humano. Dessa forma tudo o que de bom e mau existe e pode existir a energia criadora tem conhecimento pela experimentação, através de dores, alegrias, tristezas e de todos os sentimentos possíveis e imaginários. Será a experiência de um todo através de milhentas partes traduzidas em almas.

    Nós, não só fazemos parte desse todo, como somos também esse todo e é para ele que regressamos após a vida do corpo.

Jo
Citação de: F.Leite em 04 junho, 2017, 01:33
    Eu tenho uma forma de ver as coisas que de momento satisfaz a minha curiosidade.

    A energia criadora após a tudo ter dado origem, vivencia a sua criação através do corpo humano. Dessa forma tudo o que de bom e mau existe e pode existir a energia criadora tem conhecimento pela experimentação, através de dores, alegrias, tristezas e de todos os sentimentos possíveis e imaginários. Será a experiência de um todo através de milhentas partes traduzidas em almas.

    Nós, não só fazemos parte desse todo, como somos também esse todo e é para ele que regressamos após a vida do corpo.


É uma perspetiva interessante... leva-me de novo a várias questões mas é outra forma de pensar que acaba por ir ao encontro do que andamos por aqui a dizer basicamente.
Be true to yourself

Citação de: Jo em 04 junho, 2017, 01:37

É uma perspetiva interessante... leva-me de novo a várias questões mas é outra forma de pensar que acaba por ir ao encontro do que andamos por aqui a dizer basicamente.

     As questões aparecem e as respostas devem ser procuradas.

     Você criou um dos tópicos mais interessantes do fórum. Encontrar as respostas seria descobrir a razão da nossa existência como almas.

Jo
Citação de: F.Leite em 04 junho, 2017, 12:12
     As questões aparecem e as respostas devem ser procuradas.

     Você criou um dos tópicos mais interessantes do fórum. Encontrar as respostas seria descobrir a razão da nossa existência como almas.


E eu continuo insistentemente à procura dessas e de outras respostas... E acho que só vou parar quando conseguir encontrar uma resposta que me satisfaça totalmente, o que é difícil eu sei. Mas tentar não custa.

Obrigada pela sua ajuda e respostas :)
Be true to yourself