Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • Espíritos e Fantasmas parte II
    Iniciado por F.Leite
    Lido 4.077 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
#15
    Mas a 1ª civilização conhecida e que deixou provas de inteligência através da escrita, os Sumérios, crê-se que foi à cerca de 10 000 anos que existiram.

    Os homens foram criados muito antes, mas não com a inteligência que os sumérios demonstraram possuir.

#16
Quem disse? As tábuas sumérias?

Há várias construções espalhadas pelo planeta, muito mais antigas que a civilização suméria, feitas por sociedades das quais nada se sabe.

A história contada pelo Sitchin tem pormenores curiosos, mas bem vistas as coisas é uma história da criação com pretensões a justificar o domínio de um conjunto de "deuses" sobre as pessoas de uma certa região.

Pensemos nesta situação hipotética: Se você tivesse 1,5m de altura, tivesse a pele queimada pelo sol, cabelo e olhos escuros e vivesse em tendas ou casebres, só você e a sua família e toda a vida tenha conhecido pessoas como você e vivido desta forma, e tal como você, todas as gerações que conhece antes de si eram assim e viveram assim, e de repente chegasse ao seu oásis uma coisa enorme vinda do céu, feita de um material estranho, muito ruidosa e a deitar fogo, de onde saíram uns "seres" parecidos consigo mas... têm 1,9m, cabelos e olhos claros, pele clara, a falar uma lingua estranha, vestidos de forma estranha, cheios de objectos que fazem as coisas mais extraordinárias que você nunca sonhou serem possíveis, acha que lhes iria chamar o quê?
E se eles precisassem de gente que fizesse as coisas por eles, acha que eles iriam desenganá-lo? Ou será que iriam alimentar essa ideia?

Se o mundo acabasse agora, o que é que sobreviveria dos nossos registos? Livros? Pouco provável... PC's, CD's, discos externos?
A informação que possuímos está guardada em suportes frágeis. Desaparecendo o suporte, desaparece a informação. Sem haver um registo, em poucas centenas de anos as memórias dos sobreviventes tornam-se ténues e ganham o estatuto de lenda. E à medida que o tempo passa até das lendas as gerações seguintes se esquecem.

O tempo passa e tudo se desvanece. Só algumas grandes construções em pedra parecem ir resistindo à passagem das eras, contando histórias tão velhas que até a civilização suméria parece se ter esquecido delas.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

#17
Citação de: Cassandra em 29 maio, 2017, 00:38
Quem disse? As tábuas sumérias?

Há várias construções espalhadas pelo planeta, muito mais antigas que a civilização suméria, feitas por sociedades das quais nada se sabe.

    As tábuas sumérias demonstram que a mente dos homens dessa época conseguiram a inteligência necessária para criar uma nova forma de comunicação e de resguardo dos conhecimentos de qualquer civilização futura. Com os sumérios deu-se inicio à agricultura e à pastorícia permitindo aos homens sedentarizarem-se em sociedades complexas.

    Nas sociedades maioritariamente tribais e anteriores aos sumérios esses conhecimentos e organização não foram identificados. Inclusive qualquer evolução ao nível de inteligência detectada, demorou milhares de anos a acontecer.

    Isto justifica-se se o homem foi mesmo criado como mão de obra. Fosse o que fosse que os deuses queriam estava espalhado um pouco por todo o planeta e por isso mesmo os colocou nos diversos locais onde esse material existia em maior ou menor abundância. Ao fazê-lo e para não correr o risco dessa mesma mão de obra se dispersar, teve que arranjar forma de os manter controlados. Descobrir exactamente porque motivo perdeu essa capacidade de controle total é o desafio com que eu me debato.

    E não eram tantos assim, basta ver como em cerca de 10 000 anos a população no mundo cresceu após uma catástrofe que poucos deixou no planeta.  Em 100 000 anos se não houvesse forma de controlar as relações sexuais, por certo os arqueólogos fartar-se-iam de encontrar restos de esqueletos por toda a parte.

    Aparentemente ao deixar de ser controlado, o homem passou a usar da consciência, o que lhe permitiu tornar-se inteligente e usufruir do livre arbitro. Mas mesmo assim a evolução notada a partir daí não foi igual em todo o planeta, pois dependeu da forma como as tribos se organizaram e da maior ou menor dependência dos deuses a quem encomendavam as suas vidas.

#18
A teoria que a civilização começou na Suméria defende que, como diz, a agricultura e a pastorícia começaram aí. Assim como a escrita, um sistema judicial e organização política, planeamento urbano, matemática, astronomia, metalurgia, entre muitas outras coisas... ufa!, que trabalheira tiveram os sumérios!

Diz-nos a história convencional que tudo isto nasceu como que de "geração espontânea", como se isso fizesse algum sentido.
Mas se não foi assim, então foi como? Para quem não acredita em deus, Sitchin veio preencher essa lacuna com a sua tradução muito própria e interpretação livre das tábuas sumérias.

De facto, estamos só a trocar deus por aliens... uma visão tremendamente redutora da capacidade humana.

Eu atribuo as conquistas humanas às capacidades humanas, por isso descarto a opção "aliens".
A minha perspectiva é simples: se em 10 000 anos os humanos viram nascer e cair tantas civilizações diferentes, imagine-se o que não poderá ter acontecido em 100 000.
Se fomos de tribos nómadas à Lua em 10 000 anos, imagine-se o que poderíamos fazer em 100 000 anos.
Veja-se o que conseguimos fazer nos últimos 200 anos em questões de desenvolvimento tecnológico. Conseguimos imaginar o que poderemos fazer nos próximos 200?

Portanto, para mim foi mais ou menos assim: havia pelo menos uma grande civilização, muito avançada tecnologicamente que desapareceu, rezam as velhas lendas que foi num grande cataclismo. Para além de edifícios (que não se sabe bem para que serviam ao certo...) desses tempos só restam algumas "relíquias" - algumas foram herdadas e hoje são chamadas de religiosas, outras são encontradas um pouco por todo o mundo, a maior parte das vezes por acaso.
Noutras vezes, não é por acaso que se encontram essas relíquias. Tem havido um esforço ao longo da história por parte de certas organizações para as encontrar - assim de repente lembro-me dos Templários, dos nazis e, claro!, os americanos. Actualmente são certas agências americanas que se dedicam, com grande empenho, à procura dessas relíquias do passado que nunca vêem a luz do dia.
...ou será que vêem?

Continuando, é fácil de perceber a confusão desses humanos com "deuses" por parte de outros humanos mais atrasados tecnologicamente, como já demonstrei.

O que é que é mais provável? Um alien criador que chegou aqui e começou tudo ou uma história bem mais antiga que foi esquecida?
É plausível que homens iguais a nós, com as mesmas capacidades, tenham passado 90 000 anos a viver em cavernas, entretidos em caçadas, pintura de paredes e pouco mais?
Sim, há tribos que ainda vivem assim... em climas quentes! Como se sabe, as condições mais dificeis das latitudes mais a norte forçam a imaginação humana a procurar alternativas para ter uma vida melhor (a história conhecida também nos mostra isto).

É plausível que em 90 000 anos não tenha nascido nenhum sapiens com um rasgo de génio, uma centelha de imaginação ou o mínimo de inovação para tentar melhorar as condições de vida?

A resposta depende daquilo em que se acredita. Eu acredito na enorme capacidade de imaginação e invenção humana.

Quanto à quantidade de ossos, essa não é uma boa pista. Pegando no exemplo de um outro homo, a ciência pura e dura diz-nos que com aquilo que se sabe do homem de Neandertal consegue-se fazer uma boa ideia do tamanho das populações. E no entanto, os ossos que essas populações deveriam ter deixado não se dão encontrados.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Citação de: Cassandra em 03 junho, 2017, 21:27

É plausível que em 90 000 anos não tenha nascido nenhum sapiens com um rasgo de génio, uma centelha de imaginação ou o mínimo de inovação para tentar melhorar as condições de vida?

     Não é só possível como é o mais passível de ter acontecido. Um homem só se torna génio quando nada nem ninguém o castra nas suas capacidades mentais. Não basta ao homem ser inteligente, é preciso que lhe seja possível usar a inteligência.

     Eu mesmo noto aqui neste forum pessoas que não usam as suas capacidades mentais porque lhes embutiram ideias que os impedem de agora lhes aceder e mais ainda, os puseram à mercê de mentes estranhas ao seu corpo. Pessoas que não pensam por elas mas por aquilo em que as "obrigaram" a acreditar.

     Porque será que a ciência actual estuda afincadamente as possibilidades da mente ser controlada remotamente por computadores programados para o efeito? As experiências com macacos foram mostradas e com resultados positivos. Será que já o fizeram também com humanos?

     Eu só ponho de parte uma possibilidade quando por A + B chego à conclusão que não tem fundamentos válidos. Até chegar a esse ponto tenho-a sempre como hipótese a considerar.

     Por exemplo: Os médiuns têm uma capacidade super desenvolvida de se aperceberem dos sentimentos e emoções de terceiros. Essa capacidade teria imensas aplicações no aumento da qualidade de vida das populações assim como poderia ajudar a desmistificar toda a história relativa a espíritos e fantasmas. Porque motivo são os médiuns os que sofrem com a constante actividade dos espíritos? Será para os impedir de constatarem e porem em prática as suas reais capacidades? Porque será que os tentaram banir da face da terra com a inquisição? Que perigo representam eles para os deuses ou os ET's?

Avanço tecnológico não é sinónimo de avanço espiritual, por isso para mim a castração de um não implica a castração do outro.

Por exemplo, uma civilização como aquela em que vivemos não é perigosa no que diz respeito ao desenvolvimento dessas capacidades a que se refere e até é bom que não seja controlada nos seus avanços tecnológicos, porque é precisamente a tecnologia que está a manter as pessoas a dormir e alheadas de certas realidades.

Citação de: F.Leite em 03 junho, 2017, 22:09
      Por exemplo: Os médiuns têm uma capacidade super desenvolvida de se aperceberem dos sentimentos e emoções de terceiros. Essa capacidade teria imensas aplicações no aumento da qualidade de vida das populações assim como poderia ajudar a desmistificar toda a história relativa a espíritos e fantasmas. Porque motivo são os médiuns os que sofrem com a constante actividade dos espíritos? Será para os impedir de constatarem e porem em prática as suas reais capacidades? Porque será que os tentaram banir da face da terra com a inquisição? Que perigo representam eles para os deuses ou os ET's?
Você já deu a resposta: controlo, controlo do conhecimento, da verdade. Se não é possível extinguir essa característica humana, então controla-se.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

#21
Citação de: Cassandra em 03 junho, 2017, 22:27
Você já deu a resposta: controlo, controlo do conhecimento, da verdade. Se não é possível extinguir essa característica humana, então controla-se.

   Quem me dera a mim ter a certeza da resposta pois saberia a intenção com que o fazem em lugar de só viver na dúvida.

   Até parece o jogo do esconde esconde, entre deuses e humanos em que os humanos só se safarão se descobrirem a verdade.

Citação de: F.Leite em 03 junho, 2017, 22:34
    Quem me dera a mim ter a certeza da resposta pois saberia a intenção com que o fazem em lugar de só viver na dúvida.

    Até parece o jogo do esconde esconde, entre deuses e humanos em que os humanos só se safarão se descobrirem a verdade.
...daí a verdade estar enterrada debaixo de tantas camadas de entulho e o ruído ser tão ensurdecedor.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Citação de: Cassandra em 03 junho, 2017, 23:45
...daí a verdade estar enterrada debaixo de tantas camadas de entulho e o ruído ser tão ensurdecedor.

     O que torna excitante a pesquisa e a descoberta.

     Além de que se trava conhecimento com "entidades" que fazem subir a adrenalina. Dá cá uma pica que nem a pica do 7.

     

Cuidado com as experiências radicais, dizem que a adrenalina vicia   :P
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)