Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.442
Total de tópicos
26.914
  • Alguns esclarecimentos sobre a Umbanda
    Iniciado por Lancelot
    Lido 1.317 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Saudações meus caros.
Após os textos deixados pelo nosso amigo Wilson, faz sentido deixar alguns esclarecimentos. Esclarecimentos esses que só se fazem necessários pelo desconhecimento e má interpretação. Muito disto é culpa dos irmãos umbandistas.
Mas vamos lá. A partir de hoje quem quiser entender que entenda, quem tiver dúvidas pergunte que eu tentarei esclarecer e quem não quiser entender que não entenda.

BEBIDAS na Umbanda.

Quando eu falo em bebidas falo em todas no geral e não somente em uma ou duas porque me convém. Então temos agua, sumos de fruta, cerveja, vinho,..., cachaça e Whisky. Só por aqui podemos analisar que não temos só cachaça como o nosso amigo Wilson sugere.

-É só na Umbanda que se usam bebidas? Todos sabemos que não. Basta lembrar do vinho da religião católica.

-Qual a sua utilidade na Umbanda?
São muitas. Por exemplo limpeza, descarrego, energizacao,...e uma muito importante, a hidratação dos médiuns. Quem não acreditar, experimente estar incorporado 3,4,5 horas seguidas e veja se é preciso hidratar ou não.

Os Guias e os Orixás precisam da bebida para trabalhar e  ajudar ? Não. Os guias trabalham com os elementos que têm à mão ou até mesmo sem eles. Simplesmente é mais fácil ajudar os encarnados com energias terrenas. Por isso caso só exista agua o Guia trabalha do mesmo jeito como se tivesse cachaça. Os meus por exemplo só usam bebidas alcoólicas quando se faz necessário.

-Se por acaso um médium for mandado parar numa operação stop qual o resultado do balão? Comigo foi 0.0 após uma Gira de esquerda.

Fiquemos por aqui hoje. Amanhã continuo.

Alguma dúvida?


#1
    Tal como eu já aqui disse, fui a muitas giras de Umbanda e bebi muita cachaça e fumei alguns charutos em amena conversa com o Sr. 7 Encruzas.

    Não consigo explicação para o facto de sendo eu um individuo que fico alegre com um simples copo de vinho ter ficado exactamente como se fosse água o que bebi nesses dias. Coisas que me ultrapassam o entendimento.

    Quanto ao uso das bebidas, eu tenho como opinião que elas são usadas mais por necessidade de quem precisa de ir ao centro, do que das entidades que incorporam. As pessoas ainda precisam de ver coisas simples, mundanas e sobrenaturais para interiorizarem poderes que desconhecem.

     Ponha simplesmente a mão na cabeça de alguém e diga "vai-te dor de cabeça" e pode ter a certeza que a dor continua. Dê ao gesto um ar de sobrenatural ou de divino e a dor vai-se como que por magia. A energia estava lá, nas duas situações, mas sem a magia ou o ritual a pessoa não a interioriza e não a deixa actuar eficazmente.

    E assim vai a vida da nossa gente.

PS: Não sou Umbandista, mas gostei de lá ter ido. O Pai João falou-me de coisas que, disse ele, "muitos da Umbanda não sabem".

   Saudações ao Sr. Zé Pelintra.

#2
Muitos da Umbanda agem como cães amestrados. Fazem porque o dirigente faz ou diz que se deve fazer. Muitas vezes sem dar razão ou explicar porquê. Faz-se e pronto. Isto porque possivelmente ele também não sabe ou então porque não quer dizer e guardar para si a utilidade das coisas e quem sabe ganhar uns "trocos" em cursos e consultas privadas.

Também não sou umbandista, sou simpatizante. Ou melhor, um crítico.

Sr. José Pilitra também é um de meus guias.

Sarava Sr. Ze Pilintra.

Continuando.

O USO DO TABACO OU PORQUE SE FUMA.

É mais um assunto complicado. Mas só se torna complicado pela falta de entendimento ou desconhecimento dos motivos e das razões.

Inúmeras vezes aqui neste fórum se aconselhou a defumação. Assim sendo a defumação é composta por 2 elementos, a brasa e a erva. E no tabaco temos o quê?
Imaginemos que durante uma Gira temos 40 ou 50 pessoas para atender. Sendo que são sempre atendidas individualmente. Já imaginaram o trabalho que não seria acender o carvão e preparar o insensario para cada uma?
Se os elementos são os mesmos, brasa e erva, não é mais prático acender um charuto ou um cigarro para defumar?

- será que o Guia precisa sempre de tabaco para trabalhar? Não. Dêem-lhe um pau de insenco que ele vai trabalhar do mesmo jeito. Dêem-lhe brasas com enxofre. Pólvora. Ou então, não lhe dêem nada, que ele vai trabalhar do mesmo jeito.

Para aqueles que não entendem a defumação, pensem no uso do insencario nas celebrações católicas. Ou o uso dos insencos nas religiões orientais.

Para aqueles que não entendem o uso do tabaco, pesquisem um pouco e vejam quantas vezes o tabaco não foi usado para fins religiosos.

Continuando.

OFERENDAS.

Aqui é que eu não compreendo porquê tanta crítica. Pois as oferendas se fazem em todas as religiões. Sou discordo é da lixeira que alguns deixam. Mas isso também acontece em todas as romarias católicas.

E para aqueles que ficam surpresos com os elementos que se oferecem, esquecem-se que nas mesmas romarias católica se oferece flores, chouriças, bolos, animais vivos, etc.

Afinal qual é a diferença?

Alguma dúvida até aqui?



sou espirita, ou melhor, estudioso e seguidor do conteúdo espirita, dentro das minhas capacidades de razão e consciência...

sobre a Umbanda já tive oportunidade de ler alguma coisa, e aqui me dirijo aos que se dizem espíritas, que se pretendem fazer uma ideia do conteúdo umbandista leiam o livro (sem publicidade) "Tambores de Angola" de Robson Pinheiro.

paulino

Citação de: Paulinus em 29 maio, 2017, 13:58

sou espirita, ou melhor, estudioso e seguidor do conteúdo espirita, dentro das minhas capacidades de razão e consciência...

sobre a Umbanda já tive oportunidade de ler alguma coisa, e aqui me dirijo aos que se dizem espíritas, que se pretendem fazer uma ideia do conteúdo umbandista leiam o livro (sem publicidade) "Tambores de Angola" de Robson Pinheiro.

paulino

É uma boa escolha meu caro.

E caso desejem aprofundar mais, podem procurar os livros do Rubens Saraceni