Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.058
Total de mensagens
369.389
Total de tópicos
26.896
  • Regressão de memória por hipnose
    Iniciado por F.Leite
    Lido 3.881 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
     A regressão de memória é a arma utilizada pelos defensores da reencarnação. Quem já se submeteu a essa prova dificilmente tem dúvidas quanto a ter vivido uma outra vida no passado. Porém será que é mesmo uma prova credível?

     A justiça não aceita as declarações feitas sob hipnose como prova, porque foi possível provar reiteradamente que um individuo hipnotizado pode ser induzido a dar a resposta que o hipnotizador quer que seja dada, mesmo que a resposta seja uma mentira.

     Tudo obedece à forma como trabalha o nosso subconsciente. Numa regressão de memória, quando o paciente é hipnotizado o hipnotizador começa por lhe "pedir" que se lembre do passado recente, depois do passado a médio prazo e depois do passado relativo à infância. Ele diz por exemplo: "lembra-se do que lhe aconteceu à dez anos atrás?" e dessa forma o subconsciente vai percorrer as memórias da época indicada e falará sobre elas, principalmente das que deixaram marcas mais profundas.

     Quando chega o momento de falar dos acontecimentos anteriores a esta vida, a maneira de formular as perguntas muda e o hipnotizador não pergunta simplesmente: "lembra-se se viveu antes desta vida", ou "tem alguma memória anterior à sua infância?". O que acontece é que a pergunta que é feita é: "ande para trás no tempo e lembre-se da sua vida passada!".

     O hipnotizador já não pergunta se se lembra mas manda que se lembre. O subconsciente não faz critica da pergunta, pelo contrário, se ela é feita tem que ter resposta porque a missão do subconsciente é dar resposta às situações em que metemos o corpo.

     Vendo-se neste aperto e não encontrando memórias anteriores à infância o subconsciente põe em pratica o seu trunfo mais valioso e que usa todos os dias. Nas memórias que guarda sobre coisas que ouviu falar sobre o passado, vai encontrar elementos para criar uma história que responda à ordem que lhe foi dada.

     Habituado a compor o argumento dos sonhos, compõe um argumento em que baseie uma historia que responda à pergunta do hipnotizador. Fragmentos de filmes, de leituras, de fotografias e até de conversas, tudo o que está na memória sobre o antigamente, serve para fundamentar a história que relata. O hipnotizador, antes de trazer o paciente de volta à realidade, tem o cuidado de lhe dizer que quando este acordar da hipnose se vai lembrar de tudo o que viu ou que relatou. Desta forma essas memórias passarão a ser tidas como uma realidade porque ficarão gravadas na memória e se um dia mais tarde voltar a ser hipnotizado ele voltará a contar a mesma história agora gravada na sua mente.

     É de notar que na primeira vez que faz regressão de memória, o paciente quando é questionado sobre vidas passadas demonstra intranquilidade e ansiedade. Sintomas que também se notam nas pessoas que são forçadas a dizer uma mentira e não estão habituadas a fazê-lo. Na segunda vez que a regressão é feita esses sintomas já não se notam. Simplesmente curioso.

     É assim que funciona a regressão de memória. O paciente só se lembra de uma suposta vida passada quando lhe é ordenado que se lembre dela. A nossa mente é assim que funciona, para o bom e para o mau.

Será só isso?

Não ponho as mãos no fogo por pessoas que não conheço, por isso não ponho as mãos no fogo pelo Dr. Brian Weiss.

Vou só deixar aquilo que recordo do seu livro "Só o amor é real", que trata apenas das sessões de dois casos, um homem e uma mulher.

Duas pessoas que não se conheciam e que durante as sessões (feitas em separado, claro) se recordaram do mesmo acontecimento, que não era um acontecimento nem famoso nem passado com um povo minimamente conhecido.

Dois desconhecidos nesta vida que recordaram um evento de outra vida, um pedaço da sua história privada que só eles dois partilhavam porque se tinham conhecido nessa vida... pelo menos dá que pensar, não?
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

#2
     Segundo o Dr. Brian Weiss isso aconteceu, mas segundo ele e as experiências que fêz com "milhares" de pacientes (palavras dele), na "progressão a vidas futuras" os pacientes acabam por revelar semelhanças nos factos que dizem ver.

    Em suma, segundo ele, através da hipnose não só se revive o passado mas também se pré-vive o futuro.

    Será que isso é mesmo possível?

    Não teria ele também um método de hipnose que levasse os pacientes a confirmar a sua teoria?

     O que terão os espíritos evoluídos do Moreno Wilson a dizer sobre isto?

Hoje em dia duvido um pouco da total veracidade livro,é demasiado "Disney" para mim, so falta "e foram felizes para sempre", o facto de hoje em dia eu estar descrente no amor romântico, e isso possa realmente deturpar a minha maneira de ver as coisas, o facto é que tudo se encaixa demasiadamente, e isso faz-me desconfiar.
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Eu acredito nos relatos "ingénuos", isto é, nos relatos que contam como ele tropeçou nas coisas.
Acredito nas primeiras experiências nesta coisa das regressões, porque ele não estava à procura disto nem incitou as pessoas a irem para outras vidas. Aconteceu por acaso.

Da mesma forma, este caso de que falei, ele também não estava à procura disto, aconteceu que aquelas duas pessoas se lembraram de uma situação em comum de outra vida.

O que vem depois destes dois acontecimentos... já não sei.
Lembremo-nos que "guias" que começaram a falar através das pessoas, passaram a dar-lhe mensagens e a guiar a prática dele por isso... acredito nas coisas que aconteceram de forma "inocente", naquilo em que ele tropeçou sem ter guias presentes nem estar à procura do que quer que fosse.

Essas coisas de progressão a vidas futuras... vá lá, de onde é que vem isso? E que raio de ideia é essa?
O problema de algumas destas pessoas é que depois entram por uns caminhos meio estranhos que acabam por minar as coisas interessantes que "descobriram" inicialmente. Estas coisas bizarras que surgem depois quase parecem acontecer de propósito, precisamente para que as coisas fiquem demasiado esquisitas e se torne mais difícil de acreditar.

Citação de: moonchild em 14 maio, 2017, 09:51
Hoje em dia duvido um pouco da total veracidade livro,é demasiado "Disney" para mim, so falta "e foram felizes para sempre", o facto de hoje em dia eu estar descrente no amor romântico, e isso possa realmente deturpar a minha maneira de ver as coisas, o facto é que tudo se encaixa demasiadamente, e isso faz-me desconfiar.
Em verdade te digo, minha cara moon, às vezes o universo conspira para que os contos de fadas aconteçam. E é tudo lindo, especial e maravilhoso... até que deixa de ser - o problema dos contos de fadas é não aguentarem uma boa dose de realidade.

É por isso que aceito a aura do livro, uma aura Disney como tu dizes, porque eu sei que é bem possível acontecer. Caso o livro tivesse continuado com o acompanhamento da vida do dia-a-dia depois do encontro do casal e o tom Disney desaparecia de cena...
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

É verdade, e há até aqueles que nunca o foram mas estavam disfarçados como tal, e depois quando se vê, o "principe" era um "sapo" e desaparece como por magia...puff!!🐸lamentavelmente há quem use o outro apenas para obter o que quer e no fim desaparece sem deixar rastro.
Quando a coisa começa meter muito rocócó e rituais e afins, dificilmente dá para levar a serio, e nisso concordo contigo cassandra, de inicio a descoberta por acaso, até poderá ser verdadeira, mas quando começa a haver mais coisas...Mas sempre é melhor do que os livros da Alexandra Solnado😛
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

     Cassandra, eu gostava que a vida continuasse para lá da morte e que o voltar fosse uma certeza. Seduz-me a ideia de um dia reencontrar a mulher que amo e até de fazer umas judiarias do outro lado, porém uma coisa que não quero é levar uma vida de ilusão e morrer a sonhar com um futuro que pode não existir.

     O facto de eu expor aqui as falcatruas que acontecem na hipnose regressiva é o resultado de procurar provas que me levem a acreditar sem "ses" e sem ter que me basear na fé. E também ver se as pessoas procuram respostas convincentes para estas questões.

     Na hipnose há ainda outro facto que não entendo. Quando um individuo é hipnotizado, é o subconsciente que responde às questões que lhe são feitas. Ora, a alma é a nossa parte consciente. Se o subconsciente desliga a alma (entra num estado em tudo idêntico ao sono), como pode responder a perguntas sobre a alma se as únicas memórias que tem são as da vida que até aqui viveu e que ficaram registada na memória?

     Para que um individuo se lembre do que disse sob hipnose é necessário que o hipnotizador lhe diga que se vai lembrar de tudo o que foi dito, caso contrário de nada se lembrará. Isto acontece porque a sua consciência está desligada e porque é o subconsciente que permite à consciência (alma) ter acesso às memórias. Vemos isso nas crises de amnésia que são problemas do cérebro e não da alma e acontecem porque a alma deixa de ter acesso a algumas zonas da memória, seja por doença ou morte de neurónios.

     A hipnose traz mais duvidas que certezas sobre se tivemos vidas passadas.

Excelente tópico!
Levanta muitas questões que, sem nos atirarem areia para os olhos, são certamente, dificeis de responder...

#8
Citação de: F.Leite em 15 maio, 2017, 19:55
    A hipnose traz mais duvidas que certezas sobre se tivemos vidas passadas.
Independentemente daquilo em que acredito e independentemente do teor das respostas que dei neste tópico, eu partilho as suas dúvidas em relação à hipnose.
Quando li os livros do Brian Weiss achei-lhes graça pelo modo como as coisas lhe aconteceram. Só tenho dois, aqueles que referi. Não tenho intenção nenhuma de comprar mais nenhum. Porquê? Já têm demasiado folclore.
Assim como há demasiadas dúvidas e questões noutros relatos que já li de outros autores ou em sites.

Acreditando eu na reencarnação, podia-se supor que eu estaria tentada a fazer regressão, certo? Não, não tenho intenção nenhuma de me ir meter nisso. O Brian Weiss teve a sorte incrível de tropeçar numa janelinha que esteve aberta por um tempo muito limitado e que entretanto já fechou. E não acredito que essa sorte aconteça outra vez a alguém nos proximos tempos - é que parece-me que a janela não era suposto ter sido aberta...

Enfim, eu até duvido da maioria dos relatos de crianças que supostamente se lembram da sua vida anterior...

Partilho as suas dúvidas, acho saudável o cepticismo e acho bem que as pessoas pensem seriamente sobre o assunto para não embarcarem em coisas que lhes podem fazer mais mal que bem.

Não lhe sei explicar convenientemente os porquês de acreditar na reencarnação. Considerando o cansaço que tenho no espírito, a reencarnação nem sequer é uma perspectiva que me seja agradável porque implica que tenho de voltar para aqui outra vez!

É uma convicção antiga, daquelas coisas que um dia quando era miúda me lembrei que sabia, apesar de não ter a noção sabia e que me tinha esquecido.
Já aconteceu com outras coisas ao longo da vida. Eu sei que sei algo que era importante e que me devia lembrar, mas não consigo lá chegar. Um dia tropeço na informação e apenas sei que era aquilo que sabia e que não conseguia lembrar.
Sei que não estou a fazer muito sentido... mas é isto.

Infelizmente, não posso provar nada e penso que provas irrefutáveis não vão haver nunca.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Eu ja tive todos os livros em versão epub (gratuita), deparei-me com um livro dele á cerca de uns 4 anos, e o titulo chamou-me a atenção (eu nunca tinha antes ouvido falar sobre ele), e por curiosidade fui lendo, e assim sucessivamente, mas com o tempo fui percebendo que aquilo encaixava demais, era tudo muito perfeito (arrepia-me tudo o que aparente ser perfeito, porque na maioria das vezes esconde coisas bem más). Não sei se a reencarnação existe, mas tenho muitas duvidas quanto ao facto de a hipnose conseguir realmente desvendar vidas passadas.
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Eu acho que a hipnose é um meio para alcançar o transe, depois quando o individuo está em transe hipnótico há que guiar a viagem astral até vidas passadas, se for este o caso.
O importante na regressão é a viagem astral, a hipnose é somente um meio para a alcançar.
"Faz o que tu quiseres
Amor é a Lei,amor sob Vontade"

Deuses ditando a Aleister Crowley

#11
Citação de: F.Leite em 13 maio, 2017, 20:10
     A regressão de memória é a arma utilizada pelos defensores da reencarnação.

Correção. A afirmação não é generalizável.
Eu admito a multiexistencialidade (reencarnação) e concordo consigo relativamente à regressão de memória - é uma indução hipnótica que dificilmente poderá provar seja o que for, pelos motivos que apresentou e por mais alguns.

A multiexistencialidade (reencarnação) é uma realidade que se comprova pelo parapsiquismo e pelas projeções lúcidas.

Citação de: Cassandra em 15 maio, 2017, 20:54
É uma convicção antiga, daquelas coisas que um dia quando era miúda me lembrei que sabia, apesar de não ter a noção sabia e que me tinha esquecido.
Já aconteceu com outras coisas ao longo da vida. Eu sei que sei algo que era importante e que me devia lembrar, mas não consigo lá chegar. Um dia tropeço na informação e apenas sei que era aquilo que sabia e que não conseguia lembrar.
Sei que não estou a fazer muito sentido... mas é isto.

Para mim, faz todo o sentido.



É questão de ver se é útil, não creio que existam essas praticas só por aborrecimento.

#13
Citação de: Roavk Lifem em 07 fevereiro, 2018, 17:43
É questão de ver se é útil, não creio que existam essas praticas só por aborrecimento.

É que move milhões de dólares em livros. Eu não tenho total certeza mas admito que a reencarnação possa sim existir. Há coisas inexplicáveis e uma delas é nas regressões a pessoa se lembrar de coisas que aconteceram enquanto estavam no ventre da mãe sendo que o cérebro Humano só esta completamente formado aos 6meses depois do nascimento, até lá muitas das fantásticas funções do nosso cérebro ainda não estão disponíveis. Como explicar que através da regressão se possam lembrar de ruas, cidades, pessoas e etc que existiram 150/200 anos antes deles e muitas informações tiveram que ser procuradas nos confins dos arquivos porque essas ruas ou cidades já não existem ou trocaram de nome.

Vejamos o caso do japonês que falava fluentemente aos 6meses de idade e aos 3 anos ja dominava 4 idiomas! Como é possível isso sem nunca ter estudado nada? Ninguém fica fluente num idioma em um ano ou dois!

Kim Ung-Yong (nascido em 8 de março de 1962) é um engenheiro civil. Encontra-se no Livro Guinness dos Records, na categoria "QIs mais altos"; estima-se que seu QI alcance 220 pontos.

Com pouco tempo de nascido, Kim começou a mostrar extraordinárias habilidades intelectuais. Começou a falar aos 6 meses, podendo conversar fluentemente com 1 ano de idade, e foi capaz de ler japonês, coreano, alemão e inglês em seu terceiro ano de vida. Em 2 de novembro de 1967, então, com cinco anos de idade, resolvia cálculos integrais e diferenciais. Algum tempo depois, demonstrou em um programa para a televisão japonesa sua habilidade para compreender os idiomas chinês, espanhol, vietnamita, tagalo, alemão, inglês, japonês e coreano. Sendo ainda um garoto, Kim também se dedicou a escrever poesia, sendo também um excepcional pintor.

Kim foi um estudante convidado de física na Universidade Hanyang dos 4 aos 5 anos de idade, sendo aos 8, convidado pela NASA para terminar seus estudos nos Estados Unidos. Terminou seus estudos universitários, conseguindo um doutorado em física na Universidade Estadual de Colorado, antes de completar os 16 anos. Em 1974, durante seu período universitário, começou seu trabalho de investigação na NASA, até 1978, quando voltou a Coreia do Sul.

Na Coreia, decidiu frequentar uma universidade local e mudou sua especialização em física, para engenharia civil. Conseguindo o doutorado neste campo, seguindo adiante, até tornar-se em um proeminente estudioso publicando, pelo menos, 90 artigos.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#14
 Compreendo a tua preservativa, eu comprovo comigo que em miúdo comecei a meditar sozinho no duche, e meditei ao longo da vida, aos 17 já fazia projeções guiadas de 4h mas nunca me tinha apercebido que era o único a fazê-lo então achava normal e não dei muita importância. Sempre fui inteligente, comecei a abrir computadores por volta dos 8 anos e tornei-me um 'crânio', sempre tive jeito para desenho, comecei a fazer grafitti, tipografia, celibato, a meditação tornou-se frequente, poemas, musico, fiz rastas e até á pouco tempo o bigode era de um monge tibetano. Provei-me a mim mesmo tudo, pois nem soube que existia budistas com rastas nem que o bigode que fazia era tradicional tibetano.

Há uns anos cheguei à conclusão que o Q.i. esta envolvido com o espírito da pessoa pois a prova que tenho disso sou eu, desde cedo que aprendi a descobrir coisas e levou-me a aprender varias linguagens de programação quais já abandonei porque não queria ir preso.

Não é normal um miúdo meditar... muito menos sozinho, por conta própria e sem indicações..

Desculpem a ortografia, de noite fico tolo.

até o brinco foi como se usava antigamente.

O F.Leite,
deixa as pessoas acreditarem, elas estão melhor assim. Os louco aqui são felizes mas não desse lado. Procura por Foucault e aprecebe-te que não é aqui que queres estar. Podes fazer um ótimo trabalho ao mostrares o ponto de vista cientifico mas não o uses para destruíres sonhos, magia e até vidas. Nós aqui acreditamos e cá estamos para isso, se não quiséssemos acreditar estaríamos noutro fórum. Tens de conciliar o ciêntifico com o espiritual, meter as pessoas a viverem em debate com elas próprias é cruel.