Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • Os animais
    Iniciado por Moreno Wilson
    Lido 2.529 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Tudo que podemos fazer para aliviar o sofrimento de um animal devemos fazer sempre, os animais são nossos irmãos menores na escala evolutiva devemos sempre ter uma atitude de amor e respeito pelos animais.
Os animais sentem o que nós sentimos eles sentem medo, fome, sede, frio, calor, dor, eles podem chorar eles são praticamente seres iguais a nós só não tem a capacidade de raciocinar e falar como tem os seres humanos.
Existe nos animais um principio inteligente que esta em evolução para o reino hominal quando esse principio inteligente adquire senso moral, raciocínio e livre arbítrio torna-se um espírito formado simples e ignorante de evolução primaria e passa a se reencarnar em corpos humanos processando a sua evolução moral e intelectual.
Tem certos animais que possuem a mediunidade da vidência e auditiva eles podem ver e ouvir coisas e fenômenos que ocorrem no mundo espiritual.
O cachorro, o gato e o cavalo  são exemplos disso eles possuem essas faculdades mediúnicas.
Quando um animal desencarna ele não fica vagando na erraticidade ou mundo espiritual o principio inteligente do animal se reencarna imediatamente em outros corpos de animais e prossegue a sua evolução psíquica para o reino hominal.
Não existem animais vagando no mundo espiritual  como os espiritos de seres humanos por que eles não possuem raciocínio e livre arbítrio para se guiarem no mundo espiritual.
Portanto eles se reencarnam logo para poderem evoluir para o reino humano. 
Vamos sempre praticar o bem e tentar fazer coisas positivas e bacanas para os animais eles são nossos irmãos e amigos vamos tratá-los com respeito e amor.

Wilson Moreno 

Atitude de amor e respeito.. o que é uma atitude de amor e respeito?

Vamos imaginar que tenho uma galinha... É correcto ter uma galinha pelos ovos, tratando sempre bem a galinha?
Então e comer a galinha? É correcto comer a galinha?

Ou deveria ter a galinha como tenho um gato, apenas como animal de estimação?

"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Se vc fosse um animal vc gostaria de ser maltratada ????
A questão é sermos mais bondosos, corretos e honestos e praticar sempre boas obras

#3
Citação de: Moreno Wilson em 12 maio, 2017, 17:00
Se vc fosse um animal vc gostaria de ser maltratada ????
A questão é sermos mais bondosos, corretos e honestos e praticar sempre boas obras
Que pergunta tão tonta...

E não respondeu às minhas perguntas. São simples.

Segundo a sua doutrina é correcto comer animais?
E tê-los para produzir alimentos para nós (sem ser matando o animal)?
E usá-los para trabalho, por exemplo, arar o campo?

É que os termos "bondade, correcção e honestidade" podem ser tudo e mais alguma coisa, depende do ponto de vista.

Repare, um criador de animais, e podemos voltar às galinhas outra vez, pode não ver mal nenhum em ter 6 galinhas enfiadas numa gaiola minúscula, de onde nunca saem a vida toda, a produzir ovos em massa. Já eu acho isto uma aberração.

De igual forma, o dono de um matadouro pode achar que não está propriamente a magoar os animais, porque para todos os efeitos eles levam um choque electrico antes e portanto não sentem nada - do ponto de vista do dono do matadouro, electrocutá-los seria um acto de "bondade" para com os animais que vai matar para servirem de alimento.

Como vê, o ponto de vista de cada um varia conforme as suas convicções.

Por isso, volto a perguntar: para si e para a doutrina que você segue, é correcto comer animais? Usar animais para trabalho? Ter a tal galinha só pelos ovos, tratando-a o melhor possível?

São perguntas simples que ajudam a pôr a teoria na prática, em vez de andarmos só a navegar na maionese dos conceitos... penso eu de que!
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

 Amar os animais ?.

     Sejamos racionais neste assunto, já que temos a capacidade de raciocinar.

     Todo o ser vivo é constituído por células, células essas que precisam de alimento que é o seu combustível, o seu fornecedor de energia. Sem alimento simplesmente morremos.

     Esse alimento indispensável à vida, somente pode ser adquirido pela ingestão de outras células e essas outras células somente existem na matéria que forma o corpo de outros seres vivos. Resultado disso é sermos forçados a usar o corpo de outros seres vivos como alimento. Eu até posso amar muito os animais do campo, mas se não os manducar não vou conseguir obter condições de sobrevivência minimamente saudáveis.

     Quer este arranzel dizer que fisicamente nada mais somos que um futuro alimento de outros seres vivos. Estamos condenados a isso ou a sermos transformados em fumo e cinzas que acabarão inexoravelmente por vir a servir de alimento às plantas que embelezam o planeta. É um ciclo que não pode nem consegue ser quebrado.

     Nem esse deus da criação nos conseguiu produzir de forma diferente. Na sua tão proclamada omnipotência, teve que se sujeitar às leis da natureza para criar o nosso corpo. Não nos fez de ferro e fogo pois não estava nas suas capacidades produzir um ser ágil para o trabalho com os atributos de tais matérias.

     Tudo o que é vivo se alimenta do que já viveu. Não podemos nós, só porque somos seres pensantes ir contra a natureza da nossa criação pelo risco de pôr em causa a nossa saúde física e sanidade mental.

     O respeito pela vida dos animais deveria ser tido em conta, mas não vulgarizar o amor expandindo-o a tudo e todos. Só faz com que o amor se vulgarize numa palavra e deixem de saber exactamente o que é amar.

     Virem dizer que os animais têem alma e que essa alma no futuro será a alma de um humano é somente uma tentativa desesperada de justificar a origem da alma. Mais uma forma de inebriar a mente dos crentes com histórias da carochinha.

      Cuidado que a mente tem o defeito grave de se viciar e aceitando uma vez o "fantástico" de um acontecimento fica com a tendência de aceitar o fantástico em tudo o que nos rodeia. Perde a capacidade de racionalizar as situações e passa a fazer juízos por instinto, generalizando a presença do fantástico ou sobrenatural em todos os acontecimentos do dia a dia.

     É urgente e necessário desmistificar muito do que se diz e tem como certo ou acabam  os simples animais por superar-nos em inteligência. Sim, porque a Natureza é toda ela vida em constante evolução.

Lá está, "bondade, correcção e honestidade" depende da perspectiva de cada um.

O que os assuntos referentes aos animais têm de particular é que é tudo muito bonito até à altura em que os direitos dos humanos começam a ser afectados.

Vejamos, se uma doutrina defende que a alma dos animais é uma futura alma humana, eu vou depreender que para a doutrina só pode ser errado comer animais, pois isso é comer os nossos futuros irmãos... certo? Portanto, se é isto que a doutrina espírita defende, suponho que todos os que seguem o espiritismo são vegetarianos.

A não ser que a irmandade com os animais inclua tudo menos os assuntos do estômago... continuo à espera de esclarecimento.

Citação de: F.Leite em 13 maio, 2017, 11:45
     Tudo o que é vivo se alimenta do que já viveu. Não podemos nós, só porque somos seres pensantes ir contra a natureza da nossa criação pelo risco de pôr em causa a nossa saúde física e sanidade mental.
 
Testemunho extremamente raros e, sim, fantásticos contam historias de alguns (muito, muito poucos) seres pensantes que não funcionam exactamente assim.
De qualquer modo, a eterna dúvida é se todos os seres viventes que possam servir de alimento deveriam servir de alimento - mais uma vez, tudo depende da convicção de cada um.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

A mim quem me tira o presunto, tira-me tudo😁
Necessitamos de proteina animal, por isso directa ou indirectamente temos de consumir carne, os vegetarianos, vegans e afins mais cedo ou tarde precisam de consumir essa proteina, atraves de suplementos, que têm origem onde? Na carne animal.
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

#7
     Se formos a ver com atenção, segundo o espiritismo, nós os seres conscientes vivemos num mundo que não está em nada criado para as nossas condições e necessidades.

    Nada do que pela nossa condição de seres viventes somos impelidos e necessitados de fazer, está de bem com as condições necessárias para a dita evolução.

    Comemos o que não devíamos embora sejamos feitos com características especificas e instinto para o fazer. Da mesma forma bebemos. Interessante mesmo, é que foram os Sumérios que descobriram a forma de fazer a cerveja, ao mesmo tempo que aprenderam a lavrar a terra e a domesticar animais. Brindo à inteligência cientifica da primeira civilização mundial.

    Praticamos sexo (não vou nessa de fazer amor porque o amor já não entra nestas coisas, tal a facilidade com que se troca de amores e de parceiro), mas na verdade é a necessidade de continuação da espécie que nos impele para tal. E sentimos um enorme prazer no ato sexual, pois foi essa a forma da natureza nos fazer cair na tentação. Não houvesse esse prazer em ambos os sexos e não haveria tantas maquinas de preservativos, nem tanta gente na terra.

    Afinal o que é que o espiritismo quer fazer do mundo? Um convento?

    Uma coisa é certa, tudo fazem para nos castrar nas ideias, nas vontades e na razão. Só o caminho deles é que está certo, embora ninguém saiba dizer qual a finalidade do espírito após atingir a dita evolução.

    Devíamos ser mais racionais, sim senhor, mas bem vistas as coisas foram as diversas religiões (e espíritos que as pregam) que nos condicionaram a sermos como actualmente somos.

Citação de: moonchild em 13 maio, 2017, 16:22
A mim quem me tira o presunto, tira-me tudo😁
Necessitamos de proteina animal, por isso directa ou indirectamente temos de consumir carne, os vegetarianos, vegans e afins mais cedo ou tarde precisam de consumir essa proteina, atraves de suplementos, que têm origem onde? Na carne animal.
A maior parte dos suplementos de proteínas é feito com o "whey", que é proteína de soro de leite. Também há proteínas de carne, mas o mais popular é o soro de leite.
Mas há alternativas: há suplementos com proteínas de ovo, de soja e de ervilha.   ;)


Quanto aos "vícios do corpo", sem dúvida que sabem bem, mas não deixam as suas marcas?
Quem segue certas práticas nota que existe diferença, não é só folclore ou teorias sem fundamento.
Mas cada um sabe de si, cada um sabe de que forma se sente mais desperto e mais capaz.

Citação de: F.Leite em 13 maio, 2017, 16:42
      Afinal o que é que o espiritismo quer fazer do mundo? Um convento?

     Uma coisa é certa, tudo fazem para nos castrar nas ideias, nas vontades e na razão. Só o caminho deles é que está certo, embora ninguém saiba dizer qual a finalidade do espírito após atingir a dita evolução.
Por aquilo que me apercebo, o espiritismo tem resposta para tudo! Por certo o amigo Moreno Wilson saberá dar resposta a isso...
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Citação de: Cassandra em 13 maio, 2017, 20:26
A maior parte dos suplementos de proteínas é feito com o "whey", que é proteína de soro de leite. Também há proteínas de carne, mas o mais popular é o soro de leite.
Mas há alternativas: há suplementos com proteínas de ovo, de soja e de ervilha.   ;)


Quanto aos "vícios do corpo", sem dúvida que sabem bem, mas não deixam as suas marcas?
Quem segue certas práticas nota que existe diferença, não é só folclore ou teorias sem fundamento.
Mas cada um sabe de si, cada um sabe de que forma se sente mais desperto e mais capaz.
Por aquilo que me apercebo, o espiritismo tem resposta para tudo! Por certo o amigo Moreno Wilson saberá dar resposta a isso...
Ja tinha ouvido falar do whey, e tinha uma ideia da sua proviniencia, mas no fundo como eu tinha dito directa ou indirectamente os suplementos vão dar a algum animal, salvo raras excepções. Mas sou da opinião que se deve fazer uma alimentação saudavel,sem duvida (embora hoje em dia a maioria opte por consumir o que é mais rapido e menos saudavel, mas isso são outros quinhentos). 
Então o espiritismo é uma especie de novo "oleo de côco", segundo o moreno wilson, ou seja, tem resposta para tudo.
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Não estou falando de alimentação e sim de respeitar e amar os animais e praticar boas obras e se espiritualizar sem querer ser santo é apenas praticar o bem, ser correto e honesto e procurar se elevar moralmente
Temos que difundir o bem, as virtudes e a Justiça

#11
Pelas respostas que dei no tópico vê-se que eu já estava à espera dessa...

Como diria o Vasco Santana "Termas no Cartaxo?... compreendi-te"
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Citação de: Cassandra em 14 maio, 2017, 22:06
Pelas respostas que dei no tópico vê-se que eu já estava à espera dessa...

Como diria o Vasco Santana "Termas no Cartaxo?... compreendi-te"
👏👏👏😄
Muito bom!
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Ao ler os comentários, fiquei na dúvida se temos aqui vegans ou pessoas que simplesmente não gostam de animais (dada a forma como os comentários foram escritos, não estou a dizer que sejam mesmo assim). Não haverá um meio termo? Não acreditam que seja possível comer carne e ao mesmo tempo gostar de animais?
Nestes fóruns, fala-se muito no misticismo dos gatos (a título de exemplo) e na sua capacidade de ver seres que não conseguimos ver. Mas depois parece descabido que os animais tenham alma e que reencarnem.
Então eu pergunto, como começou a evolução e como chegou ao Homem? Será que somos assim tão diferentes dos animais, que tenhamos sido criados à parte? Como é que a ciência cada vez mais encontra semelhanças entre animais e seres humanos?
Porque a teoria de Darwin faz sentido e a do espiritismo não faz? Uma fala na evolução do corpo e a outra da alma.

Para finalizar, eu não sigo nenhuma crença ou religião e por isso mesmo aprendi a não levar nenhum ensinamento à letra. Respeito, bons pensamentos e amor ao próximo é o que todos deveriam fazer, independentemente daquilo em que acreditam. Cada um faz à sua maneira.

No que a mim diz respeito, não estou a responder a este tópico segundo as minhas convicções relativamente aos animais ou conforme aquilo que como, estou apenas a questionar o autor do tópico em relação aquilo que ele postou inicialmente.

Como já escrevi, as questões relacionadas com os animais geram sempre muita polémica e é por isso que não quis começar a pessoalizar as minhas respostas. Aqui estamos no âmbito no espiritismo, há um texto que foi ou retirado ou baseado nessa doutrina e que faz certas afirmações e dá certos conselhos.

Como não vou estar a discutir a parte teórica (porque isso é um beco sem saída) preferi concentrar-me nas consequências práticas da aplicação dessa teoria.
E dentro deste contexto, para mim não faz sentido afirmar que os animais são "praticamente seres iguais a nós só não tem a capacidade de raciocinar e falar como tem os seres humanos." e depois ir comer um bife retirado do lombo de um nosso "irmão menor na escala evolutiva" e cuja alma um dia vai evoluir para uma alma humana.

O que é afirmado no texto inicial é que espiritualmente falando os animais são o quê?, pré-humanos?, já que são "praticamente iguais a nós" tirando umas quantas capacidades cognitivas, e que por isso devemos tratá-los como irmãos - as minhas questões eram no sentido de perceber se, e repito que é sempre no âmbito desta doutrina, está correcto comermos os nossos irmãos pré-humanos.
E penso que a minha pergunta é pertinente porque hoje em dia a maioria dos animais que são criados para alimentação humana têm uma vida muito dolorosa. Estas coisas são do conhecimento geral, não são propriamente um segredo.

E pronto, era só a esta incongruência que eu queria chegar, que quando se trata de encher a barriga, os atributos "praticamente-pré-quase humanos" que o texto inicial confere aos animais tornam-se irrelevantes e podemos passar por cima deles.
Ou atribuí-los só a cães, gatos e outros animais que à partida não temos intenção de comer, que é para não nos complicar a vida.


Quanto às outras questões, podemos discuti-las num outro tópico que não esteja dentro da categoria "Espiritismo".
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)