Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.444
Total de tópicos
26.914
  • Provação / Karma
    Iniciado por Riclif
    Lido 2.129 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Riclif
Provavelmente este tópico não está inserido no melhor local, mesmo assim cá vai.

Tenho a seguinte dúvida;

Se pelo que consta na Bilbia, Jesus Cristo assumiu a sua forma humana para "livrar" todos os homens dos seus pecados através do seu sacrificio pela crucificação, porque razão existe a teoria do Karma ou provações nesta vida para "expiar" os erros cometidos nas vidas passadas?

Pela teoria cristã, as teorias do Karma e Provações não têm qualquer lógica, devido a Jesus Cristo há mais de dois mil anos atrás ter liberto todo o homem/espirito dos seus pecados.

Quais as vossas opiniões?

#1
Citação de: Riclif em 11 maio, 2017, 00:03

Pela teoria cristã, as teorias do Karma e Provações não têm qualquer lógica, devido a Jesus Cristo há mais de dois mil anos atrás ter liberto todo o homem/espirito dos seus pecados.

Quais as vossas opiniões?


    Eu vou-lhe dizer o que penso na forma de um diálogo.

    Há muitos anos atrás, estavam os espíritos a planear a forma de se fazerem passar por santos. Dois deles conversavam entre si.

     José: - O problema, João, é que esta gente ao julgar-nos santos vai logo começar a pedir curas e ajudas por tudo e por nada, tu sabes como eles são. E quando isso acontecer como é que vai ser se nós não fazemos nada dessas coisas?

    João pensa um bocado até que se lhe acende uma luz no olhar por encontrar a solução.

    João: - Temos que os convencer que se não são ajudados é porque não merecem.

    José fazendo cara de parvo: - Não merecem? Como assim?

    João entusiasmado: - Vê bem, Eles já pensam que viveram outras vidas no entanto não têm a mínima lembrança disso. Basta dizer-lhes que foram pecadores e que estão a pagar pelos pecados que fizeram e a coisa fica resolvida. Aqueles a quem a vida melhorar vão pensar que foi ajuda e os outros vão-se achar merecedores da vida que levam. Quem é que vai ter coragem de questionar deus sobre isso?

    João: Boa ideia, José. E assim ainda tem outra vantagem para nós.

    José fazendo cara de parvo: - Como assim, vantagem?

    João: - Ó José, vê bem a coisa. Quanto pior estiverem mais nos vão pedir ajuda e escutar na esperança de resolverem a divida com deus. Dessa forma está no papo, temos o futuro garantido.

    Karma para mim é isso, uma forma bem engendrada para justificar a incapacidade que qualquer espírito tem, de fazer algo de útil pela melhora da vida dos encarnados.

    Se funciona? Então não está bem a vista que sim!

Ninguém se reencarna no mundo terra para ser vitima de criminosos para desencarnar sendo assassinado por bandidos.
Por que, ninguém tem o direito de matar, roubar e praticar maldades, quando uma pessoa desencarna vitima de crimes e covardias isso é obra da maldade humana e não do destino ou provações.
Vejamos o que a obra O Livro dos Espíritos fala sobre essa questão.

880. Qual é o primeiro de todos os direitos naturais do homem?

— O DE VIVER. É POR ISSO QUE NINGUÉM TEM O DIREITO DE ATENTAR CONTRA A VIDA DO SEMELHANTE OU FAZER QUALQUER COISA QUE POSSA COMPROMETER A SUA EXISTÊNCIA CORPÓREA.

746. O assassínio é um crime aos olhos de Deus?

— SIM, UM GRANDE CRIME, POIS AQUELE QUE TIRA A VIDA DE UM SEMELHANTE INTERROMPE UMA VIDA DE EXPIAÇÃO OU DE MISSÃO, E NISSO ESTÁ O MAL.

Vemos claramente que ninguém se reencarna predestinado a ser vitima de criminosos ou para ser assassinado, roubado, violentada, estuprada, torturada ninguém esta encarnado no mundo terra para ter esse fim.
Quando isso acontece isso é obra da maldade humana não tem nada de provação ou karma.
Como coloca Kardec QUE NINGUÉM TEM O DIREITO DE ATENTAR CONTRA A VIDA DO SEMELHANTE OU FAZER QUALQUER COISA QUE POSSA COMPROMETER A SUA EXISTÊNCIA CORPÓREA.

O mal e os crimes são criados pelo próprio ser humano por que ele tem livre arbítrio para isso ele pode praticar virtudes ou vícios ele pode praticar o bem ou o mal se ele pratica o mal, vícios e crimes isso não é uma fatalidade cega do destino e nem predestinação isso é o mal uso do livre arbítrio na encanação presente.
Somos nós mesmo que criamos o nosso destino pelos nossos pensamentos, vontade e pelo uso livre arbítrio.


PREDESTINAÇÃO PARA O CRIME.
Vejamos essa questão no Livro dos Espíritos

861. O homem que comete um assassinato sabe, ao escolher a sua existência, que se tornará assassino?

— Não. Sabe apenas que ao escolher uma vida de lutas terá a probabilidade de matar um de seus semelhantes, mas ignora se o fará ou não, porque estará quase sempre nele tomar a deliberação de cometer o crime. Ora, aquele que delibera sobre alguma coisa é sempre livre de fazê-la ou não. Se o espírito soubesse com antecedência que, como homem, devia cometer um assassínio, estaria predestinado a isso.

SABEI, ENTÃO, QUE NÃO HÁ NINGUÉM PREDESTINADO AO CRIME E QUE TODO CRIME, COMO TODO E QUALQUER ATO, É SEMPRE O RESULTADO DA VONTADE E DO LIVRE-ARBÍTRIO. De resto, sempre confundis duas coisas bastante distintas, os acontecimentos materiais da existência e os atos da vida moral.
Se há fatalidade, às vezes, é apenas no tocante aos acontecimentos materiais, cuja causa está fora de vós e que são independentes da vossa vontade. QUANTO AOS ATOS DA VIDA MORAL, EMANAM SEMPRE DO PRÓPRIO HOMEM, QUE TEM SEMPRE, POR CONSEGUINTE, A LIBERDADE DE ESCOLHA: PARA OS SEUS ATOS NÃO EXISTE JAMAIS A FATALIDADE.

Allan Kardec

Vejamos claramente que ninguém esta predestinado a cometer crimes por que isso deriva do nosso livre arbítrio se uma pessoa segue o caminho do mal e dos crimes isso não é o karma dela ou provação isso é obra do uso errado do livre arbítrio.
Como disse Kardec SABEI, ENTÃO, QUE NÃO HÁ NINGUÉM PREDESTINADO AO CRIME E QUE TODO CRIME, COMO TODO E QUALQUER ATO, É SEMPRE O RESULTADO DA VONTADE E DO LIVRE-ARBÍTRIO.

Wilson Moreno


Riclif
#3
Estou inclinado a concordar com o F. Leite.

Desculpem o termo, mas já há muito que ando a desconfiar que isto do Karma ou Provações (na denominação espirita) são uma cambada de balelas.

Acho sim, cada vez mais que o nosso percurso de vida irá ser mais ou menos "doloroso" dependendo do berço em que se nasce.
Se o berço for de "ouro" ai temos as portas da vida abertas e se as mesmas se fecham é pela nossa burrice.
Se o berço for de palha, estamos lixados e temos que nos fazer à vida..simples e claro.

#4
Citação de: Riclif em 11 maio, 2017, 00:03
Se pelo que consta na Bilbia, Jesus Cristo assumiu a sua forma humana para "livrar" todos os homens dos seus pecados através do seu sacrificio pela crucificação, porque razão existe a teoria do Karma ou provações nesta vida para "expiar" os erros cometidos nas vidas passadas?

Pela teoria cristã, as teorias do Karma e Provações não têm qualquer lógica, devido a Jesus Cristo há mais de dois mil anos atrás ter liberto todo o homem/espirito dos seus pecados.
Que jeito que isso dava, não era? Vinha cá alguém e limpava os pecados da humanidade sem que a humanidade precisasse de mexer uma palha que fosse. Era bom não era?
Era, mas não foi isso que ele cá veio fazer.

Se fosse esse o motivo da sua vinda, teria ele repetido até à exaustão "quem tiver ouvidos para ouvir, que ouça"? Não, porque se ele vem para expiar os pecados da humanidade não é preciso que a humanidade oiça o que quer que seja.
A salvação cada um depende de cada um, não é um presente dado por terceiros ou algo que se possa comprar. A salvação depende de cada um procurar a verdade e "a verdade vos libertará".

A verdade. Não é um sacrifício de outrem, o dízimo ou o pagamento de bulas. É a verdade.

Dito isto, não me faz sentido essa "teoria" da igreja sobre a expiação de pecados. Na verdade, se esquecermos esse detalhe e pensarmos naquilo que é a prática da igreja, percebe-se que de facto a igreja está de acordo com a teoria do karma - pecaste? então tens de pagar.
Mudam os detalhes mas o fundamento é o mesmo: se queres a salvação, meu filho, tens de pagar pelos teus pecados. Só assim chegarás ao Paraíso. O karma diz-nos que para evoluirmos temos de pagar o que de errado fizemos sabe-se lá quando.
Pagar pela salvação e pagar o karma é a teoria do "olho por olho, dente por dente".

Se quisermos voltar a Jesus, facilmente encontramos exemplos que contrariam esta coisa de pagar pelos pecados. A famosa cena da prostituta, por exemplo. Ele não a condenou e ela não teve de pagar nada para se "limpar", ele disse "vai e não peques mais" e pronto, está o assunto arrumado.

Dá jeito invocar o sacrifício e o martírio de Jesus para que as pessoas aceitem que as suas vidas sejam o que são, dá-lhes um motivo para aceitar o sofrimento. Portanto baralha-se tudo, ignora-se umas coisitas aqui e ali e voilá!, sai mais um culto ao sofrimento, que é disso que o povo gosta lá pelos vistos.

Citação de: Riclif em 11 maio, 2017, 11:08
Estou inclinado a concordar com o F. Leite.

Desculpem o termo, mas já há muito que ando a desconfiar que isto do Karma ou Provações (na denominação espirita) são uma cambada de balelas.
Estás desculpado e eu assino por baixo: é um monte de balelas!

Quem aceita que tem de sofrer para evoluir ou para ser salvo anda muito longe da verdade.

Mais uma vez fica a questão: porque é que as pessoas aceitam tão prontamente ter de sofrer?

Citação de: Riclif em 11 maio, 2017, 11:08
Acho sim, cada vez mais que o nosso percurso de vida irá ser mais ou menos "doloroso" dependendo do berço em que se nasce.
Se o berço for de "ouro" ai temos as portas da vida abertas e se as mesmas se fecham é pela nossa burrice.
Se o berço for de palha, estamos lixados e temos que nos fazer à vida..simples e claro.
A vida pode ser mais ou menos difícil consoante o material com que é feito o berço, mas não é isso que determina a facilidade com que fazemos o Caminho e a felicidade que se tem na vida
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Riclif
#5
E já que hoje estou num dia de reclamar...mais uma coisinha.

Se Jesus ou Deus (já nem me lembro) disse que nenhum filho pagará pelos pecados do pai ou mãe, porque raio andamos nós todos até hoje a pagar pelo pecado capital de Adão e Eva, sendo que na biblia os mesmos são caracterizados como os "Pais" dos humanos?

Citação de: Cassandra em 11 maio, 2017, 11:13
A vida pode ser mais ou menos difícil consoante o material com que é feito o berço, mas não é isso que determina a facilidade com que fazemos o Caminho e a felicidade que se tem na vida

Mas olha que o "berço" ajuda imenso Cassandra.

Então e pela teoria espirita se alguem neste vida tem digamos as "portas abertas" e a vida mais facilitada em termos de oportunidades, etc. é porque não tem a "provação" tão complicada até porque em principio foi vitima de algo ou alguém na outra reencarnação e agora nesta está a ter a recompensa.
Ao contrário de malta que nesta vida por mais que lute, por mais inteligência que tenha, não sai da cepa torta", certamente porque nesta reencarnação está a pagar pelos erros cometidos na outra.

Então porque raio a maioria das pessoas que eu conheço que têm a vida digamos "facilitada" são os que mais ostracizam, discriminam, são injustos, maus com quem os rodeia????
É para isso que o Karma ou Provações servem???

Enfim...ou sou eu que acordei para o lado errado ou isto das teorias das religiões cada vez me cheira pior.

Citação de: Riclif em 11 maio, 2017, 11:18
E já que hoje estou num dia de reclamar...mais uma coisinha.

Se Jesus ou Deus (já nem me lembro) disse que nenhum filho pagará pelos pecados do pai ou mãe, porque raio andamos nós todos até hoje a pagar pelo pecado capital de Adão e Eva, sendo que na biblia os mesmos são caracterizados como os "Pais" dos humanos?
Adão e Eva... Isso é outra história, uma história muuiiitoo comprida, não vou entrar por aí agora.

Vou apenas dizer que sim, a contradição existe. É mais um exemplo do tipo de ensinamento que permite que o tal culto do sofrimento se mantenha. Segundo a tal pseudo-teoria da salvação da humanidade pelo sacrifício de Jesus, também esse pecado deveria ter sido limpo, não?

Citação de: Riclif em 11 maio, 2017, 11:18
Então porque raio a maioria das pessoas que eu conheço que têm a vida digamos "facilitada" são os que mais ostracizam, discriminam, são injustos, maus com quem os rodeia????
É para isso que o Karma ou Provações servem???

Enfim...ou sou eu que acordei para o lado errado ou isto das teorias das religiões cada vez me cheira pior.
Como já disse, a teoria do karma serve para que as pessoas aceitem facilmente tudo o que de mau lhes acontece.
Acho simpático a preocupação pelo equilíbrio do bem e do mal, a preocupação que cada um tenha o que merece, mas o mundo não é um lugar moral. Nem a maioria das pessoas são morais, quanto mais o mundo...
O conceito por trás dessas teorias de karmas e provações não é "evolução moral", é "haja controlo".

As religiões não cheiram mal, cheiram a ópio!, como bem salientou Karl Marx.
Ópios há muitos, as religiões são o mais óbvio.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

O espírito se reencarna no mundo terra ou plano material para evoluir e se melhorar moralmente e intelectualmente pela pratica de boas obras, praticando sempre o bem, a caridade, as Virtudes e a justiça.
O nosso dever de espíritos encarnados é seguir sempre o bom caminho.
Nenhum espírito se reencarna predestinado a ser uma pessoa do mal, para ser um drogado, um alcoólatra, um bandido, um pedofilo, um racista, um estuprador, quando a pessoa se volta para o caminho do mal, dos vícios e dos crimes é por causa do mau uso do Livre arbítrio.
O bem, as virtudes, a justiça, a elevação moral é fruto do bom uso do livre arbítrio.
O mal, os vícios, crimes, injustiças, exploração, pedofilia, roubar já é fruto do mau uso do livre arbítrio.
Somos nós que criamos o Bem ou o mal pelo uso que fazemos dos nossos pensamentos e do Livre arbítrio.
E nenhum espírito se reencarna no mundo terra predestinado a ser vitima de criminosos, por que, se isso fosse possível o mal e os crimes seriam necessários e sendo necessários seriam úteis.
Os crimes nunca são úteis e o mal nunca é necessário.

Quando uma pessoa é vitima de bandidos isso é obra da maldade humana, o mal esta solto no mundo terra.
Ninguém tem a missão terrena de praticar o mal ou maldades e injustiças, isso é obra da nossa ignorância espiritual e mau uso do livre arbítrio.

Estamos no mundo terra é para brilhar a nossa Luz através de boas obras e pela elevação moral.
O nosso dever de encarnados é sempre tentar praticar coisas boas, positivas e nobres.

Wilson Moreno


Riclif
Caro Wilson

Por mais respeito que tenha pelos textos que aqui escreve, gostaria acima de tudo de ler a sua opinião..e não um qualquer texto retirado de um qualquer livro que se calhar também eu já li.


#9
Esse texto é meu quando é de outra  pessoa eu cito a origem e seu autor esse texto que coloquei agora é meu

Riclif
Citação de: Moreno Wilson em 11 maio, 2017, 15:21
Esse texto é meu quando é de outra  pessoa eu cito a origem e seu autor esse texto que coloquei agora é meu

Obrigado Wilson, pela informção e pela sua opinião

Citação de: Moreno Wilson em 11 maio, 2017, 13:11
O espírito se reencarna no mundo terra ou plano material para evoluir e se melhorar moralmente e intelectualmente pela pratica de boas obras, praticando sempre o bem, a caridade, as Virtudes e a justiça.
...

Estamos no mundo terra é para brilhar a nossa Luz através de boas obras e pela elevação moral.
O nosso dever de encarnados é sempre tentar praticar coisas boas, positivas e nobres.



     Senhor Wilson, tenho lido os seus textos, ou antes relido, pois já os tinha lido nos livros e não vou estar aqui no contraditório. Contudo vou-lhe colocar uma questão.

     A seu ver, qual a utilidade que tem para deus ou para a natureza, que o homem se torne um exemplo de virtudes. Qual o beneficio que para eles advém?

     Ponho a questão porque o sexo existe e é praticado em abundância, pelo simples facto de que não somos animais de cio, como os cães ou os gatos, por exemplo. Porque fomos criados assim se não o deveríamos ser? Isso não é o mesmo que pôr um copo de água à frente de uma pessoa sedenta e não o deixar beber?

     A ambição e a ganancia são defeitos, mas sem eles ainda estaríamos na idade da pedra. É a ambição que faz a sociedade avançar e é graças a ela que hoje não está a escrever os seus textos nas paredes de uma caverna.

     Ter inveja do que os outros têm por uma questão moral é errado, mas é graças à inveja que uma boa parte das pessoas trabalham, na esperança de ter igual ou mais que o vizinho. A natureza soube o que fez, quando nos fez invejosos. É que muitos, só pela ambição não vão a lado nenhum, pois fazem da ambição um sonho e ficam à espera que ele se concretize.

     O prazer é o resultado da concretização de algo que nos é agradável. Se não tivéssemos prazer não beberíamos senão água, não saboreávamos um belo cigarro, não apreciaríamos a lua e tudo o que nos rodeia, não praticaríamos sexo, não faríamos nada do que dá prazer à vida.

     Eu sei que o "pecado" é abusar destas qualidades com que a natureza nos presenteou, mas teria sido bem mais prático ter-nos criado com limites pré estabelecidos no nosso cérebro. Seria impossível o abuso da nossa parte.

     Para a natureza estamos bem assim, pois ela própria tem ciclos em que resolve o problema que lhe causamos. A natureza nada faz de errado. Para deus, aqui d'el rei que os gajos estão a abusar da minha paciência divina.

     Não existisse deus e já os homens teriam arranjado forma de punir os que com os seus excessos destroem a vida dos semelhantes. O problema é deus e o amor ao próximo, que faz os homens temerem mais o agressor do que se preocuparem a sério com as vitimas. Deus há-de castigá-los pois tem a lei do retorno, desejámos nós.

     É inacreditável a capacidade que os homens têem de sonhar acordados e de se acreditarem nesses sonhos.

     Mas diga lá qual a sua ideia sobre a utilidade da evolução espiritual.


Citação de: Riclif em 11 maio, 2017, 00:03
Provavelmente este tópico não está inserido no melhor local, mesmo assim cá vai.

Tenho a seguinte dúvida;

Se pelo que consta na Bilbia, Jesus Cristo assumiu a sua forma humana para "livrar" todos os homens dos seus pecados através do seu sacrificio pela crucificação, porque razão existe a teoria do Karma ou provações nesta vida para "expiar" os erros cometidos nas vidas passadas?

Pela teoria cristã, as teorias do Karma e Provações não têm qualquer lógica, devido a Jesus Cristo há mais de dois mil anos atrás ter liberto todo o homem/espirito dos seus pecados.

Quais as vossas opiniões?


Saudações.

Eu acho que a resposta é mais simples que parece.

O tema da reencarnação deixou de pertencer ao cristianismo, por causa de um capricho de uma "rainha", logo no seu início. Assim sendo o karma jamais fará sentido na religião cristã. Penso que a sua origem vem da doutrina Hindu( corrijam me se estou errado).

#13
Praticar o mal, vicios, crimes vai trazer alguma coisa boa para a sociedade???
Claro que não.
Devemos praticar o bem, as virtudes, se elevar moralmente e lutar sempre por justiça por que dessa forma a sociedade ficara mais civilizada e segura para todos
O mal sempre vai nos prejudicar no campo espiritual e material