Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.400
Total de tópicos
26.900
  • [Informação Dispersa] Casas da Marginal de Cascais
    Iniciado por ZéPedro
    Lido 44.423 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boa noite aos participantes do fórum,

Li com atenção as mensagens.

Tenho a dizer, como antiga habitante do concelho de Oeiras que sempre ouvi falar destas estórias.

Há muito que se fala na estória da menina que caiu da falésia, assombrando o "castelinho", das luzes (nunca vi) e da dificuldade em vender a casa, no valor de um milhão de contos, na altura do escudo.

Agora quanto à casa de chá "Vela Azul", tenho a contar o que o meu me falou. A casa foi habitada por ciganos, nunca por muito tempo, pois estranhos fenómenos aconteciam.

Também, conta o meu pai de uma casa, propriedade de uma patroa, estranhos fenómenos. Durante a noite, ouvia-se loiça a partir, tachos a cair sem que nada o aparentasse. Incrédulos, uns colegas do meu pai convidados a pernoitar naquela casa, abandonaram-na a meio da noite...

Cumps

#106
Citação de: eastwick em 13 julho, 2012, 00:42
Boa noite aos participantes do fórum,

Li com atenção as mensagens.

Tenho a dizer, como antiga habitante do concelho de Oeiras que sempre ouvi falar destas estórias.

Há muito que se fala na estória da menina que caiu da falésia, assombrando o "castelinho", das luzes (nunca vi) e da dificuldade em vender a casa, no valor de um milhão de contos, na altura do escudo.

Agora quanto à casa de chá "Vela Azul", tenho a contar o que o meu me falou. A casa foi habitada por ciganos, nunca por muito tempo, pois estranhos fenómenos aconteciam.

Também, conta o meu pai de uma casa, propriedade de uma patroa, estranhos fenómenos. Durante a noite, ouvia-se loiça a partir, tachos a cair sem que nada o aparentasse. Incrédulos, uns colegas do meu pai convidados a pernoitar naquela casa, abandonaram-na a meio da noite...

Cumps

Boa noite e penso que seja nova por aqui no fórum certo? Eu também só cá ando há uns dias também. Que casa é essa da Vela Azul? Gostava de lá ir!

#107
Olá Oculto, sou novo por aqui, mas nas andanças pela net encontrei este fórum e por acaso curto muito esses temas.
E algo curioso me chamou a atenção no teu comentário, muito antes de saber dessas histórias, especialmente
a da curva do Mónaco. Incrivelmente eu tenho algo a relatar que se passou comigo e hoje pode ter uma explicação:

Em 2005 comprei uma mota, que já não tenho pois foi-me furtada, e nunca mais foi encontrada, pois bem com essa mesma
mota, uma certa noite por volta das 2:00hs da madrugada, estava eu a vir do trabalho em Oeiras em direcção a Lisboa, não chovia, não havia nevoeiros e tão pouco ondas a galgar a margem, pois bem eu estava a vir numa velocidade normal para uma marginal que a essa hora estava vazia de trânsito e ao fazer aquela curva a mota fez uma derrapagem com a roda da frente e de imediato pensei que me ia estatelar no chão, mas por incrível que pareça com aquela derrapagem e em cima da mota eu não caí, mais lembro-me como se fosse hoje do calafrio que senti pelo corpo e o medo de ter caído e tudo isso sem motivo aparente
E acredite aquilo foi de tal forma estranho e inexplicável  que  comentei com um colega depois numa conversa que tivemos.
Hoje vendo o teu e  os outros  comentários acho que encontrei  a explicação, ou parte dela para aquele episódio estranho que me aconteceu naquela curva.






Mensagem alterada devido à reincidência de erros ortográficos.Por favor utilize o verificador ortográfico que o Fórum dispõe.Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 24. Obrigado.
[h

Citação de: kadok em 23 julho, 2012, 14:42
Ola Oculto, sou novo por aqui mais nas andanças  pela net  encontrei esse forum que por acaso curto muito esses temas.
E algo curioso chamou me a atenção no teu comentario, é que antes muito antes de saber dessas historias especialmente
a da curva do monaco encrivelmente eu tenho algo a relatar que se passou comigo pessoalmente e hj pode ter uma explicação:
Em 2005 comprei uma mota a qual ja não a tenho pois me foi furtada e nunca mais foi encontrata, pois bem com essa mesma
dita mota uma certa noite por volta das 2:00hs da madrugada estava eu a vir do trabalho em oeiras emdireção a lisboa, não chovia
não havia nevoeiros e tão pouco ondas a galgar a margem, pois bem eu estava a vir numa velocidade normal para uma marginal que a essa hora tava vazia de transito e ao fazer aquela curva o mais entranho até hoje aconteceu naqueli momento
A mota fez uma derrapagem com a roda da frente de imediato penssei que me ia estatalar ao chão, mais por encrivel que paressa
com aquela derrapagem e encima de uma mota eu não caí, mais lembro me como se fosse hoje o caláfrio que sente ao corpo o medo de ter caido e tudo isso semmotivo aparente até hoje.E acredite aquilo foi de tal forma estranho e inesplicavel  que  comentei com um colega depois numa conversa que tivemos, hoje vendo o teu e outros  comentarios acho que encontrei  a explicação ou parte dela para aqueli episodio estranho que me aconteceu naquela curva..E pronto e foi assim na mais pura das verdade.

ufa que esquisito deves ter apanhado cá um susto....  :-\

muita paz e luz
Don´t be afraid

#109
Devo dizer que em relação á casa mencionada em Caxias, algo estranho tem... Vivo há 22 anos em Caxias e desde que conheço a zona, esse tal restaurante, esteve inúmeras vezes com obras a dar início e depois de um momento para o outro, deixam de ter obras... porque será, não sei, mas em 22 anos, nunca terminaram obras algumas! Quem conhece a zona, sabe do que falo... Mas também se fala numa outra casa entre Caxias e Paço d'Arcos, que aparentemente, também pode estar assombrada

#110
Eu vivo ao lado de Caxias, também sempre ouvi histórias sobre o velho restaurante, no entanto devo dizer que se faziam festas nas caves do espaço, eu estive lá durante a noite à cerca de um mês atrás, é normal que se ouvisse sons de musica e/ou relacionados com festas. O que se passa com aqueles terrenos é que existe há já muitos anos planos urbanísticos para desenvolver aquela área, não tem nada a haver com assombrações.
Estive lá, como disse anteriormente, não vi nada de estranho, vi as pinturas nas paredes, indicativo das festas de que falei, e vi o espaço que é absolutamente fantástico com uma vista sobre a marginal e o Tejo, soberba.

#111
Confirmo. Está previsto um grande empreendimento para o local, com condomínios de luxo, hotéis, áreas de lazer... E também novas ligações entre a Marginal, CRIL e A5. O projeto está parado simplesmente porque é um investimento monstruoso e, nos dias que correm, o financiamento tornou-se mais complicado e o risco aumentou exponencialmente. Não me aprece que o local sofra alterações na próxima década!...

De resto é como já disse, de assombrado não tem nada!
He was met at the gate of Hades
By the Guardian of the Lost Souls
The Keeper of the Unavenged

#112
Boa noite!
Ainda hoje passei por lá. A minha mãe sempre disse que adorava esse edifício mesmo a minha tia dizendo que supostamente estava assombrado. Ela agora anda ainda mais entusiasmada a dizer que se ganhar o Euro milhões vai compra-lo ehehehehe... Por acaso nunca passei por situações paranormais mas devo dizer que fiquei com algum receio depois das coisas que li :-\ se esta mesmo assombrado ou não, nunca se sabe  :-[

Não acredites em tudo que lês, analisa sempre primeiro com lógica e não te entusiasmes com estórias, embora elas possam ser bem interessantes :)))

Citação de: ricandre em 13 agosto, 2012, 23:14
Não acredites em tudo que lês, analisa sempre primeiro com lógica e não te entusiasmes com estórias, embora elas possam ser bem interessantes :)))

É verdade, é verdade. Mas essas coisas deixam-nos sempre a pensar um bocadinho.

Claro que deixam, também não há certezas absolutas :))))

Olá olá, bem vi este 'site' e achei o local ideal para partilhar e esclarecer umas dúvidas, espero que em possam ajudar.... bem trata-se do seguinte, perto da minha escola no Estoril existe uma casa abandonada de seu nome Casa Santana, sei que foi construída nos anos 30 mas os donos abandonaram-na sem explicação óbvia.... a casa tem um mato enorme pela frente, e tem a cava completamente trancada com madeiras e tijolos a impedir a passagem.... fui lá dentro com umas colegas para investigar-mos e a casa tem coisas arrepiantes, desde SANGUE nas paredes e por toda a parte tem a palavra "DIE DIE DIE DIE DIE", hoje uns senhores viram-nos a sair de lá e disseram para não voltarmos a ir pois é perigosa e diz que acontece coisas bastante estranhas lá... gostava de conhecer algo mais sobre ela.... alguém conhece??

Citação de: sasbs em 19 setembro, 2012, 22:11
Olá olá, bem vi este 'site' e achei o local ideal para partilhar e esclarecer umas dúvidas, espero que em possam ajudar.... bem trata-se do seguinte, perto da minha escola no Estoril existe uma casa abandonada de seu nome Casa Santana, sei que foi construída nos anos 30 mas os donos abandonaram-na sem explicação óbvia.... a casa tem um mato enorme pela frente, e tem a cava completamente trancada com madeiras e tijolos a impedir a passagem.... fui lá dentro com umas colegas para investigar-mos e a casa tem coisas arrepiantes, desde SANGUE nas paredes e por toda a parte tem a palavra "DIE DIE DIE DIE DIE", hoje uns senhores viram-nos a sair de lá e disseram para não voltarmos a ir pois é perigosa e diz que acontece coisas bastante estranhas lá... gostava de conhecer algo mais sobre ela.... alguém conhece??
Oi
Não conheço, mas gostava de la dar uma vista de olhos.
Para alem do que disseste sabes mais alguma coisa?
Cumprimentos
*YnÈz*

#118
Há anos que oiço falar desta casa. Por várias vezes estive para lá ir mas, nunca deu.
Aqui fica a história.



O mais popular desses mitos urbanos será talvez aquele que versa sobre a Casa das Pedras, um palácio de traçado medieval debruçado sobre o mar, na Parede, concelho de Cascais.

Diz-se – em conversas ao serão, na escola, em fóruns e blogues – que se passam "coisas estranhas" na mansão.

Que por lá se vêem espectros de vultos, luzes acesas à noite, janelas a bater. Que ninguém a quer comprar, pois está assombrada. E já se sabe que a história, quando contada, corre de boca em boca com perna longa e rédea solta.

Às histórias, Fernanda Benedita Azevedo Gomes, actual proprietária e residente da Casa das Pedras, ali nascida e criada há 91 anos, bem viva de alma e coração e sem qualquer memória de assombrações por aquelas bandas, encolhe os ombros, esperando talvez que da próxima vez que assomar à janela, seja dia solarengo ou noite nebulosa, não a confundam com um fantasma...

Magra, alta, de longos cabelos brancos e olhos azuis pousados no mar, Fernanda lembra a história da casa de veraneio da família, mandada construir em 1903 pelo avô, o capitão-de-fragata Manuel de Azevedo Gomes.

"O meu avô, que tinha nascido no Pico (Açores) e era da Marinha, era um homem totalmente apaixonado pelo mar, de tal forma que mandou construir esta casa com pedras, seixos e rochas da costa aqui mesmo à frente. Era como se ele quisesse trazer o mar para dentro de casa", recorda com a mão pousada na porta de vitral.


FORÇAS NATURAIS


Para cumprir o desejo do capitão, o arquitecto italiano Nicola Bigaglia desenhou-a com um corpo arredondado que desembocava no mar (na altura não existia a avenida Marginal), com ameias e merlões, como os antigos castelos medievais, escondendo um frondoso e imenso jardim de Inverno nas traseiras, agora praticamente votado ao abandono.

Na casa de veraneio, recolheram-se na velhice várias gerações da família Azevedo Gomes, como a avó de Fernanda, D. Alice Hensler, que ali viveu quase até aos 100 anos, ou o seu pai, Mário de Azevedo Gomes, o que porventura explica o facto das gentes da Parede pouco conhecerem dos seus habitantes.

Fernanda sabe que a vizinhança acredita que a casa está assombrada. "São histórias...", suspira a anciã, encolhendo os ombros, enquanto o cão – Calçada de seu nome – abana a cauda a seus pés, ladrando bem alto a vivos e mortos.

"Por aqui nunca vi nada de assombrado, nunca aconteceram coisas estranhas. Na família, todos adoramos esta casa, cujos únicos problemas que enfrentou foram tremores de terra e tempestades vindas do mar que chegavam a arrancar as árvores do jardim.

Quem não gosta nada de ouvir falar dessas coisas é o meu irmão", referindo-se a João Paulo, também nonagenário, com quem partilha agora a enorme mansão com mais de uma dezena de assoalhadas, onde faltam apenas os netos e os filhos que nunca teve para as encher.

Majestosa e misteriosa, a Casa das Pedras está desde 1997 classificada como património arquitectónico de nível 1.


EXOTISMO E PRECONCEITO


Não muito longe dali, em São João do Estoril, ergue-se outra das mais singulares construções da linha de Cascais, conhecida como o 'Castelinho', e ao qual foram atribuídas outras tantas histórias de arrepiar.

José Castelo Branco terá tentado comprar a casa, mas desistiu depois de ter tido uma visão de uma menina à beira do precipício que quase impeliu o marchand a saltar. Também a família de Lili Caneças se interessou pela aquisição, mas desistiu depois de ouvir os boatos.

A figura do jet-set dá voz aos ditos populares: "Dizia-se que aparecia o fantasma de uma menina. A verdade é que a casa é lindíssima e hoje teria insistido para que a minha família a tivesse adquirido", garante.

Segundo a Câmara Municipal de Cascais, a fama de assombrada pode provir do contágio de um drama ocorrido numa moradia a 260 metros a poente, junto ao mar, onde um casal que aí morava ou, pelo menos, no Verão lá passava férias, perdeu uma filha cega que caiu das arribas.

Em memória à filha, ofereceram a moradia à Santa Casa da Misericórdia, que a usou como instituição de apoio a cegos até há cerca de 10 anos. Mas dos actuais habitantes do 'Castelinho' não há queixas de fantasmas nem assombrações.

O sociólogo e etnólogo Moisés Espírito Santo tem explicação para os boatos ligados ao sobrenatural que correm de boca em boca e acabam por ganhar proporções "enormes", mesmo que atentem contra todas as razões da lógica.

"A originalidade das construções, aliada ao exotismo das pessoas que nelas habitam, acabam por induzir este tipo de sentimento, que se aproveita do medo, dos preconceitos e do desconhecimento da realidade", justifica.

Opinião semelhante é partilhada pelo padre António Fontes, responsável pelo Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes, ele próprio residente numa casa assombrada. "É tudo fruto do analfabetismo, do obscurantismo e da ignorância. Os espíritos não se manifestam nas casas. Da minha casa diziam o mesmo. Agora que a comprei e transformei num hotel, dizem que os fantasmas "foram-se embora porque o padre benzeu aquilo". Eu e os hóspedes nunca nos queixámos... pelo contrário, já demos boas gargalhadas à conta das histórias", conta o padre.

Fonte: Sobrenatural

#119
Citação de: sasbs em 19 setembro, 2012, 22:11
Olá olá, bem vi este 'site' e achei o local ideal para partilhar e esclarecer umas dúvidas, espero que em possam ajudar.... bem trata-se do seguinte, perto da minha escola no Estoril existe uma casa abandonada de seu nome Casa Santana, sei que foi construída nos anos 30 mas os donos abandonaram-na sem explicação óbvia.... a casa tem um mato enorme pela frente, e tem a cava completamente trancada com madeiras e tijolos a impedir a passagem.... fui lá dentro com umas colegas para investigar-mos e a casa tem coisas arrepiantes, desde SANGUE nas paredes e por toda a parte tem a palavra "DIE DIE DIE DIE DIE", hoje uns senhores viram-nos a sair de lá e disseram para não voltarmos a ir pois é perigosa e diz que acontece coisas bastante estranhas lá... gostava de conhecer algo mais sobre ela.... alguém conhece??

Acho que te referes a esta casa: - urbiparede.imobiliario.com.pt/venda-casas/comprar-casa.jsp?id=2385408

Bem foi tudo o que consegui encontrar sobre ela :)



Hiperligação removida. Consultar por favor as Regras Gerais do Fórum, alíneas 2 e 3. Obrigado.