Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.444
Total de tópicos
26.914
  • Consequencias de não admitir um erro
    Iniciado por F.Leite
    Lido 1.523 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
https://portugalparanormal.com/index.php/topic,40441.msg383691.html#msg383691


     O texto que cito, escrevi-o como resposta a uma chamada de atenção da Littlelight. Foi errado o que fiz, mas serve para mostrar como funciona a nossa mente e os males que ela nos causa no dia a dia.

     Foi errado porque foi uma fuga para a frente perante a chamada de atenção de um erro. Em lugar de o admitir, procurei circunstancias em que me fico somente pela "tentativa" e ao escarrapacha-las na escrita fiquei com a consciência aliviada. Estava justificado o erro apontado, porém é pior a emenda que o soneto.

     Acordei hoje a pensar nessa resposta, sinal que durante a noite ela bailou nos meus sonhos e me chamou a atenção. Se tal aconteceu é porque entrou em choque com o meu subconsciente, pois não é essa a forma de agir que eu me esforço  por mentalizar.

     Nos meus momentos de auto-sugestão, digo a mim mesmo que "ao notar os meus erros eu mudo a forma de agir e pensar, de acordo com o que é certo". Acontece que não foi isto que fiz e por isso esta ansiedade de reconhecer o erro e admiti-lo.

     Não o admitir irá criar desleixo no meu subconsciente e fará com que se tornem difíceis, senão mesmo impossíveis, as mudanças de comportamento que eu quero impor a mim mesmo. Isto porque não admitir o erro é dar um mau exemplo ao subconsciente que é como um filho a copiar o exemplo dos pais. Se o pai (a consciência) não admite o erro e não muda quando lhe dizem que está errado, porque há-de o subconsciente mudar quando a consciência lho pede para o fazer?

     É por isso que vícios e hábitos enraizados no nosso comportamento são tão difíceis de superar. Nós em consciência não nos damos o melhor exemplo.

Não seja duro consigo, F. Leite. A mim também acontece-me escorregar muitas vezes precisamente naquilo que defendo com mais fervor. Admitir o erro (e o erro é algo subjectivo) é bom, daí a sermos intransigentes connosco vai uma diferença grande. Estou a supor que está a ser duro consigo por causa desta expressão:

Citação de: F.Leite em 06 maio, 2017, 10:32
         Não o admitir irá criar desleixo no meu subconsciente e fará com que se tornem difíceis, senão mesmo impossíveis, as mudanças de comportamento que eu quero impor a mim mesmo. Isto porque não admitir o erro é dar um mau exemplo ao subconsciente que é como um filho a copiar o exemplo dos pais. Se o pai (a consciência) não admite o erro e não muda quando lhe dizem que está errado, porque há-de o subconsciente mudar quando a consciência lho pede para o fazer?

Impor algo para mim significa ir contra a vontade de alguém, sem tomarmos a mínima consideração pelo estado emocional da pessoa. É uma expressão que a mim causa desconforto, tem uma carga emocional negativa. Gosto mais da expressão "escolho", ou "opto", que para mim significa fazer o que queremos, pelas razões certas (novamente, algo subjectivo) e mais passível de ter resultados mais duradouros. A base para a mudança de comportamentos é pois a aceitação, lá está, a admissão de algo prejudicial, e não propriamente a imposição de novos comportamentos. Primeiro aceita-se, depois muda-se, com determinação e carinho. É a minha visão das coisas, peço desculpa se supus algo que não é de todo verdadeiro para si.
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Citação de: Littlelight em 06 maio, 2017, 16:11
Não seja duro consigo, F. Leite...

Impor algo para mim significa ir contra a vontade de alguém, sem tomarmos a mínima consideração pelo estado emocional da pessoa.


     A intenção é mesmo essa, ir contra a vontade de alguém. Necessito mesmo de ser duro comigo para conseguir superar e já o consigo fazer.

     Eu tinha um condicionamento mental imposto por uma senhora através de uma cartomante. Foram-me ditas estas palavras: "não irás conseguir aquilo que pretendes". Já lá vão 40 anos e nunca saíram da minha mente. Ocorriam-me ao pensamento sempre que no trabalho me comprometia com datas de entrega, como se o meu intimo me disse-se "não vais conseguir". E na verdade raras vezes consegui.

     Já aqui relatei o episódio e por isso abstenho-me de o voltar a contar, mas o ter interiorizado estas palavras, provocou-me uma auto-obsessão que só recentemente superei. Não imagina o prejuízo e frustração que provocou na minha vida esta situação.

     - "não irás conseguir aquilo que pretendes" é uma frase vaga, mas abrangente. Não menciona nenhuma pretensão especifica e leva o subconsciente a generalizá-la e a criar obstáculos em tudo o que se quer fazer. A solução foi deixar de querer fazer e passar a desejar fazer, isto porque para mim querer e desejar são coisas distintas. Imagine que só no principio deste ano é que encontrei esta solução.

     É mais fácil o subconsciente gravar uma mensagem que lhe é dita com autoridade, do que quando é dita com doçura nas palavras.

     

É uma questão muito interessante, e leva tambem a que outros reflitam no mesmo, ou seja, que impacto tem o facto de não admitirmos um erro, a verdade é que facilmente o ser humano cai no papel de vitima, e de não aceitar que erra "Quem, eu?!" facilmente colocamos a culpa no outro e não aceitamos que temos falhas, e assim de certa forma sentimo-nos aliviados inicialmente...mas a engrenagem la esta silenciosamente as voltas num ciclo vicioso quase imperceptivel e que condiciona as nossas vidas.
A littlelight tem razão fleite, esta a ser um pouco duro demais consigo, repare que o facto de ter admitido um erro e tê-lo exposto publicamente ja demonstra que soube como lidar bem com a situação, e nos fim das contas admitiu o seu erro.
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Citação de: F.Leite em 06 maio, 2017, 17:11
     - "não irás conseguir aquilo que pretendes" é uma frase vaga, mas abrangente. Não menciona nenhuma pretensão especifica e leva o subconsciente a generalizá-la e a criar obstáculos em tudo o que se quer fazer. A solução foi deixar de querer fazer e passar a desejar fazer, isto porque para mim querer e desejar são coisas distintas. Imagine que só no principio deste ano é que encontrei esta solução.     

Pode explicar qual a diferença para si entre querer e desejar, se não se importa? Foi algo que chamou-me a atenção e gostava de perceber essa distinção.

E já agora, para si, palavras ditas com autoridade implicam que não haja doçura nelas? Uma coisa anula a outra?


Citação de: moonchild em 06 maio, 2017, 17:41
É uma questão muito interessante, e leva tambem a que outros reflitam no mesmo, ou seja, que impacto tem o facto de não admitirmos um erro, a verdade é que facilmente o ser humano cai no papel de vitima, e de não aceitar que erra "Quem, eu?!" facilmente colocamos a culpa no outro e não aceitamos que temos falhas, e assim de certa forma sentimo-nos aliviados inicialmente...mas a engrenagem la esta silenciosamente as voltas num ciclo vicioso quase imperceptivel e que condiciona as nossas vidas.
A littlelight tem razão fleite, esta a ser um pouco duro demais consigo, repare que o facto de ter admitido um erro e tê-lo exposto publicamente ja demonstra que soube como lidar bem com a situação, e nos fim das contas admitiu o seu erro.

E assim perdemos o nosso poder pessoal, porque como podemos agir, cuidar das nossas vidas, crescer, evoluir, se a culpa do que acontece é sempre dos outros?
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

#5
Citação de: Littlelight em 06 maio, 2017, 23:21
Pode explicar qual a diferença para si entre querer e desejar, se não se importa? Foi algo que chamou-me a atenção e gostava de perceber essa distinção.

E já agora, para si, palavras ditas com autoridade implicam que não haja doçura nelas? Uma coisa anula a outra?

    Para mim, dizer que quero fazer algo, é pôr em movimento a vontade de conseguir alcançar a meta estipulada. É fixar um objectivo.

    Já o desejo é o antecipar do prazer de um presumível sucesso, o que não implica a necessidade de acção para o conseguir obter, pois em si mesmo é só um desejo.

    Se o querer estiver bloqueado e condenado ao insucesso, o desejo de conseguir não o está . Além disso temos também o facto de a nossa mente ansiar mais os prazeres que os deveres. Mais facilmente nos apetece  gozar a vida que trabalhar e desejar subentende prazer ao alcançar.

    O desejo leva-me a alcançar o que o querer não consegue.


Quanto à doçura nas palavras é de ter, mas não nestes casos. A nossa mente está preparada para aprender com os erros, porque eles promovem emoções e quanto mais forte for a emoção mais a imagem fica retida. É necessário é no momento da auto-repreensão e mesmo aquando de uma repreensão a terceiros, saber usar as palavras para que o comportamento correto seja esclarecido. De nada serve repreender se não se souber ensinar.

#6
Grata pelo esclarecimento, F. Leite.


Citação de: F.Leite em 07 maio, 2017, 00:01
    Quanto à doçura nas palavras é de ter, mas não nestes casos. A nossa mente está preparada para aprender com os erros, porque eles promovem emoções e quanto mais forte for a emoção mais a imagem fica retida. É necessário é no momento da auto-repreensão e mesmo aquando de uma repreensão a terceiros, saber usar as palavras para que o comportamento correto seja esclarecido. De nada serve repreender se não se souber ensinar.

O que esta frase destacada diz-me é que as emoções que surgem aquando do erro não serão das mais benéficas, pois o erro tem uma conotação muito negativa. E se a emoção for forte e essa imagem ficar retida, na verdade estamos é a prejudicarmo-nos, pois estamos a guardar dentro de nós emoções de culpa, de arrependimento, de rejeição, etc. Concordo que de nada serve repreender se não se souber ensinar. Mas o esclarecimento não muda o erro, o que muda é a adopção efectiva de comportamentos diferentes perante situações similares. É dessa forma que eu interpreto a sua frase.

Edit: o que quero dizer é que não aprendemos com os erros, pois se isso fosse verdade bastava errar uma vez e não o faríamos novamente. Nós aprendemos é com as mudanças de comportamento.
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!