Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Quanto vale o "vou tentar"?
    Iniciado por F.Leite
    Lido 2.014 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
     "Vou tentar" e "vou ver se consigo" são frases que não deveriam fazer parte do nosso vocabulário. Elas retiram-nos o estimulo para avançar e para conseguir os nossos objectivos em pleno. Até podemos alcançá-los, mas dará o dobro do trabalho e exigirá o dobro do esforço.

     Quando, sobre algo que precisamos fazer, dizemos que vamos tentar, estamos a dizer ao nosso intimo que não temos a certeza de ser capazes de o conseguir. Como reage o nosso intimo perante essa frase? Exactamente como nós reagimos quando pedimos algo a alguém e ele responde com essas mesmas palavras.

     No meu caso, fico logo a pensar que posso esperar sentado. E penso isso porque é isso que está registado na minha mente. Para ela, tentar é não fazer esforço para conseguir. E para os demais humanos, funciona de forma idêntica.

     Se na realidade pretendemos conseguir algo, devemos dizer "vou fazer" ou "vou conseguir", pois essas são palavras que estimulam o nosso intimo a trabalhar, junto com o corpo e a consciência, para alcançar o objetivo proposto. Claro está que se ficar sentado e não tomar a iniciativa de começar, tudo irá ficar na mesma.

     Se é daquelas pessoas que a meio da tarefa se começa a sentir desmotivada e com vontade de desistir, comece por mudar a forma como se programa. Não diga que vai fazer, diga antes que "gostava de fazer". Por exemplo, em lugar de dizer que "logo tenho que ter isto pronto", diga, "logo gostava de ter isto pronto". É uma forma de contornar "obstáculos esquisitos" caso eles existam no nosso caminho.

     Nós somos aquilo que pensamos de nós mesmos e agimos de acordo com o que o nosso subconsciente entende que nós queremos. Se lhe dizemos que "vou tentar" é porque não estamos a querer atingir o objectivo.

#1
Citação de: F.Leite em 05 maio, 2017, 19:38
   
    Quando, sobre algo que precisamos fazer, dizemos que vamos tentar, estamos a dizer ao nosso intimo que não temos a certeza de ser capazes de o conseguir. Como reage o nosso intimo perante essa frase? Exactamente como nós reagimos quando pedimos algo a alguém e ele responde com essas mesmas palavras.

    No meu caso, fico logo a pensar que posso esperar sentado. E penso isso porque é isso que está registado na minha mente. Para ela, tentar é não fazer esforço para conseguir. E para os demais humanos, funciona de forma idêntica.

   

E não só, F. Leite. Não se trata apenas de não termos certeza de o conseguirmos fazer. Muitas vezes, trata-se simplesmente de nem sequer haver vontade de o fazer. E a palavra "tentar" dá-nos uma desculpa perfeita para não fazer aquilo que nunca quisemos fazer, sem admitirmos a nossa pouca vontade e sem magoar o outro. Afinal, quem nunca foi convidado por alguém a fazer seja o que for, um passeio, um convite para um jantar, ou qualquer outra coisa, e a resposta que demos foi: "Eu vou tentar ir, ok?". Depois encontramos a tal pessoa que nos convidou e lá nos desculpamos de novo: "Eu tentei, mas não deu". E aquela que pode ser a verdadeira razão fica muitas vezes camuflada: eu não quero ir, não quero fazer.

Edit: em relação ao quanto vale o "vou tentar", há pouco tempo fui assistente numa formação em PNL e uma das regras instituídas pelo formador era que sempre que alguém dissesse essa palavra, colocava um euro numa caixinha, à laia de multa. E era bem curioso ver o quanto essa palavra está impregnada na mente das pessoas; sai de forma tão natural que as pessoas não se questionam sobre o poder dessa palavra...
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Citação de: Littlelight em 05 maio, 2017, 22:01

Edit: em relação ao quanto vale o "vou tentar", há pouco tempo fui assistente numa formação em PNL e uma das regras instituídas pelo formador era que sempre que alguém dissesse essa palavra, colocava um euro numa caixinha, à laia de multa. E era bem curioso ver o quanto essa palavra está impregnada na mente das pessoas; sai de forma tão natural que as pessoas não se questionam sobre o poder dessa palavra...


     Como aqui no fórum se discutem "temas e problemas" e dá para perceber que muitos problemas têm a ver mais com comportamentos do que com "outras coisas", a minha ideia foi ajudar (quem quiser uma vida melhor), a encontrar em si e por si mesmo a origem das possíveis causas e também de proporcionar formas de os solucionar.

     Eu adoptei o lema de que "querer é poder" e tento usá-lo com lógica e ponderação em tudo o que faço, e noto a diferença para melhor, que o uso da força de vontade me proporcionou. Somente estou a partilhar o que aprendi com vocês.

     Vou escrever mais, até rituais com um toque de sobrenatural.

E agradecemos (penso que posso falar em nome da maioria...) toda a ajuda. Muitas vezes apenas uma mudança de perspectiva pode ser suficiente para desbloquear em nós uma série de recursos que nos permitem ter uma vida melhor.

Citação de: F.Leite em 05 maio, 2017, 22:34
     Eu adoptei o lema de que "querer é poder" e tento usá-lo com lógica e ponderação em tudo o que faço, e noto a diferença para melhor, que o uso da força de vontade me proporcionou. Somente estou a partilhar o que aprendi com vocês.

E se me permite a ousadia, não "tente usar com lógica e ponderação". Que tal "faço por usá-lo com lógica e ponderação"? Ou "escolho usá-lo com lógica e ponderação"? Não lhe parece fazer mais sentido, tendo em conta o assunto em análise?
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

#4
Citação de: Littlelight em 05 maio, 2017, 22:46
E agradecemos (penso que posso falar em nome da maioria...) toda a ajuda. Muitas vezes apenas uma mudança de perspectiva pode ser suficiente para desbloquear em nós uma série de recursos que nos permitem ter uma vida melhor.

E se me permite a ousadia, não "tente usar com lógica e ponderação". Que tal "faço por usá-lo com lógica e ponderação"? Ou "escolho usá-lo com lógica e ponderação"? Não lhe parece fazer mais sentido, tendo em conta o assunto em análise?


    Eu como não quero mentir sobre o que faço, tenho que dizer que "tento", pois muitas vezes tenho que me pôr no lugar do ouvinte e aperceber-me se ele mentalmente está capaz de ouvir e compreender o que eu digo. Procuro nesses casos ser o mais próximo possível da verdade, na "tentativa" de lhe desbloquear os muros que criou nele mesmo para que consiga ficar livre.

    São "tentativas" que por vezes resultam infrutíferas, por isso não fiz, mas tentei fazer. Quando um resultado depende de terceiros é assim.

     Mas podia ter escrito de forma diferente, lá isso podia. Agradeço a observação.

A isso tambem poderia ser acrescentado a palavra "Obrigado", porque da logo a ideia de que foi feito por obrigação, dou o seguinte exemplo, certo dia, um colega meu deu-me uma ajuda em algo, e no fim,  disse-lhe o costumeiro "Obrigado" ele virou-se para mim e disse "Obrigado não, eu fiz porque quis, devias dizer "Agradeço" (isto vindo de um miudo de vinte anos), fiquei um pouco a pensar naquilo e realmente ele tinha razão, estamos tão formatados com essa palavra que nem damos sentido ao seu potencial significado e pergunto-me se inconscientemente ela la não estará com o sentido de obrigação para com algo/alguém.
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Entendo o quer quer dizer, F. Leite. Agora imagine se não seria importante sermos nós, os portadores desse conhecimento, a educar os outros. Porque talvez seja mais útil procurarmos desbloquear-lhes os muros com o nosso exemplo, "puxando-os para cima", digamos assim. E claro que o resultado depende de terceiros, mas o que o F. Leite fez foi feito. Não houve tentativa, houve uma acção cujo resultado não depende de si. A sua acção é que sim depende de si e foi feita. É o mesmo que tentarmos apanhar um lápis do chão, ou se apanha ou não.

Sim, Moonchild, a tua abordagem também faz imenso sentido. Podemos dizer "agradeço" ou "grato/a", acabam por ter uma carga emocional mais positiva. Grata pela contribuição (quase que escrevia obrigada; anos de hábito e formatação...)
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!