Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.444
Total de tópicos
26.914
  • Sobre o sarampo
    Iniciado por Cassandra
    Lido 1.069 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
"O País está alarmado com o surto de sarampo. Isto é o que precisa de saber

HÁ QUANTOS CASOS EM PORTUGAL?
Vai em 21 o número de casos confirmados, mas o Instituto Ricardo Jorge ainda está a investigar 11 casos suspeitos. No Hospital de Cascais, um bebé de 13 meses, que não tinha sido vacinado, contagiou na Urgência uma jovem de 17 anos, que morreu na madrugada de dia 19 no Hospital Dona Estefânia, para onde tinha sido transferida, e quatro profissionais de saúde. No início deste mês, a DGS detetou outros seis casos, de quatro bebés com menos de 12 meses, que não estavam vacinados, e de dois jovens adultos, no Algarve e no Norte.

O SARAMPO NÃO TINHA SIDO ERRADICADO DE PORTUGAL?
Em 2015, a Organização Mundial de Saúde reconheceu que a doença estava eliminada no nosso País, graças a um programa eficaz de vacinação. Os últimos casos conhecidos em Portugal são de 2005 e a infeção teve sempre origem no estrangeiro.

A VACINA É OBRIGATÓRIA?
Foi incluída no Programa Nacional de Vacinação (PNV) em 1974 e deve ser administrada aos 12 meses de idade e reforçada antes de a criança entrar no ensino obrigatório, entre os 5 e os 6 anos. Tal como todas as outras vacinas, não é obrigatória; apenas se exige um termo de responsabilidade aos pais que não cumpram no PNV.

QUEM ESTÁ VACINADO, ESTÁ PROGETIDO?
Sim, está mais protegido, embora a vacinação não garanta uma proteção absoluta. Há casos confirmados de pessoas vacinadas que contraíram a doença.

O QUE É A IMUNIDADE DE GRUPO?
Em Portugal, como a taxa de cobertura de vacinação é superior a 95%, a população está protegida. Mas as pessoas que não estão vacinadas fazem aumentar a probabilidade de as outras, vacinadas mas não imunes, poderem também apanhar a doença.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO SARAMPO?
Febre, congestão nasal, tosse seca e manchas vermelhas no corpo. Ao fim de 3 a 5 dias, causa uma erupção na pele e comichão; começa no rosto e espalha-se para o tronco, braços e pernas.

COMO SE TRANSMITE?
Através da respiração, da tosse e dos espirros. O contágio é mais fácil em espaços fechados porque as gotículas com partículas do vírus podem permanecer no ar durante várias horas.

O QUE FAZER SE ESTIVER EM CONTACTO COM O VÍRUS?
Se não estiver vacinado, há um espaço temporal de 72 horas para fazer a vacinação.

PODE-SE MORRER DE SARAMPO?
O sarampo pode complicar-se com uma infeção bacteriana e evoluir para uma pneumonia. Mais raramente pode provocar uma encefalite, capaz de causar danos cerebrais e até a morte.

COMO NASCEU O MOVIMENTO ANTIVACINAÇÃO?
Em 1998, um cirurgião de origem canadiana, Andrew Wakefield, publicou na revista The Lancet um estudo que demonstrava uma pretensa causa-efeito entre a vacina tríplice (sarampo, papeira e rubéola) e o autismo. Veio a provar-se que o estudo era fraudulento mas, entretanto, a teoria já se espalhara nos Estados Unidos e na Europa."

"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Muito bom tópico, obrigada pela partilha.
"A ciência não só é compatível com a espiritualidade; é uma profunda fonte de espiritualidade" - Carl Sagan

I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"