Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • 10 curiosidades acerca dos sonhos
    Iniciado por MissTiny
    Lido 11.417 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Ainda nao tinha visitado o tópico dos Sonhos, gostei imenso da maioria das publicações.
Não me debrucei muito nesta matéria, mas sou uma pessoa que pertence ao grupo de "Repetição do mesmo sonho".
Como sou uma pessoa que adora ler e investigar irei ver o que existe para explicação desssas repetições.
Já sonhei que voava, que moria, que estava paralizada, penso que todos nós já tivemos esta experiencia.
Mais uma vez parabéns para os autores das publicações

Blumah

Adorei o tópico! Gosto muito de saber coisas sobre os sonhos.
No entanto, discordo com o 10. Você esquece de 90% dos seus sonhos. Eu consigo recordar a maioria dos meus sonhos (às vezes ao detalhe), mesmo passado meses de ter sonhado, e sem inventar. Palavra! :o
Bem se você está paralisado enquanto dorme, como explico o rebuliço em que acordo? Parece que lá passou um furacão! Eu falo, faço barulho e mexo-me muito enquanto durmo. E talvez o faça ainda mais se tiver a ter um sonho mais agitado. ::)
Concordo com a Nita, pois os bebés já sonham na barriga da mamã.
"Everybody Lies." House M.D.
There's no such thing as too late! That's why they invented death!

Um facto que me desperta muita curiosidade é a "cor dos sonhos".
Normalmente sonho a cores e quando vou dormir pouco esgotada, vivo mesmo tudo a HD  ;D
Apenas sonhei uma vez a preto e branco e foi um sonho muito triste no qual uma pessoa de que gosto imenso chorava e eu não conseguia acalmar a sua dor   :'(
" (...)Porque as pessoas loucas o bastante para acreditar que podem mudar o mundo, são as que o mudam."
-Jack Kerouac

Sou "novata" neste fórum, tal como fui "categorizada" no meu perfil. Tive já a oportunidade de ler alguns tópicos e opiniões sobre diversos assuntos aqui expostos e considero extremamente interessante a troca de opiniões sobre temáticas que por norma não são faladas no nosso dia a dia de forma tão aberta quando o que deveriam ser.
No que respeita a este tópico em questão, eu tenho uma forma muito pessoal de analisar os meus sonhos. Tenho muitos sonhos de caracter premonitório e intuitivo, que são geralmente muito intensos, dos quais não me recordo na totalidade quando acordo, mas vou-me lembrando aos poucos. Tendo já provas da assertividade dos meus sonhos faço mesmo um esforço para me tentar lembrar da maior quantidade de pormenores possível. Por norma acordo muito cansada e desgastada quando tenho estes sonhos. O mesmo acontece quando sonho com situações/relações importantes mal resolvidas da minha vida, conversas que deveriam ter sido tidas mas k ainda não aconteceram...aprendi a encarar estes casos como uma preparação para que mais tarde ou mais cedo terei que enfrentar.

Tenho outro tipo de sonhos, directamente relacionados com as minhas vivencias presentes, com alguma situação que vivenciei nesse dia, ou com alguma noticia que li, ou assunto que conversei, tem uma ligação logica ao meu estado de espirito, memória, sentimentos presentes. Por norma lembro-me de tudo quando acordo.

Depois tenho os sonhos carregados de simbologia, que muitas das vezes não consigo entender...estes tal como os primeiros são muito marcantes, dada toda a subjectividade que acarretam.

Considero muito importante cada pessoa aprender a lidar com os seus sonhos e não os menosprezar porque são um guia para a nossa vida, o segredo esta em aprender a interpreta-los, mas esta interpretação é muito pessoal, a meu ver não pode ser ensinada, tem a ver com o proprio autoconhecimento.

Ligeia - Acho que é possível estabelecer contacto em sonhos, mas eles são espontaneos. Já tive essa experiencia com pessoas vivas. "Vi" uma pessoa que me deu uma informação. Mais tarde confirmou-se ser verdadeira. Boas para todos
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Ligeia
Grata pela informação/resposta, Cleopatra  ;)
Neste hiato temporal acabei mesmo por ter a oportunidade de falar cara a cara com a pessoa, dissipando-se a anteriormente mencionada situação "mal resolvida". Ainda assim, continuo curiosa relativamente à possibilidade ou impossibilidade de uma experiência onírica como a que referi. É isso e a possibilidade de o nosso espírito se lembrar de ir dar uma volta estando nós (ainda) vivos e com saúde. Enfim, coisas de ignorante curiosa, que não percebe nadinha do mundo impalpável e invisível  ;D

"4. Nós só sonhamos com o que conhecemos"

Como podemos então explicar os sonhos premonitórios?

Citação de: ppcom em 08 dezembro, 2009, 01:23

5. Paralisia do Sono

A paralisia do sono é uma condição que afeta muitas pessoas pelo mundo. Ela está diretamente relacionada ao sono REM. Uma pessoa a experiencia quando seu cérebro acorda durante o ciclo do sono REM e o estado de paralisia permanece. A pessoa fica consciente, mas incapaz de se mexer. (...) A consciência não é total, mas a pessoa consegue entender o que está acontecendo. A paralisia pode vir acompanhada de fortes alucinações e senso de perigo.

Foi mesmo isto que me aconteceu esta madrugada.
"A ciência não só é compatível com a espiritualidade; é uma profunda fonte de espiritualidade" - Carl Sagan

A mim também me costumava acontecer....é horrível :(
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

A mim acontece-me ocasionalmente, mas sempre ao deitar, nunca ao acordar. Até começo por sentir uma espécie de vento e vibração a subir-me pelo corpo, e à medida que avança vai-me paralisando. Com efeitos sonoros fortíssimos, tipo uma ventania dentro dos meus ouvidos, que só oiço aquilo e o meu coração descompassado.
Hoje foi diferente, foi ao acordar de um sonho. Acordei mas o meu cérebro atrasou-se a dar a ordem de soltura aos músculos, e fiquei ali naquele limbo apavorante.
"A ciência não só é compatível com a espiritualidade; é uma profunda fonte de espiritualidade" - Carl Sagan