Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • O pop e a pedofilia: Sting e “aquele livro do Nabokov”
    Iniciado por MissTiny
    Lido 2.031 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
O pop e a pedofilia: Sting e "aquele livro do Nabokov"
Em 1980, o Police lançava seu terceiro álbum. Zenyatta Mondatta foi feito sob pressão da gravadora, que queria que a banda, liderada por Sting, mandasse logo outra turnê. O trabalho feito na correria rendeu bons frutos: uma das músicas, "Don't Stand So Close to Me", emplacou o primeiro lugar no Reino Unido e foi a primeira canção do grupo a chegar ao Top 10 americano, o que popularizou o grupo nos 'Istêites'.


The Police Don't Stand So Close To Me '86 (Legendado)

A mistura de reggae, punk e pop levada a cabo pelo trio foi um dos sons dos anos 80. Mas o que talvez você não saiba é que "Don't Stand So Close to Me" faz referência a um livro que, ao contrário do single, não foi exatamente um sucesso instantâneo.

A letra da música fala de uma aluna que está perdidamente apaixonada por um professor, obviamente mais velho que ela. Entre a descrição das investidas da garota e os boatos que correm na sala dos professores, no finzinho Sting ilustra o nervosismo do professor comparando-o "ao velho daquele livro do Nabokov".

"Young teacher, the subject
Of schoolgirl fantasy
She wants him so badly
Knows what she wants to be
Inside her there's longing
This girls an open page
Book marking – shes so close now
This girl is half his age

Don't stand, don't stand so
Don't stand so close to me

Her friends are so jealous
You know how bad girls get
Sometimes its not so easy
To be the teachers pet
Temptation, frustration
So bad it makes him cry
Wet bus stop, shes waiting
His car is warm and dry

Loose talk in the classroom
To hurt they try and try
Strong words in the staffroom
The accusations fly
It's no use, he sees her
He starts to shake and cough
Just like the old man in
That book by Nabokov

Don't stand, don't stand so
Don't stand so close to me"

Pois "aquele livro do Nabokov" se chama "Lolita" e foi lançado em Paris em 1955, depois que o autor, o russo Vladimir Nabokov, recebeu quatro sonoros "nãos" de editoras norte-americanas. Terminado em 1953, o romance falava de Humbert Humbert — um professor europeu de meia-idade obcecadamente apaixonado por Dolores Haze, uma garota americana de... 12 anos. Tá explicado porque tantas editoras americanas disseram não. E tá explicado porque Sting achou o livro propício para a letra da sua própria história de um affair proibido entre um homem mais velho e uma menina.

Fonte:Multidisciplinar