Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • O que é o destino ?
    Iniciado por Sophie14
    Lido 1.260 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Estava eu a ler um livro de um escritor que pôs esta questão aos leitores e que dá para pensar. O destino é: um livro que se lê ou um diário que se escreve ?
Aguardo as vossas opiniões. ;)



Essa questão é muito difícil, e muito sinceramente não te sei responder ;D
Relacionado com isto, lembro de me de à uns anos dar em Filosofia a Ação Humana, dei algo como o Libertismo e Determinismo (radical e moderado) e nunca fui capaz de apoiar nenhuma delas, é mesmo difícil conseguir ter uma ideia formada....

No determinismo radical tudo ocorre devido à relação, ação-consequência...ou seja tudo está definido pelas leis, leis as quais não podemos mudar não existindo qualquer escolha da nossa parte, já no determinismo moderado é defendido que a ação está determinada mas pode vir a ser alterada quando uma escolha é feita de forma espontânea e livre e não pela força, mas também é defendido que na natureza está tudo determinado
Já no Libertismo é defendido que as nossas ações não são determinadas nem aleatórias, no libertismo é defendido um fenómeno racional por cada nossa ação que pode mudar todos os acontecimentos seguintes. Nesta corrente é dito que a matéria e o espírito são regidos de maneiras diferente, com leis diferentes...

Depois disto continuo com a dúvida, é que apesar de achar que sinceramente somos nós que fazemos o nosso caminho lá no fundo acho que existem coisas que são demasiado perfeitas para serem meras coincidências
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Olá :D

Na minha opinião, é uma mistura dos dois... Isto porque nós podemos ter perfeito controlo sobre a nossa parte, mas não conseguimos mudar as ações/atitudes dos outros dos outros...
लोखा समस्ता सुखिनो भवन्तु
LOKHAA SAMASTAA SUKHINO BHAVANTU
Que todos os Seres de todos os mundos sejam Felizes!

#3
Sobre o destino: se o mesmo existe, então já tudo foi previamente definido, caso contrário deixa de ser destino, ou seja, tudo é fruto do acaso.

Citação de: Morgriff em 06 abril, 2017, 22:24
Olá :D

Na minha opinião, é uma mistura dos dois... Isto porque nós podemos ter perfeito controlo sobre a nossa parte, mas não conseguimos mudar as ações/atitudes dos outros dos outros...

Creio que seja mesmo uma mistura dos dois de outra forma pra que teríamos o livre arbítrio? 🤔
"Aprendi a dizer não à custa de muito "sim" que agradava a todos menos a mim"

Eu faço outras perguntas que é quem escolhe somos nos ? A nossa cabeça , coraçao ? Quem somos nos?
Se o arbitrio e livre porque nao posso tar com uma pessoa naquele momento? porque certas coisas acontecem e se repetem, repetindo o mesmo erro vezes sem conta, se o arbitrio e livre nao poderiamos mudar as nossas escolhas e atitudes facilmente? Porque e que nao o fazemos ?
Conclusao ate pode haver algum tipo de arbitrio mas ele nao e livre no verdadeiro sentido da palavra

#6
Citação de: jcoutinho em 13 outubro, 2017, 16:57
Eu faço outras perguntas que é quem escolhe somos nos ? A nossa cabeça , coração ? Quem somos nos?

    Para se chegar a uma conclusão a única forma é colocar hipóteses que se ajustem à situação.

    Como o destino é uma teoria que nos foi ensinada (sem provas será sempre uma teoria), temos que ver que condições exige para que seja tida como norma, portanto como lei da vida. Para ser lei, seria necessário que fosse algo inviolável, algo que tem que acontecer, da mesma forma que algo que sobe tem que descer. Acontece que não é assim que as coisas se passam.

    Como as coisas que dizem ser previstas, a maioria das vezes não acontecem, ou porque a boa sorte está mais distribuída por quem não a merece e os bons é que malham, a teoria do destino teve que se alicerçar em algo que justifica-se a sua falta de bases. Nada melhor que usar aquilo que os humanos têm por direito e que é inerente às suas capacidades cognitivas, A capacidade de decidir e de optar pela situação que entendemos mais favorável. Chamaram a esta capacidade típica dos humanos de livre arbítrio e fizeram dela uma benesse de deus.

    Como as pessoas adoram receber, aceitam a ideia do livre arbítrio na boa, sem se darem conta de que recebem o que já é seu pelo mérito único de serem seres inteligentes. Se pensarem um pouco verão que até aos animais assiste o direito de decidirem das suas vidas e do seu destino, embora lhes mingue a inteligência.

Citação de: jcoutinho em 13 outubro, 2017, 16:57
Se o arbítrio e livre porque não posso estar com uma pessoa naquele momento?

Talvez porque o livre arbítrio da outra pessoa lhe dê o direito  de não querer estar consigo.

 
Citação de: jcoutinho em 13 outubro, 2017, 16:57
porque certas coisas acontecem e se repetem, repetindo o mesmo erro vezes sem conta, se o arbitrio e livre nao poderiamos mudar as nossas escolhas e atitudes facilmente? Porque e que nao o fazemos ?

    Fazemos as mesmas asneiras vezes sem conta porque o nosso subconsciente trabalha na base da experiência/resultado e perante um desafio, tem tendência a responder como o fez da primeira vez que esse desafio aconteceu. Só muda quando nós mesmos e de forma consciente deixamos de atribuir aos outros as culpas dos nossos erros e convencionamos uma forma diferente de agir perante a mesma situação que nos incomoda. É como abandonar o vicio do álcool ou do tabaco, nunca o conseguirá fazer se mantiver um motivo mínimo que o justifique continuar.


Citação de: jcoutinho em 13 outubro, 2017, 16:57
Conclusao ate pode haver algum tipo de arbitrio mas ele nao e livre no verdadeiro sentido da palavra

    Talvez esteja errado nessa conclusão, pois o livre arbítrio existe em todos aqueles que vivem desligados de prisões mentais que condicionam o rumo da sua vida. Todo aquele que luta pelos seus ideais usa do seu livre arbitro.

destino e um livro que e escrito por varias pessoas pois decisões tomadas mudam a sua realidade e indiretamente a realidade de outras pessoas talvez não sejam sentidas na hora mas terá repercussão no futura mesmo que você não se lembre

#8
Acredito que haja momentos que estão predestinados acontecer ( como por exemplo acidentes, conhecer pessoas e o dia da nossa partida da Terra) e que seja um livro que escrevemos diariamente onde podemos mudar o nosso destino dependendo do caminho que seguirmos. Muitos questionam o nosso livre arbítrio, mas lembro-me de ler algo que no estágio Evolutivo que nos encontramos não gozamos do nosso livre arbítrio por completo. Ainda não somos capazes de escolher o melhor para nós (embora pensamos que sim) erramos constantemente, desperdiçamos oportunidades únicas.

Como está em Mateus 5:45

"Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos"

Cada dia que nos levantamos temos a oportunidade de escrever uma nova página no livro da vida.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.