Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.400
Total de tópicos
26.900
  • Ajuda para compreender o que não compreendo
    Iniciado por Jo
    Lido 4.286 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Jo
Boa Noite a todos,

sou nova aqui no grupo mas sinto-me em casa, confesso.
Tenho passado algum tempo a pesquisar temas, ver tópicos, ver comentários, esse tipo de coisas, e a pouca força que tinha para não me envolver nestas coisas evaporou-se de vez.

Por isso escrevo este post. Gostava de saber o que alguém deve procurar/fazer caso pense que tem algum tipo de ligação com a espiritualidade. Tentar reiki? Tentar um centro espírita? Apenas pesquisar e tentar saber mais por conta própria? Sinto que devo fazer algo mas não sei bem o que e confesso que tenho receio de me envolver e "abrir" alguma coisa que depois não consiga fechar.

Não sei se me faço entender...

Obrigado a todos os que me puderem elucidar ou ajudar.
Be true to yourself

Citação de: Jo em 30 março, 2017, 01:16
Boa Noite a todos,

sou nova aqui no grupo mas sinto-me em casa, confesso.
Tenho passado algum tempo a pesquisar temas, ver tópicos, ver comentários, esse tipo de coisas, e a pouca força que tinha para não me envolver nestas coisas evaporou-se de vez.

Por isso escrevo este post. Gostava de saber o que alguém deve procurar/fazer caso pense que tem algum tipo de ligação com a espiritualidade. Tentar reiki? Tentar um centro espírita? Apenas pesquisar e tentar saber mais por conta própria? Sinto que devo fazer algo mas não sei bem o que e confesso que tenho receio de me envolver e "abrir" alguma coisa que depois não consiga fechar.

Não sei se me faço entender...

Obrigado a todos os que me puderem elucidar ou ajudar.

Antes de mais, bem-vinda  :)

Porque dizes que tens uma ligação com a espiritualidade?  :)
ILYM

Ola Jo!

Bem, sendo um tópico em geral posso realçar que antes de mais acho fundamental a procura e a aprendizagem sobre todos os assuntos de maneira a podermos realmente ficar com algo de base. É importante buscar informação para que não caias as cegas no que a primeira pessoa te possa dizer. Há pessoas muito dignas mas também há o contrário, como em qualquer coisa.
O reiki é um bom caminho, ensina te a controlares-te a ti o que e muito importante, a relaxares e numa fase mais avançada em ajudar os outros... há muitos livros (até na net) e muita informação que possas estudar para ver se te identificas.
Um centro espirita normalmente segue a filosofia de Alan Kardec (também existe livros dele caso queiras investigar) podes sempre visitar e poderão te ajudar nessa tua dúvida.
Tens também a umbanda, há alguns terreiros pelo país todo.
Realço que nem num centro nem a umbanda te pedem dinheiro.
No fundo, tens na net e por aqui pelo fórum muita informação para te ajudar neste início de caminho.
Aconselho-te a estudar antes para veres com o que te identificas mais  :)

Jo
#3
Citação de: Paraphenomenal em 30 março, 2017, 01:26
Antes de mais, bem-vinda  :)

Porque dizes que tens uma ligação com a espiritualidade?  :)



Obrigada Paraphenomenal.

Eu não digo que tenho exatamente uma ligação com a espiritualidade, é precisamente isso que quero perceber. Se tenho alguma ligação ou se apenas sou uma entusiasta que é atraída para o tema e para tudo o que está relacionado com isto.

Tive vários episódios na minha vida que me fizeram questionar, um deles abordei aqui, por exemplo.
https://portugalparanormal.com/index.php/topic,33636.msg382187.html#msg382187



Obrigada pelas palavras e pela ajuda Akhoma.

Pois, a minha dúvida é que caminho seguir, o que procurar, porque tenho receio de ficar "maluqinha" com tanta informação. Mas experimentou algum?

Umbanda nunca ouvi falar, vou pesquisar então.

Be true to yourself

Citação de: Jo em 30 março, 2017, 15:05

Obrigada Paraphenomenal.

Eu não digo que tenho exatamente uma ligação com a espiritualidade, é precisamente isso que quero perceber. Se tenho alguma ligação ou se apenas sou uma entusiasta que é atraída para o tema e para tudo o que está relacionado com isto.

Tive vários episódios na minha vida que me fizeram questionar, um deles abordei aqui, por exemplo.
https://portugalparanormal.com/index.php/topic,33636.msg382187.html#msg382187



Obrigada pelas palavras e pela ajuda Akhoma.

Pois, a minha dúvida é que caminho seguir, o que procurar, porque tenho receio de ficar "maluqinha" com tanta informação. Mas experimentou algum?

Umbanda nunca ouvi falar, vou pesquisar então.



O caminho a seguir só tu saberás :) porque não ir a todos numa primeira fase e ver como te sentes? Não tenhas tanto receio, se não gostares vais embora, tu é que tens o controlo.
Só te falo do que sei, por isso sim já experimentei.
Não tens de agradecer :)

Pessoalmente, como primeiros passos aconselho-te a pesquisar mais, mais e mais :) É sempre bom e vai com certeza enriquecer-te a nível de várias coisas na área da Espiritualidade. Certamente haverão "subcategorias" que te irão chamar mais à atenção do que outras e podes sempre tentar perceber quais delas é que o teu "Eu" está mais interessado em aprender! Olha, primeiro que tudo, porque não dás uma vista de olhos aos (muitos) tópicos que temos no Fórum? Acredita, quando cá cheguei, ler muitos desses tópicos permitiu-me ter mais conhecimentos sobre esta área e alargar-me os horizontes, e continuam a fazer o mesmo efeito!

Depois, a partir daí, se ainda quiseres experimentar o reiki, embora eu nunca tenha feito, daquilo que sei sobre isso, poderá trazer-te bastantes benefícios, mas caso já estejas informada e ambientada no que consiste o reiki, para que serve, etc etc, até podes começar por aqui o teu caminho!

E livros! Também poderão ajudar-te imenso em aspetos que não estejam tão profundos quer no PP quer na internet no geral... mas claro que depois convém seleccionar o tipo de livros que queres... porque depois há sempre aqueles de "pseudo entendidos" da área do esoterismo/espiritualidade e uma pessoa lê aquilo a pensar que passou a aprender muita coisa quando na verdade não é bem assim :p

Espero ter ajudado! :)

Jo
Olá askyfullofstars!

Desde já, obrigada pelas tuas palavras. Pesquisar por aqui já tenho andado a fazer, assim como na net, mas a informação é tanta que acabo ou por me perder ou dispersar... São demasiado assuntos que me despertam curiosidade :p

Vou continuar a pesquisar mais por aqui e talvez experimente o Reiki, acho que foi o que mais me "chamou" após as pesquisas que fiz.

Mas em relação aos livros, há algum ou alguns que me possas indicar? =)


Obrigada mais uma vez.
Be true to yourself

#7
Pois, como eu te percebo, na altura em que comecei a procurar muito sobre estas coisas sentia-me da mesma maneira... e depois conforme via uma coisa, havia uma que me chamava à atenção, e depois mais outra, até que quando ia a ver, tinha imensas coisas por pesquisar   :laugh:

Olha, os livros que te posso indicar... pessoalmente gosto dos escritos de Brian Weiss e tenho em casa o livro dele "Só o Amor É Real", um livro baseado em factos reais (se não estou em erro) e fala sobre duas almas-gémeas que o Brian Weiss (fazia terapias por via de regressão - e curiosamente era cético a este tipo de terapias  ;D) andava a tratar e depois a juntar isto e mais aquilo, começou cada vez mais a perceber cada vez mais que aquelas duas pessoas, que nunca se tinham sequer visto, estavam ligadas e de que maneira...

Já li umas quantas vezes o "Há mil anos que não te via", mas pela autora que é, há quem diga que aquilo é mentira, há quem diga que não é ;D Pessoalmente regi-me pelo conteúdo de lá e achei que fazia sentido e ia de certa forma ao encontro de muitos pontos de vista que já vi por aqui... fala de um relacionamento kármico e de certos pormenores que mesmo sem sabermos, fazem desencadear algo maior e que tem mesmo de acontecer... por ex, assim por alto... o namorado da rapariga principal da história estava sempre a querer ir de férias e quando ela conseguiu, ele já não queria ir devido a uns assuntos dos pais, e ela de tão orgulhosa que era, foi sozinha para Roma... caso contrário, se não houvesse a viagem, provavelmente não teria contactado naquela vida com o rapaz que tinha com ela um karma de 1000 anos. Neste livro, já agora, também há uns apartes em que a autora narra "foge" da história propriamente dita e fala sobre alguns assuntos sobre as vidas passadas, os anjos, etc etc.

Mas espero que esta minha opinião sobre os livros não te condicione mais para um só lado, pois está mais virada para as vidas passadas e almas gémeas, pois são dos meus principais temas de eleição... aliás, depende se estás muito virada para este assunto em concreto ou não  :laugh: :laugh: Há livros bastante bons de tudo um pouco... os livros de Allan Kardec também dizem ser muito bons, mas é sobre Espiritismo... olha, aconselho-te também os artigos do Sapo, na parte que diz Astral (ou Espiritualidade, não me lembro  ;D), que antes do PP ter ficado inativo eu ia lá bastantes vezes e até chegava a ir buscar artigos de lá para criar tópicos... pessoalmente acho o site bastante interessante.

     Seja bem vinda e ainda bem que possui essa necessidade de conhecer e de saber.

    Como conselho, só lhe posso dizer para que nunca aceite nada como certo sem primeiro questionar arduamente aquilo que lhe dão como verdade.

    Os livros dão muita coisa como certa e até apresentam relatos que são tidos como provas, mas também há os livros que no seu conteúdo, põem em causa tudo o que os outros livros dizem, e também com provas e relatos.

    Tem duas formas de descobrir respostas: pela fé ou pela experiência. Aconselho a experiência própria, pois embora seja o caminho mais difícil é o que nos traz respostas mais sérias e mais próximas da verdade.

    Tenha cuidado e nunca se apaixone por uma qualquer religião ou conceito, pois são casamentos em que o divórcio tem sempre más consequências.

    Tenha uma boa noite.

F.Leite

Jo
Citação de: askyfullofstars em 31 março, 2017, 23:57
Pois, como eu te percebo, na altura em que comecei a procurar muito sobre estas coisas sentia-me da mesma maneira... e depois conforme via uma coisa, havia uma que me chamava à atenção, e depois mais outra, até que quando ia a ver, tinha imensas coisas por pesquisar   :laugh:

Olha, os livros que te posso indicar... pessoalmente gosto dos escritos de Brian Weiss e tenho em casa o livro dele "Só o Amor É Real", um livro baseado em factos reais (se não estou em erro) e fala sobre duas almas-gémeas que o Brian Weiss (fazia terapias por via de regressão - e curiosamente era cético a este tipo de terapias  ;D) andava a tratar e depois a juntar isto e mais aquilo, começou cada vez mais a perceber cada vez mais que aquelas duas pessoas, que nunca se tinham sequer visto, estavam ligadas e de que maneira...

Já li umas quantas vezes o "Há mil anos que não te via", mas pela autora que é, há quem diga que aquilo é mentira, há quem diga que não é ;D Pessoalmente regi-me pelo conteúdo de lá e achei que fazia sentido e ia de certa forma ao encontro de muitos pontos de vista que já vi por aqui... fala de um relacionamento kármico e de certos pormenores que mesmo sem sabermos, fazem desencadear algo maior e que tem mesmo de acontecer... por ex, assim por alto... o namorado da rapariga principal da história estava sempre a querer ir de férias e quando ela conseguiu, ele já não queria ir devido a uns assuntos dos pais, e ela de tão orgulhosa que era, foi sozinha para Roma... caso contrário, se não houvesse a viagem, provavelmente não teria contactado naquela vida com o rapaz que tinha com ela um karma de 1000 anos. Neste livro, já agora, também há uns apartes em que a autora narra "foge" da história propriamente dita e fala sobre alguns assuntos sobre as vidas passadas, os anjos, etc etc.

Mas espero que esta minha opinião sobre os livros não te condicione mais para um só lado, pois está mais virada para as vidas passadas e almas gémeas, pois são dos meus principais temas de eleição... aliás, depende se estás muito virada para este assunto em concreto ou não  :laugh: :laugh: Há livros bastante bons de tudo um pouco... os livros de Allan Kardec também dizem ser muito bons, mas é sobre Espiritismo... olha, aconselho-te também os artigos do Sapo, na parte que diz Astral (ou Espiritualidade, não me lembro  ;D), que antes do PP ter ficado inativo eu ia lá bastantes vezes e até chegava a ir buscar artigos de lá para criar tópicos... pessoalmente acho o site bastante interessante.


Sim, esses temas interessam-me, não necessariamente na vertente de almas gémeas mas mais da parte kármica. E sim, terei isso em consideração, aliás, irei procurar os livros e ver se realmente é o que procuro. Mas foi exatamente por isso que perguntei, para ter uma primeira noção. =)

Muito obrigada askyfullofstars!


Citação de: F.Leite em 01 abril, 2017, 00:05
     Seja bem vinda e ainda bem que possui essa necessidade de conhecer e de saber.

     Como conselho, só lhe posso dizer para que nunca aceite nada como certo sem primeiro questionar arduamente aquilo que lhe dão como verdade.

     Os livros dão muita coisa como certa e até apresentam relatos que são tidos como provas, mas também há os livros que no seu conteúdo, põem em causa tudo o que os outros livros dizem, e também com provas e relatos.

     Tem duas formas de descobrir respostas: pela fé ou pela experiência. Aconselho a experiência própria, pois embora seja o caminho mais difícil é o que nos traz respostas mais sérias e mais próximas da verdade.

     Tenha cuidado e nunca se apaixone por uma qualquer religião ou conceito, pois são casamentos em que o divórcio tem sempre más consequências.

     Tenha uma boa noite.

F.Leite

Boa Noite F. Leite.
Obrigada pelas suas palavras que foram exatamente ao encontro do que penso. Não sou muito "dada" à fé em si, a religiões, digamos assim, pelo que os centros espíritas, por exemplo, não me "agradaram" após algumas pesquisas.

Após todos os comentários de quem me tentou ajudar neste assunto, penso que estou mais elucidada e que irei procurar dentro daquilo onde me sinto mais confortável.


Obrigada a todos de coração!
Be true to yourself

Citação de: F.Leite em 01 abril, 2017, 00:05
    Seja bem vinda e ainda bem que possui essa necessidade de conhecer e de saber.

    Como conselho, só lhe posso dizer para que nunca aceite nada como certo sem primeiro questionar arduamente aquilo que lhe dão como verdade.

    Os livros dão muita coisa como certa e até apresentam relatos que são tidos como provas, mas também há os livros que no seu conteúdo, põem em causa tudo o que os outros livros dizem, e também com provas e relatos.

    Tem duas formas de descobrir respostas: pela fé ou pela experiência. Aconselho a experiência própria, pois embora seja o caminho mais difícil é o que nos traz respostas mais sérias e mais próximas da verdade.

    Tenha cuidado e nunca se apaixone por uma qualquer religião ou conceito, pois são casamentos em que o divórcio tem sempre más consequências.

    Tenha uma boa noite.

F.Leite
Um grande conselho. Eu apenas acrescentaria, absorve e aprende tudo o que poderes mas não te apegues a nenhuma religião/filosofia... Como alguém dizia sobre a palavra "G.u.r.u.", "Gee! U aRe U!" . Mais ou menos isto, "Ena! Tu és Tu!"
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Jo
Citação de: moonchild em 01 abril, 2017, 00:45

Um grande conselho. Eu apenas acrescentaria, absorve e aprende tudo o que poderes mas não te apegues a nenhuma religião/filosofia... Como alguém dizia sobre a palavra "G.u.r.u.", "Gee! U aRe U!" . Mais ou menos isto, "Ena! Tu és Tu!"

Olá moonchild!

Estou a ver que me identifico bastante com este grupo e com os pensamentos da maioria dos seus elementos.

Obrigada pelas palavras! Estou sempre a aprender =)
Be true to yourself

Boas Jo ...


Já recebeste excelentes conselhos que também apoio mas na minha opinião devias passar da teoria à pratica .
Citação de: F.Leite em 01 abril, 2017, 00:05
     
     Tem duas formas de descobrir respostas: pela fé ou pela experiência. Aconselho a experiência própria, pois embora seja o caminho mais difícil é o que nos traz respostas mais sérias e mais próximas da verdade.

Tenta experimentar fazer meditação , artes marciais internas como o chi kung , tai chi.... experimenta os vários tipos de yoga e reiki também, centros espiritas, grandes caminhadas ... o que entenderes..... depois permanece no que te sentires melhor e não sejas influenciada por ninguém ...sente e segue caminho .

Acredito que assim desbravas muito caminho .... e Aprendes pela experiência que seja positiva ou negativa desperta cada vez mais a tua consciência.


Mas lembra-te a vida é para ser VIVIDA e a ESPIRITUALIDADE está em todo o lado ... em todos os cantos e em todos os Seres.


Bom caminho !
A verdade doi, mas liberta

Jo
Citação de: KALKI em 01 abril, 2017, 10:36
Boas Jo ...


Já recebeste excelentes conselhos que também apoio mas na minha opinião devias passar da teoria à pratica .
Tenta experimentar fazer meditação , artes marciais internas como o chi kung , tai chi.... experimenta os vários tipos de yoga e reiki também, centros espiritas, grandes caminhadas ... o que entenderes..... depois permanece no que te sentires melhor e não sejas influenciada por ninguém ...sente e segue caminho .

Acredito que assim desbravas muito caminho .... e Aprendes pela experiência que seja positiva ou negativa desperta cada vez mais a tua consciência.


Mas lembra-te a vida é para ser VIVIDA e a ESPIRITUALIDADE está em todo o lado ... em todos os cantos e em todos os Seres.


Bom caminho !

Obrigada Kalki!

É exatamente isso que estou a começar a fazer. Já me decidi por um e agora vou experimentar. Veremos no que dá. Se houver resultados satisfatórios e se realmente sentir melhorias ou explicações para o que sinto cá venho comentar convosco.

Beijinhos
Be true to yourself

Jo
Ora, após uns tempos a "meditar" lá me decidi.

Experimentei o reiki. Primeiro, tive uma pequena experiência, apenas de experimentação mesmo para alivio, em que não me senti muito bem. A cabeça parecia que ia explodir mas depois de uma pausa consegui relaxar e sentir algum conforto, quase adormecer. Isto aconteceu porque me queixei de dores de cabeça após uma sessão de mesa radiónica, em que voltei a ouvir coisas muito parecidas ao que já tinha ouvido há dois anos, noutro local, num conceito diferente, e que me deixaram ainda mais curiosa. Acho que fui longe demais no que quis saber e deu numa valente dor de cabeça.
Na altura, a pessoa aconselhou-me o reiki de facto, mas para fazer um curso, pois seria mais benéfico para mim... Será? Diz que tenho 100 por cento de mediunidade e que tenho magia comigo que trago de outras vidas, talvez por ter prometido noutra vida que me iria dedicar a isto... Faz algum sentido a alguém? A mim fez, mas a minha parte cética atrapalha às vezes e faz-me questionar tudo.

Depois, fiz uma sessão de reiki. Num sítio diferente de onde tinha ido. Voltei a não me sentir muito confortável. Consegui relaxar a uma dada altura mas a pressão na cabeça apareceu novamente. O nó na garganta não desaparecia, pelo contrário, havia alturas em que tive mesmo de colocar a mão na garganta para me acalmar. Os braços estavam pesados como se tivessem presos e a uma dada altura parecia mesmo que ia desmaiar ou desligar mas tive receio e forcei a "acordar"....

Senti um enorme calor no estomago quando a mestre estava nessa zona, ela depois explicou-me que era a energia e que não era a mão dela propriamente que estava a queimar. Mas esta zona é algo estranho porque eu não gosto que me toquem no umbigo, aliás, nem eu sequer consigo tocar. Quando era mais nova a única forma de adormecer era precisamente com a mão por cima do umbigo, algo que ainda faço em certas ocasiões (como quando estou na praia).
Ela disse-me que podia estar ligado a relação com a mãe mas também já me disseram que estava ligado a outra vida, a eu não querer voltar... Não sei, mas que aqui há algo de estranho, há.

Resumindo, saí da sessão estranha, adormeci em casa, sentia-me exausta, e irritada nos dias seguintes. Comecei logo a pensar que tinha feito o efeito contrário. Mas pesquisei e vi que poderia ser normal nas primeiras sessões.

Estou a pensar em voltar a fazer reiki. Mas não sei se será o caminho mais indicado. Pode ajudar a abrir certas partes, mas a parte kármica parece "acalmar-me" mais, ao descobrir coisas que fazem algum sentido voltei a ouvir que tenho espíritos obesessores, que tinha uma alma comigo com uma mensagem e que tudo o que tenho de mal agarrado a mim não é só desta vida.

Começo a pensar que, se calhar, o início do meu caminho está aí, em tentar descobrir mais esta parte e ver se resolve alguns dos problemas (dado que voltei a ter a sensação de que estão sempre bichos pretos, insetos, nas paredes e no chão)... algo que tinha parado e parece que voltou.

Ah, ando também a ler O Livro dos Espíritos do Alan Kardec, pelo sim pelo não, mas sinto-me atraída pela parte kármica.

e pronto, como prometido, aqui está o meu resumo (alargado, desculpem).

Se alguém achar que entende alguma coisa desta confusão, ou se estou a fazer demasiadas coisas ao mesmo tempo, digam-me. Conselhos precisam-se por estes lados =)

Be true to yourself