Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • A Bíblia não é um livro sagrado
    Iniciado por Cassandra
    Lido 7.626 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
"A Bílbia não é um livro sagrado"

Um livro a ler com as devidas reservas, mas ainda assim, um livro a ler.
Digo com as devidas reservas porque não basta dizermo-nos isentos, convém sê-lo de facto, e já corre por essa internet fora que as associações do autor a certos quadrantes da sociedade têm influência no modo como ele "traduz" as traduções.


Seja como for, uma leitura interessante.

Resumo do livro:
CitaçãoA divindade, entendida na sua acepção espiritual, não está presente no Antigo Testamento. Concretamente, na Bíblia não está Deus nem qualquer culto que Lhe seja dedicado. É por essa razão que o título afirma que a Bíblia não é um livro sagrado.

Quem interveio, ao longo dos séculos, para modificar a Bíblia?
Seremos vítimas de um grande engano?

Leia este livro e descubra muito do que está contido na Bíblia:
- Temos apenas uma das muitas bíblias possíveis;
- Nada sabemos sobre quem a escreveu nem quando;
- A verdadeira natureza da Árvore da Vida tem-nos sido escondida;
- Nós somos OGM (Organismos Geneticamente Modificados);
- Deus cansa-se, suja-se e tem fome;
- Há 11 livros bíblicos que estão oficialmente desaparecidos;
- A criação do Homem, entendida como acto divino, é falsa;
- O Pecado Original é apenas uma fábula;
- O Deus bíblico não era o pai de Jesus;
- Como se constrói uma religião.
(A Bílbia não é um livro sagrado)

Sobre o autor:
CitaçãoMauro Biglino, realizador de numerosos produtos multimédia de carácter histórico, cultural e didáctico para importantes editoras italianas, colaborador de várias revistas e estudioso de História das Religiões, foi tradutor de hebraico antigo para as Edizioni San Paolo e dedica-se, há quase 30 anos, aos chamados textos sagrados, na convicção de que somente o conhecimento e a análise directa daquilo que os antigos redactores escreveram pode ajudar a compreender realmente o pensamento religioso formulado pelo Humanidade ao longo da sua História.
(A Bílbia não é um livro sagrado)
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Citação de: Cassandra em 23 março, 2017, 19:15
"A Bílbia não é um livro sagrado"

Um livro a ler com as devidas reservas, mas ainda assim, um livro a ler.
Digo com as devidas reservas porque não basta dizermo-nos isentos, convém sê-lo de facto, e já corre por essa internet fora que as associações do autor a certos quadrantes da sociedade têm influência no modo como ele "traduz" as traduções.


Seja como for, uma leitura interessante.

Resumo do livro:
Sobre o autor:
Concordo com varios topicos que o autor cita,é bom ver outras abordagens á biblia do que ver mais do mesmo.
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

#2
Cá para mim Deus não passa de uma grande invenção, de uma grande mentira.
Veja-se os crimes que se fazem em nome Dele, e Ele permite-os..então onde está a sua justiça tão divina e fantástica?
No antigo testamento Deus fartava-se de aparecer, até por cá andou, mas pelos vistos cansou-e e agora não aparece a ninguém..se calhar o gps deixou de funcionar.
E Jesus Cristo quem seria? uma coisa é certa, foi um ser humano que andou nesta terra, mas seria de facto quem a Biblia retrata?
Eu concordo com imensa coisa que ele disse segundo a Biblia, para mim deveria ter sido um homem extraordinários..mas tal como o seu hipotético pai, meteu a sua justiça na algibeira.
Disse aos apóstolos que viria em breve, mas isso foi há quantos milénios? e  que eu me lembre o julgamento final ainda não aconteceu...será que se atrasou no transito?
Das duas uma...ou isto é tudo uma historia da carochinha, ou então Deus é simplesmente um ditador, mau, corrupto, vingativo que até nem se importa de ser venerado todos os Domingos nas Igrejas por seres humanos hipocritas, mentirosos e falsos que ouvem a palavra Dele através da voz de pastores e padres corruptos, pedófilos, mentirosos e imorais...isto porque Deus do alto do seu trono só está interessado que o seu ego seja preenchido.
E eu estou mais voltado para esta segunda hipotese.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Eu estou mais voltada para a primeira hipótese :)

#4
A Bíblia tem muita coisa que foi adulterada e traduções que até mete medo. Basta pegar em traduções de 2/3 autores e verão a diferença. Basta mudar uma palavra, para mudar todo o contexto e como sabemos as traduções para o latim e do latim para o Português são muito tendenciosas. O antigo testamento tem muita coisa que era dos próprios profetas. A lingua hebraica era muito pobre a época e usavam 1 palavra para explicar 3/4 coisas diferentes então "puxavam a brasa a sua sardinha" e usavam a palavra que mais lhe dava jeito lol. Entendiam as palavras pelo contexto da frase ao que se queriam referir. Para uma tradução mais isenta de dogmas e crenças é preciso conhecer os costumes da época. Eu tenho um exemplar dos 4 Evangelhos traduzido directamente do Grego com umas notas de rodapé excelentes dadas pelo Autor da tradução. Comprei pela circulo de Leitores e estou ansioso que me chegue o Antigo Testamento da mesma coleção.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Boa noite

Se têm visto com atenção o que se passa no mundo, isto aqui escrito em baixo, já foi dito como aviso para as gerações futuras.
Infelizmente, muita gente ignora e considera tudo uma grande farsa, mas a verdade é que houve alguém que se preocupou connosco...

Mateus 24: "Quando Jesus estava saindo do templo, seus discípulos se aproximaram para lhe mostrar os edifícios do templo.  Em vista disso, ele lhes disse: "Não estão vendo todas estas coisas? Eu lhes digo a verdade: De modo algum ficará aqui pedra sobre pedra sem ser derrubada.
Enquanto ele estava sentado no monte das Oliveiras, os discípulos se aproximaram dele em particular e disseram: "Diga-nos: Quando acontecerão essas coisas e qual será o sinal da sua presença e do final do sistema de coisas?"
Jesus, em resposta, lhes disse: "Cuidado para que ninguém os engane, pois muitos virão em meu nome, dizendo: 'Eu sou o Cristo', e enganarão a muitos. Vocês ouvirão falar de guerras e notícias de guerras. Cuidado para não ficar apavorados, pois essas coisas têm de acontecer, mas ainda não é o fim.
"Porque nação se levantará contra nação e reino contra reino; haverá falta de alimentos e terremotos num lugar após outro. Todas essas coisas são um começo das dores de aflição.
"Então as pessoas os entregarão a tribulação e os matarão, e vocês serão odiados por todas as nações, por causa do meu nome. Então, também, muitos tropeçarão, e trairão uns aos outros, e odiarão uns aos outros. Surgirão muitos falsos profetas, que enganarão a muitos e, por causa do aumento do que é contra a lei, o amor da maioria esfriará. Mas quem perseverar até o fim será salvo."
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

#6
Citação de: _Indigo_ em 12 dezembro, 2017, 23:09
Boa noite


"...Jesus em resposta, lhes disse: "Cuidado para que ninguém os engane, pois muitos virão em meu nome, dizendo: 'Eu sou o Cristo', e enganarão a muitos"

Acho que esta frase retrata bem todas as situações que estão a ser divulgadas relativamente a seitas e religiões.
Muitos dos que falam em nome de Deus e em nome de Jesus, neste caso padres e pastores, são os que mais traem a palavra sagrada.
Alías, aqui há uns anos li um texto da Biblia que por acaso nunca mais consegui encontrar em que Deus se dirigia diretamente aos padres e pastores e lhes dizia que eles que deveriam ser o exmplo máximo da palavra de Deus, teriam já em vida as prisões mais profundas do inferno guardadas para eles, devido à traição que fazem a Deus, utilizando o seu nome em vão.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

#7
     A bíblia é um livro que foi estudado, programado e ditado aos profetas com a intenção de conduzir os homens ao estado moral e cívico em que se encontram actualmente. Até podem não se acreditar em nada do que lá está escrito, mas é por força do que lá está escrito que o nosso modo de vida é o que é.

    Basta termos em conta que a vida dos homens só deixou de se sujeitar às normas desse livro quando os governos dos diversos países se começaram a impôr à igreja.

    Tem muitas histórias, fábulas e parábolas nos seus diversos capítulos, mas não deixa de com essas histórias e à mistura com as verdades autênticas (porque as outras historias à sua maneira não deixam de contar verdades) conduzir os homens a um pensamento comum, no qual um dito deus é um ser todo poderoso e que tem poder sobre a vida e a morte. Embora isto seja meia mentira.

     Eu diria até que é uma forma de deus amesquinhar a inteligência dos homens.

    Deus só existe porque a bíblia diz que ele existe. Não fosse a bíblia e seriam os deuses Sumérios, Gregos e Romanos, (os deuses que vieram das estrelas) aqueles a quem agora teríamos como os criadores do mundo e tudo seria bem diferente.

#8
Deus ou o Deus  retratado na Biblia cada vez me está mais distante, não o consigo "ver" neste mundo, por isso se ele existir como referi anteriormente, ou é ditador ou simplesmente incapaz.
Contudo o que acha o Sr. F.leite da personagem Jesus Cristo?
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Esqueçam tudo o que sabem do Deus do Antigo Testamento, as pessoas não tem nada a ver das de agora. Do tempo de Moisés a Jesus já há  um enorme avanço de mentalidades, Moisés tinha que ser rígido com eles e muitas coisas que lá está são pensamentos do próprio profeta. O Deus que nos mostra Jesus nada tem a ver com o Deus de Moisés. Não sei porque se preocupam com algo que nem sequer têm maneira de provar. Eu tenho as minhas crenças, tão válida como qualquer outra, quem não acreditar problema é deles. Quando chegada a hora não podem alegar "ah e tal não sabia" ;D
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#10
Citação de: misticopt28 em 13 dezembro, 2017, 21:04
Esqueçam tudo o que sabem do Deus do Antigo Testamento, as pessoas não tem nada a ver das de agora. Do tempo de Moisés a Jesus já há  um enorme avanço de mentalidades, Moisés tinha que ser rígido com eles e muitas coisas que lá está são pensamentos do próprio profeta. O Deus que nos mostra Jesus nada tem a ver com o Deus de Moisés. Não sei porque se preocupam com algo que nem sequer têm maneira de provar. Eu tenho as minhas crenças, tão válida como qualquer outra, quem não acreditar problema é deles. Quando chegada a hora não podem alegar "ah e tal não sabia" ;D

Então se o antigo testamento nada mais é do que teorias e pensamentos de profetas, porque é que é "vendido" como sendo a palavra de Deus?
E como temos certeza do que está escrito no novo testamento é mesmo a palavra de cristo inalterada?
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Citação de: Kyrie em 13 dezembro, 2017, 20:25
Deus ou o Deus  retratado na Biblia cada vez me está mais distante, não o consigo "ver" neste mundo, por isso se ele existir como referi anteriormente, ou é ditador ou simplesmente incapaz.
Contudo o que acha o Sr. F.leite da personagem Jesus Cristo?

    No início, a bíblia fala da obra de um personagem e cita a sua obra em jeito de parábola. Dessa forma, a história que conta não é verdade nem é mentira, antes pelo contrário. Depois, após narrar o dito pecado original, há um personagem que se outorga da "obra" desse deus e se passa a fazer passar por ele ao longo do restante da narrativa. Destronou, portanto o primeiro, mas este primeiro ainda não se pirou daqui para fora, embora pareça que sim. Não passa é de uma "entidade" aos olhos e ouvidos de muitos médiuns.

    Quanto a Jesus, tanto quanto julgo saber, foi um médium extraordinário que foi manuseado pelo deus bíblico, afim de que se cumprisse o que tinha sido dito nas escrituras. Jesus contudo desconfiou de alguma coisa e tentou deixar pistas como aquela do que "quem tiver ouvidos que ouça". O pessoal é que anda surdo e nem aos berros consegue ouvir alguma coisa. Cada um dá às suas palavras o sentido que mais lhe convém, e quanto mais fanático é mais estranho é o sentido que atribui a estas palavras.

Citação de: misticopt28 em 13 dezembro, 2017, 21:04
Esqueçam tudo o que sabem do Deus do Antigo Testamento, as pessoas não tem nada a ver das de agora....

    Por causa do povo esquecer, ou no mínimo não fazer por compreender as escrituras é que andamos aqui a falar todos da mesma coisa e cada um de maneira diferente.

    Fala de avanço de mentalidades? Aonde? Aqui na terra?

Citação de: misticopt28 em 13 dezembro, 2017, 21:04
Não sei porque se preocupam com algo que nem sequer têm maneira de provar.

    E você, tem forma de provar as suas crenças? E apesar de não ter não as tenta passar a quem lê o que por aqui escreve como se elas fossem a verdade absoluta?

    Pois eu não acredito em deus como sendo o criador e por isso procuro nas suas palavras descobrir os seus intentos que se assentam em mentiras e meias verdades. Esquecer o que ele mandou escrever ou que foi mal traduzido é para mim como virar as costas ao inimigo e isso eu não faço.

#12
Não tenho como provar nada e não me importo se acreditem ou não no escrevo. Nem quero que acreditem, façam as vossas próprias pesquisas e tiram as devidas conclusões. Eu dou a minha opinião, como cada um tem as suas sobre as coisas e não as passo como verdade, pois como disse a mim não me importa se acreditam ou não. Ao contrário que vejo opiniões sendo passadas como verdade e o que dizem é que esta correto aquilo que os outros dizem não tem valor.

Kyrie, eu não disse isso, disse sim que algumas coisas são opiniões pessoais dos próprios profetas, pois eram falíveis como todos nós. Os Erros não está na Bíblia mas sim nas traduções tendenciosas que fizeram para impor medo as populações. Estuda um pouco da cultura judaica da época e dá uma vista de olhos no Antigo Testamento com uma tradução directa do Hebraico onde o autor seja imparcial, ou uma tradução do Novo Testamento directa do Grego. A lingua hebraica é pobre em palavras e uma palavra pode significar 3/4 coisas diferentes e eles percebiam pelo contexto da frase. Pega em 3 traduções de diferentes autores que se vendem na atualidade, escolhe um versículo e compara nessas mesmas traduções e verás a grande diferença.

Já ouviram falar em Arqueologia Bíblica? Façam lá uma pesquisa
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#13
Não se pode ter uma visão simplificada e reducionista de um livro como a bíblia. Não há uma narrativa única, há várias - e não estou a falar nem de traduções nem de versões.

Pegando no que é mais simples, penso que todos concordamos que a bíblia é uma manta de retalhos, sendo que os retalhos que a compõe nem sequer são do mesmo tipo de tecido. Sendo assim, porque se teima em pegar numa parte e julgar o todo por essa parte? É como alguém ler os Salmos e ficar a achar que a bíblia é um livro de poesia ou de cânticos.

Alguém duvida que havia um deus do deserto que andou a falar com aquelas gentes? Não duvidem, há muitas passagens que relatam tecnologias - porque é isso que são - que eram percebidas pelo povo como milagres do Senhor. Pode-se pensar tudo e mais alguma coisa sobre o "carro de fogo" em que Elias foi arrebatado e não se vai chegar a conclusão nenhuma sobre a natureza deste deus, mas se olharmos para outras histórias talvez fiquemos mais elucidados. Por exemplo, a queda de Jericó. É-nos dada uma imagem de Jericó como sendo uma cidade poderosa, cercada por muralhas aparentemente intransponíveis. Tomar Jericó parecia uma tarefa impossível, felizmente os israelitas podiam contar com o poder de deus.

- Paramos aqui para reflectir sobre o irrealismo disto tudo...
Ponto um: porquê pôr alguns dos seus filhos a guerrear com alguns dos seus outros filhos? Não faz sentido.
Ponto dois: deus faz o universo em seis dias e não consegue passar as muralhas de Jericó?! Não sei se ria, se chore... seja como for, não faz sentido.

Jericó caiu sim, depois de deus ensinar os israelitas a usar o som para destruir pedra, um "poder" muito científico e muito pouco místico, diria eu.

Então, porquê que esta personagem - que como já disse noutros tópicos, não é apresentada como deus, mas sim como Senhor ou pelo seu nome - é constantemente confundida com o deus criador, o tal que fez tudo o que se vê e conhece? Porque está escrito lá, em sequência, e por isso deve ser tudo a mesma personagem?

...mas não tínhamos já chegado à conclusão que a bíblia era uma manta de retalhos?! Então porque insistimos na ideia de que se está sempre a falar do mesmo?!?! ???

Se querem tirar alguma coisa daquele livro, primeiro é preciso conhecê-lo, depois tentar compreender a natureza de cada uma das partes que o compõe.
Não se pode confundir a criação do mundo com a queda de Jericó, por exemplo, porque se aceitamos a possibilidade de existir uma energia criadora, esta não pode ser confundida com um pseudo-deus que não consegue sequer entrar numa cidade que era pouco mais que uma aldeia fortificada.

Depois temos a óbvia contradição entre os Dez Mandamentos e aquilo que era realmente praticado e incentivado por este mesmo pseudo-deus de Jericó... parece que o tipo não sabe o que quer, mas se calhar a explicação é mais simples: Moisés falou com um outro alguém.

Confuso? Pois é, mas o que é mais provável: deus mudar de opinião conforme a estação do ano ou haver mais do que uma personagem a quem se atribui o cargo de "deus"?

Quem conhece a bíblia sabe que à medida que o Velho Testamento avança a presença de deus (seja lá qual deles for) vai diminuindo até que desaparece por completo. As ideias apocalípticas e a vinda de um Messias-Salvador aparecem neste contexto de abandono deste pseudo-deus, de constantes invasões de estrangeiros que tomaram aquelas terras e subjugaram este povo.
Vem então o Novo Testamento e com ele aparece um homem que fala de forma estranha sobre coisas estranhas, diz vir em nome do Pai e repete muitas vezes "quem tiver ouvidos para ouvir que oiça".
Muito se diz sobre Jesus mas raramente se fala daquilo que poderá ser a explicação para ele ser tão estranho em relação a outras personagens: sabemos do seu nascimento e das suas obras até aos 33 anos mas... não, espera... não sabemos do seu nascimento, sabemos das tretas que inventaram posteriormente sobre o seu nascimento, portanto ficamos só com as obras que fez até aos 33 anos.
A pergunta para o grande prémio é: de onde é que ele veio e onde é que ele andou?

Quem se interessa por estes assuntos e já perdeu algumas horas de vida com isto sabe que existem teorias que defendem que Jesus viveu na Índia e foi lá que estudou e se tornou mestre de conhecimentos místicos, próprios daquelas paragens. E quem diz Índia diz outra zona onde certas sabedorias eram ensinadas a quem tinha capacidade para as compreender.
Sim, há muita sabedoria destas paragens em Jesus, seja na mensagem e filosofia, seja nas curas com as mãos, seja nas óbvias manifestações energéticas de que as descidas do "espírito santo" dão claro testemunho.

Ele sabia muito e era realmente iluminado, mas o muito que ele sabia não era exactamente sobre o pseudo-deus da batalha de Jericó... já sobre deus-criador parecia saber muito, mas o que ele queria realmente era dar testemunho do Pai.

Poderão perguntar mas então ele não é o Salvador? Não veio morrer por nós? Limpar os nossos pecados?
A essas perguntas só se pode responder assim: blá blá blá, wiskas saquetas....

É verdade que ele veio falar em salvação, mas não dessa forma. Leia-se o que está lá escrito sem o filtro católico, leia-se as palavras pelo que elas dizem. Pessoalmente, não encontro lá a "salvação católica". Nas palavras dele o que encontro é a salvação pela escolha pessoal de querer ser salvo. Ele não veio morrer por nós, veio ensinar-nos a libertarmo-nos, veio mostrar o caminho, a Luz.
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim" - para mim, isto é uma forma de dizer que se queremos chegar onde ele chegou, saber o que ele sabia, sentir o que ele sentia, é seguir o exemplo dele. Não é ajoelharmo-nos perante uma cruz, sofrer muito nesta vida e esperar que alguém nos venha salvar. Isto não é uma história de princesas presas em torres e não há aqui cavaleiros em armaduras brilhantes.

Cada um é responsável por si, pelo seu modo de estar na vida, pelos actos que pratica, por aquilo em que dispende o seu tempo e a sua energia, pelo seu desenvolvimento pessoal e moral.

Quanto às noções de Bem e Mal e do porque acontecem coisas más às pessoas boas, isso dava outro testamento e este já vai longo. Digo apenas que se posicionarmos Jesus no contexto das filosofias orientais e não nas tretas ideológicas católicas, o mundo e a natureza humanas passam a ser o que são e deixam de ser "perfeitos" ou "bons" no seu íntimo ou concepção.
Se nos tivessem ensinado que o mundo não tem moral, que a maior parte das pessoas são imorais ou, na melhor das hipóteses, amorais, talvez não houvesse essa visão deturpada da vida, do mundo, do homem e de Deus.

Se a maior parte das pessoas não presta, se o mundo está feito um lugar perigoso onde praticamente tudo nos é prejudicial de alguma forma, como é que podemos estar à espera que as coisas más não aconteçam?! Ah, porque nos disseram que deus tem uma natureza benigna e que castiga os maus?
Dava tanto jeito que fosse assim mas lá está, não estamos a falar de cavaleiros andantes mas de deus.

Mas espera... deus? Qual deus? O pseudo-deus, deus ou Deus?
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

    Cassandra, eu concordo com todas as palavras que escreveste. Permite acrescentar uns pormenores dos quais simplesmente não tenho provas.

     A energia criadora do Universo, tal como o seu nome indica, tudo criou. E o tudo que criou ou a que deu origem, foi mesmo tudo sem excepção. Até mesmo a esses que se dizem deuses e criadores.

     O homem foi geneticamente modificado e transformado no ser que conhecemos, não o foi por evolução natural, mas não deixou por isso de ser formado dessa mesma energia criadora. Aqueles que nos criaram dividiram-se ou separaram-se muito depois de nos terem criado e começou aí a luta entre os deuses na busca de vinganças entre eles.

     Nós os humanos ficamos entalados entre eles, mas aquele que teve a ideia de nos criar e a quem devemos o facto de termos adquirido inteligência, nunca nos abandonou de verdade. Vive a procurar quem tenha recursos e capacidades para tentar travar as investidas dos outros que se dizem deuses.

     Desiluda-se quem julga qualquer um deles capaz de fazer milagres ou de ajudar quem quer que seja sem que para isso precise da intervenção dos humanos. Têem porém a capacidade de nos falar à mente e de nos influenciar nas nossas decisões.

     E por incrível que pareça, deus e Lúcifer são a mesma pessoa ou entidade, como lhe queiram chamar. Os espíritos não gostam de lhe citar o nome e criam enredos castiços para falar do diabo pois o respeito é muito lindo e há que ter muito cuidado ao falar de quem manda.

     E não, não há somente deuses masculinos nesse Olimpo. Também há o feminino que governa mais que os outros e com suprema autoridade.

     Quem tiver olhos que veja, mas para isso terá que querer ver.