Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.399
Total de tópicos
26.899
  • Deísmo - Algum Deísta no PP?
    Iniciado por credatis
    Lido 808 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação
O deísmo é uma crença em um ser supremo que permanece incognoscível e intocável. Deus é visto apenas como a "primeira causa" e o princípio básico da racionalidade do universo. Os deístas acreditam em um deus da natureza - um criador não intervencionista - que permite que o universo corra o seu próprio curso de acordo com as leis naturais. Como um "deus relojoeiro" iniciando o processo cósmico, o universo segue adiante sem necessitar da supervisão de Deus. O deísmo acredita que as leis precisas e invariáveis definem o universo como possuindo autofuncionamento e sendo autoexplicativo. Estas leis revelam-se através da "luz da razão e da natureza". Confiança no poder da razão troca a fé pela lógica humana. Aqui estão alguns exemplos do raciocínio deísta:

- Deus é identificado através da natureza e da razão, e não da revelação. Os deístas que creem em Deus, ou pelo menos em um princípio divino, seguem poucos (quando seguem) dos outros princípios e práticas do Cristianismo, Judaísmo ou de qualquer religião que acredite em um Deus pessoal. Qualquer deus deísta é uma entidade eterna cujo poder é igual à sua vontade.
- Alguns deístas creem em Jesus Cristo, enquanto que outros não. A maioria dos deístas mostra respeito aos ensinamentos morais de Jesus.
- A Bíblia não é aceita como a infalível Palavra de Deus. Os deístas refutam a evidência da encarnação de Jesus como sendo Deus na Terra. Eles negam a credibilidade de qualquer escrito dos apóstolos ou qualquer outro escrito "divinamente inspirado".
- O deísmo não tem nenhum credo, artigos de fé ou livro sagrado. Satanás e o inferno não existem, apenas símbolos do mal que podem ser superados pelo raciocínio do próprio homem.
- O homem tem a capacidade de decidir o caminho sensato a ser seguido quanto à sua moralidade. Os deístas se referem a si mesmos como "livres pensadores".
- Os deístas rejeitam revelações e visões. Não há lugar para o absurdo de milagres e profecias na vida de um deísta iluminado.
- O deísmo não tem necessidade de ministros, padres ou rabinos. Tudo de que um indivíduo precisa é o seu próprio bom senso e a capacidade de contemplar a sua condição humana.

Fonte

Algum Deísta no fórum?

#1
Não sou deísta, apesar de me identificar com alguns pontos.

Parece-me que o deísmo tem muita esperança nas capacidades humanas sobretudo no que diz respeito a um desenvolvimento moral, que está fracamente desenvolvido na maioria das pessoas.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Citação de: Cassandra em 22 março, 2017, 17:34
Não sou deísta, apesar de me identificar com alguns pontos.

Parece-me que o deísmo tem muita esperança nas capacidades humanas sobretudo no que diz respeito a um desenvolvimento moral, que está fracamente desenvolvido na maioria das pessoas.

Sim é verdade. Temos de ter noção que é um movimento do iluminismo e dedicado a pessoas altamente instruidas. Infelizmente a religião é a unica tábua moral para muitas pessoas (menos desenvolvidas moralmente).

Citação de: credatis em 22 março, 2017, 22:01
Infelizmente a religião é a unica tábua moral para muitas pessoas (menos desenvolvidas moralmente).
E será que uma moral cuja base é o medo e o evitamento do castigo é uma verdadeira moral?

O ser humano tem um grande cérebro mas não lhe dá grande uso.
Ou melhor, dá-lhe uso mas como diria a avó de uma amiga minha "só lhes dá é para o mal".

Talvez porque apesar de nos chamarmos de "racionais" não se dê, na realidade, grande uso à razão, à sensatez e à consciência.

Não há muito espaço para o deísmo (e outras filosofias semelhantes) neste mundo.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Citação de: Cassandra em 23 março, 2017, 16:33
E será que uma moral cuja base é o medo e o evitamento do castigo é uma verdadeira moral?

O ser humano tem um grande cérebro mas não lhe dá grande uso.
Ou melhor, dá-lhe uso mas como diria a avó de uma amiga minha "só lhes dá é para o mal".

Talvez porque apesar de nos chamarmos de "racionais" não se dê, na realidade, grande uso à razão, à sensatez e à consciência.

Não há muito espaço para o deísmo (e outras filosofias semelhantes) neste mundo.

Sò tenho que dizer...concordo a 110%. E acrescentar: isto já esteve pior :P Um dia lá chegaremos...Apesar de não ser nos nossos dias