Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.466
Total de tópicos
26.917
  • Objectos que "estalam"
    Iniciado por Arcandi
    Lido 3.868 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
RR
Citação de: Arcandi em 16 março, 2017, 21:46
Obrigada RR! Penso que o caso da jarra ficou resolvido :D

Bem, não quer dizer que explique efectivamente o que se passa (apesar de já ter ouvido e visto isto acontecer), é apenas uma possível explicação, como referi acima...  :)
VIR PRUDENS NON CONTRA VENTUM MINGIT !

Arcandi
As peças foram adquiridas numa loja, em primeira mão. Se tivessem pertencido a alguém poderia ser o caso de "algo" estar ligado à jarra mas não é o caso. Também há o facto de os sons não terem surgido desde o início, quando foram compradas. Não me recordo ao certo de quando começou mas já há muito tempo.

Parece-me uma explicação plausível, mas outras hipóteses serão também bem-vindas  :)

Citação de: KALKI em 16 março, 2017, 22:42
O RR foi muito amigo em explicar-te com muito detalhe sobre a jarra e é de louvar.


Mas como entendo muito pouco ou nada de cerâmica mas costumo sentir "cenas"...  digo-te que não foi muito agradável  sentir aquela vibração.

Não sei se estou alucinar ou não...


posso propor aos "ariscos"  para alinhar no que sentem na jarra e todos juntos podemos chegar a um padrão ..... Que dizem ???:)
Tambem pensei no mesmo, alias ate pensei perguntar á arcandi se o jarro foi muito caro ou não, porque o meu pensamento foi... "Deita isso fora",  não senti uma boa "vibração" vinda desse objecto.
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Arcandi
Má vibração?
Acham que algo se agarrou à jarra depois de já estar cá em casa?

Essa vibração, podiam ser mais específicos? O que é que vos lembra/faz pensar?

Obrigada

Citação de: Arcandi em 17 março, 2017, 09:31
Má vibração?
Acham que algo se agarrou à jarra depois de já estar cá em casa?

Essa vibração, podiam ser mais específicos? O que é que vos lembra/faz pensar?

Obrigada
A mim da mais a sensação de que foi "mexido" por alguem, posso estar enganada, mas foi a sensação que tive.
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

A explicação para os estalos se deverem à diferença de material só tem um pequeno problema:
se a jarra foi comprada com outras duas iguais, não seria normal que todas estalassem?

A não ser que essa tenha tido algum problema no fabrico que a torne mais sensível...

De qualquer modo não estás só Arcandi, eu conheço uma casa que estala, mais propriamente uma parede dessa casa. Não há motivo aparente para isso e a parede nunca tinha estalado antes.

Para tudo ser mais interessante, depois de um período de férias nessa casa em que falei para a parede, quando voltei para casa uma certa parede da minha casa começou a estalar também, coisa que não acontecia antes.

Manias...!
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

RR
#21
Citação de: Cassandra em 17 março, 2017, 19:08
A explicação para os estalos se deverem à diferença de material só tem um pequeno problema:
se a jarra foi comprada com outras duas iguais, não seria normal que todas estalassem?

A não ser que essa tenha tido algum problema no fabrico que a torne mais sensível...

De qualquer modo não estás só Arcandi, eu conheço uma casa que estala, mais propriamente uma parede dessa casa. Não há motivo aparente para isso e a parede nunca tinha estalado antes.

Para tudo ser mais interessante, depois de um período de férias nessa casa em que falei para a parede, quando voltei para casa uma certa parede da minha casa começou a estalar também, coisa que não acontecia antes.

Manias...!

A questão é que dificilmente há duas peças iguais... Basta que, por exemplo a argila seja ligeiramente diferente, para reagir de forma distinta a factores ambientais.
Ainda por cima, a peça em questão já foi "vitima" de um acidente, encontra-se parcialmente fragmentada, isso é suficiente.

Quanto a paredes a estalarem, é algo que me é muito familiar, a casa em que vivi durante muitos anos (um "casarão" de família, dos inícios do séc. XIX, a típica casa de filme de terror, onde os meus colegas de escola tinham medo de entrar, e sobre a qual há umas histórias "engraçadas" que talvez, um dia, escreva por aqui), toda ela estalava... De forma diferente, em locais diferentes, de ano para ano... Talvez por isso tendo a ver este tipo de "fenómeno" (na maioria dos casos) como algo de natural e facilmente explicável. Cresci com eles, e aprendi a distingui-los dos "outros", sem explicação, que, por acaso, também eram muito frequentes (afinal de contas, várias gerações da minha família nasceram e morreram entre aquelas paredes).
Basta que, por exemplo, uma determinada parede absorva mais humidade num determinado ano, os materiais de construção também se alteram, são mais dinâmicos do que se pensa. Sofrem dilatações e contracções que provocam sons perfeitamente audíveis, assim como alterações a nível molecular. E podem voltar a "estabilizar", e deixar de emitir esses sons de um momento para o outro, assim como começaram.


VIR PRUDENS NON CONTRA VENTUM MINGIT !

Citação de: Arcandi em 08 março, 2017, 17:10
Mais alguém tem objectos com banda sonora própria?  :P

Olá Arcandi

A única experiência que tive, minimamente parecida com isso foi relatada aqui:
https://portugalparanormal.com/index.php/topic,27771.msg252841.html#msg252841

Ou seja, se foi um objecto com banda sonora, nunca cheguei a saber que objecto era esse e permanece um mistério.

No entanto, gostei muito da teoria das propriedades da cerâmica.

Chegaste a fazer a experiência de colocar a jarra noutro sítio, saber se outras pessoas ouviam o estalido? E submeter a jarra a outras temperaturas (colocar uma hora no frigorífico por exemplo) e ver se ocorrem alterações nos ruídos ou se se estala com maior frequência?

Estou curiosa :)
"A ciência não só é compatível com a espiritualidade; é uma profunda fonte de espiritualidade" - Carl Sagan